Teste de rigidez de pedivelas

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
Marcelo Marino
Membro

Teste de rigidez de pedivelas

Post by Marcelo Marino »

Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
kinbold
Membro

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Post by kinbold »

Poxa, fiquei feliz com meu Ultegra. O dia que eu tiver perna pra entortar ele é pq estarei bruto. :vos2
Image
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

Também fiquei surpreso com a deformação do Ultegra, menor até que o Dura-Ace, mas essas medições pouco importam para meros mortais como eu :lol:
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Isso até era sabido, faz um tempo que falam nisso. Tinha um ou outro ciclista que usava a pedivela Ultegra com o resto Dura Ace.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

beleza, mas e a deformação do quadro... não vai perder bem mais potencia q no pedivela?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
T-Rodman
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Post by T-Rodman »

joaojuliomello wrote:beleza, mas e a deformação do quadro... não vai perder bem mais potencia q no pedivela?
é o que eu acho... mas agora recentemente, testando minha 'fixie' pela primeira vez tem hora que eu dou a primeira pedalada, e o pedivela e/ou quadro de cromoly dá uma entortada sensível, até acho que roda em falso o pedal 1x.
Daí troquei o movimento central que era de plástico por um Shimano, mas não melhorou muita coisa (a não ser que eu ache que não quebre o pedivela com o pé).
Já tô pensando em colocar um pedivela melhor, rs.

Mas sim, no geral me parece que o quadro deforma mais do que o pedivela, principamente na traseira. Eu como bom gordinho, sinto a traseira 'rebolar' quando a bike tem esse recurso - traseira de carbono, MTB ou bike endurance mesmo, cada um à sua maneira. Daí não é o pedivela ou o centro, e sim a traseira.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Tem a flexão da roda também. Eu entendo que todas as perdas vão se somando.

No meu caso eu troquei pedivela e rodas e mantive o mesmo quadro, é perceptível que a rigidez dessas duas peças são importantes também. A bicicleta ficou mais reativa.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Marcelo Marino wrote:Tem a flexão da roda também. Eu entendo que todas as perdas vão se somando.

No meu caso eu troquei pedivela e rodas e mantive o mesmo quadro, é perceptível que a rigidez dessas duas peças são importantes também. A bicicleta ficou mais reativa.
Eu notei bem isto quando coloquei a Rotor.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

t, pedivela de fixa é foda, tem umas podreiras ai bem brabas... cara minha look deforma quando ponho mais força... aço cromo... já senti o lance da roda, usei uma mvic kysirun na traseira outro mundo hehe
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
T-Rodman
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Post by T-Rodman »

acho que por isso que eles colocaram o campagnolo 'velho' lá no teste, pra ter uma baseline de como era coisa antiga, rs.

sim, tem o da roda, e acho que essa é o que mais irrita, pois a roda começa a bater nos freios.
o resto, do quadro até é relativamente aceitável.

dos pedivelas atuais, é quase que, aceitável todos eles.
Mas quem procura toda a perfomance e o mínimo de rigidez, taí o comparativo também, rs.
Image
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Interessante...

...como a Campagnolo fez um excelente trabalho de marketing, copiou o design da Shimano e não melhorou em nada o seu produto.

#chatiado
--
Image
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

PAF wrote:Interessante...

...como a Campagnolo fez um excelente trabalho de marketing, copiou o design da Shimano e não melhorou em nada o seu produto.

#chatiado
PAF elevando a ira dos que gostam das coisas "com alma" :jens1
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

hahaha mas pelos gráficos os campy continuam superiores, mais leves e com menor deflexão.

duvido que pra mim mude alguma coisa, alias troquei o pedivela e achei o novo mais "solto" porem uma pequena diferença no qfactor faz com que em determinados movimentos raspe a sapatilha no chainstay :(
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

FSA SL-K Light (2015) 651.6 649 30 4.33 6.7 5.51 2.784
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Fizeram o testo do braço do pedivela, não do conjunto todo que seria bem mais honesto.

Coroas SRAM por exemplo são notoriamente molengas, não posso falar as Campy mas pelo design diria que são melhores que as SRAM pelo menos, porém menos rídigas que as DA.

Resumindo, prefiro um sistema que seja compatível (braço e coroas em harmonia), de preferência que proporcione uma troca de marchas perfeita também. Ai só sobra o DA :D
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Pelo design a Sram parece rígida e não é.

Se for para pegar um Dura Ace, pega um Ultegra que é mais rígido. :D :D
Dag Hammarskjöld
PH
Membro

Post by PH »

Tudo tem seu preço, nesse caso massa extra e um cuidado menor nas rampas para trocas de marcha.
Aliás, ainda não achei os resultados do Ultegra, to vendo no link certo? Da zero pra mim kkkk
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Mudaram o texto, só pode. :lol:
Juro que falava do Ultegra também e o Raul está de prova.

