Serra do Rio do Rastro - informações?

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
edinho
Membro

Serra do Rio do Rastro - informações?

Post by edinho »

Prezados,

Estou planejando uma subida da Serra do Rio do Rastro pra breve.

Alguém já fez?
Alguém da região pra dar uma força com as informações?

Abs!
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Serra do Rio do Rastro - informações?

Post by elgleidson »

Tem uma prova que costuma ocorrer em Março e é noturna, se as luminárias estiverem arrumadas - este ano não foi noturna pois por conta de uma palhaçada com licitação da iluminação, que estava queimada em vários trechos, tiveram que alterar o horário e foi a tarde mesmo.

É cruel! Se tu pensa que a subida tá dura, já tá na tua marcha mais leve e ainda tá no asfalto, tenho pena de ti kkkkkkkkkkkk. A subida de verdade mesmo começa quando começa a parte de concreto. Dali pra frente são uns 5 km a 11% e não baixa disso! Só vai baixar lá em cima, quando estiver acabando.
Ah, e leve agasalho, corta vento, etc. A mudança de temperatura é bem grande lá de baixo pra lá em cima. É comum lá em baixo estar 30 graus e lá em cima chegar a 10 graus! Na deste ano, choveu, ventou. Foi cruel pra caramba com quem fez a prova. Tava de encarangar, como dizemos por aqui.

Se está planejando apenas subir, sem ser a prova, sugiro deixar o carro na polícia rodoviária lá em baixo e subir e depois descer pra pegar o carro. Mas se tiver alguém pra ir junto e levar o carro lá pra cima, melhor. Aí a pessoa pode ir apreciando a paisagem, tirando foto, etc. A descida é cruel, é de doer as mãos de tanto apertar os freios, pois não dá pra embalar. Se embalar, não faz as curvas, que são cotovelos mesmo! Então se planeja descer, eu não aconselho a usar rodas de carbono. Já soube de gente que detonou a roda por ter esquentado demais (roda Zipp, pra ter idéia!).
Aconselho a não ir nem no verão - pois é realmente muito quente lá - e nem no inverno - se pegar dias de frio mesmo, forma gelo na pista e aí quero ver subir! A melhor época é meia estação, pois é fresquinho e o tempo é firme, dá pra aproveitar bem a paisagem, que é muito linda! Mas se isso não for possível e for agora no verão, aconselho a começar a subir depois que estiver mais fresquinho e o sol já começa a fazer sombra na subida. Pois no verão pode ser realmente muito quente lá - no natal de 2012, quando subi a última vez lá, me inventei de começar as 16h e tava fazendo 40 graus. Desisti na metade da subida, assim que tinha chego no concreto, pois tava muito, muito quente e eu já tava sem água. No dia seguinte eu comecei a subir era pouco depois das 18h e aí fui até o final.
Gili
Membro

Post by Gili »

Acho que o Edinho conseguiu o que queria kkkk show elgleidson!!!
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Se eu largar mão de vagabundagem e treinar, ano que vem vou lá com 76kg subir esse trem.
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Eu fui de 39x25 e me fuuuuu. Leve uma marcha suficientemente leve para momentos de extremo desespero rss.
Image
alex_cm
Membro
Nome Verdadeiro:: Alex Mendonca

Post by alex_cm »

Puxa... este treino também queria fazer... deve ser top :conta1

preciso saber se estou no preparo para encarar 12 k de escalada...rs, acredito que 39/28 possa subir... :voec2
Alex Mendonça
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Também é uma serra que tenho muita vontade de subir. Vou ver se junto uns pontos no cartão e troco por milhas, aí já fica mais fácil por o plano em prática! :)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

elgleidson wrote:Tem uma prova que costuma ocorrer em Março e é noturna, se as luminárias estiverem arrumadas - este ano não foi noturna pois por conta de uma palhaçada com licitação da iluminação, que estava queimada em vários trechos, tiveram que alterar o horário e foi a tarde mesmo.

