RODAS!

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Tiger
Membro

Re: RODAS!

Post by Tiger »

Masuk wrote:Usei as RS-80 CL 24 e agora tenho uma traseira Dura ace 9000 CL 24.. são rodas macias... elas absorvem as irregularidades.. gostei muito pra usar em Audax embalam bem nas descidas.... pra fazer longas distancias eu prefiro essas shimano.. judiam menos da gente que as Mavic Kysirium SL .. essas são mais duras, rigidas.. mas aqueles raios enormes achatados são ruins em dias de vento ..
Tenho um par de Sram S60.. não são leves tem a banda de frenagem em aluminio(prefiro assim pq posso trocar de rodas sem trocar as sapatas)...engraçado é que fazer subida com elas não dá tanta diferença ... comprei um freehub campagnolo .. e preciso comprar um cassete de 11 pra ver se dá certo .
gtavares wrote:Eu estou BEM contente com as Zondas (Campy). São relativamente leve (na casa dos 1.5kg), são bem reativas, rígidas porém confortáveis.
Alguém me explica uma coisa: o que é uma roda confortável? A tarefa de absorver irregularidades do piso não deveria ser responsabilidade apenas do pneu (levando em conta apenas conjunto rodas/pneus)?

Não tenho experiência de muitos modelos de rodas, e meu pensamento talvez seja muito simplista, mas penso que uma roda boa deve ter o máximo de rigidez, com menor peso, menor atrito (cubos) e boa aerodinâmica, não vejo como ela pode ser confortável. Alguém?
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

A roda também é responsável por deixar passar/diminuir o impacto vindo do chão.

Depende de alguns fatores, altura do aro, número de raios, tipo de enraiação, mas principalmente da largura do aro.
Um aro mais largo faz com que o pneu fique mais largo também e pneus mais largos são mais confortáveis.

Sem dúvida as Shimano são confortáveis, assim como as Fulcrum/Campagnolo. Todas se não me engano tem 15 mm de largura, quando o "padrão" é 13mm.

A tendência é encontrar cada vez mais aros mais largos que isso ainda, mas desse jeito a gente chegaria em um aro de MTB (exagerando). Dizem que é mais aerodinâmico e que pneus mais largos rolam melhor. Eu ainda não acredito nisso, então acho que deve ter uma largura ótima que junte os benefícios de um aro mais estreito com as de um aro mais largo.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Masuk
Membro
Nome Verdadeiro:: roberto

Post by Masuk »

Partindo do principio que eu use (e eu uso) os mesmos pneus(michelin race pro endurance 700 x 23 ).. que eu use a mesma pressão (100) ..que para meu peso é o suficiente pra rodar bem e não causar snake bites nos buracos ou taruguinhos e não deixa a bike quicando nas irregularidades da pista..nas duas rodas..e a mesma bike.. e o mesmo local de treino
Os raios da Mavic Kyrsium elite são de aluminio Zycral.. são grandes e achatados.. na frente o raiamento é radial ... deixando o conjunto mais rigido priorizando leveza tb... mas ao final de 200km... vc sente os braços mais cansados..
Os raios das RS-80 e dura ace são de inox.. e são muito mais finos(são aero tb).. os aros tem uma casquinha de carbono... eu sinto torcer mais qdo subo de pé.. na dianteira.. e na traseira ela dá uma certa flexão...mas vc não sente cada rachadura no asfalto.. na primeira vez que usei achei que o pneu estava mais murcho..mas não estava.. mas no final dos 200km.. os braços..ombros estavão mais inteiros....
A principal difrerença são os raios.. o material e a forma deles...
Tiger
Membro

Post by Tiger »

Mas aí que está o ponto: sim a roda pode ser confortável, mas em detrimento ao desempenho, vejam:

1 - A teoria da largura do aro faz sentido, mas comparando com a de aro mais fino (com tecnologia equivalente), essa roda será mais pesada, logo perderá rendimento.

2 - Sobre a largura, comprimento e material dos raios: sim com certeza eles podem absorver parte do impacto, mas ao fazerem isso as rodas geram mais flexão, logo também perderá rendimento.

