Tubeless em rodas ROVAL Rapide CLX40: aprovado!!!!

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
Carvalho_BR
Membro

Tubeless em rodas ROVAL Rapide CLX40: aprovado!!!!

Post by Carvalho_BR »

Ja tem algum tempo que venho experimentando fazer setup tubeless em rodas clincher de carbono (repetindo, clincher, FULL carbono)
Na Zipp 303 (tinha uma dianteira) dá um trabalho enorme e só tive sucesso na vedação usando o processo "ghetto tubeless" (aquele que usa uma camara de ar como fita de aro e depois corta a sobra).
Na ENVE SES 4 (tinha uma traseira), mesmo usando ghetto tubeless, o acabamento interno do aro é muito imperfeito e o ponto principal de vazamento é na região de contato entre a vávula e o aro.
Nessas tentativas, gastei umas 16 horas (8 num sabado, 8 num domingo) experimentando, até desistir e instalar o setup com câmara tradicional.
Mas o desejo de carbon tubeless permaneceu...

Aí troquei ambas por um par de Roval Rapide CLX40 (sao as que vem nas SWorks atuais) e resolvi experimentar.
Eu ja usava veloplugs (vermelhos) pra fechar os buracos da raiação - então apenas passei uma volta de fita isolante por cima deles, instalei os pneus (par Bontrager R2/R3 tubeless 700x25), meti 50ml de selante em cada um e tentei encher.
Primeiro com a bomba de pé - não deu pressão suficiente.
Parti pro CO2... e voilà!!! Sucesso na primeira inflada, vedou de primeira, deu apenas meia duzia de respingos do liquido selante, e já tem 48h que nao vazou NADA de ar, tá com a mesma pressão.
No processo todo, nao gastei nem 2h...

Detalhe: gastei apenas UM tubo de CO2 16g - usei só pra dar o "tiro" inicial - qdo vi q o pneu tinha encaixado/vedado, fechei rapido o clindro e completei a calibragem com a bomba de pé. Com o resto do cilindro, dei o "tiro" na outra roda, pneu encaixou/vedou, completei com a bomba.

Agora vou montar um "pressurizador" DIY com garrafa PET, pra dar o tiro inicial e nem precisar gastar cilindro de CO2 na montagem.

Fica o relato pra galera que resolver se aventurar.
Abraços!

Image
tbortolotto
Membro

Re: Tubeless em rodas ROVAL Rapide CLX40: aprovado!!!!

Post by tbortolotto »

Carvalho, uma dúvida: depois de montar o sistema, a cada vez que for necessário calibrar o pneu (esvaziando-o por completo primeiro) é necessário fazer todo este procedimento pro pneu assentar no aro? Ou isso só acontece qdo precisa colocar selante (destacando uma lateral do pneu do aro)?

Tenho um amigo meu com uma roda parada em casa e to pensando em usá-la como teste :twisted:
Liter
Membro

Post by Liter »

Selou só quando colocar selante descolando uma das bordas como você mesmo disse, se comprar aplicador nem isso acontece. Com bomba de pé é possível mas tem macete da uma olhada no vídeo, o truque é esticar o pneu com a espatula até ele sentar e também ajuda passar um esponja na borda com sabão. Diferente de MTB acho que ninguem arrisca ghettotubeless para estrada.

https://www.youtube.com/watch?v=WyF29qi82Ws" target="_blank
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

boa carvalho!!
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Carvalho, a minha dúvida é em relação a pressão. No tubless vc usa qual pressão? O meu medo é rodar com pressão excessiva, umas vez que foram feitas pra clincher, e detonar as bordas da roda...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

Mas o tubeless é pressão de clincher... Tubular que a pressão é mais alta...
Tá rolando uma confusão aí!!!
Image
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

ProfClayton wrote:Mas o tubeless é pressão de clincher... Tubular que a pressão é mais alta...
Pressão do tubular e clincher são iguais.... aliás, em todos eles vc mantem a mesma pressão. A diferença é que no tubeless e alguns tubulares é mais fácil rodar com pressao mais baixa, obviamente vc nao vai ter snake bike num tubeless rss.
Image
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

PH wrote:
ProfClayton wrote:Mas o tubeless é pressão de clincher... Tubular que a pressão é mais alta...
Pressão do tubular e clincher são iguais.... aliás, em todos eles vc mantem a mesma pressão. A diferença é que no tubeless e alguns tubulares é mais fácil rodar com pressao mais baixa, obviamente vc nao vai ter snake bike num tubeless rss.

Isso mesmo.
No tubeless vc PODE USAR MENOS PRESSAO CASO QUEIRA (pra ganhar mais conforto e mais aderencia no molhado e nas curvas), nos clinchers e nos tubulares ja fica ruim usar pressoes abaixo de 95psi (a menos q sejam pneus 25mm).
Na rua eu uso 90/95 nos tubeless - no rolo eu uso 100/110.

E vou te falar: depois de roval clx 40 com tubeless bontrager R3, nunca mais vou querer outro conjunto..
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Liter wrote:Selou só quando colocar selante descolando uma das bordas como você mesmo disse, se comprar aplicador nem isso acontece. Com bomba de pé é possível mas tem macete da uma olhada no vídeo, o truque é esticar o pneu com a espatula até ele sentar e também ajuda passar um esponja na borda com sabão. Diferente de MTB acho que ninguem arrisca ghettotubeless para estrada.

https://www.youtube.com/watch?v=WyF29qi82Ws" target="_blank

o problema de ghetto tubeless em road é que o talão do pneu tende a escapar do aro ao se dilatar além dos 622mm de diãmetro por conta da pressão alta...

tem que colar o talão do pneu no aro pra funcionar.
Image
lexx
Membro
Nome Verdadeiro:: Andre

Post by lexx »

oh Carvalho, vc e os outros que tem q experiencia com tubeless
eu tenho uma scirocco (nao eh a 35mm, eh a anterior)
vcs acham q o kit stans ficaria bom nela?
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

cara, se a parte interna for de aluminio, o sucesso com o kit é praticamente certo.
loteria mesmo é qdo as rodas sao full carbon - tem q testar pra saber.
nas enve e nas zipp full carbon, eu posso dizer q nao funciona.
Post Reply