Treinamento por FC / TRIMP

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by elgleidson »

Pessoal, to com uma dúvida aqui sobre este TRIMP. Não sei se estou viajando ou não, e nem tenho conhecimento para questionar algo, mas to achando muito estranho este negócio de estresse. Faço os meus treinos 2x20 e 7x3 e eles desgastam bem mais meu corpo do que os longos em endurance que também tenho feito. Porém os longos em endurance sempre dão trocentos pontos de TRIMP e levam o estresse de curto e de longo prazo, fazendo o "balance" ficar bem negativo.

No meu ver, isso está errado. Não pode ser verdade que um treino em endurance cause um estresse maior no meu corpo do que um treino em LT ou VO2Max! Eu não sinto isso, minhas pernas não sentem isso, meu coração não sente isso, meus pulmões não sentem isso. Só a porcaria de um número, baseado não sei no que (teoria?), me diz que esses longões estressam mais meu corpo do que qualquer outra coisa. Pra mim não faz sentido o que eu vejo no gráfico abaixo, onde esses os longões tem um efeito muito pior do que os curtos "no pau".

Se a idéia é manter o "balance" positivo (acima de zero = corpo não está cansado = tendendo a um pico de performance), então acredito que nunca chegarei nisso, visto que to treinando por FC (na falta de um PM) desde o início de novembro e meu balance sequer chegou próximo de zero. E nos momentos em que ele subiu, indo em direção ao zero, mas ainda bem longe dele, foi quando não consegui treinar. Pra mim, menos sentido ainda isso: se eu não treinar, o balance vai estar melhor do que se eu treinar direito! Se realmente o TRIMP mede isso, então pra mim é apenas bullshit mesmo.

Indicativo disso que é hoje, apesar de estar com um balance de -60 (pior do que alguns dias atrás), fiz meu PR (20s mais rápido que já fiz) no Morro da Cruz (2.4 km a 11.5% de média com 2 paredes de 21 e 23%) e nem fui lá pra isso. A idéia era apenas subir e ver o comportamento da FC e fazer um treino em LT, já que to só na coroinha pois o cabo do câmbio arrebentou e eu precisava treinar algo para não perder o dia.

Alguém pode me dizer se to viajando completamente ou se tenho alguma razão no que falo? Não que eu vá abandonar os treinos por FC, mas se realmente for isso que falei, não vou dar tanta bola pra eles, visto que o TRIMP não está de acordo com a minha realidade (se eu tivesse tão estressado/cansado assim, certamente não deveria ter conseguido um PR "do nada").

Image
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Cara, três questões:

1 - As tuas zonas estão corretas? Como vc mediu a FC e como calculou as zonas?
2 - Qual a duração dos teus treinos? Pergunto porque um 2x20 pode dar uns 50 min de treino. O desgaste imediato é alto, a perna queima e tal, mas a recuperação pode ser mais rápida mesmo do que um endurance de 4 horas.
3 - Estar com o TBS zerado nem sempre é o melhor, significa que vc está descansado, mas também pode estar destreinado. É comum vc ter uma performance melhor com um TBSzinho negativo do que zerado. Acontece muito comigo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Esse é o meu nos ultimos 90 dias...

Image
100% de nada não é nada: É muito pouco.
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Respondendo as perguntas:
Magnus wrote:Cara, três questões:
1 - As tuas zonas estão corretas? Como vc mediu a FC e como calculou as zonas?
Fiz o protocolo do Friel: aqueci 10 min. e depois soquei a bota por 30 min, tirando a FC média dos últimos 20 min.
As zonas eu uso do Coggan, pois as do Friel eu achei meio fora da minha realidade, principalmente nas zonas altas (se eu fosse seguir pelo Friel, eu consigiria manter 10~15 min em V02Max, o que não deve ser verdade).
LTHR: 163 bpm
Z1: <= 110
Z2: 111 - 135
Z3: 136 - 153
Z4: 154 - 170
Z5: >= 171 bpm

2 - Qual a duração dos teus treinos? Pergunto porque um 2x20 pode dar uns 50 min de treino. O desgaste imediato é alto, a perna queima e tal, mas a recuperação pode ser mais rápida mesmo do que um endurance de 4 horas.
2x20: 10 min aquecimento, depois 2x20 com 5 min entre os intervalos e depois mais 10 min desaquecimento.
7x3: 10 min aquecimento, 7x3 com 2 min entre os intervalos (e 4 min entre o intervalo 4 e 5) e depois 10 min desaquecimento

