Treinamento por Potência
Forum rules
Sem mimimi
Sem mimimi
-
- Membro
Re: Treinamento por Potência
No Paulista, com aquela chuva, descemos a quase 70 km/h no clip! rsrsrs Taca-lhe o pau Fida!!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Eheh vai ter que ser então! Hoje já consegui arrancar AP 20' 291w na bike de TT, to aprendendo a usar o brinquedo!marcoaleite wrote:No Paulista, com aquela chuva, descemos a quase 70 km/h no clip! rsrsrs Taca-lhe o pau Fida!!
Pau na máquina, da pra fazer um simulado nesse final de semana ainda. Eu gosto de ir na Renault no sabado ou domingo, mas domingo é bem mais calmo por lá. Cada volta da 6,8km, se fizer 3 voltas com splits negativos (+10W por volta) da um treinão!
-
- Membro
Galera, tenho percebido que no GC o powertap tem gravado o tempo parado, não o tempo sem pedalar somente, mas se parar para tomar uma água num posto, no garmin connect e no strava fica normal, ele marca o tempo em movimento, mas no GC marca o total, deixando os tempos de ZONA uma ZONA kk, até as médias no final da diferente.
O de voces é assim também?
Como estou viajando, não tenho acesso aqui ao GC mas amanha eu posto os números comparando.
Como estou viajando, não tenho acesso aqui ao GC mas amanha eu posto os números comparando.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
-
- Membro
O meu, se não me engano, bate a velocidade média com o strava. Com o Training Peaks dá uma diferença, pois no TP se eu paro por algum motivo e não dou pause, mesmo com o auto pause ele soma o tempo parado. No meu GC aparece time riding and total time.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Magnus
Acontece exatamente isso comigo, e nem precisa parar por muito tempo. Todos os treinos de rua que eu importo pra lá vão com velocidade média e tempo bugados. Agora eu só faço entradas manuais, coloco lá as médias manualmente e analiso em cima disso... Já perguntei sobre isso no tópico do GC, mas ainda não descobri o motivo.ftmonjardim wrote:Galera, tenho percebido que no GC o powertap tem gravado o tempo parado, não o tempo sem pedalar somente, mas se parar para tomar uma água num posto, no garmin connect e no strava fica normal, ele marca o tempo em movimento, mas no GC marca o total, deixando os tempos de ZONA uma ZONA kk, até as médias no final da diferente.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
Galera, a temporada acabou e vou postar alguns números que achei interessante compartilhar. Em Janeiro eu medi os seguintes valores:
1min = 5.6 W/kg
5 min = 4.6 W/kg
20 min = 3.8 W/kg
E estes foram os valores medidos no último power profile test deste ano:
1 min = 7.6 W/kg
5 min = 5.1 W/kg
20 min = 4.2 W/kg
No geral considerando os valores medidos eu tive uma evolução média de 10% no desempenho. O que mais me impressionou foi na parte anaeróbica onde dei um salto tremendo e melhorei muito minha capacidade de perseguição. Subiu em média 35%. O meu pico de potência foi em setembro nos treinos para a prova de crono onde consegui 4.3 W/kg nos 20 min e 8 W/kg nos 1 min em junho nos regionais.
Agora 2015 vai ser um trampo mais duro. Duro para manter estes números e mais duro ainda subir eles, o negócio vai ser manter a motivação alta e uma assessoria bem feita, tipo com o Dr. Ferrari que vai ser sucesso! kkkk Bora descansar!

1min = 5.6 W/kg
5 min = 4.6 W/kg
20 min = 3.8 W/kg
1 min = 7.6 W/kg
5 min = 5.1 W/kg
20 min = 4.2 W/kg
No geral considerando os valores medidos eu tive uma evolução média de 10% no desempenho. O que mais me impressionou foi na parte anaeróbica onde dei um salto tremendo e melhorei muito minha capacidade de perseguição. Subiu em média 35%. O meu pico de potência foi em setembro nos treinos para a prova de crono onde consegui 4.3 W/kg nos 20 min e 8 W/kg nos 1 min em junho nos regionais.
Agora 2015 vai ser um trampo mais duro. Duro para manter estes números e mais duro ainda subir eles, o negócio vai ser manter a motivação alta e uma assessoria bem feita, tipo com o Dr. Ferrari que vai ser sucesso! kkkk Bora descansar!