Então volto a questão do meu pensamento simplista, expresso de outra forma: o conforto que uma roda pode proporcionar não está diretamente ligado a perda de desempenho dela? Ou: Uma roda com bom desempenho não deve ser extremamente dura, a ponto de não considerarmos o fator conforto na hora de escolher a roda?
Masuk
Membro
Nome Verdadeiro:: roberto

Post by Masuk »

Ai depende do tipo de desempenho que vc procura.. quer fazer provas de subida , de endurance, de contra relogio , ou Triatlhon...tem variáveis diferentes.. Aerodinãmica X peso (o uso de uma roda aero ou uma de perfil baixo).. Peso x resistencia (uso de materiais mais leves mas que não são tão resistentes ou eficientes.. aros de carbono(e até mesmo raios) na chuva ou em pisos mistos)
O uso de aros cada vez mais largos e pneus mais largos... pra mim não vair ser tão útil pq meus quadros não me possibilitam isso.. por causa da largura limitada nos chainstays... estão fazendo aros mais largos e mais leves eliminando o aluminio e fazendo aros full carbon(carbon clincher)
mas os pneus mais largos.. como vão ficar mais leves?... será que tem maneiras de construir a carcaça tão mais leve assim... tirando a câmara de ar(tubeless) ou em detrimento da vida util(tirando borracha)...?
Minha experiência é empírica..minhas opniões são limitadas pois eu falo sobre as rodas que tenho e uso.... para mim o uso é voltado a endurance
Quem quiser experimentar rodar numa kysrium SL, nas shimano ou nas Sram.. é só marcar.. o Orlando Neto rodou com minhas S60... é só ter a bike compatível .. que não tem problema...
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Aros mais largos aumentam o peso, mas aumentam a rigidez também. Sem falar que como tem mais inércia lateral é possível usar menos material para ter a mesma rigidez, aí o peso fica o mesmo.

A tecnologia avançou o suficiente para ter uma roda confortável, leve e rígida. Não vejo minha Fulcrum sendo menos confortável que a Shimano que tive, mas é mais leve e mais rígida.

De qualquer forma nunca se terá tudo em uma roda. É necessário avaliar o uso que se vai fazer. A proposta das Fulcrum/Campagnolo/Mavic tops de alumínio é ser uma roda "multiuso", e são, mas não vão conseguir reunir tudo de melhor em todos os quesitos.

Sempre vou citar o Boonen quando surge o assunto. Nas provas de pavé ele sempre deixava de usar tudo que existe de mais top em rodas de carbono que o seu patrocinador dava para usar uma roda de 36 raios e perfil baixo de alumínio. Nessas ocasiões o conforto contava mais para ele.

Image
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
alex_cm
Membro
Nome Verdadeiro:: Alex Mendonca

Post by alex_cm »

Olá Galera!

como achei este tópico na busca de informações quem puder dar uma opinião valeu!

Tenho um conjunto básico hoje, (Shimano R500) e como uso diariamente minha bike gostaria de adquirir rodas reservas para final de semana e treinos.
Estou pensando em pegar um conjunto rodas da Mavic Ksyrium Equipe S - pela experiência de vocês já é um upgrade?

minha intenção é usar um conjunto básico na semana e um outro no final de semana... até ter uma 2º bike. :horn1

Abço,
Alex Mendonça
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Alex, gastando o mesmo preço, já que tens rodas R500, que são simples, porém confiáveis para treinos, não pensa em pegar um par de carbono? Já rodei uns 500-800 km com as china novas, e gostei muito. Acho que são leves apesar de serem aerodinâmicas (60mm), bem rígidas (ou seja, não sinto que há torções) e relativamente confortáveis. Custam $416 mais $89 de frete.
Mas se sua intenção não é pegar rodas fora, nem tem confiança nas China DengFu (seja lá por qual motivo), acho que Ksyrium já é ao menos um patamar acima das R500, que é a de entrada básica das Shimano. Tudo isso depende de quanto você poderá gastar e de qual será exatamente seu objetivo em adquiri-las.
Se lhe interessa a primeira opção:
http://dengfubikes.com/" target="_blank
دفاعا عن فلسطين
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Ksyrium Equipe somente se for 2013 ou 2014 em diante. Se não parta para uma Ksyrium Elite, estas são rodas leves em alu e com um desempenho bacana para pedais especiais e provinhas em final de semana. São mais caras que a Equipe, mas dependendo da ocasião podem valer a pena.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Conselho é esperar o mercado definir o patamar do dolar.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

