Todo mundo uma hora cai, e as vezes é preciso saber o que fazer.
Assim é importante mesmo em pedais próximos ter alguns hospitais anotados ou de cabeça para informar em caso de acidente, meu irmão que é socorrista alertou que ontem um ciclista caiu no Riacho Grande e tinha convenio Sul América, mas não sabia para qual hospital ir... foi pra UPA, chegando lá não tinha ortopedista e ia ficar horas esperando uma transferência para um hospital do convênio.
Assim é bom até ter anotado pois na hora que leva o tombo as vezes você fica zonzo e não se lembra o nome do hospital.
Não adianta muito pagar aquela fortuna no plano de saúde e quando precisa não saber como chegar lá.
Papito,
o problema é que muitas vezes o ciclista é um politraumatizado e precisa de atendimento inicial por um cirurgião geral, não por ortopedista. Depois não sei como funciona o resgate muito bem, certamente seu irmão pode esclarecer melhor que eu, mas a impressão que tenho é que é muito difícil o resgate levar de cara para hospital particular.
Idealmente após o atendimento inicial, com o paciente estável, a transferência para o hospital do convênio deveria ser algo rápido.
Iberê, segundo meu irmão, eles perguntam para o sujeito (obviamente se tiver condição de falar), quando indicado levam para o particular, assim é bom saber ao longo do trajeto quais opçòes tem de hospital. Eu penso em fazer uma lista e deixar na carteira.
Outra que ele disse, é em caso de acidente pequeno (como o meu ano passado) a melhor coisa é chamar o Samu (pois precisava de atendimento) pois chega no hospital com prioridade de atendimento (urgência) e não no PS (emergência), como meu convenio era "o mais barato" fiquei 6h para ser atendido "no convenio".
Exato Bruno, o cara que me sequestrou anos atrás quase me deu uns trocados.
Na vez que quebrei meu quadro quando bati atrás de carro, peguei carona com o dono do carro mesmo rss.
Fui pra casa, peguei a carteira do plano e fui pro hospital, dirigindo (!). Podia ter ido andando pois é do lado de casa, mas tudo bem. Cheguei lá todo lanhado, pingando sangue do supercilio, só fizeram o check-up de prache (tira pressão etc) e já fui atendido. Fiz as suturas, depois a bateria de raio-x, como não tinha nada já fui liberado só com uma prescrição pra antinflamatório.
Outra vez cai numa corrida, fiz o atendimento na ambulância da prova (só limpeza e umas bandagens) e fui pro mesmo hospital. Como era só o cotovelo inxado tive que esperar uns 30 minutos até ser atendido. Ainda assim, atendimento de primeira, raio-x de tudo, limparam os ferimentos denovo, novas bandagens, consulta com ortopedista etc etc.
Levando em conta tudo isso, prefiro continuar pagando o plano de saúde que é um pouco mais caro porém me atende sempre que preciso. É aquela, faz para não usar, mas se precisar tem. É bom também consultar com o convenio tudo o que eles cobrem
Eu sempre pensei em fazer um "dog tag", e junto com as informações básicas dizer pra levar pro hospital certo (eu sei, vai primeiro pro trauma, mas chegando lá eles redirecionam pro hospital de escolha) .
Eu sempre fui pão duro com o meu convênio, até precisar e não ter... agora fiz um que custa caro mas promete bom atendimento (já precisei de uma emergencia, sem ter carteirinha nem nada fui bem atendido).
Tem uma portuguesa com código para leitura pelo celular que passa toda a ficha médica, manda sms para familiar etc, mas aí vc precisa ser atendido por um paramédico "antenado"
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"