-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Gleidson
marcoaleite wrote:Galera, a temporada acabou e vou postar alguns números que achei interessante compartilhar. Em Janeiro eu medi os seguintes valores:
1min = 5.6 W/kg
5 min = 4.6 W/kg
20 min = 3.8 W/kg
1 min = 7.6 W/kg
5 min = 5.1 W/kg
20 min = 4.2 W/kg
Parabéns Marco (véio)!
E eu aqui esperando sair mais concorrentes nos PMs, pra baixar mais o preço e pra comprar um ano que vem hehehehehe
-
- Membro
Não só reitero o parabéns como digo que eu tbm estou esperando os preços baixarem!!elgleidson wrote: Parabéns Marco (véio)!
E eu aqui esperando sair mais concorrentes nos PMs, pra baixar mais o preço e pra comprar um ano que vem hehehehehe
Até lá, vai que não surge um usado?
-
- Membro
Poxa, oque tem de PT no ebay baratinho, comprei por 300 dolares um de 24 furos e uma roda completa por 400.
Usem servico de envio como o do Carvalho.
O meu ano em geral foi uma bost*. Quando não estava gordo e parado estava lesionado. Soma a isso o fato que corri pouco e ainda furei em duas corridas que eram minhas, e seguindo a lógica de Murphy quando você estiver no seu pior os adversários vão estar no melhor da vida, foi fod*.
Melhores do ano:
1min = 8.78 W/kg
5 min = 5.59 W/kg
20 min = 5.02 W/kg
60 min = 4,62 W/kg
Melhor 1km: 1m13s
Melhor 3km: 3m58s
(rasguei o macaquinho de crono nesse dia tentando entrar nele haha, good times)
Não da para dizer o que ano não serviu para nada. Aprimorei muito o treino com potência, ainda não está nem perto do ideal mas esta evoluindo.
Algumas coisas que aprendi na marra esse ano:
- Você não vai morrer se estiver com TSB abaixo de -50, pau na máquina.
- Mais foco no (bom) volume.
- Os valores de potência calculados para os intervalos assustam mas estão quase sempre corretos. Mas ainda acho os treinos do Hunter mto pesados em geral.
- Caprichar mais na pré-base/base para não passar um ano inteiro denovo lesionado.
Agora é pegar firme para chegar nas primeiras provas de 2015 "voando". Meta é a mesa desse ano, 5W/kg pra 60min. Outra é colocar um srm na bike de CR, não da mais pra fazer crono "no escuro".
Próximo update em algumas semanas com os primeiros valores da temporada.
Melhores do ano:
1min = 8.78 W/kg
5 min = 5.59 W/kg
20 min = 5.02 W/kg
60 min = 4,62 W/kg
Não da para dizer o que ano não serviu para nada. Aprimorei muito o treino com potência, ainda não está nem perto do ideal mas esta evoluindo.
- Os valores de potência calculados para os intervalos assustam mas estão quase sempre corretos. Mas ainda acho os treinos do Hunter mto pesados em geral.
- Caprichar mais na pré-base/base para não passar um ano inteiro denovo lesionado.
Agora é pegar firme para chegar nas primeiras provas de 2015 "voando". Meta é a mesa desse ano, 5W/kg pra 60min. Outra é colocar um srm na bike de CR, não da mais pra fazer crono "no escuro".
-
- Membro
To querendo um de pedivela, tipo o Stages. Esse de roda, por mais confiável e tal, não curto muito a idéia pois não teria a potência numa prova ou num treino com a outra roda. Aí to esperando baixar um pouco (tanto o preço quanto o dólar), mas se demorar muito, acho que vou ver se acabo pegando um hub e tento montar na minha roda Mavic mesmo (teria que ver a questão dos raios aero, pois o encaixe é bem diferente do PT).ftmonjardim wrote:Poxa, oque tem de PT no ebay baratinho, comprei por 300 dolares um de 24 furos e uma roda completa por 400.
-
- Membro
Com o preco do stages montei 2 rodas com PT e ainda sobra dinheiro.elgleidson wrote:To querendo um de pedivela, tipo o Stages. Esse de roda, por mais confiável e tal, não curto muito a idéia pois não teria a potência numa prova ou num treino com a outra roda. Aí to esperando baixar um pouco (tanto o preço quanto o dólar), mas se demorar muito, acho que vou ver se acabo pegando um hub e tento montar na minha roda Mavic mesmo (teria que ver a questão dos raios aero, pois o encaixe é bem diferente do PT).ftmonjardim wrote:Poxa, oque tem de PT no ebay baratinho, comprei por 300 dolares um de 24 furos e uma roda completa por 400.
