Seu Powermeter está calibrado? Stomp Test

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Seu Powermeter está calibrado? Stomp Test

Post by PH »

Marino, a medição que comentei para os dois lados do pedivela é para a calibração do SRM, onde você tira a média das duas medidas.
Para verificar o powertap fazer em um lado do pedivela é suficiente.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Só para entender, usando o peso do video que eu postei também está errado? pois ele é mais ou menos no esquema do balde, tem uma alça.
phpBB [media]

Acho que esses ganchos dá pra usar
Calibração feita pela Pioneer em seu powermeter.
Image

Calibração feita pela Iron Cycles nos Estados Unidos para a Qarq
Image

Calibração feita pela WattBike em sua fábrica
Image
Image
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Gili
Membro

Post by Gili »

Tudo fundo de quintal, melhor não confiar nos testes!!!
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Você entendeu perfeitamente, olha a qualidade dos materiais que os caras usam.

Um gancho feito com uma baita barra de aço que não vai se deformar de jeito nenhum com um peso de 20/30 kg. Pesos com massa bem aferida provavelmente, não é o resto do saco de cimento que a gente tem no fundo do quintal. Nível colocado no lado do braço da pedivela para não ter problema com o formado do braço.

Só prova que tem que ter um mínimo de cuidado para a calibração ter alguma validade.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

ok, teremos...
:basso1
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Primeiramente, não esqueçam que aqui somos TODOS amigos. As diferenças ficaram lá pra trás no pedal.com.br, inclusive as minhas. Não precisam concordar o tempo todo uns com os outros, mas lembremos sempre o porque formamos esse fórum aqui. Deixem de mimimi.

Monja, parabéns pelo post. Trouxe uma discussão importante para o fórum e mostrou coisas que eu não sabia. Em algum ponto eu vou fazer um stomp para ver como anda meu PM. Para meus colegas engenheiros PH e Marino, a pergunta que poderíamos tentar responder é o quando precisamos errar na medição da massa para que esse erro se propague e afete de forma significativa a medição do torque.

Um abraço

P.
--
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Boa Pedro, está certo.

Eu penso que você tem que ver o erro final de todo o processo que é composto por vários erros menores. A ideia é tentar minimizar esse erros menores, não só o da massa.

Você não vai saber quanto está errando porque não sabe o valor certo.

Para não errar muito na massa, use o peso maior possível, 30/40 kg.

Se você acabou de comprar um medidor, já faça o teste e considere que esse é o valor correto e ele vai servir de parâmetro para testes futuros, que se possível você teria que repetir com os mesmos materiais e seguindo o mesmo procedimento.

Se já comprou há não muito tempo, acho que ainda vale a mesma ideia, porque se ele chegou a descalibrar, não foi tanto assim.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
PH
Membro

Post by PH »

Resolvi fazer um teste bem gambiarrístico hoje. Coloquei 2 pesos de 3 kg em uma sacola plástica de mercado e amarrei a sacola no pedal. Ajustei o pedal na posição com um nível de pedreiro desses pequenos e segurei no freio mesmo.

Leitura: 3.9545
Calculado: 3.91
Desvio: 1.14%

Não fica muito mais tosco do que isso....
Não teria levado a sério se estivesse aferindo para outra pessoa, mas acho que para um teste só para "ficar tranquilo" está valendo.

Edit:
Sempre usem a menor coroa/maior pinhão mantendo o Chainline. Eu usei 39x16.
O uso de massas maiores é para fazer valer a precisão do medidor (quanto menor a massa, maior o erro).
Então pelo menos 5kg, idealmente 20kg e se tiver acesso 40kg.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

PH wrote:Resolvi fazer um teste bem gambiarrístico hoje. Coloquei 2 pesos de 3 kg em uma sacola plástica de mercado e amarrei a sacola no pedal. Ajustei o pedal na posição com um nível de pedreiro desses pequenos e segurei no freio mesmo.

Leitura: 3.9545
Calculado: 3.91
Desvio: 1.14%

Não fica muito mais tosco do que isso....
Não teria levado a sério se estivesse aferindo para outra pessoa, mas acho que para um teste só para "ficar tranquilo" está valendo.

Edit:
Sempre usem a menor coroa/maior pinhão mantendo o Chainline. Eu usei 39x16.
O uso de massas maiores é para fazer valer a precisão do medidor (quanto menor a massa, maior o erro).
Então pelo menos 5kg, idealmente 20kg e se tiver acesso 40kg.
a idéia do teste é essa mesmo PH, "ficar tranquilão", ver se seu powermeter não está marcando absurdamente fora dos 2% de tolerância de erro prevista pela maioria dos fabricantes.
Obrigado por acrescentar ao tópico.

