[Garganta do Registro]

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
naldinhotranquilo
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Porto

[Garganta do Registro]

Post by naldinhotranquilo »

Bom dia!

Pesquisei no fórum e não achei nenhum tópico específico sobre a Garganta do Registro, Itatiaia, RJ.
Pretendo fazer um trajeto de Itatiaia até a divisa com Minas Gerais.
Alguém esteve lá recentemente e sabe as condições da estrada?

https://www.strava.com/segments/br354-s ... ra-1077727" target="_blank

Abraço e obrigado
Naldinho
fixeirodemontanha.tumblr.com
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Re: [Garganta do Registro]

Post by Magnus »

Cara, eu pedalei ali em 2011 e passo de carro as vezes. É uma serra linda e com asfalto razoável, muito bacana. O problema pra mim é que a estrada é apertada, sem acostamento, com muitas curvas fechadas e com grande movimento de caminhões e ônibus, tem que tomar muito cuidado mesmo. A altimetria é beeeem pesada, se vai de fixa, recomendo estudar bastante sobre a relação ideal.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

Fala Naldinho! Bem vindo ao forum! Magnus o naldinho pedala muito, sobe tudo por aqui no rio de fixa, melhor q uma galera de road (me incluo nessa hehe)
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

O lugar é decente pra pedalar, e lá na garganta tem um veinho que faz uma linguiça caseira animal e um queijo muito decente.

Uma historinha minha de lá, pra quem quiser ler:
A alguns anos, acampei no pico com meu filho, enfrentamos -8°C na base de arroz de carreteiro com essa linguiça e o queijo. Rango de troglodita.

Lá em cima, encontramos o BOPE fazendo exercícios. Aliás, pegamos carona no caveirão pra subir a estradinha até o pico. Fomos trocando uma idéia com a turma. As histórias dos caras são absurdas.

Na volta (não fui com meu carro) pegamos carona com uma viatura da PM. Nem entramos, o guarda já pediu pra gente apresentar o "tóchico" pra ele, disse que tava na fissura... Eu quase mandei ele tomar no **, mas tava com meu filho. Não condeno o guarda, porque o aspecto de nós dois era de dar arrepios.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

joaojuliomello wrote:Fala Naldinho! Bem vindo ao forum! Magnus o naldinho pedala muito, sobe tudo por aqui no rio de fixa, melhor q uma galera de road (me incluo nessa hehe)
Não duvido, conheço um pessoal de fixa que é animal mesmo... só deixei o comentário, porque mesmo assim acho que vale ter uma atenção a isso e escolher certo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
alessandro_sp
Membro

Post by alessandro_sp »

Tranquilo, Naldinho?

Eu, o Edinho e mais vários camaradas do RJ e SP fizemos esse trajeto (e mais um pouco). Saímos de Itatiaia e subimos até o morro da antena, dentro do PNI (Parque Nacional de Itatiaia) a cerca de 2600m de altitude. Foi puxado, pois Itatiaia (a cidade) está colada na Dutra, a cerca de 400msnm.

A subida é praticamente constante, e do distrito de Engenheiro Passos até a Garganta do Registro são cerca de 27km e você vai chegar a pouco menos de 1700msnm. Tudo asfaltado, inicialmente é uma morraiada mas sem grandes inclinações e tem algum acostamento. Gradualmente os pastos e morrinhos dão lugar à encosta da Mantiqueira, a mata vai fechando, a inclinação aumenta um pouco, o acostamento some e as curvas fechadas começam.

Cuidado que PRECISA ter lá é com caminhões e ônibus que por serem longos possuem uma geometria inimiga das curvas. Tenta passar uma régua por um joelho de PVC... Vai ralando tudo kkkkkk. Numa dessas curvas um ônibus me jogou pra fora da estrada (do lado de dentro da curva), mas mesmo assim a frente e a traseira dele não estavam tão coladas, o meio é que me assustou e resolvi pular no mato (e foi uma idéia acertada). Não cheguei a cair, mas o degrau era grande (uns 20cm ou mais) pois o asfalto lá foi refeito em cima de camadas velhas e acabou acumulando.

Fora isso não vejo empecilhos. Na garganta do Registro vc terá abastecimento (tem barracas de doces lá, dá pra exercitar a gordice, só leve dinheiro pra garantir pois sinal de celular por lá é raridade, vc só consegue até o meio do caminho). Tb tem água potável de umas bicas, ou se quiser pode comprar das barracas de doces.

A propósito, fomos de MTB pois como disse, depois subimos o trecho em terra (13km, 1700 a 2600msnm) até o morro da antena. Um dos caras pedalava muito forte e embora estivesse de MTB, subiu 99% no coroão. Eu subi tudo na média (no meu caso 32 dentes). Não foi um esforço impossível mas dada a km e ascenção acumulada, demanda cuidado com o ritmo e constante reposição.

Se vc não se incomodar muito de pegar terra, a estrada até o parque é subível de speed embora não seja nem de longe um tapete. Devagarinho dá, e vale o visual...

Qq coisa pergunta aí que eu tento ajudar.

Do último pedal que fizemos pra lá, ano passado:

ImageImg_XT_20140531_003 by alessandro_sp, on Flickr

ImageImg_XT_20140531_019 by alessandro_sp, on Flickr

ImageIMG_40D_2014_08_16_287_a_296_reposition by alessandro_sp, on Flickr
naldinhotranquilo
Membro

Pô pessoal,

obrigado pela ajuda. Estava meio ansioso em relação ao que iria encontrar por lá, mas foi realmente muito bom. As barracas vendem uma comida boa e barata! A estrada é ótima, tirando, como foi dito, os caminhões e ônibus.
Segue aí minha experiência por lá. Com certeza irei voltar pra fazer mais vezes. Valeu João J.

http://fixeirodemontanha.tumblr.com/pos ... strorelato

:voec2
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

Caralho, que fotos lindas! Lembram muito partes da Serra do Corvo Branco, no sul de SC! Só que aqui tem mais picos, não tão altos, mas são mais agudos.
alessandro_sp
Membro

Post by alessandro_sp »

Legal o relato, Naldinho!

Aquele chalezão que vc passa, numa das curvas, precisa ver em época de floração das hortênsias... O barranco fica inteiro azul, é maravilhoso!

Diz uma coisa, qual relação vc usou na subida?
naldinhotranquilo
Membro

Tenho usado 46*20. Pra subidas longas ou mais de um dia de treino de subida, tem ser por aí. Devo comprar umas pinhas maiores, de 21 e 22 dentes para experimentar. O único mal são as descidas, gira muito.
alessandro_sp
Membro

Post by alessandro_sp »

Entendi! Não é uma relação impossível de puxar mas é pesadinha pra uma subida longa.

O que tenho de mais leve na minha speed é 39x21 e rende uns 12 a 13 km/h a 60 rpm aproximadamente. Maioria das subidas mais fortes tenho que pedalar com cadências mais baixas, algumas a menos de 30 rpm, e aí tem que ser de pé mesmo. Mas nunca experimentei lá na BR354. Quando subi foi de MTB, pois a idéia era seguir até os 2500m de altitude pegando o trecho em terra.
Post Reply