Outra coisa, medição de potencia em um braço só de pedivela não é tão confiável, pois ele replica o valor, se não tiver uma pedalada 50/50 (raro ter isso) a diferença é grande, antes que saiam me corrigindo, não são palavras minhas e sim do DcRainmaker, guru de powermeters.
Vale a pena um quark ou 1 power2max.
-
- Membro
Ah sim, eles estão caros mesmo. Por isso estou esperando pra ver se baixa. Rodas com PT eu acho legal, mas não me anima muito ter mais 1 par de rodas. De repente eu venda as minhas se eu optar por um PT.ftmonjardim wrote: Com o preco do stages montei 2 rodas com PT e ainda sobra dinheiro.
Outra coisa, medição de potencia em um braço só de pedivela não é tão confiável, pois ele replica o valor, se não tiver uma pedalada 50/50 (raro ter isso) a diferença é grande, antes que saiam me corrigindo, não são palavras minhas e sim do DcRainmaker, guru de powermeters.
Vale a pena um quark ou 1 power2max.
Quanto a confiabilidade em medir potência apenas de um lado só, não acho realmente que seja algo tão preocupante assim. A não ser que o cara tenha alguma disfunção (que não deve ser muito comum, eu acho) que faça ele fazer muito mais força com uma perna do que com a outra, não creio que isso vá deixar a medida não confiável.
Afinal, a própria medida de potência é questionável: medir apenas por um único lado, mas bem próximo de onde se aplica a força ou medir lá no hub, bem longe de onde se aplica a força (e com várias coisas para "perder" a força aplicada medida por lá - corrente e relação)? Depois de ler umas coisas do próprio DCRainMaker, eu nem dou tanta importância assim pra essas diferenças, desde que parta-se sempre do mesmo referencial, o número em si pouco importa, o que importa é ver a evolução.
Segue o trecho:
"On differences between power meters: I see a lot of talk about the holy grail of never switching between power meters because it means your data will be offset. That’s true. There’s a fundamental difference in power measurement location between using a crank based power meter and one on a trainer or wheel. No doubt. But I’d argue that in the scope of power meter technology today – it doesn’t matter. I’d argue that most folks don’t calibrate, and even those that do, wouldn’t necessarily know when the data is right or wrong or when a power mis-calibration has occurred. ‘In power meter we trust’. Can you, out on the open road, tell the difference between 5w higher or lower for 4 seconds? How about 10w on an hour long climb? And if you can (which, you might), can you tell me where and when that variation started to occur? And can you do it over the course of multiple years and ensure that ever single ride was calibrated perfectly? And, as you’ll see below – that’s the real question, and not just for the Stages, but for any power meter."
-
- Membro
Concordo, os caras do stages dizem que a media é uma diferença de 5% entre L/R, acho animal o stages e só não comprei pois achei que está caro demais.
Vamos ver quando sair o 4iiii e o outro que esqueci o nome previsto para menos de 500 dolares se o stages ira baratear.
O 4iiii será igual o stages e custará menos de 400 dolares.
Vamos ver quando sair o 4iiii e o outro que esqueci o nome previsto para menos de 500 dolares se o stages ira baratear.
-
- Membro
Também to esperando esses aí lançarem. O DCRainMaker que fez um review num protótipo num desses "novos players" aí e não lembro se foi ele próprio ou alguém que comentou questionando como o Stages reagiria, pois o concorrente seria igual e bem mais barato e o outro seria "igual", porém o próprio usuário colaria ele no pedivela (o que abre opções para pedivelas de carbono, coisa que o Stages não suporta).ftmonjardim wrote:Concordo, os caras do stages dizem que a media é uma diferença de 5% entre L/R, acho animal o stages e só não comprei pois achei que está caro demais.
Mas vamos ver, está ficando interessante esta "guerra" dos PMs. Melhor pra nós, que teremos mais opções e opções para todos os bolsos e gostos

-
- Membro
Orra Paulo,muito bruto você!! Não é a toa que destruiu no brasileiro. Veja se não acha um p2max, o foda do SRM é depender dos caras para trocar uma simples bateria. Agora se pegar o modelo novo já é outros quinhentos.
