Quando eu comprei minhas Fulcrum Racing Quattro na Merlin, eles estavam mais ou menos no mesmo preço das Scirocco. Por sinal, não me arrependo em nada da minha compra!
marcoaleite wrote:Scirocco por Scirocco, eu iria no modelo novo, sem pensar.
Eu também, mesmo gostando de perfis mais baixos.
Teve modificação grande nas rodas da Campagnolo nos últimos anos, conseguiram diminuir bem o peso de vários modelos, tanto é que a roda que tem perfil mais alto consegue ser mais leve que a antiga.
Se for pedir por corrier vale a pena, não demora muito, caso contrário é aquela loteria, né.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite wrote:Scirocco por Scirocco, eu iria no modelo novo, sem pensar.
Eu também, mesmo gostando de perfis mais baixos.
Teve modificação grande nas rodas da Campagnolo nos últimos anos, conseguiram diminuir bem o peso de vários modelos, tanto é que a roda que tem perfil mais alto consegue ser mais leve que a antiga.
Se for pedir por corrier vale a pena, não demora muito, caso contrário é aquela loteria, né.
Marino isso que me deixou desanimado, a roda hoje com o perfil mais alto tem 70g a menos.
Jonny wrote:Quando eu comprei minhas Fulcrum Racing Quattro na Merlin, eles estavam mais ou menos no mesmo preço das Scirocco. Por sinal, não me arrependo em nada da minha compra!
Nem me fala Doido, quanto mais eu olho mais fico com vontade
Edit: Vou guardar um dinheirinho a mais para pegar uma china, mas dai vem a pergunta:
Roda da Farsports (Raios Sapim cx-ray) ou Yoeleo? ambas carbono com banda de frenagem em alumínio ou pego a inteira carbono?
Carbono com pista el Alu... vc não vai ter dor de cabeça e nem preocupação com empenos, derretimentos... aquecimento e mais uma caralhada de coisas. Sem contar que a diferença de peso é minima.
Outra, vai de Yoeleo... uma galera compra coisas deles, inclusive eu comprei um canote... qualidade otima!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Monja, eu não deixei a bicha pegar velocidade, cara... ela é um foguete! E então, no meu cagaço (não sei se conhece ali), lugar úmido e cheio de curvas e carros... fui na manha do gato.
romanetto wrote:Monja, eu não deixei a bicha pegar velocidade, cara... ela é um foguete! E então, no meu cagaço (não sei se conhece ali), lugar úmido e cheio de curvas e carros... fui na manha do gato.
é quando mais se "testa" a roda uma condição dessa, na descida de Penedo para Mauá, a sapata do Magnus virou um filete apenas, um fedor de rolha queimada e as rodas aguentaram também..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Num certo trecho, eu cheguei a parar mesmo. Esperei uns 20 segundos para esfriar e continuar a descer, só por garantia. Mas uma roda dianteira de um de nossos amigos simplesmente derreteu. Mas ali é a pior descida de São Paulo, de longe.
Relato de quem perdeu um aro de carbono recentemente, eu:
No mesmo dia que o Roma desceu de boa, me fôdí. Não estava quente e tinha até garoa, o que ajudaria a não esquentar os aros, pensei.
Desci controlando o melhor custo benefício entre frenagem e aquecimento. O problema foi um caminhão fechando a pista bem no final da descida após um cotovelo, fechando o caminho. Nessa hora tive que frear além do "normal" para conseguir parar. Quase que eu e o Clayton se fudêmos-nus.
Como a roda já estava quente, essa ultima frenagem foi o estopim para aquecer além do limite. Meu aro dianteiro foi PT mas mantive meus dentes intactos.
Desci Penedo com a mesma roda, controlando da mesma forma e não tive problemas.
Kin, eu temia justamente ali não ter como parar e algo pior acontecer. Pois os carros entram ali e não estão nem aí para a bicicleta (para muitos motoristas, a bicicleta não é mais um veículo na rua, e ela não precisa respeitar as leis da física, podendo parar do nada ou atravessar corpos que cruzam em sua frente).
Se é para usar no dia-a-dia, carbono com banda de alumínio, sempre!
Roda full-carbon clincher "genérica" é para usar nos dias em que você não pretende freiar. o Steve Hed que dizia que nunca iria fazer uma full carbon clincher pq não queria ficar sem dormir a noite... a mas a zipp firecrest clincher suporta, pode ser, mas é excessão e você está pagando um belo bônus por isso.
O que aconteceu com o Kinbold aconteceu com um amigo meu também, primeiro dia usando as rodas, dois aros derretidos.
pelo que me consta nos ultimamente, eles tiveram bastante problemas com as clincher com pista em alumínio.
Daí com as carbon full clincher ou tubular, desde que fizeram os freios de basalto, parecia que estava tudo ok.
Daí o povo começa a explodir aros em Dubai, vamos rever o negócio, rs.