É cruel! Se tu pensa que a subida tá dura, já tá na tua marcha mais leve e ainda tá no asfalto, tenho pena de ti kkkkkkkkkkkk. A subida de verdade mesmo começa quando começa a parte de concreto. Dali pra frente são uns 5 km a 11% e não baixa disso! Só vai baixar lá em cima, quando estiver acabando.
Ah, e leve agasalho, corta vento, etc. A mudança de temperatura é bem grande lá de baixo pra lá em cima. É comum lá em baixo estar 30 graus e lá em cima chegar a 10 graus! Na deste ano, choveu, ventou. Foi cruel pra caramba com quem fez a prova. Tava de encarangar, como dizemos por aqui.

Se está planejando apenas subir, sem ser a prova, sugiro deixar o carro na polícia rodoviária lá em baixo e subir e depois descer pra pegar o carro. Mas se tiver alguém pra ir junto e levar o carro lá pra cima, melhor. Aí a pessoa pode ir apreciando a paisagem, tirando foto, etc. A descida é cruel, é de doer as mãos de tanto apertar os freios, pois não dá pra embalar. Se embalar, não faz as curvas, que são cotovelos mesmo! Então se planeja descer, eu não aconselho a usar rodas de carbono. Já soube de gente que detonou a roda por ter esquentado demais (roda Zipp, pra ter idéia!).
Aconselho a não ir nem no verão - pois é realmente muito quente lá - e nem no inverno - se pegar dias de frio mesmo, forma gelo na pista e aí quero ver subir! A melhor época é meia estação, pois é fresquinho e o tempo é firme, dá pra aproveitar bem a paisagem, que é muito linda! Mas se isso não for possível e for agora no verão, aconselho a começar a subir depois que estiver mais fresquinho e o sol já começa a fazer sombra na subida. Pois no verão pode ser realmente muito quente lá - no natal de 2012, quando subi a última vez lá, me inventei de começar as 16h e tava fazendo 40 graus. Desisti na metade da subida, assim que tinha chego no concreto, pois tava muito, muito quente e eu já tava sem água. No dia seguinte eu comecei a subir era pouco depois das 18h e aí fui até o final.

Resumindo: Arruma outro lugar pra pedalar!

:wigo2
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
PH
Membro

Post by PH »

alex_cm wrote:Puxa... este treino também queria fazer... deve ser top :conta1

preciso saber se estou no preparo para encarar 12 k de escalada...rs, acredito que 39/28 possa subir... :voec2

Subir, sobe até com 39x23, se conseguir pedalar com cadências de 20, 30 rpm rss. Quem sobe nas cabeças vai com pedivela compacto ou relação bem curta mesmo, 39x30 - 39x32, 34x28 e por ai vai.
Image
edinho
Membro

Post by edinho »

Poxa, obrigado pelas respostas!

Li bastante a respeito do local, mas não tem como: só indo pra ver como é...

Pretendo subir de 34x27, a relação que uso no dia a dia. Acredito que dê. Mais que isso e precisaria trocar o câmbio traseiro por um long cage e o cassete por um de 30 ou 32.

Estou muito preocupado com a questão do clima, porque hoje está com 23º nas cidades do pé da serra, e 13º em uma estação metereológica particular no alto da serra. Isso pode dificultar um pouco os planos. O que vocês levariam de agasalho pro frio? Corta-vento dobrado e manguitos no bolso de trás?

Abusando da experiência de quem já foi: pretendemos ficar em Orleans, a 10km do pé da serra mais ou menos. E lá em cima? Vale esticar o pedal até Bom Jardim da Serra pra conhecer, comer, descansar e depois voltar?

Obrigado!
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Abusando do tópico do Edinho mais um pouco... Como é o transito lá na serra em dias normais? Passa muito carro/caminhão ou é tranquilo para subir?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

PH wrote:Subir, sobe até com 39x23, se conseguir pedalar com cadências de 20, 30 rpm rss. Quem sobe nas cabeças vai com pedivela compacto ou relação bem curta mesmo, 39x30 - 39x32, 34x28 e por ai vai.
Quem sobe nas cabeças sobe forte pra caramba aquilo. Fico de cara!

