Ajuda na hora certa na minha opinião. Quando? Na pré base e base, onde estímulos diferentes é interessante para a massa óssea e fortalecimento de articulações e tendões. E importante é saber dosar a intensidade para evitar lesão.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Li no livro "Triathlon Science" que pesquisas mostram que triatletas tem uma economia de movimento no ciclismo pior que os ciclistas puros (atletas de elite), mas no livro não se chega a conclusão se é por culpa da corrida ou se é porque os triatletas fazem menos volume no ciclismo pois são obrigados a dividir o tempo com os outros dois esportes.
Pessoalmente, percebo que quando começo fazer treino estruturado de corrida meu desempenho no ciclismo cai nitidamente em poucas semanas, atualmente tenho corrido pouco e só no aeróbio, estou em uma das minhas melhores fases no ciclismo.
Acho que uma ou duas corridinhas leves na semana não deve atrapalhar, mas o difícil é se segurar, todo mundo quer fazer o máximo que pode.
Eu penso que ajuda. É um esporte aeróbico, então não tem como não ser melhor que ficar sentado no sofá.
Pelo princípio da especifidade não vai funcionar como se tivesse pedalando, mas se for a única opção é o jeito.
O que falaram é verdade, oh esporte para lesionar.
Apesar de já ter visto recomendações no período que o Marco falou, para fortalecer a musculatura, eu não sei não. Se já lesiona que treina com frequência, imagina se tiver com a musculatura fraca.
Se for para pegar leve e tiver com a musculatura em dia, eu acho válido.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Carvalho_BR wrote:acho q nao, pq sobrecarrega demais os joelhos e aumenta a frequencia de lesoes q vao te impedir de pedalar...
Carvalho, isso se ele quiser "treinar" corrida, mas um cooper quando estiver viajando, eu acho que até ajuda. Vai manter a musculatura e resistência. O problema do Fabio é que trabalha viajando e não tem como levar a bicicleta, aí acaba ficando uma semana sem atividades. Se nesse tempo ele der uma corridinha de 4 ou 5 km em ritmo leve, umas duas vezes na semana, dificilmente vai se lesionar.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Sobrecarregar o joelho é meio relativo. Usando um tênis apropriado e correndo na intensidade adequada, não terás problemas. Se o foco é ser ciclista, não pode querer correr como um maratonista.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Eu corro há algum tempo e participei de algumas provas, tenho um pace médio muito bom para um esportista amador.
Lesões acontecem em qualquer esporte; se você ajustar a pisada, entender mais da ergonomia dos passos ao correr, a redução de lesões reduz e muito.
No início é comum ter canelite e dor no joelho, mas quando se especializa isso passa com a rotina de treinos.
Eu acho válido, ajuda demais na parte aeróbica, queima gordura como poucos esportes, e fortalece a parte óssea.
Comecei no ciclismo há 3 meses (dois meses estudando e 1 mês apenas de treino (recém comprei minha primeira bike e fazia 15 anos que eu não subia numa bicicleta)).
Realmente é bem diferente, eu tenho boa performance na corrida e qualquer subida com a bike esquenta minhas pernas e tenho dificuldade... Estou andando no volantinho 36 km todos os dias e farei isso por 2 meses...
Esse papo de que trabalham os mesmos músculos acho balela, nesse sentido acho que não ajuda.
Mas a parte aeróbica do atletismo é excelente e nesse sentido acho legal. Digo isso pq termino esses quase 40 km nada ofegante e nem cansado, apenas as pernas berrando um pouco então seguro a onda e vou embora...
Vou relatar a minha opinião, baseado na minha experiência.
Sou corredor amador e cerca de um ano e meio atrás comecei a pedalar.
A corrida é excelente para melhorar sua parte aeróbica e perder peso, muito melhor do que o pedal, porém tome cuidado com o volume/tempo de treino.
Tente focar em treinos mais curtos e intensos, pois é muito fácil vc perder massa magra se começar a exagerar nas distâncias (basta vc olhar para os maratonistas, tudo chassis de grilo)...
Como comecei na corrida, tenho muita mais facilidade em subidas pela necessidade maior da parte aeróbica, porém sinto que falta força nas pernas para melhorar meu desempenho. Ultimamente tenho focado praticamente só em treinos intervalados, e já estou vendo uma boa melhora!!!
Vocês estão deixando de lado um aspecto muito importante que existe na corrida e não existe no ciclismo: o impacto. O Marco tocou no ponto crucial que é aumento de massa óssea. Sem impacto, as células ósseas não se regeneram da mesma forma. Eu detesto correr, mas tento ao máximo fazer uns 20 km por mês. Mexe partes da musculatura que eu não trabalho muito, mas é o jeito.
Vocês estão deixando de lado um aspecto muito importante que existe na corrida e não existe no ciclismo: o impacto. O Marco tocou no ponto crucial que é aumento de massa óssea. Sem impacto, as células ósseas não se regeneram da mesma forma. Eu detesto correr, mas tento ao máximo fazer uns 20 km por mês. Mexe partes da musculatura que eu não trabalho muito, mas é o jeito.
P.
Levando em consideração o asfalto da minha região que é igual pé de moleque, da bastante impacto. rs..
Comecei a correr recentemente, com intuito de melhorar/complementar a bike, sou bem pesado, mas sinto que as dores pós corrida tem diminuído a cada treino, porém tenho ficado "sem pernas" para os treinos de bike. Normal ? vai melhorar ? preciso intercalar melhor os treinos corrida/bike ?
MHF wrote:Comecei a correr recentemente, com intuito de melhorar/complementar a bike, sou bem pesado, mas sinto que as dores pós corrida tem diminuído a cada treino, porém tenho ficado "sem pernas" para os treinos de bike. Normal ? vai melhorar ? preciso intercalar melhor os treinos corrida/bike ?
Como sempre faço os pedais mais "pesados" no final de semana, procuro não correr na quinta e na sexta.
Se resolvo correr é somente uma corrida leve, na faixa de 6/7 km's, uma espécie de recuperação ativa....
Não sei até que ponto a corrida atrapalha, pois vejo alguns triatletas, como o Apollo Torres e outro que não recordo o nome, dando pau em muito ciclista puro no Jaraguá/SP
Isso não quer dizer nada rad, se mostrar um top do tri dando na cabeça do froome ai "nois cunversa". Esse tipo de comparação entre amadores e semi-pros é difícil pq todos tem uma rotina muito diferente, com diversas variáveis.
rad wrote:Não sei até que ponto a corrida atrapalha, pois vejo alguns triatletas, como o Apollo Torres e outro que não recordo o nome, dando pau em muito ciclista puro no Jaraguá/SP
Qualquer "ciclista puro" que treinar menos do que eles vai tomar pau, simples assim. E normalmente é o caso.
rad wrote:Não sei até que ponto a corrida atrapalha, pois vejo alguns triatletas, como o Apollo Torres e outro que não recordo o nome, dando pau em muito ciclista puro no Jaraguá/SP
O Apolo não é triatleta não. Talvez você esteja fazendo confusão com o Serginho.