[OFF TOPIC]
Como eu ganho em dólar, e recebo meu salário nesta semana, devo ser um dos poucos feliz com essa alta maluca. Mas nem isso compensa a frustração geral com o cenário político e econômico daqui pra frente. Vambora pedalar galera, porque pensar nisso dá azia.
[/OFF TOPIC]

Roma, estou pensando seriamente em comprar um par dessas DengFu para treinar no plano. Adoro minhas Ksyrium SL, são leves e à prova de buracos (com um gordo de 93kg em cima), nunca nem precisaram ser alinhadas, mas sinto que torcem um pouco quando boto mais força nos pedais. Essas chinocas de carbono parecem ter uma ótima relação custo-benefício.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
alex_cm
Membro

Post by alex_cm »

romanetto wrote:Alex, gastando o mesmo preço, já que tens rodas R500, que são simples, porém confiáveis para treinos, não pensa em pegar um par de carbono? Já rodei uns 500-800 km com as china novas, e gostei muito. Acho que são leves apesar de serem aerodinâmicas (60mm), bem rígidas (ou seja, não sinto que há torções) e relativamente confortáveis. Custam $416 mais $89 de frete.
Mas se sua intenção não é pegar rodas fora, nem tem confiança nas China DengFu (seja lá por qual motivo), acho que Ksyrium já é ao menos um patamar acima das R500, que é a de entrada básica das Shimano. Tudo isso depende de quanto você poderá gastar e de qual será exatamente seu objetivo em adquiri-las.
Roma, sobre as rodas de carbono pensarei a respeito... :conta1
Alex Mendonça
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Fiz uma porrada de compra hoje. Sempre que eu faço compras grandes, o dólar dispara. Em 2008 realizei minha maior compra, e o dólar foi de 1,82 para 2,61! Eu acho até que o dólar se movimenta de acordo com meus gastos internacionais! :D
Mas a realidade é o mercado de investidores transnacionais que viam a coisa fluir sem freios com Aécio, se manifestando sobre os resultados da urna. Mas a coisa será controlada em poucos dias. Ou não!

Raul, eu estou gostando, cara. Porque estou sem câmaras para a roda da frente, estou usando apenas a roda traseira, mas até agora, só elogios. São uns 500-700 km, sei lá... por aí, e estou feliz. :D
Quanto a bike China, sei que não é o tópico, mas já posso dizer depois destes 3-4 mil km em três meses, que está aprovada. Leve, rígida como deve ser, e confortável. Até agora me parece resistente diante dos buracos que peguei!
:rigo1
دفاعا عن فلسطين
alex_cm
Membro

Post by alex_cm »

marcoaleite wrote:Ksyrium Equipe somente se for 2013 ou 2014 em diante. Se não parta para uma Ksyrium Elite, estas são rodas leves em alu e com um desempenho bacana para pedais especiais e provinhas em final de semana. São mais caras que a Equipe, mas dependendo da ocasião podem valer a pena.
Marco, legal! Analisando no site da Mavic realmente a linha Elite apesar do investimento ser um pouco melhor ... ganho no conjunto e peso. valew pela dica! :jan1
Alex Mendonça
romanetto
Membro