Uma vez eu subi lá, bem no início, quando recém comecei a gostar de ciclismo, e teve trecho de eu estar pedalando a 40, 50 rpm, a 6 km/h :voec2
Hoje em dia já não faço mais isso, consigo manter um passo melhor, mas lá é cruel com quem acha que é macho (burro) pra ir com relação pequena.

O ruim de lá é o concreto - além, óbvio, da inclinação e extensão. Parece que a roda gruda nele, não anda, não rende. É foda demais! Mas é bom demais também, depois que chega lá em cima no mirante e olha pra baixo e vê que tu subiu tudo aquilo. É uma sensação muito gostosa!
edinho wrote:Poxa, obrigado pelas respostas!

Li bastante a respeito do local, mas não tem como: só indo pra ver como é...

Pretendo subir de 34x27, a relação que uso no dia a dia. Acredito que dê. Mais que isso e precisaria trocar o câmbio traseiro por um long cage e o cassete por um de 30 ou 32.

Estou muito preocupado com a questão do clima, porque hoje está com 23º nas cidades do pé da serra, e 13º em uma estação metereológica particular no alto da serra. Isso pode dificultar um pouco os planos. O que vocês levariam de agasalho pro frio? Corta-vento dobrado e manguitos no bolso de trás?

Abusando da experiência de quem já foi: pretendemos ficar em Orleans, a 10km do pé da serra mais ou menos. E lá em cima? Vale esticar o pedal até Bom Jardim da Serra pra conhecer, comer, descansar e depois voltar?

Obrigado!
Cara, se tu tá pedalando regularmente, 34x27 dá sim. Mas não use a 27 antes do concreto, senão tu vai chorar quando começar o concreto e não ter mais pra onde correr hahahahahaha. Brincadeira, se tiver que usar, use. Não vale torrar as pernas antes de começar o concreto. Depois que tu subir tu vai entender porque falo tanto no concreto.

O clima não é tão absurdo, mas como falei, no verãozão (dez, jan) costuma fazer 40 graus pela região. Lá em cima já é mais fresquinho e chega a ser frio, dependendo do dia. Eu exagerei um pouco na diferença de temperatura, mas o que tu notou é coisa bem normal mesmo: 10, 12 graus de diferença entre base e topo.

Se estiver fazendo calor, leve um corta vento, manguito nos bolsos da camisa. O problema do frio lá em cima é vento + ar gelado da Serra. Então se tiver um corta vento e manguito, pernito, fica de boa. 15 graus não é tão frio assim (assumindo que no dia vai estar fazendo uns 30 lá em baixo).

Cara, Bom Jardim da Serra não tem nada! Parece aquelas cidades abandonadas. O pessoal que vai até lá quando tá pra nevar, acaba ficando dentro dos carros, pois não tem estrutura nenhuma na cidade (acho que algum hotelzinho bem fulero, mais nada). Se for esticar, mais vale ir até São Joaquim ou Urubici, preferindo a última pois tem lugares bonitos pra visitar e tu já pode arriscar a subir o Morro da Igreja também hehehehe. Ou suba de carro e aproveite o visual - se estiver fazendo um tempo limpo, é lindo demais lá em cima. Dá quase pra ver o mar - acho que com um binóculo bom o cara vê mesmo.
marcoaleite wrote:Abusando do tópico do Edinho mais um pouco... Como é o transito lá na serra em dias normais? Passa muito carro/caminhão ou é tranquilo para subir?
É tranquilo e o movimento que tem, é bem lento, tanto pra subir quanto pra descer, devido a inclinação da Serra. Mas é melhor se manter do lado direito da via mesmo e ficar ligado próximo aos cotovelos, pois tem caminhão/ônibus que abre bastante pra poder fazer a curva, invadindo a outra pista. Mas é tranquilo, pois fazem isso bem devagar, pois não dá pra fazer rápido senão vai enfrentar alguma centenas de metros de queda hahahahahaha.
edinho
Membro

Post by edinho »

Elgleidson e demais, obrigado pelas informações!