3 - Estar com o TBS zerado nem sempre é o melhor, significa que vc está descansado, mas também pode estar destreinado. É comum vc ter uma performance melhor com um TBSzinho negativo do que zerado. Acontece muito comigo.
Eu acho que vou levar um tempão ferrado pra fazer chegar próximo de zero.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Seu TRIMP Stress Balance está um pouco abaixo de -20, achei normal para quem está treinando com constância e não tem nada de anormal até aí. Seu "TLT", vamos abreviar assim, está um pouco acima de 40, chegou perto de 50 e depois caiu, indicando que você reduziu a carga ou ficou sem treinar uns dias, seguindo a linha do "STS" que está descendo também. E esta redução da carga está fazendo seu TSB subir.

O longão de fim de semana bem feito com certeza é mais estressante que o treino curto intervalado, só você ver o tempo de recuperação que leva após um longo e um curto intervalado. Você trabalha todos os sistemas energéticos do corpo, tem desgaste físico, desidratação, perca de massa e por aí vai. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Eu não sei se esse meu post devia estar nesse tópico, mas como sou assíduo aqui... vai aqui mesmo!

Desde que comprei o rolo me tornei um adepto ferrenho seu uso. Faço nele os treinos intervalados de até 1h30 e que o Coggan sugere (td bem não uso potência, mas dá pra estimar esforços por FC até o Limiar). Os treinos mais focados em volume eu obviamente vou pra estrada, até pq não dá pra passar mais de 2h no rolo hahaha. Acontece que vejo frequentemente pessoas como Marco q vão pra estrada e fazem os intervalados lá, incluindo algum tempo em Endurance. Então, na moral, rolo é só pra quando não dá MESMO pra sair de casa?

É pq to tão noiado por uma "métrica" que os intervalos exigem que to deixando de ir pra rua pra ficar no "conforto do lar".
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

tbortolotto wrote:Eu não sei se esse meu post devia estar nesse tópico, mas como sou assíduo aqui... vai aqui mesmo!

Desde que comprei o rolo me tornei um adepto ferrenho seu uso. Faço nele os treinos intervalados de até 1h30 e que o Coggan sugere (td bem não uso potência, mas dá pra estimar esforços por FC até o Limiar). Os treinos mais focados em volume eu obviamente vou pra estrada, até pq não dá pra passar mais de 2h no rolo hahaha. Acontece que vejo frequentemente pessoas como Marco q vão pra estrada e fazem os intervalados lá, incluindo algum tempo em Endurance. Então, na moral, rolo é só pra quando não dá MESMO pra sair de casa?

É pq to tão noiado por uma "métrica" que os intervalos exigem que to deixando de ir pra rua pra ficar no "conforto do lar".
Pelo menos aqui pra mim, os treinos intervalados são melhores executados no rolo, na estrada vc não consegue manter correto o intervalado, imagina por HR então.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

tbortolotto wrote:Eu não sei se esse meu post devia estar nesse tópico, mas como sou assíduo aqui... vai aqui mesmo!

Eu uso bastante o rolo, mas não adianta ficar se apegando só aos números. Um treino na estrada da muito mais resultado, só pelo princípio da especifidade já é melhor, fora outras coisas.

Qual a dificuldade em fazer intervalado na rua?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
FIDA
Membro

Post by FIDA »

Na boa, ciclismo de estrada é para ser praticado na estrada, rolo é só quebra galho mesmo.

se ficar treinando só no rolo, o cara vira campeão de rolo eheh

nada substitui o feeling de treinar na estrada, é importantissimo acostumar com as velocidades, e principalmente treinar os intervalos na estrada, no ambiente real.

quanto à manter a zona de potencia ou esforço na estrada, acostuma, podes crer.
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Eu to indo pra rua pra fazer os seguintes treinos:
- Sweet Spot (vulgo taca-lhe o pau, dá uma reduzida, taca-lhe o pau de novo,...)
- Endurance/Tempo (ficar 3~5hs no rolo, nem a pau!)
- Subidas (mal comecei)
- Sprints/Força (só fiz um até então)
- Livre (com a galera ou não)
- Recuperativo (vulgo passeio na ciclovia da beira-mar olhando as gatinhas :cipo3 )

