Acessórios para melhorar os treinos

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
RodrigoVGA
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Acessórios para melhorar os treinos

Post by RodrigoVGA »

Fala pessoal!

Estou com uma dúvida de qual acessório comprar para me ajudar a melhorar o nível das pedaladas. Pesquisei algo parecido aqui no fórum sobre isso mas não encontrei.

Quando ando de Mtb só utilizo o Strava como parâmetro, mas isso depois que o pedal termina que vou analisar meu rendimento. Já na speed eu sinto que está faltando algo para me auxiliar enquanto pedalo.

O que vocês sugerem para monitorar os pedais:

Um ciclocomputador ou uma monitor cardíaco? Qual desses 2 poderiam me auxiliar mais nesse início?

Abs!
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Re: Acessórios para melhorar os treinos

Post by Magnus »

RodrigoVGA wrote:Fala pessoal!

Estou com uma dúvida de qual acessório comprar para me ajudar a melhorar o nível das pedaladas. Pesquisei algo parecido aqui no fórum sobre isso mas não encontrei.

Quando ando de Mtb só utilizo o Strava como parâmetro, mas isso depois que o pedal termina que vou analisar meu rendimento. Já na speed eu sinto que está faltando algo para me auxiliar enquanto pedalo.

O que vocês sugerem para monitorar os pedais:

Um ciclocomputador ou uma monitor cardíaco? Qual desses 2 poderiam me auxiliar mais nesse início?

Abs!
O ideal é um Power Meter, mas é salgado :lance2 O que eu mais uso como referência nos treinos é o sensor de cadência, ajuda muito.

Edit: O ideal é pegar um GPS já com tudo isso. Ciclocomputador, cadência e sensor cardíaco...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Magnus wrote:O ideal é pegar um GPS já com tudo isso. Ciclocomputador, cadência e sensor cardíaco...
+1

Com sensor de FC (freq. cardíaca) já dá pra começar a pensar num plano de treino com alguma métrica sustentável. Pra isso vc precisa ler uma literatura de treinamento baseado em FC. Ficar olhando a esmo os números não significa nada (e conheço um panteão de gente assim ¬¬)
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Pode comprar o spray de asma do Froome, seus batimentos não vão subir.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tschroder
Membro
Nome Verdadeiro:: Tiago

Post by tschroder »

SÉRIO: Um bundle da Garmin com tudo junto, como sugerido acima. Mas tem que dar uma lida e ter acompanhamento, se não, é jogar dinheiro fora. IRONIZANDO: Um spray do Froome pra andar na geral também deve ser bom (não sei porque não uso).
brunocarlo
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo

Post by brunocarlo »

Spray do Froome, vcs são terríveis..

Mas assim, o bundle a garmin, um edge 500, por exemplo, com velocidade/cadencia/cinta cardiaca, e se tiver com uma grana forte dando mole, sensor de potencia... e se tiver motivado, arranjar um tecnico.
Bruno Carlo
Meu Strava
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Inalador do Froome + Bifinho do Contador = PROFIT!
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Bundle da pra fazer um excelente treino.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Adriano
Membro
Nome Verdadeiro:: Adriano

Post by Adriano »

tbortolotto wrote:
Magnus wrote:O ideal é pegar um GPS já com tudo isso. Ciclocomputador, cadência e sensor cardíaco...
+1

Com sensor de FC (freq. cardíaca) já dá pra começar a pensar num plano de treino com alguma métrica sustentável. Pra isso vc precisa ler uma literatura de treinamento baseado em FC. Ficar olhando a esmo os números não significa nada (e conheço um panteão de gente assim ¬¬)
+1
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
RodrigoVGA
Membro

Post by RodrigoVGA »

Vou ver se junto uma grana para comprar um Garmin então. Até lá vou providenciar um FC...

Sobre ler sobre artigos técnicos não vejo problema algum, na realidade gosto muito. Passo muito tempo aqui no fórum sobre treinamento vendo o que os mais experientes estão postando.