Serão muito importantes no planejamento.

Abs!
PH
Membro

Post by PH »

Em Bom Jardim da Serra sempre ficamos na pousada Morada dos Pinheiros, que é excelente pelo preço cobrado. Tem uma pizzaria muito boa perto da pousada, do resto acho que não tem nada mesmo rss
Image
Lucinar
Membro
Nome Verdadeiro:: Lucinar Flores

Post by Lucinar »

Dia 08/03/15 terá o 5 desafio da Serra do Rio do Rastro.
Pretendo ir com uma van do pessoal aqui do Extremo Oeste do PR. Mais pra conhecer do que realmente competir, pois a grande maioria nunca subiu algo parecido. Aqui as " serrinhas" têm no máximo 4km com média de 7% de inclinação e alguns pequenos trechos com elevação acima de 15%. Agora só se programar.
Pessoal que já participou do desafio podes contribuir com as informações.
Até
http://app.strava.com/athletes/1154476" onclick="window.open(this.href);return false;
https://twitter.com/prof_lucinar" onclick="window.open(this.href);return false;
Image
Lucinar
Membro
Nome Verdadeiro:: Lucinar Flores

Post by Lucinar »

Dia 08/03/15 terá o 5 desafio da Serra do Rio do Rastro.
Pretendo ir com uma van do pessoal aqui do Extremo Oeste do PR. Mais pra conhecer do que realmente competir, pois a grande maioria nunca subiu algo parecido. Aqui as " serrinhas" têm no máximo 4km com média de 7% de inclinação e alguns pequenos trechos com elevação acima de 15%. Agora só se programar.
Até
http://app.strava.com/athletes/1154476" onclick="window.open(this.href);return false;
https://twitter.com/prof_lucinar" onclick="window.open(this.href);return false;
Image
PH
Membro

Post by PH »

Lucinar wrote:Dia 08/03/15 terá o 5 desafio da Serra do Rio do Rastro.
Até

Reserve a pousada/hotel o quanto antes, costuma ficar sem opções rapidinho. Acho que opções mesmo de hotel só em Orleans, em Lauro Mueller desconheço, e em Bom jardim da Serra tem algumas pousadas.

Se for ficar em Bom Jardim da Serra, se programe bem com a logistica. Vai ter que descer de onibus da organização ou mandar a Van para baixo da serra. Se for esse o caso, vai ter que esperar algumas horas para poder subir, então é bom ter algo lá por cima também (agasalhos etc).
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

No Blog do Max tinha um relato bem detalhado, mas as postagens antigas não estão aparecendo mais.

http://maxkonabikes.blogspot.com.br/" target="_blank

De repente se pedir por email ele te passa o texto.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Filipe C
Membro
Nome Verdadeiro:: Filipe Cargnelutti

Post by Filipe C »

Tô morando em Criciúma (60km de Lauro Muller) há pouco e a única vez que subi a serra foi há uns 15 anos de carona com meus pais, de carro, com uns 7 anos na cara e vomitando :voec2 :vos2 :basso1 Ou seja, lembro de nada...