Post by romanetto »

alex_cm wrote:
romanetto wrote:Alex, gastando o mesmo preço, já que tens rodas R500, que são simples, porém confiáveis para treinos, não pensa em pegar um par de carbono? Já rodei uns 500-800 km com as china novas, e gostei muito. Acho que são leves apesar de serem aerodinâmicas (60mm), bem rígidas (ou seja, não sinto que há torções) e relativamente confortáveis. Custam $416 mais $89 de frete.
Roma, sobre as rodas de carbono pensarei a respeito... :conta1

Não quer comprar lá fora pela instabilidade da moeda e pela demora na alfândega e pela desconfiança nos China e tal, tem as VZAN Concept Carbon 58mm, por 900 a dianteira e 1500 a traseira. Mais ou menos isso. Veja direto no site dos caras. Eu vi vários caras dizendo coisas boas dessas rodas quando conversei com eles na Volta da República. Inclusive eu já vi o Chamorro com um par destes.
دفاعا عن فلسطين
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Aí está a roda dianteira alu/carbon que peguei na Farsport! Chegaram segunda, porém só peguei na sexta e coloquei na road para testá-la. O aro traseiro está para montar o cubo PT, estando tudo ok eu posto montado na TT como ficou.

Image

Agora eu falo hein, é coisa do mal andar com uma roda deste tamanho na frente! kkkkk A bike embala muito e em descida se descer pedalando a coisa descamba! Hoje saí e andei com vento cruzado todo o trajeto e gostei do comportamento da bike, estou pensando até em correr o granfondo com este setup.
A dianteira é 60 mm e largura 23 mm. Pesou 726 gr livre e montada com um Rubino Pro 3 na frente pesou 1220 gr. O aro traseiro pesou 857 gr, vamos ver tudo montado quando que vai dar.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

phpBB [media]

flavio, te dedico....
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
romanetto
Membro

Post by romanetto »

marcoaleite wrote:Aí está a roda dianteira alu/carbon que peguei na Farsport! Chegaram segunda, porém só peguei na sexta e coloquei na road para testá-la. O aro traseiro está para montar o cubo PT, estando tudo ok eu posto montado na TT como ficou.

[ Imagem ]

Agora eu falo hein, é coisa do mal andar com uma roda deste tamanho na frente! kkkkk A bike embala muito e em descida se descer pedalando a coisa descamba! Hoje saí e andei com vento cruzado todo o trajeto e gostei do comportamento da bike, estou pensando até em correr o granfondo com este setup.
A dianteira é 60 mm e largura 23 mm. Pesou 726 gr livre e montada com um Rubino Pro 3 na frente pesou 1220 gr. O aro traseiro pesou 857 gr, vamos ver tudo montado quando que vai dar.

Fizemos no sábado a Volta do Oito de Campo Limpo e até peguei um KOM numa descida de 5,9km. :lol: Na subida eu sofro demais com os caras que pesam 50kg!, mas quero ver me segurar na descida... nem o japonês! :D
دفاعا عن فلسطين
romanetto
Membro

Post by romanetto »

joaojuliomello wrote:
phpBB [media]

flavio, te dedico....
Você dedicou pelas rodas ou pela música absolutamente machista? "Em mulher não se pode confiar, ô bicho que muda de sotaque e de pensamento, de acordo com seus interesses" :lol:
دفاعا عن فلسطين
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Coisa linda esse video.

Esse véio aí deve ter montado as primeiras Ghibli nos anos 80 e continua até hoje. :lol:

Se bobear, só ele que monta essas rodas.
Dag Hammarskjöld
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Marcelo Marino wrote:Coisa linda esse video.

Esse véio aí deve ter montado as primeiras Ghibli nos anos 80 e continua até hoje. :lol:

Um trabalho artesanal, eu diria até que é um trabalho artístico.
دفاعا عن فلسطين
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

pela roda... eu não falo italiano... e vc não perde a piada né...roma, eu e vc temos de fazer ciclismo de pista, não da pra competir com esse pessoal chassi de grilo não.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
romanetto
Membro

Post by romanetto »

joaojuliomello wrote:pela roda... eu não falo italiano... e vc não perde a piada né...roma, eu e vc temos de fazer ciclismo de pista, não da pra competir com esse pessoal chassi de grilo não.
Eu sempre achei que me daria bem na pista, mesmo!
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

romanetto wrote:
Marcelo Marino wrote:Coisa linda esse video.