Outra coisa interessante é que BB30 não garante mais rigidez por si só. Lembro quando a Cannondale lançou esse padrão, muita gente queria. Só que eles fizeram uma pedivela ruim, a coroa torcia tanto que a corrente caia com frequência. O poder do marketing é bizarro.
Dag Hammarskjöld
PH
Membro

Post by PH »

Exato. Imagino que investiram no BB30 pq precisavam de algo menos ruim que aquele sistema GXP que era da Truvativ e que é um negocio bem bizarro (2 rolamentos diferentes). Ai associaram a isso o fato do sistema ser mais leve, pq usa apenas rolamentos direto no quadro, mas o quadro em si não é tão mais leve assim, a maioria ainda tem um buxa de alumínio no central. Os que são só carbono costumam dar problema, o rolamento come a resina e abre folga.
Pra mim o sistema com rosca inglesa e eixo de 24mm (shimano hollowtech II) é um dos mais simples de se instalar e dar manutenção, não tem como errar.
Na Trek Madone por exemplo o sistema é BB90, o mesmo rolamento de 24mm porém encaixado direto no quadro. Só por causa disso precisei comprar uma prensa de rolamentos + a ferramenta para remoção. Os rolamentos acabam ficando também expostos e duram menos da metade do tempo, enfim, um puta tiro no pé.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

O que eu já ouvi é que eles quiseram afinar tanto a espessura do quadro que precisaram aumentar o tamanho da caixa do central, e aí tchnaaam! Nasceu o BB30.

Eu tive um FSA que era basicamente a mesma coisa que o Hollowtech II. Gostei não. Se apertasse muito o parafuso que fica no eixo do MC, travava o sistema. Para tirar os rolamentos tinha que tirar a capinha de plástico, que não é simples de fazer sem quebrar, depois o rolamento está preso por pressão nos copos, também não é fácil de por e tirar. Já mexi em um 105 e esses problemas eram um pouco menores, era mais fácil de regular.

O de agora tem o padrão Ultratorque. Entra um pouco de sujeira? Entra. Precisa de umas ferramentas caras para tirar o rolamento? Precisa. Mas tenho só desmontado a pedivela e limpado por fora do rolamento (o rolamento fica na pedivela e não no MC). Da para tirar o anel de borracha, limpar e lubrificar o rolamento sem precisar extrair do eixo também. E depois para montar eu não vi coisa melhor, só apertar um parafuso e não tem como ficar com folga ou travado.

O Powertorque já é mais complicado.
Dag Hammarskjöld
PH
Membro

Post by PH »

O sistema que voce usou da FSA era o GXP, realmente se apertar demais o parafuso ali voce trava o sistema. O Hollowtech nao tem esse risco, é só um parafuso para tirar a folga e o aperto são nos outros parafusos.

Vou admitir que por culpa minha já precisei meter um pedivela DA na furadeira para quebrar a cabeça do parafuso. Fui usando uma chave velha e ele simplesmente espanou, por sorte achei uma furadeira de bancada grande o suficiente para passar o quadro por baixo e destruir o parafuso. Tirando isso até hoje, só alegria.
Image
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

Marcelo Marino wrote:Mudaram o texto, só pode. :lol:
Juro que falava do Ultegra também e o Raul está de prova.
Mudaram mesmo ! :cipo3
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Era padrão megaexo, mas o Shimano era mais fácil mesmo de regular.
Dag Hammarskjöld
PH
Membro

Post by PH »

Ah sim, megaexo! Só usei esse 1x, na MTB. Não tinha nem ferramentas pra tirar ele, lembro que era central daqueles antigos.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Era desse tipo:
Image
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

O Megaexo é rolamentos por fora como o hollowtech II. Pelo menos o que eu tenho aqui é assim, rolamentos dentro do copo e o mesmo rosqueado no quadro como os Shimanos, Rotor, etc, no padrão 24 mm. O rolamento tem que sacar como no Shimano, é o mesmo esquema, com a vantagem de ser um rolamento comum e não um rolamento fora de medida como o Shimano.

Este lance de BB30 é meio furada, mais marketing do que funcional. Quando comprei o PM tive uma conversa com o pessoal do Canadá e na real, ele me desaconselhou investir em BB30, pois de diferença prática só tinha o preço, que era maior.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Masuk
Membro
Nome Verdadeiro:: roberto

Post by Masuk »

A unica coisa de positiva que vi no BB30/PF30 ..foi possibiltar aos fabricantes de quadros de metal( pelo menos de Ti...) .. o uso de tubos maiores por ter maior área pra soldar .. tanto no downtube e como no stays.. e isso deu uma boa melhora no stiffness do quadro..(pelo que senti nas bikes que tenho)..
O PF30 sram original deu pau com menos de 7.000km.. o conjunto desse central com o pedivela FSA K-light e um monte de espaçadores dava um arrasto ao girá-lo inacreditável...
O novo central Wheels Mfg com pedivela D/A 9000 depois do problema inicial.. agora tem funcionado bem.. vamos ver qto tempo vai durar...
de resto o ainda estou tendo pequenos problemas.. o cambio dianteiro Ultegra 6800 depois de uma semana parado tem dado uma desregulada..
e a corrente teima em ficar roçando no cage , 1/4 de giro no cabo ..some.. mas dai na semana seguinte..tem que ajustar de novo..
Post Reply