PH, aproveitando, quanto tá dando no TORQUE sem carga desse PT que voce mediu? tá bem próximo dos 512 previsto pela Saris?
PH
Membro

Post by PH »

Deu 516 ontem a noite, e 518 hoje ao retornar do treino. Vou conferir os outros dois medidores quando tiver tempo.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

PH wrote:Deu 516 ontem a noite, e 518 hoje ao retornar do treino. Vou conferir os outros dois medidores quando tiver tempo.
Esse meu segundo que comprei tá dando 532, o que já tenho tá dando 515.
Eu tava preocupado pois "dizem" que a Saris diz que o limite é 512 +-12, porem vi num forum gringo um técnico de uma empresa inglesa autorizada a fazer serviço nos PT que isso não significa que o PT está dando números errados e sim que está chegando a hora de uma calibração de fábrica, porém existe diversos casos de esses valores ficarem assim por anos.
Tem caso que trocando a pilha o valor volta para proximo de 512, bom, montand a roda eu faço um stomp nesse cubo novo.
PH
Membro

Post by PH »

Veja, o valor 512 tem um motivo, isso é o numero de bits, ou o inverso do número de bits. Basicamente o Powertap é um encoder, a saida dele não é linear, vai pulando de bit em bit. Então 512 (00000000) = 0 lb.in (ausencia de torque = bits em estado baixo), e o 1024 (11111111) seria o torque máximo (todos os bits em estado alto). Internamente é o contrário, ele envia os bits invertidos (torque máximo = 00000000) , e eu sei pq fiz a engenharia reversa do algorítmo.

Então esses valores acima de 512 significam que o medidor já está partindo com uma medida residual, nesse caso alguns Nm (lb.in). É algo que eu não curto mto pq vc acaba perdendo precisão. Seria algo como, se o padrão é 512, e voce parte de 520, voce já perdeu 8. Então ao invés de 512/512 você parte de 504/512, e por ai vai.

Só tem um detalhe, isso só funciona para uma determinada temperatura, que eu chuto ser 20ºC visto que é praticamente um padrão. Vou ver como o valor se comporta agora que está começando a esquentar.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

PH wrote:Veja, o valor 512 tem um motivo, isso é o numero de bits, ou o inverso do número de bits. Basicamente o Powertap é um encoder, a saida dele não é linear, vai pulando de bit em bit. Então 512 (00000000) = 0 lb.in (ausencia de torque = bits em estado baixo), e o 1024 (11111111) seria o torque máximo (todos os bits em estado alto). Internamente é o contrário, ele envia os bits invertidos (torque máximo = 00000000) , e eu sei pq fiz a engenharia reversa do algorítmo.

Então esses valores acima de 512 significam que o medidor já está partindo com uma medida residual, nesse caso alguns Nm (lb.in). É algo que eu não curto mto pq vc acaba perdendo precisão. Seria algo como, se o padrão é 512, e voce parte de 520, voce já perdeu 8. Então ao invés de 512/512 você parte de 504/512, e por ai vai.

Só tem um detalhe, isso só funciona para uma determinada temperatura, que eu chuto ser 20ºC visto que é praticamente um padrão. Vou ver como o valor se comporta agora que está começando a esquentar.
foi exatamente o que o cabra da empresa disse.
Segundo ele é por isso a extrema importância de zerar o torque antes do pedal.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu não zerava o torque do PT por ser wired, apenas zerava a pedivela. Depois de uma conversa com o Monja vi que o meu PT marca 519 e passei a zerar ele também toda vez que saio. E tem a ver com o lance da temperatura mesmo, a pedivela já chegou a marcar 743 em dias muito quentes e 71 em dias mais frios. A média é 732 +/-.
Está muito corrida minhas férias, de férias mesmo só o nome. Quero ver se sobra um tempo amanhã , aí faço este teste nos dois PMs aqui. Pego um saco de arroz aqui, confirmo o peso e pau!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro

Post by PH »

Tb não precisa avacalhar, arrume uns pesinhos mais compactos pra facilitar...
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

PH wrote:Tb não precisa avacalhar, arrume uns pesinhos mais compactos pra facilitar...
É que eu não tenho nenhum peso decente aqui para usar. Eu tinha uns galões de tinta vazios aqui só que coloquei tudo na recicla un tempo atrás. Verdade, vou ver se na minha mãe sobrou algum, aí eu coloco água.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

PH, tu é engenheiro na Siemens, não é ? Minha empresa fornece boa parte do software embarcado nos PABX da Siemens (que agora se chama Unify), e que eram fabricados aí em Curitiba, mas eu sei que a fábrica daí fechou.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
PH
Membro

Post by PH »

Se eu não me engano não tem mais nada de telecom no portfolio, desfizeram a parceria com a nokia e venderam todo o resto mesmo. Isso no Brasil pelo menos, não sei se foi mundial.
Image
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

Isso, venderam para um grupo americano. O QG da SEN na Alemanha (em Witten) também foi bastante enxugado, assim como boa parte da estrutura mundial. Ainda temos um contrato com eles por quase 2 anos, mas provavelmente não será renovado. Devo voltar a Witten em Fevereiro e será bem triste não ver todo aquele pessoal por lá mais.