Ano que vem vou andar muito com a crono, esse vai ser um dos objetivos meu. Quero melhorar bem neste fundamento que acho que dará fruto por aqui. Minha base pretendo fazer quase toda nela, vamos ver no que vai dar.
Esperem o dólar dar uma abaixada e peguem um power tap, mesmo se for com fio que já ajuda muito. O fato de não ter o GPS é detalhe se o foco for treinar com potência.
Ano que vem vou andar muito com a crono, esse vai ser um dos objetivos meu. Quero melhorar bem neste fundamento que acho que dará fruto por aqui. Minha base pretendo fazer quase toda nela, vamos ver no que vai dar.
Esperem o dólar dar uma abaixada e peguem um power tap, mesmo se for com fio que já ajuda muito. O fato de não ter o GPS é detalhe se o foco for treinar com potência.
Nada, agora eu sou técnico especializado SRM também rsss. Trocar bateria e calibrar o bixo é tudo em casa mesmo, nada de depender dos gringos! Estou procurando um com fio mesmo, para a bike de crono está ótimo. Só precisa ser bcd 130 nas duas coroas e de preferencia eixo shimano. Logo logo aparece!
-
- Membro
Deus, pq eu fiz biologia?PH wrote:Nada, agora eu sou técnico especializado SRM também rsss

Não entendam ao pé da letra, mas realmente trocar baterias e calibrar o SRM é barbada. Eu mesmo sempre tive o conceito de que a manutenção do SRM era praticamente impossível, mas depois de pesquisar vi que é bem mais acessível do que aparenta. O único perrengue é que as baterias são soldadas e não é muito fácil de encontrar aqui na bananalandia, mas o ebay está ai para isso.
-
- Membro
E calibrar o PT paulo, digo aferirigual a Siris faz, se fizer vai ganhar uma grana, porque aqui ninguem faz mais, ao menos eu acho que não.PH wrote:Não entendam ao pé da letra, mas realmente trocar baterias e calibrar o SRM é barbada. Eu mesmo sempre tive o conceito de que a manutenção do SRM era praticamente impossível, mas depois de pesquisar vi que é bem mais acessível do que aparenta. O único perrengue é que as baterias são soldadas e não é muito fácil de encontrar aqui na bananalandia, mas o ebay está ai para isso.
"Calibrar" o medidor é na maioria das vezes corrigir o ângulo (slope) para correção da temperatura. Isso pq o SRM desvia pouco com a temperatura, ao contrário do Quarq por exemplo que corre pra todo lado. Mais do fazer fazer essa calibração do slope fica difícil sem um laboratório, mas não impossível. Com o pedivela travado você consegue calcular a saída para um determinado peso aplicado no pedivela. Se a massa que você está usando está bem aferida, o resultado calculado vai ser bom também. Compare o calculado e medido, estando dentro de uma tolerância mínima está ótimo... o problema é se não estiver, ai complica mesmo, só mandando para a fábrica. Mas isso é assim para todos.ftmonjardim wrote:E calibrar o PT paulo, digo aferirigual a Siris faz, se fizer vai ganhar uma grana, porque aqui ninguem faz mais, ao menos eu acho que não.PH wrote:Não entendam ao pé da letra, mas realmente trocar baterias e calibrar o SRM é barbada. Eu mesmo sempre tive o conceito de que a manutenção do SRM era praticamente impossível, mas depois de pesquisar vi que é bem mais acessível do que aparenta. O único perrengue é que as baterias são soldadas e não é muito fácil de encontrar aqui na bananalandia, mas o ebay está ai para isso.
Além disso o que da para fazer é comparar com os outros medidores que tenho (PT wired/wireless) etc.
