Pepebike wrote:
c-) Topografia: O maior volume de fragmentos de fios de aço encontrados nas margens das rodovias está relacionado ao maior volume de acidentes e danos com pneus de caminhões que venham a ocorrer no trecho em questão. Entre os tipos de dano que produzem grande volume de fragmentos de fios de aço, o mais frequente em pneus de caminhões é a separação de lonas (de aço) do topo da carcaça por aquecimento.
O dano tem origem em uma perfuração ou corte antigo que não foi devidamente reparado durante a recauchutagem; recauchutagem de má qualidade ou perfuração/corte recente, com oxidação. Estes danos permitem a infiltração de água e ar entre as lonas, separando-as.
Durante um trecho de descida, o veículo (e o pneu) atingem uma velocidade elevada, provocando atrito e flexão exagerada entre as lonas previamente separadas, gerando intenso calor. Parte do calor é dissipado pela refrigeração do ar promovido pelo deslocamento do veículo em velocidade.
Porém, em geral, após um trecho de descida há um trecho de subida. Na subida a velocidade do veículo diminui, diminuindo, também, a refrigeração do pneu. Neste momento, a temperatura das lonas de aço chegam a um ponto crítico (acima de 120º) e derretem a borracha que as une, fazendo o pneu rasgar, perder a banda de rodagem, perder o ar em seu interior e ser destruído pela rodagem sem ar. O pneu, rodando sem ar, rompe os cabos das lonas de aço, deixando o pavimento cheio de detritos e fragmentos de aço que serão potenciais causadores de furos em pneus de bicicletas. Assim, a topografia e a alternância de trechos de subida e descida aumenta consideravelmente o risco de furos em pneus de bicicletas decorrentes de fragmentos de aço de pneus de caminhões.
O trecho da Dutra mais complicado pra furos aqui na região é justamente o sobe-e-desce.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon wrote:Bom texto Pepe, você é da bichtechpepe?
Não, eu sou da "roça"... (agora moro em Goiânia)!
Brincadeira.
Se essa Bike Tech Pepe for em João Pessoa/PB eu conheço, mas nunca tive nada com a empresa. Apenas morei lá uns 2 anos.
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Leo Miau wrote:É bom da uma olhada na fita anti-furo pra ver se não está desse jeito...
Boa!
Eu perdi umas 5-6 câmaras por causa da fita anti-furo estar assim. Qdo a fita fica velha ela resseca e abre esses cortes que mordem a câmara. Por isso é bom sempre dar uma olhada na saúde da fita e trocar de vez em quando.
Uma Tectire durou certinho um ano até ressecar e começar a morder a câmara. Hj eu uso numa Mr. Tuffy e com mais de dois anos ela tá como nova. Impressionante a qualidade em termos de conservação!
ProfClayton wrote:Lógico que agora que vc falou vai furar no próximo pedal!!! Kkkkkk
Isso SEMPRE acontece comigo.
3mil KM sem nenhum furo, e rasguei o pneu
Kkkk, depois de escrever que eu pensei nisto... já vim hoje pro trabalho bolado... desviando de tudo que era sujeira da pista... e pra piorar no sabado minha mulher olhou o pneu traseiro e perguntou se já não tava na hora de trocar... imagina um sujeito muito preocupado... era eu hoje. kkkk
Antes de ter o problema com a fita anti-furo eu falei pro meu irmão: "cara tem uns quarto meses que não furo". Pronto dai furou no dia e no outro dia também. kkkk
brunocarlo wrote:no sabado minha mulher olhou o pneu traseiro e perguntou se já não tava na hora de trocar...
Cara de sorte você, sua mulher te incentiva a gastar com bike...
A minha só reclama
Kkk, é, acho que é mais pela segurança mesmo...ela ainda tava acordada quanco cheguei em casa depois de um capote, com a roupa toda ensanguentada...e foi para o hospital, passar a noite lá, então pneu é mais barato que médico, ela pensa assim
Tem que tirar a câmera e mergulhar na água para encontrar de tão pequenos que são. E olhar muito bem para ver se não tem nenhum ferrinho por dentro do pneu.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Tem que tirar a câmera e mergulhar na água para encontrar de tão pequenos que são. E olhar muito bem para ver se não tem nenhum ferrinho por dentro do pneu.
Pois eh, eu acho que pode ser o bico tb... mas so ver isto no final de semana....
Coisa que estou caçando eh sobre a pressão, no pneu diz até 110psi.. mas até?! Qual a ideal?! Estou a caça, pq com o calor, pode ter dilatado.. e os microfuros, ou bico... ou sei lah.. vou isto no sabado, ou domingo...
Uso camaras da conti e, dias atras percebi um pneu inteiro murcho e ou outro com algum ar dentro, coloquei a bendita camara de ar na agua para ver se tinha algum furo, não percebi nada, quando fui rosquear a valvula percebi que a bendita da ponta tem uma rosca no corpo da valvula e aquilo havia desrosqueado um pouquinho, da uma olhada ai quem sabe pode ser o problema.
Só para constar que nunca mais falo a terrível frase: "Tem um tempo que não furo...", no dia seguinte de comentar aqui o pneu apareceu murcho, enchi e fui pra casa, ontem, murcho de novo, enchi e voltei pra... dai em casa, com uma cerveja fui dar uma olhada... saca os micros arames? Tipo aqueles que saem das rodas de caminhões e afins?! Pois eh, estava lá um... mas para eu achar o arame tive que achar o microfuro, que só apareceu depois de eu ter enchido a camara quase até estourar... furinho de nada... e o arame só consegui tirar com uma pinça.