Alguém sabe onde compra o spray do Froome? :cipo2

Abs!
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

É bem interessante ter cadência na bike para fazer os treinos com precisão. Se não conseguir um Garmin logo de cara, pegue um ciclo com medidor de cadência. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Sugestão - se a questão CxB for relevante, pense nos Bryton's, são baratos e possuem ANT+, que é um protocolo padrão de rádio, inclusive posteriormente, poderá conversar com o PC através de dongle, possibilitando o uso de software dedicado :conta1
RodrigoVGA
Membro

Post by RodrigoVGA »

marcoaleite wrote:É bem interessante ter cadência na bike para fazer os treinos com precisão. Se não conseguir um Garmin logo de cara, pegue um ciclo com medidor de cadência. ;)
Opa! vou pesquisar sobre os modelos.
Wanderson Mata wrote:Sugestão - se a questão CxB for relevante, pense nos Bryton's, são baratos e possuem ANT+, que é um protocolo padrão de rádio, inclusive posteriormente, poderá conversar com o PC através de dongle, possibilitando o uso de software dedicado :conta1
Cara, se eu te contar que estava vendo um hoje na parte da manhã você não iria acreditar...rs

Achei ele interessante, mas como nunca tinha ouvido falar sobre a marca nem dei muita bola.

Estava vendo esse:

http://www.merlincycles.com/bryton-ride ... 57357.html" target="_blank

Abs!
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

o mais importante é treinar.

O bundle seja garmin, timex, motorola, bryton vai ajudar muito, dependendo do seu celular dá pra fazer também com os sensores wahoo.

O mais necessário é o frequencímetro, depois o sensor de cadência, obviamente com o gps vc consegue ver outros pontos como elevação, distância e velocidade.

Ai depois a coisa vai ficando mais cara, um rolo de treino, adaptador ant+ pro computador de casa e tens o Zwift, ai depois o medidor de potência... saporra fica séria.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Papillon wrote:o mais importante é treinar.

O bundle seja garmin, timex, motorola, bryton vai ajudar muito, dependendo do seu celular dá pra fazer também com os sensores wahoo.

O mais necessário é o frequencímetro, depois o sensor de cadência, obviamente com o gps vc consegue ver outros pontos como elevação, distância e velocidade.

Ai depois a coisa vai ficando mais cara, um rolo de treino, adaptador ant+ pro computador de casa e tens o Zwift, ai depois o medidor de potência... saporra fica séria.
O sensor de cadência tem sido mais importante pra mim que o de FC, [edit:] mas o ideal é ter os dois sim...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

Só tome cuidado para não comprar um monte de cacarecos e depois não saber ou poder usá-los adequadamente, seja por falta de conhecimento ou de tempo. Realmente treinar é o mais importante.
Senão fica que nem eu, ciclista todo 'geek', cheio dos equipamentos, com medidor de potência até pro rolo, mas sem conseguir treinar nem ao menos 8 horas ou 200km por semana :lance3 :lance2
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

raulfragoso wrote:Só tome cuidado para não comprar um monte de cacarecos e depois não saber ou poder usá-los adequadamente, seja por falta de conhecimento ou de tempo. Realmente treinar é o mais importante.
Senão fica que nem eu, ciclista todo 'geek', cheio dos equipamentos, com medidor de potência até pro rolo, mas sem conseguir treinar nem ao menos 8 horas ou 200km por semana :lance3 :lance2
E qdo vc não tem todos esses equipamentos e tbm não consegue treinar 8 h ou 200 km/semana?

Faz oq? Rasga o cu? ahuehauehe q tristeza!!
RodrigoVGA
Membro

Post by RodrigoVGA »

Hahahaha! Pode deixar que vou tomar cuidado para não ficar cheio de equipamentos (pelo menos por enquanto...rs).
Acho que vou começar com um FC mesmo e um ciclo computador básico. Pois acho estranho tentar manter um ritimo sem saber pelo menos a velocidade que estou.

Abs!
raulfragoso
Membro

Post by raulfragoso »

tbortolotto wrote: E qdo vc não tem todos esses equipamentos e tbm não consegue treinar 8 h ou 200 km/semana?

Faz oq? Rasga o cu? ahuehauehe q tristeza!!
Pelo menos você não gastou uma porrada de dinheiro com esse monte de trecos que fica sem ser usado apropriadamente, então presumo que a sua consciência e senso moral conseguem justificar mais facilmente um baixo volume de treino.
Então quem deve rasgar o cu sou eu ! :lance5

Image
RodrigoVGA
Membro

Post by RodrigoVGA »

Pessoal, tenho um amigo que vai para a Inglaterra em setembro e estava olhando esse Cateye:

Image

Pelo que eu vi ele já vem com sensor de cadência e FC.
Alguém conhece? Será que é bom? Eu consigo passar os dados dele para outros aplicativos?