Eu sei que pessoalmente falando, eu nunca andei em uma roda de carbono, mas não iria andar com ela na chuva - tal como não insisto em andar na chuva com minhas rodas normais. Pra esses dias específicos, esse ano eu montei uma híbrida pra andar na chuva - com freio a disco. Mas relevem minhas opções. Com meu peso eu acho que não tenho freio em bike de estrada nem em dia comum, imagine em dia de chuva. Em tempo (edit) eu me prometi dar de presente um par de carbon no dia que bater 90kg. Só nesse peso ou com menos que isso eu testo carbono nas rodas. Mais do que isso, tô feliz demais até hoje não ter nenhum problema com as rodas que uso (Fulcrum 3, Scirocco, Shimano Ultegra WH601r, Mavic Cosmic). Como tenho até dó das minhas rodas, eu to usando a ultegra e a cosmic nessa época de chuva, rs - e eu não saio na chuva.
amplexos
T.
Last edited by T-Rodman on Fri 27 Feb 2015 12:54, edited 1 time in total.
romanetto wrote:Só não entendi porque a full carbon tubular é mais segura. Ou ele quis dizer que é usada só pra competições e aí os objetivos são diferentes?
Pq no tubular o pneu é colado no aro e não exerce essa força nas laterias da area de frenagem. Voce pode derreter a banda de frenagem em um tubular também, mas o pneu não vai soltar do aro por causa disso (tem excessões, pq pode aquecer a ponto de derreter a cola e rolar o pneu).
No clincher vc tem a frenagem aquecendo as laterais em um lado e o pneu tentando "abrir as pernas" do aro pelo outro lado. Junta aquecimento o aquecimento com essa força e tem tudo o que precisa para estragar a roda. Ai o aro abre, o pneu pode soltar (unclinch? ) e você está ferrado.
Mas, T, as condições lá no Tour de Oman eram absurdas, 45ºC... mas não estou certo de que as rodas realmente derreteram. Ao que tudo indica, parece que as colas dos pneus tubulares é que não resistiram, não foi isso? Ou algo assim.
romanetto wrote:Só não entendi porque a full carbon tubular é mais segura. Ou ele quis dizer que é usada só pra competições e aí os objetivos são diferentes?
É porque a pista de frenagem é a superfície exterior do corpo da roda. Sendo parte da estrutura principal, ela tem mais área para dissipação do calor. Diferente das clincher, onde a pista de frenagem é uma aba, destacada da parte estrutural do aro.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Pq no tubular o pneu é colado no aro e não exerce essa força nas laterias da area de frenagem. Voce pode derreter a banda de frenagem em um tubular também, mas o pneu não vai soltar do aro por causa disso (tem excessões, pq pode aquecer a ponto de derreter a cola e rolar o pneu).
No clincher vc tem a frenagem aquecendo as laterais em um lado e o pneu tentando "abrir as pernas" do aro pelo outro lado. Junta aquecimento o aquecimento com essa força e tem tudo o que precisa para estragar a roda. Ai o aro abre, o pneu pode soltar (unclinch? ) e você está ferrado.
Nope!
É porque a pista de frenagem é a superfície exterior do corpo da roda. Sendo parte da estrutura principal, ela tem mais área para dissipação do calor. Diferente das clincher, onde a pista de frenagem é uma aba, destacada da parte estrutural do aro.
É "inteiriça". Faz muito sentido. O lance da tubular, a coisa também exerce pressão de dentro pra fora (ora, os pneus vão com pressão muito alta, mais até que nas clincher).
O problema que tive em Penedo foi causado pelo parafuso que prende o freio no garfo, ele estava frouxo e o freio estava torto e fazendo força praticamente só em um lado da roda. Um lado desmanchou e o outro ficou como novo.
Fora esse dia em Penedo, os únicos problemas que tenho são com a chuva, com o aro molhado o freio perde muita eficiência, e com o desgaste rápido das sapatas, que são feitas mesmo para desmanchar e duram muuuuuuuuito menos que as sapatas para aro de alumínio.
De resto, muda só o modo de frear e por isso eu desço muito mais rápido quando estou com os aros de alumínio. Se eu fosse comprar hoje, também compraria com pista de alumínio, pela praticidade. Eu tenho duas rodas, mas dificilmente troco porque senão tenho que trocar também as sapatas e dá mais trabalho, principalmente porque as rodas têm larguras diferentes e acabo tendo que regular tudo de novo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Nope!
Nope o que? Vai dizer que as forças envolvidas em um aro tubular são as mesas de um aro clincher? Espero que você não seja engenheiro!
Então, Magnus, eu geralmente não fico trocando. Ter que trocar as rodas, pneus (agora estou com poucos pneus), sapatas do freio e ainda regular no cabo o diâmetro (as minhas rodas shimano têm 19mm contra 27mm da banda de frenagem, e aí tem que ajustar), e ainda trocar o cassete. Acabo mantendo as de carbono o tempo todo, ou a maioria do tempo.
PH wrote:
Nope!
Nope o que? Vai dizer que as forças envolvidas em um aro tubular são as mesas de um aro clincher? Espero que você não seja engenheiro!
Claro que não!
Analise o tipo de falha que ocorre nos clinchers - o enrugamento da pista de frenagem. Isto é causado pelo acúmulo de calor gerado pelas sapatas e não tem absolutamente nada a ver com as forças decorrentes da pressão dos pneus. Se esta fosse a causa, a roda explodiria durante a frenagem, não é?
FYI, sou engenheiro mecânico pela UNICAMP, modalidade materiais. E estou ao dispor de todos do forum para esclarecer questões que envolvam a ciência a qual tenho habilitação.
Last edited by Enkidu on Fri 27 Feb 2015 15:04, edited 1 time in total.