Não tenho saco pra ficar mais de 1h no rolo, aí deixo ele pra fazer os 7x3, 2x20 ou quando não to com saco de tentar isso na rua. Meus treinos no rolo, incluindo aquecimento e desaquecimento de 10 min cada, não passam muito de 1h.
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Só pra acrescentar, faço os 7x3 e 2x20 no rolo porque não tenho saco algum de chegar do trabalho as 18h, comer algo, pegar a bike e ir fazer um treino desses na rua, bem no horário de pico. Sem condições! E tampouco tenho saco pra acordar 5h30 ou 6h e fazer isso antes de ir trabalhar.

Mas agora que to de férias, aí posso ir pra rua sempre. Mas esta merda deste tempo não tá colaborando. Então fiz no rolo mesmo este início de semana.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

elgleidson wrote:...não tenho saco algum de chegar do trabalho as 18h, comer algo, pegar a bike e ir fazer um treino desses na rua, bem no horário de pico. Sem condições! E tampouco tenho saco pra acordar 5h30 ou 6h e fazer isso antes de ir trabalhar..
O Gleidson q tbm mora em Floripa resumiu bem a situação em que me encontro. Sempre treinei a noite, mas o problema maior é q temos poucas estradas que servem pra esses treinos mais focados e/ou intervalados (sem ser os de Endurance/Tempo ou Recovery) nesse horário do dia. A SC-401 é boa, mas só rola de ir pela manhã mto cedo, pois a noite o perigo é iminente (transito pesado e rápido + pontos sem acostamento + mtas entradas e saídas)... As estradas menos movimentadas são as do Sul, mas geralmente não tem acostamento ou qdo tem é péssimo. Além disso, são longe da minha casa (aprox. 15 km pra chegar). Ir de carro até lá é impossível, pois o trânsito nesses 15 km é mto intenso (e com a chegada do verão só vai piorar!).

Nessa sexta eu vou tentar fazer um treininho em SweetSpot na estrada pra Açores (um "retão" de 9.5 km) pra ver como fica! Pelo menos vou chegar lá mais doq aquecido ja hahaha
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Mano, para mim não tem treino mais proveitoso do que ir na estrada. Eu só opto pelo rolo quando está chovendo, muito frio ou estou com o tempo curto, mas do contrário sempre tento ir para a rua. O negócio é arrumar um local que você consiga bolar um circuito e que a maioria das vias sejam preferenciais. Aí o tempo para se deslocar até lá usa para aquecer. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Como eu disse, PRA MIM, o intervalado sai melhor pois moro num sobe e desce da porra, quero ver alguém fazer um 2x20 com 3% pra baixo e 3% pra cima o percurso todo, IMPOSSÍVEL.
manter L4 com 3% negativo só se for a la T.Martin de 55/11.
Se tiver um lugar bom pra treinar eu não tenho dúvida que na rua é melhor pois o esforço não é tão constante e essas variações devem ajudar bastante.
Galera, quem mora no norte do hemisfério norte só treina em rolo no inverno, amigo canadense não consegue mal sair de carro no inverno, imagina de speed.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

ftmonjardim wrote:Como eu disse, PRA MIM, o intervalado sai melhor pois moro num sobe e desce da porra, quero ver alguém fazer um 2x20 com 3% pra baixo e 3% pra cima o percurso todo, IMPOSSÍVEL.
Se tiver um lugar bom pra treinar eu não tenho dúvida que na rua é melhor pois o esforço não é tão constante e essas variações devem ajudar bastante.
Galera, quem mora no norte do hemisfério norte só treina em rolo no inverno, amigo canadense não consegue mal sair de carro no inverno, imagina de speed.
É o que acontece por aqui. Pedal mais plano é por 4 ou 5 km e olhe lá. Dá pra fazer treino para provas de circuito, hehe...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Magnus wrote:
ftmonjardim wrote:Como eu disse, PRA MIM, o intervalado sai melhor pois moro num sobe e desce da porra, quero ver alguém fazer um 2x20 com 3% pra baixo e 3% pra cima o percurso todo, IMPOSSÍVEL.
É o que acontece por aqui. Pedal mais plano é por 4 ou 5 km e olhe lá. Dá pra fazer treino para provas de circuito, hehe...
podem procurar nos meus pedais no Strava, se tiver 5 km com 0% de gradiente próximo eu fico feliz.