Abs!
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

RodrigoVGA wrote:Pessoal, tenho um amigo que vai para a Inglaterra em setembro e estava olhando esse Cateye:

Alguém conhece? Será que é bom? Eu consigo passar os dados dele para outros aplicativos?

Abs!
Cara deixa eu dar a minha opinião sincera...
Eu vivia a mesma situação que a tua. Só usava o Strava no cel e só checava após terminar o pedal. Procurei, procurei e procurei por sistemas que me dessem GPS, cadência e FC. Não pensei duas vezes: comprei um Edge 510 por 1400 dilmas em 10x aqui mesmo no Brasil. Foi a melhor coisa que fiz, sem arrependimentos.
raulfragoso wrote: Pelo menos você não gastou uma porrada de dinheiro com esse monte de trecos que fica sem ser usado apropriadamente, então presumo que a sua consciência e senso moral conseguem justificar mais facilmente um baixo volume de treino.
Verdade. O meu problema é que de todos esses gadgets só me falta o PM.... e vergonha na cara pra treinar de verdade hahaha!
raulfragoso
Membro

Post by raulfragoso »

tbortolotto wrote: Cara deixa eu dar a minha opinião sincera...
Eu vivia a mesma situação que a tua. Só usava o Strava no cel e só checava após terminar o pedal. Procurei, procurei e procurei por sistemas que me dessem GPS, cadência e FC. Não pensei duas vezes: comprei um Edge 510 por 1400 dilmas em 10x aqui mesmo no Brasil. Foi a melhor coisa que fiz, sem arrependimentos.
+1 Fiz a mesmíssima coisa no começo do ano passado, quando pesquisei bastante e cheguei à conclusão de que, se for possível, vale a pena investir num Garmin. Comprei o bundle com sensor de cadência, velocidade e cinta cardíaca.

E olha só o que acabei de receber no meu email:

Image

Pelo que entendi, a Garmin deve liberar em breve a versão do firmware que permite acompanhar os segmentos do Strava em tempo real com o 510 também :cipo2

@RodrigoVGA: pessoalmente, eu pediria para o seu amigo lhe trazer um Garmin Edge lá da terra da rainha, mas procure também pesquisar antes e ver o que vai melhor atender suas necessidades. Vale a pena inclusive dar uma olhada no novo Edge 520.

Image
russow
Membro
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen

Post by russow »

RodrigoVGA wrote:Pessoal, tenho um amigo que vai para a Inglaterra em setembro e estava olhando esse Cateye:

[ Imagem ]

Abs!
colega meu compro esse cateye, eu achei uma bela bosta...

vai de garmin logo...
Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

RodrigoVGA wrote:Alguém conhece? Será que é bom? Eu consigo passar os dados dele para outros aplicativos?
Esse é um dos problemas dos ciclocomputadores como esse, sem GPS. Você não vai conseguir exportar as informações para programas bacanas que vão calcular o seu esforço em cima da altimetria, por exemplo. Nem vai poder ver os segmentos por onde passou, se está melhorando ali ou não etc.

Eu não sou tão avesso assim aos ciclocomputadores puros, pelo contrário, tem opções até com altimetria que te mostram praticamente tudo que precisa e são menores, chamam menos atenção e a bateria tem uma autonomia muito maior. O problema é que esses mais completos com altimetria e tudo custam quase a mesma coisa que um GPS.

É o que o Tiago e o Raul falaram, se você for pesquisar, vai rodar, rodar, rodar e acabar caindo no Garmin mesmo, hehe...

Existem outros mais em conta. Eu uso o Bryton e conheço gente que usa o Mio e o Timex. São todos muito bons e mais baratos que o Garmin. Em matéria de precisão, confiabilidade e duração da bateria, são todos iguais, mas o Garmin tem algumas vantagens que se vc diluir a diferença de preço no tempo todo que vai ficar com ele, vai ver que vale a pena. Parece besteira, mas quer ver algumas coisas no meu Bryton que não são como o Garmin similar a ele e me incomodam um pouco?

