Arrogancia na Ciclovia?

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by Marcelo Marino »

Mas quem disse que eu acho certo o limite ser 20km/h? Pode ter certeza, se tivesse alguém passeando e não desse para eu passar eu não pensaria duas vezes em diminuir a velocidade.

O que eu disse é que não da para cada um criar a sua lei conforme convém.
Sou a favor de chegar na CPTM e falar, olha, esse 20 aí está errado. Obviamente não sozinho e muito menos olhando só um lado.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by rad »

Magnus wrote:
A ética não é uma espécie de Lei?
OFF
phpBB [media]
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by romanetto »

Tá certo, Magnus. Criemos, então, uma sociedade só com homens de bem! :D Lá no encontro do Pelote, só tinham pessoas de bem, e como é bom estar entre pessoas de bem, de bom caráter e altruísta. Esse agir ético é que temos que passar pra frente. Também acho que estamos muito longe disso, dessa "evolução moral", como você disse. Ainda assim, é preciso que o novo homem construa o novo mundo.

Não concordo com tudo que disse o Cortella, mas vale como explicação. Todo grande filósofo, de algum modo, intentou um tratado sobre a ética. Aristóteles, creio, foi um dos primeiros a sistematizar isso; Epicuro e os estoicos, na sequência; e Lukács morreu na véspera de sua ética. Acho que o fundamental é que hoje temos a possibilidade de apreensão da realidade (sobretudo, física) que não tinha, por exemplo, Aristóteles. Pensem, por exemplo, na filosofia da auto-consciencialidade (da qual até o Enkidu padece...) e como Marx suplanta isso em seus escritos pós-crítica de Feuerbach... enfim... o debate vai longe...

Voltando para a ciclovia, eu nem acho que o cara que postou o vídeo reclamou, digamos, de um cara que descumpriu a lei ou algo do gênero, tendo ele também desobedecido outras tantas. Acho que ele foi no mais simples: "minha bicicleta é uma urbana de 20 kg e por isso os caras não deixaram eu pedalar com eles". Quando na verdade, foi por este motivo, mas foi também e principalmente porque o cara estava a olhar uma enorme bunda cheia de celulite em sua frente (esperando a mística abertura do terceiro olho!... afinal, o que é abrir o terceiro olho?, outro dia um conhecido meu disse que a esposa dele estava tentando abrir o terceiro olho e eu ri, achando que era uma piada, mas não era, e aí ficou o maior climão e então eu disse "bom, foi legal ver vocês, tenho que ir..." :lol: ) e também pelo fato de que o cara poderia ali comprometer a dinâmica de treino do grupinho... acho que é isso.
دفاعا عن فلسطين
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by romanetto »

Marcelo Marino wrote:Mas quem disse que eu acho certo o limite ser 20km/h? Pode ter certeza, se tivesse alguém passeando e não desse para eu passar eu não pensaria duas vezes em diminuir a velocidade.

O que eu disse é que não da para cada um criar a sua lei conforme convém.
Sou a favor de chegar na CPTM e falar, olha, esse 20 aí está errado. Obviamente não sozinho e muito menos olhando só um lado.
Não vá sozinho. Vá com uns caras bem ameaçadores, aí provavelmente os caras vão ceder! :lol: Bote uns 20km/h para veículos em geral, e 60km/h para bicicleta. Bom, a pista toda não está funcionando, está bloqueada para quem vem da zona sul, mas faltam 6 meses para abrir, segundo aquele documento que o Governo do Estado distribui na ocasião de fechamento. :lol: duvido que volte ainda nesta década! É mais fácil os caras abrirem o terceiro olho!
دفاعا عن فلسطين
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by ProfClayton »

ftmonjardim wrote:uma vez vi uma cena fantástica.
um carro estacionado numa vaga de proibido estacionar, o policial militar multando.
chegou o dono do carro e foi começar a justificar e o policial sem parar de escrever a multa, levantou o dedo e disse:
"cidadão, pare, não perca seu tempo com palavras, pois NAAADA nesse mundo irá justificar o senhor ter parado sobre um local com uma placa de proibido estacionar."
Assisti um vídeo esses dias no Facebook fala do sobre isso...
Pessoal estaciona em vaga para deficiente e os caras trocam a placa para proibido estacionar... O agente de transito vai multar os caras chegam e falam que quando estacionaram não estava a placa de proibido e sim de vaga para deficientes... O agente pergunta se deficiente pode...
Image
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Arrogancia na Ciclovia?

Post by romanetto »

Professor, o Marcelo Rubens Paiva estacionou numa vaga de deficiente (sabemos que ele é cadeirante). Tomou multa. Logo pensou que não o agente não tinha visto o adesivo regular em seu carro. Justo ele, que encabeçou a luta por estas vagas... depois, tomou uma segunda. Achou estranho. Numa terceira ainda, o agente o viu saindo do carro e ele disse do alto de sua cadeira de rodas "ei, mano, sou eu, o carro é meu", e achou que por isso, tudo bem. Mas não, teve que ir ao Detran para resolver a coisa! Ele escreveu isso na Folha há uns anos. Cara, que loucura!

Certa feita, fui assaltado. Levaram meu golzin véio. "Tomei" uma multa às 23h45, mas meu carro fora subtraído de mim às 22h. Beleza, recorri desta multa e venci, obviamente. Mas não sabem vocês que eu tomei duas multas neste dia e recorri com o mesmo argumento e com os mesmos documentos de BO comprobatórios em ambos os casos. E a segunda multa, das 23h48, eu não venci! E depois recorri novamente mostrando "como é que eu não estava com o carro às 23h45, fato atestado e entendido pelo órgão que anulou a multa inicial, mas às 23h48 na sequência da av. eu já estava com o carro?, ou melhor, por que sou responsável pela segunda multa e não pela primeira?". Mas escrevi de modo jurídico, racional, demonstrando todo o erro do Detran (ou sei lá qual era o órgão na ocasião) e tal, e vocês sabem como sou meticuloso com a escrita quando preciso ser... e mesmo assim não deu certo. Imagino que o recurso de multa não é lido com a devida atenção. É uma burocracia tão grande que é preferível você não ter carro a ter que enfrentar intempéries desta envergadura.

Voltamos novamente ao dilema das leis e das condutas éticas.
Não se é possível escapar da ética. Jamais.




EDIT:
Eis a reportagem de que falei pra vocês:
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... -criar.htm" target="_blank
دفاعا عن فلسطين
Post Reply