Bom, dizer que treinar por potência é excelente é chover no molhado, mas seu powermeter está mostrando a realidade?
Medidores de potência são fantásticos, desde que tenham precisão nas medições e que os valores sejam repetidos nos pedais, isto é, os 200 watts hoje seja os mesmos 200 watts de amanhã.
Mas os 200 watts mostrados na telinha do seu Garmin são mesmo 200watts? ou quantos % esses 200 watts mostrado na tela estão acima ou abaixo do real 200 watts?
Existe um teste chamado STOMP TEST, que nada mais é que colocar um peso no pedal e na tela de calibração do garmin ou qualquer outro aparelho, verificar o torque demonstrado e efetuar uns cálculos em uma fórmula matemática, complicado né? é nada, fácil e vou tentar demonstrar aqui.
A equação é essa:
Measured torque = (weight in lbs) × (crank length in mm) × (1 in/25.4 mm) × (cog teeth/chainring teeth).
Porém existe alguns sites com a equação já pronta, aonde voce apenas preenche o peso, tamanho do braço do pedivela, Coroa(39 no meu caso) e qual pinhão do k7 está usando.
Bom, vamos lá, o mais fácil seria arrumar peso de academia, mas oque eu fiz foi encher um balde com uma massa que eu tinha aqui e deu exatamente 10.1 kilos, é importante colocar o peso correto, para não dar erro na formula, pode ser 10, 15, 18.8, enfim.
O braço do pedivela precisa estar 90 graus exatos, na posição de 3 horas, super simples, só usar um nível (pode ser aplicativo de telefone) conforme foto abaixo
seria mais ou menos isso
ou

Eu vi que tem gente que trava a roda com alguma coisa, porém achei um vídeo legal no youtube aonde o cara vai virando a roda com a mão e quando atinge os 90graus ele freia, foi oque eu fiz e o video segue abaixo.
o valor no garmin será apresentado nessa tela de calibração.

Enfim, fiz o teste e os valores apresentados em alguns k7 foram:
K7 Pinhão 14 - Torque apresentado no Garmin 6.19, O correto seria 6.05, diferença de +2%
k7 Pinhão 15 - Torque apresentado no Garmin 6.53, O correto seria 6.48, diferença de +0.77%
K7 Pinhão 16 - Torque apresentado no Garmin 7.09, O correto seria 7.09, diferença de +2%
Levando em consideração que o POWERTAP preve uma precisão de 2%, meu medidor de potência está dentro dos padrões.
Bom, qual a finalidade disso?
1 - Mostrar se seu PM está mostrando valores reais, sendo assim, voce poderá comparar com outras pessoas.
2 - Verificar se está na hora de mandar seu PM calibrar, pois aqui no Brasil é complicado, meu POWERTAP por exemplo eu teria que mandar aos EUA.
3 - No caso do PT, o erro mais comum é a BULBE TORQUE dar problema, apresentando valores fora da realidade, com esse teste voce descobre.
4 - Pra mim o mais importante, no meu caso, tenho 2 POWERTAP, com esse teste, posso exatamente saber se existe a diferença entre ambos E DE QUANTO, pois imagina só você treinar no Rolo por exemplo com uma diferença de 10% nos PT? Voce poderia achar que esta treinando em L4 quando na verdade está em L3 ou vice-versa.
Bom, esse texto é baseado nas coisas que tenho lido, tanto em Internet quanto em livros, a galera mais experiente que poder acrescentar, corrigir, enfim, AGREGAR AO CAMAROTE, faça o favor, fiquem livres pra isso.
Espero que o texto ajude, principalmente para a galera que tem procurado PM usado no EBAY.
SITE com a equação PRONTA.
http://www.cyclepowermeters.com/powerta ... k-76-c.asp" target="_blank
Para quem interessar, procure por STOMP TEST POWERMETER no google.