Um trabalho artesanal, eu diria até que é um trabalho artístico.
O marketing da Campagnolo dá de mil a zero na maioria das outras empresas.
Esse toque de produto artesanal é muito legal, parece que cada roda foi especialmente feito para voce,estilo a propaganda do panetone Bauducco. Porém sabemos que nesse ritmo de produção, teríamos 100 rodas feitas por ano e só numa loja que fui nos Estados Unidos, tinha umas 50 rodas campagnolo penduradas a venda, imagino na Europa.

uma foto da sessão de rodas da fábrica da campagnolo
Image

retirada deste site.
http://tillquist.dk/campagnolo-the-full-story/" target="_blank

olha que legal essas fotos da fábrica.
http://velonews.competitor.com/2013/05/ ... aly_286806" target="_blank
Incrivelmente a Campagnolo foi na contramão de grandes marcas e não abriu fábrica na China, abriu uma segunda fábrica na Romênia, acredito para diminuir custos trabalhistas, pois a mão de obra Romena deve ser mais barata.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

É princípio deles, manter a qualidade e mostram isso.

Vale para qualquer tipo de produto italiano. Seja um pacote de macarrão ou uma Ferrari, a fabricação artesanal é muito valorizada por eles e pode acreditar que é feita dessa forma.

Os relógios suíços são montados um a um também e com certeza existem mais relógios Tissot do que rodas Campagnolo no mundo.

Pode acreditar que a estrutura é relativamente pequena. A De Rosa tem 25 funcionários e faz bicicletas vendidas no mundo inteiro. Sendo que existe 1 única pessoa para fazer os quadros de titânio.

A mentalidade deles é sempre essa, seja em qual ramo for, ser eficiente com um número reduzido de pessoas.

O video mostra a fabricação da Ghibli, que com certeza deve ser a roda com menor produção deles. Totalmente possível de ser feita por uma única pessoa. A da foto é a Bullet e é feita manualmente também, uma a uma, só tem mais pessoas fazendo. Claro que com o auxílio de máquinas, mas não é uma linha de produção, onde cada pessoa aperta um parafuso.

Na descrição do video fala no Senhor Ghibli, provavelmente foi ele que desenvolveu essa roda aí, e deram o sobrenome dele para roda.
Dag Hammarskjöld
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Acho isso lindo. Não obstante, se colocarmos no Youtube vemos os chineses proceder da mesma forma, uma vez que a produção do carbono é algo ainda um tanto artesanal.
Na realidade, o que me impressiona mais são as tecnologias, a engenharia de produção, a pesquisa científica sobre o produto a ser lançado.

A questão da automação industrial ou produção artesanal é um detalhe de saudosismo ou até de luxo. Pois, sem dúvida, a mão humana erra mais que uma máquina pré-programada para realizar a tarefa. A linha amarela do metrô, Marino, que pegamos muitas vezes, é operada por um maquinário a distância (não tem maquinista no trem, repare) e a chance de erro é ainda menor que a das outras linhas operadas pelo Metrô (a linha amarela é concessionada pela ViaQuatro e não pela Cia do Metrô).

A questão é que se tem a sensação de que não é um produto feito em escala industrial, mas que é um produto artesanal, artístico, algo até exclusivo. O que ocorre com a Ferrari, p.ex., e com outras marcas de luxo. No entanto, a ideia de que o toyotismo não chegou na produção de bicicleta é apenas um fetiche de ilusão. Para nosso gosto apaixonado, vale a pena acreditarmos nisso. Do ponto de vista da produção sociometabólica do capital, não faz o menor sentido, é uma piada pífia.
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:É princípio deles, manter a qualidade e mostram isso.

Vale para qualquer tipo de produto italiano. Seja um pacote de macarrão ou uma Ferrari, a fabricação artesanal é muito valorizada por eles e pode acreditar que é feita dessa forma.