É tranquilo subir lá sozinho? Me borro de medo de lugar sem acostamento. Imagino que a galera ande devagar de carro por lá, mas deve ser apertado... Sei lá. Alguma contraindicação a ir sozinho? Penso até mesmo em algum dia de semana de tarde ou algum sábado ou domingo pela manhã
Storopoli
Membro
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo

Post by Storopoli »

A única contraindicação que dou é que se frangear na Serra tem que jogar a sua camisa da foto do perfil do Strava fora.
Honra a camisa.
Filipe C
Membro

Post by Filipe C »

Storopoli wrote:A única contraindicação que dou é que se frangear na Serra tem que jogar a sua camisa da foto do perfil do Strava fora.
Honra a camisa.

hahahahaha imagina o vexame! :basso1
Já que é assim, vou até esperar mais um mês pra ir pra lá, tô fraquinho ainda.. kkk Fiquei 3 meses parado, mês passado pedalei 300km e nesse mês ao que tudo indica vou chegar perto dos 700km.. Certo que vou franguear kkk :voec2
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Storopoli wrote:A única contraindicação que dou é que se frangear na Serra tem que jogar a sua camisa da foto do perfil do Strava fora.
Honra a camisa.
O Storo é um ser bruto, sem coração.
:cipo2
دفاعا عن فلسطين
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

Se o cara usa uma camisa exclusiva à campeões ele deve no mínimo estar apto e disposto a sofrer como um campeão.
Não estou pedindo para ele subir aquela porra mais rápido que o ProTour, mas que ele suba com sangue nos olhos mesmo que seja 5km/h.
O que vale é a intenção.
Outro dia no Tira Saia eu vi um cara com a camisa de bolinhas subindo numa tranquilidade..... Cheguei bem do lado e dei um berro na orelha do sujeito "HONRA A CAMISA!" e ataquei!

Como disse Greg Lemond: "It never gets easy, you just go faster!"
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Vish... esse cara aí subindo na moleza poderia ser eu! :D Aonde é que eu encontro aquelas camisas antigonas do Tour na época ainda em que se usava a camisa negra para o último colocado? Se alguém aí tiver, eu compro... aí poderei dizer que estou honrando a camisa, porque eu sou fracote feito um frango magro!
Partindo desse princípio, vou ter que guardar minha camiseta do Coríntia e usar uma do Botafogo! :D
Ainda bem que eu só pedalo com a camiseta do Pelote, senão eu ia levar bronca sua, hein, mano! Brincadeira...
دفاعا عن فلسطين
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Falou que o Pelote é equipe do fundão, agora se complicou.

Eu bania...
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

O dia que você me ver chegando no pedal com a minha camisa de campeão belga (Flahute) se prepara.
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Marcelo Marino wrote:Falou que o Pelote é equipe do fundão, agora se complicou.

Eu bania...
Putz... agora ferrou! :lol: Não tem mais volta, não tenho argumentos para me redimir!
:D
Storopoli wrote:O dia que você me ver chegando no pedal com a minha camisa de campeão belga (Flahute) se prepara.
Preparo-me nada! No dia em que você chegar vestido assim eu te dou um abraço e digo "vá na paz, mano, a gente se vê no próximo treino". Mas se prepare, pois se você furar vai precisar do McGyver aqui! :D
:cipo2
دفاعا عن فلسطين
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Filipe C wrote:
Honra a camisa.

hahahahaha imagina o vexame! :basso1
Já que é assim, vou até esperar mais um mês pra ir pra lá, tô fraquinho ainda.. kkk Fiquei 3 meses parado, mês passado pedalei 300km e nesse mês ao que tudo indica vou chegar perto dos 700km.. Certo que vou franguear kkk :voec2
Não, nenhuma restrição a subir sozinho. É MUITO tranquilo. A única exceção é ficar atento na curvas quanto tiver ônibus ou caminhão. Alguns precisam manobrar pra conseguirem fazer a curva e aí não sobra espaço pra ninguém. Mas eles vão devagar, até porque não tem como ir rápido, seja subindo ou descendo hahahahahaha.
Filipe C
Membro

Post by Filipe C »

Valeu Egleidson, em breve me aventuro por lá!

Por curiosidade, você mora aqui em SC?

Abraço!
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Filipe C wrote:Valeu Egleidson, em breve me aventuro por lá!

Por curiosidade, você mora aqui em SC?

Abraço!
Assim como o Gleidson, tbm moro em Floripa, mas sou de Criciúma. Te add no Strava ^^
Post Reply