-
- Membro
Não Paulo, perguntei sobre o powertap mesmo, vi que tem caso que ele precisa ser recalibrado pela Siris, voce faz isso tambem? Se fizer acredito que muita gente teria interesse, pois aqui no Brasil somente a Kona fazia esse servico e não faz mais.PH wrote:"Calibrar" o medidor é na maioria das vezes corrigir o ângulo (slope) para correção da temperatura. Isso pq o SRM desvia pouco com a temperatura, ao contrário do Quarq por exemplo que corre pra todo lado. Mais do fazer fazer essa calibração do slope fica difícil sem um laboratório, mas não impossível. Com o pedivela travado você consegue calcular a saída para um determinado peso aplicado no pedivela. Se a massa que você está usando está bem aferida, o resultado calculado vai ser bom também. Compare o calculado e medido, estando dentro de uma tolerância mínima está ótimo... o problema é se não estiver, ai complica mesmo, só mandando para a fábrica. Mas isso é assim para todos.ftmonjardim wrote:E calibrar o PT paulo, digo aferirigual a Siris faz, se fizer vai ganhar uma grana, porque aqui ninguem faz mais, ao menos eu acho que não.PH wrote:Não entendam ao pé da letra, mas realmente trocar baterias e calibrar o SRM é barbada. Eu mesmo sempre tive o conceito de que a manutenção do SRM era praticamente impossível, mas depois de pesquisar vi que é bem mais acessível do que aparenta. O único perrengue é que as baterias são soldadas e não é muito fácil de encontrar aqui na bananalandia, mas o ebay está ai para isso.
Além disso o que da para fazer é comparar com os outros medidores que tenho (PT wired/wireless) etc.
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Estou considerando comprar o PT, o que vocês me dizem desse par de rodas Hed Bastogne com PT Pro+ ?
http://www.ebay.com/itm/Hed-Bastogne-Po ... 1545387108" target="_blank
http://www.ebay.com/itm/Hed-Bastogne-Po ... 1545387108" target="_blank
-
- Membro
Baita oferta!!
Como vc achou esse item no Ebay? Eu coloquei "powertap hed" e não aparece!!! To dizendo q eu não sei fazer procura nesses sites... só pode!
Como vc achou esse item no Ebay? Eu coloquei "powertap hed" e não aparece!!! To dizendo q eu não sei fazer procura nesses sites... só pode!
-
- Membro
Meu endereço de entrega padrão no eBay está nos USA (serviço de redirecionamento), pode ser por isso. Tenta mudar o país de entrega para ver se os resultados de busca mudam.
-
- Membro
Tem muitos PT's em leilão também, acho que vou arriscar alguns lances. Exemplo: http://www.ebay.com/itm/CycleOps-PowerT ... 1664577187" target="_blank
Ah, é que li Siris e não entendi, na verdade é Saris! Mas a kona não fazia esse serviço, apenas repassava para a matriz.ftmonjardim wrote: Não Paulo, perguntei sobre o powertap mesmo, vi que tem caso que ele precisa ser recalibrado pela Siris, voce faz isso tambem? Se fizer acredito que muita gente teria interesse, pois aqui no Brasil somente a Kona fazia esse servico e não faz mais.
O Powertap é a mesma coisa praticamente, você zera a unidade para eliminar a influência dos fatores externos e manda bala.
"Recalibrar" um PT está mais para manutenção nos strain gauges, ou na parte eletrônica. Basicamente, ou ele te responde algo coerente ou não responde nada. A manutenção clássica da PT também é trocar a placa inteira na unidade por uma mais recente, então nem eles mesmo "arrumam" o problema.
Claro, daria para fazer o mesmo procedimento do PT, aplicar uma massa aferida no pedal e calcular o output. Vou testar isso quando tiver um tempo sobrando.
PH, porque vc não foi correr a Copa Vale Europeu?PH wrote:O meu ano em geral foi uma bost*. Quando não estava gordo e parado estava lesionado. Soma a isso o fato que corri pouco e ainda furei em duas corridas que eram minhas, e seguindo a lógica de Murphy quando você estiver no seu pior os adversários vão estar no melhor da vida, foi fod*.
Melhores do ano:
1min = 8.78 W/kg
5 min = 5.59 W/kg
20 min = 5.02 W/kg
60 min = 4,62 W/kg
Foi animal, e sem você correndo, o Marcio levou fácil.
A cronometragem me sacaneou nessa, na prova de circuito eles erraram a contagem de voltas, e botaram na minha frente dois caras que deram 1 volta à menos que eu!
Eu detonei os caras no circuito, na estrada, e na geral fiquei atras deles por causa dessa cag*da da federação, me deixaram com 9o, e era para eu ser 7o na classificação final.
Reclamei e nem fizeram nada

O seu power profile me deu uma certeza, com menos de 4.5w/kg não tem como andar com os ponteiros aqui no sul.
Nos meus 4.3 w/kg, mesmo andando com inteligencia, não dava pra responder os ataques dos Top 5 da master e elite nas subidas.
Esse ano tá acabando, agora é bola pra frente pra tentar ser mais competitivo ano que vem!