Com certeza, mas as vezes esse bom senso e educação precisam de um "incentivo". Principalmente aqui, onde as pessoas estão acostumadas a descumprir pequenas regras do dia a dia. A desculpa do parei no lugar proibido mas é só para ir ali comprar um remédio não funciona mais.
Sempre sou a favor de campanha educativa antes da multa, mas com algumas pessoas não tem jeito, só pegando no bolso mesmo.
Se os policiais brasileiros fossem levar os bebuns para casa passariam a se chamar motoristas particulares, tamanho a demanda.
Apesar disso, os caras multam tudo que possa causar alguma desordem. Lembro de ter visto um caso de uma moça que passou no farol vermelho de bicicleta, em Londres.
O policial viu e disse para ela: eu sei que você passa aqui todo dia, hoje eu não vou te multar, mas se fizer de novo eu não tenho outra alternativa.
Na verdade o que importa é impor que as regras sejam seguidas, multando ou de outra forma, mas isso não significa fechar os olhos para tudo e liberar a desordem.
Chega uma hora que sempre é bom dar uma lembrada no bom senso.
http://roma.corriere.it/notizie/cronaca ... 42bc.shtml" target="_blank
Sem parklet, com mesa na calçada, árvore, placa, postes ainda sobra uma largura maior do que uma calçada livre aqui.

Na verdade uma das coisas que teriam que ser feitas e retirar os postes de luz, enterrando a fiação e melhorar as calçadas, mas isso aí é um assunto que os prefeitos fogem. Kassab que foi o que chegou mais perto só "comentou sobre o assunto" e parou por aí.