Os relógios suíços são montados um a um também e com certeza existem mais relógios Tissot do que rodas Campagnolo no mundo.

Pode acreditar que a estrutura é relativamente pequena. A De Rosa tem 25 funcionários e faz bicicletas vendidas no mundo inteiro. Sendo que existe 1 única pessoa para fazer os quadros de titânio.

A mentalidade deles é sempre essa, seja em qual ramo for, ser eficiente com um número reduzido de pessoas.

O video mostra a fabricação da Ghibli, que com certeza deve ser a roda com menor produção deles. Totalmente possível de ser feita por uma única pessoa. A da foto é a Bullet e é feita manualmente também, uma a uma, só tem mais pessoas fazendo. Claro que com o auxílio de máquinas, mas não é uma linha de produção, onde cada pessoa aperta um parafuso.

Na descrição do video fala no Senhor Ghibli, provavelmente foi ele que desenvolveu essa roda aí, e deram o sobrenome dele para roda.
a Harley Davidson parte desse princípio também, o marketing deles é baseado nisso, que cada moto é feita especialmente para seu dono, algo menos "FRIO".
a PARLEE também é assim, por isso que é CARO PRA CACETE TAMBÉM.
http://www.parleecycles.com/ourprocess/" target="_blank
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Então vou aproveitar pra "bragguear" (brag aportuguesado. Marino pira! =D) um pouco. Parte do projeto:

Image
Image

Aproveito pra perguntar se essa roda precisa de fita de aro (ela não é a 2way-fit).
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

romanetto wrote:Acho isso lindo. Não obstante, se colocarmos no Youtube vemos os chineses proceder da mesma forma, uma vez que a produção do carbono é algo ainda um tanto artesanal.
Na realidade, o que me impressiona mais são as tecnologias, a engenharia de produção, a pesquisa científica sobre o produto a ser lançado.

A questão da automação industrial ou produção artesanal é um detalhe de saudosismo ou até de luxo. Pois, sem dúvida, a mão humana erra mais que uma máquina pré-programada para realizar a tarefa. A linha amarela do metrô, Marino, que pegamos muitas vezes, é operada por um maquinário a distância (não tem maquinista no trem, repare) e a chance de erro é ainda menor que a das outras linhas operadas pelo Metrô (a linha amarela é concessionada pela ViaQuatro e não pela Cia do Metrô).

A questão é que se tem a sensação de que não é um produto feito em escala industrial, mas que é um produto artesanal, artístico, algo até exclusivo. O que ocorre com a Ferrari, p.ex., e com outras marcas de luxo. No entanto, a ideia de que o toyotismo não chegou na produção de bicicleta é apenas um fetiche de ilusão. Para nosso gosto apaixonado, vale a pena acreditarmos nisso. Do ponto de vista da produção sociometabólica do capital, não faz o menor sentido, é uma piada pífia.

Marromeno.

Na hora da montagem da bicicleta, na fábrica da Giant é como uma linha de produção de carros. O quadro vai passando e cada "chinês" é responsável por "apertar um parafuso" em outras fábricas não é assim, é uma pessoa para montar a bicicleta inteira.
Deve existir um motivo para a Giant Propel ser feita na Holanda.

Outra coisa, cada funcionário ali da Campagnolo por exemplo não está ali só para receber salário. Podem ter certeza que o cara gosta do que faz.
E entre um cara que gosta do que faz e trabalha 8 horas por dia e um escravo que trabalha 20 horas e está ali para ter um quarto e comida quem você acha que erra mais?

Se por um lado uma máquina erra menos que uma pessoa, por outro lado não existe nenhuma máquina capaz de produzir tudo que uma mão faz.

É uma questão de mentalidade. Os chineses preferem fabricar 1 bilhão de qualquer coisa e vender por 20 centavos. Os europeus preferem fazer 1000 e vender a 1$. A ideia não é simplesmente ganhar dinheiro, é bem mais que isso.