Desculpem o off-topic, pessoal.

On-topic: curiosidade, alguém já precisou enviar seu PT para recalibração na fábrica ? Como é o processo ?
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

raulfragoso wrote:Isso, venderam para um grupo americano. O QG da SEN na Alemanha (em Witten) também foi bastante enxugado, assim como boa parte da estrutura mundial. Ainda temos um contrato com eles por quase 2 anos, mas provavelmente não será renovado. Devo voltar a Witten em Fevereiro e será bem triste não ver todo aquele pessoal por lá mais.

Desculpem o off-topic, pessoal.

On-topic: curiosidade, alguém já precisou enviar seu PT para recalibração na fábrica ? Como é o processo ?
Pra gente aqui é fueda, mas é raro ter que mandar, outra, a calibação lá é na verdade trocas de grande maioria das peças internas, sendo que o valor é na faixa de 300 dolares.
PAF
Membro

Post by PAF »

Desculpa estar ressuscitando o tópico, ainda mais com uma pergunta meio off-topic, mas eu estou bolado.

Meu PT G3 está drenando a bateria em 4 dias!!! Eu já atualizei o firmware e a versão corrente é 16.058.

O restante do funcionamento está normal. Outra informação importante é que começou a fazer isso após uma chuva que eu peguei. Mas eu acho que foi só coincidência. Alguma esperança?

Abraços

P.
--
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Hummm cara. Será que tem umidade e está dando algum curto? Pensou em deixar ele sem bateria e aberto um certo tempo para ver se resolve?
Gili
Membro

Post by Gili »

Pedro, abre o PT e joga limpa contatos lá dentro e deixa no sol pra tirar QQ humildade que possa existir e testa novamente. Se não funcionar a culpa eh do Março kkkkk
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
PAF
Membro

Post by PAF »

Boa! Eu vou por no sol.

Valeu galera!!!
--
Image
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Era criança ainda quando aprendi que misturar mecânica com elétrica pode dar bode. Quando meu pai levava nosso Simca Chambord na oficina, o mecânico fazia cara de desespero quando o problema era na parte elétrica. E pra piorar, ele não tinha alternador, era dínamo, e o sistema era 6V...sem falar no controle de avanço no painel...
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
PH
Membro

Post by PH »

Eu gostaria de ter um controle de avanço no painel, seria bem mais fácil de deixar no ponto rss.

Um tempo atrás eu peguei baterias novas, as boas de óxido de prata, e não durou 2 treinos, então nao descarte ser um lote de baterias ruins também.
Image
PAF
Membro

Post by PAF »

Valeu Paulo.

Eu vou por no Sol primeiro. O danado é que eu trouxe um pacote de pilhas de outro fabricante e se parar de consumir rápido, nunca vou saber o que realmente aconteceu. Eu andei lendo alguns fóruns e estes problemas surgiram também justamente quando o PT enfrentava água. E o inverno aqui no Recife este ano foi muito úmido. Tudo mofou lá em casa. Talvez eu tire o lacrau do bolso e arrisque perder mais uma pilha antes de secar, somente para não tratar duas variáveis simultaneamente.

Abraços
--
Image
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Post by portoga »

Pessoal,

acabei de realizar o stomp test com meu Powertap G3 20 furos montado num aro Shimano RS81.

Weight Applied (kg): 11,8 Kg
Crank Length (mm): 170 mm
Chainring Size: 34
Sprocket Size: 28
Calculated Torque (nM): 16,21

1ª Medida: 16,09 -- > Precisão: - 0,740 % :voec1

2ª Medida: 16,19 -- > Precisão: - 0,123 % :conta1

3ª Medida: 16,06 -- > Precisão: - 0,925 % :basso1

Gostaria de agradecer ao Monja por iniciar o tópico!

Abraços!
Image
PH
Membro

Post by PH »

Acredito que com mais massa o resultado seja ainda melhor, mas já está aprovado de qualquer forma!
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

qual a diferença disso para o gancho que eu usei?
Image

Image

Lembrando que isso é o PROCESSO OFICIAL da powerbeat

http://www.dcrainmaker.com/2015/08/prev ... rbeat.html" target="_blank
Post Reply