- Não tenho uma pausa manual. Ele faz a pausa automática do treino quando paro e depois recomeça certinho assim que me movo. Mas seu for atravessar uma cidade de paralelepípedo a 5 km/h e quiser pausar antes e reiniciar depois pra não ferrar a média, não posso;
- Eu não vejo o disco dele quando conecto ao computador, ou seja, preciso do software próprio para fazer o download dos treinos e nunca sei se a memória está enchendo. Tenho todos os treinos na Internet, mas acabo limpando sempre a memória dele por garantia;
- Ele tem o sistema de parceiro virtual, como o Garmin, mas para usar eu não posso tirar o treino do aparelho, o treino tem que estar no histórico. Aí entra o problema do acesso aos treinos nele, eu não posso apagar alguns treinos e manter outros no histórico para usar no parceiro virtual porque não posso escolher quais treinos excluir, é via software e ou eu apago tudo ou não apago nada;
- Esse mesmo problema acontece nos treinos personalizados. Posso criar um treino intervalado baseado em velocidade, FC, Tempo etc, mas quando eu apago os pedais que fiz, esses treinos personalizados vão junto, então quando quero fazê-los tenho que criar de novo.

Aí vc pode falar, ah, mas isso são besteirinhas, a economia vale a pena. Eu também pensava assim, paguei uns 30% a menos, mas hoje talvez preferisse não ter feito essa economia. Já estou com ele há mais de 3 anos e nunca consegui usar o parceiro virtual, por exemplo, que era uma das coisas que mais me chamou atenção quando comprei...
RodrigoVGA
Membro

Post by RodrigoVGA »

Valeu pelas considerações sobre o Cateye.

Eu tinha visto um APP da Cateye que tem como upar para o Strava, mas ele só "conversa" com os modelos Smart da Cateye.

Então por enquanto vou ficar somente no Strava mesmo até poder comprar um Garmin da vida!

Abs!
Adriano
Membro

Post by Adriano »

Eu recomendo um Garmin, é a melhor opção. Só acho que os produtos Garmin são overpriced, um Edge 500 custa na faixa de 900 dilmas, sem a cinta.

Eu acabei comprando um Timex Cycle Trainer, com cinta cardíaca, por 600 dilmas no mercado livre. Preço de ocasião. Não é tão cool quanto um Garmin, mas tem quase todas as funções do Edge 500. Agora vou comprar o sensor de cadência e velocidade, e algum dia, antes de morrer, vou comprar um PM também. :voec2
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Adriano
Membro

Post by Adriano »

Já que seu amigo tá indo pra terra da rainha, veja se vale a pena pedir pra ele trazer:

http://www.evanscycles.com/products/gar ... s-ec030618" target="_blank
http://www.evanscycles.com/products/gar ... r-ec021844" target="_blank
http://www.evanscycles.com/products/gar ... r-ec021845" target="_blank
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Adriano wrote:Já que seu amigo tá indo pra terra da rainha, veja se vale a pena pedir pra ele trazer:

http://www.evanscycles.com/products/gar ... s-ec030618" target="_blank
http://www.evanscycles.com/products/gar ... r-ec021844" target="_blank
http://www.evanscycles.com/products/gar ... r-ec021845" target="_blank
Cara, o 200 eu não recomendo. Ele não tem ANT+, vai ficar sem cadência e FC, aí acho besteira...
RodrigoVGA
Membro

Post by RodrigoVGA »

Pessoal, até que enfim consegui comprar o meu Garmin, porém estou com uma dúvida que pode até ser besta.

Saí para dar uma voltinha a noite e ver se estava tudo funcionando. A tela ficou completamente "apagada", não dava para ver nada. Somente quando parava e ele pausava que a tela acendia.

A função retroiluminação está configurada em 15s. Sempre que for andar a noite preciso alterar esse tempo para nunca apagar?

Abs!
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

RodrigoVGA wrote:Pessoal, até que enfim consegui comprar o meu Garmin, porém estou com uma dúvida que pode até ser besta.

Saí para dar uma voltinha a noite e ver se estava tudo funcionando. A tela ficou completamente "apagada", não dava para ver nada. Somente quando parava e ele pausava que a tela acendia.

A função retroiluminação está configurada em 15s. Sempre que for andar a noite preciso alterar esse tempo para nunca apagar?

Abs!
Até onde eu sei sim, mas posso dar uma opinião? Eu uso a tela com 80% do brilho ligada FULLTIME e mesmo no GPS+GLONASS eu gasto de 8 a 10% de bateria por hora. Não vejo motivos para não usar o display ligado o tempo todo. A não ser q vc não queira ficar como o Froomey hehe
Post Reply