Uma curiosidade é que os fabricantes italianos de quadros (acho que de qualquer coisa também) fazem seus produtos pensando no gosto do mercado interno. Claro que tem interesse no mercado externo, mas eles concebem o produto pensando no gosto deles e sabem que agradam muita gente de fora também. Vocês não imaginam a choradeira quando a Pinarello lança uma F8 que claramente não é do gosto dos italianos. :nibal1

Nem estou falando aqui quem está certo e quem está errado. Mas a mentalidade das empresas diferem muito umas das outras. Aí cada um escolhe a que te agrada mais. Fabricantes do mundo inteiro já mostraram que tem mercado para o seu produto.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:
romanetto wrote:Acho isso lindo. Não obstante, se colocarmos no Youtube vemos os chineses proceder da mesma forma, uma vez que a produção do carbono é algo ainda um tanto artesanal.

Marromeno.

Na hora da montagem da bicicleta, na fábrica da Giant é como uma linha de produção de carros. O quadro vai passando e cada "chinês" é responsável por "apertar um parafuso" em outras fábricas não é assim, é uma pessoa para montar a bicicleta inteira.
Deve existir um motivo para a Giant Propel ser feita na Holanda.

Outra coisa, cada funcionário ali da Campagnolo por exemplo não está ali só para receber salário. Podem ter certeza que o cara gosta do que faz.
E entre um cara que gosta do que faz e trabalha 8 horas por dia e um escravo que trabalha 20 horas e está ali para ter um quarto e comida quem você acha que erra mais?

Se por um lado uma máquina erra menos que uma pessoa, por outro lado não existe nenhuma máquina capaz de produzir tudo que uma mão faz.

É uma questão de mentalidade. Os chineses preferem fabricar 1 bilhão de qualquer coisa e vender por 20 centavos. Os europeus preferem fazer 1000 e vender a 1$. A ideia não é simplesmente ganhar dinheiro, é bem mais que isso.

Uma curiosidade é que os fabricantes italianos de quadros (acho que de qualquer coisa também) fazem seus produtos pensando no gosto do mercado interno. Claro que tem interesse no mercado externo, mas eles concebem o produto pensando no gosto deles e sabem que agradam muita gente de fora também. Vocês não imaginam a choradeira quando a Pinarello lança uma F8 que claramente não é do gosto dos italianos. :nibal1

Nem estou falando aqui quem está certo e quem está errado. Mas a mentalidade das empresas diferem muito umas das outras. Aí cada um escolhe a que te agrada mais. Fabricantes do mundo inteiro já mostraram que tem mercado para o seu produto.
Giant não é chinesa, as grandes empresas do mundo, não só as de bicicleta, fabricam as coisas na china por causa da mão de obra ser mais barata, uma bike GIANT fabricada na china teria a mesma qualidade de uma bike Giant fabricada nos EUA.
Ou o Iphone que é feito na china é pior do que o Iphone feito aqui em Jundiaí?
Produção industrial não dá erro, se der erro é no lote todo, por isso tem certificado de qualidade.
Campagnolo não usa o Chines para trabalhar 20 horas por dia, porque usa o Romeno que custa 1/3 do que custa um funcionário Italiano, não são palavras minhas, são da própria campagnolo.
http://www.bicycleretailer.com/internat ... FgN1_TF994" target="_blank

Não tem mágica não, olha aqui.
Labor costs in Romania are about three-and-a-half times less than in Italy, and are comparable to those paid to factory workers in Taiwan, Campagnolo said. That has allowed Campagnolo to offset some of its labor costs without outsourcing to a factory in Asia—potentially opening up its intellectual property to vulnerability—and in a location that’s driving distance from Italy.
"Custos de trabalho na Romenia são 3 vezes e meia mais baixos que na Italia e são comparados aos trabalhadores de fábricas de Taiwan, DIZ A CAMPAGNOLO. Isso tem permitido Campagnolo to diminuir seus custos sem montar uma fábrica na Asia-potencialmente abrindo sua propriedade intelectual a vulnerabilidade e a Romenia da para ir de Carro da Italia".

Resumindo, não tem mágica.
Post Reply