O lugar mais próximo com uns 7km plano é na D.pedro quase chegando em Nazaré, a 40 km daqui.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Aqui também não tem muito plano não, a mais plana é a estrada que vocês me veem indo de semana agora que entrou o horário de verão, deve dar em média uns 500 m de elevação em 60 km. Excelente para treinos de crono se não fosse o excesso de carros. Mas de fim de semana bem cedo é bom.
No mais é perfil serrote, subidas curtas e chatas e a volta mais plana dá uns 1.000 m de média em 100 km Faz falta uma serrinha aqui, a mais próxima que vale a pena é São Pedro. Bom mesmo é uns treinos do Flavio lá no RJ, teve um que vi estes dias que não chegou a dar nem 100 m de elevação! kkkk
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:Aqui também não tem muito plano não, a mais plana é a estrada que vocês me veem indo de semana agora que entrou o horário de verão, deve dar em média uns 500 m de elevação em 60 km. Excelente para treinos de crono se não fosse o excesso de carros. Mas de fim de semana bem cedo é bom.
No mais é perfil serrote, subidas curtas e chatas e a volta mais plana dá uns 1.000 m de média em 100 km Faz falta uma serrinha aqui, a mais próxima que vale a pena é São Pedro. Bom mesmo é uns treinos do Flavio lá no RJ, teve um que vi estes dias que não chegou a dar nem 100 m de elevação! kkkk
se deu elevação é porque ele deixou o GPS ligado descendo da cobertura dele lá na Barra.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Aqui em Floripa oq não falta é plano! Já as subidas são poucas e todas mto mais inclinadas que longas. Acredito q as principais são: Morro da Lagoa (1.5 km a 8.1 %) e o Morro da Cruz (2.4 km a 11%). Os demais morros são mais curtos que 1 km ou não são asfaltados. O problema nosso é q esses espaços são todos encontrados na área urbana da ilha, não possuem acostamento e o trânsito é mto pesado.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Por aqui, apesar não ter um plano suficiente para um TT ou um teste de LTHR, nem tenho coragem de reclamar, é um paraíso em termos de lugares para treinar. Tanto em graus de dificuldade, como em tranquilidade, beleza, segurança, qualidade de asfalto...
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Acabei de fazer um 2x20 na rua - SC-401, onde tem muito triatleta que treina. Tiago, eu acho tranquilo treinar ali tirando os horários de pico (hora que o povo tá indo ou voltando do trabalho). Tem muito triatleta que treina ali e o pessoal costuma respeitar bastante (acho que já estão acostumados a ver tanto ciclista ali. Quanto às subidas, o Morro da Lagoa é mais complicado por causa do trânsito mesmo, mas o Morro da Cruz é bem tranquilo pra treinar. No horário antigo eu costumava ir pra lá já estava quase escurecendo. Só colocava umas luzinhas na bike (frente e traz) pra sinalizar pros carros. Nunca tive problemas lá. No Morro da Lagoa também nunca tive problemas com isso, mas não curto muito subir com aquele movimento de carros que tem lá.

Agora voltando ao tópico... este meu 2x20 na rua me exigiu mais do que no rolo. No rolo eu demoro um pouco pra atingir a zona correta. Na rua é mais rápido disso acontecer, pois os batimentos costumam ficar mais altos. Deve ser devido a usar mais a musculatura, o cara estar prestando mais atenção em tudo - no rolo é baixar a cabeça ou olhar pra tela pra assistir alguma etapa/prova/Sufferfest e pronto. Não precisa se preocupar com mais nada. Ou seja, eu gosto mais de treinar na rua mesmo, pois fico na zona correta mais tempo, além de treinar também a atenção a buracos, irregularidades do asfalto, etc - coisa que se usa muito. Sem contar que não é chato! Eu acho o rolo chato pra caralho! E isso conta muito pra eu ir pra rua.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Com ctz Gleidson! O meu problema com a 401 é justamente que não consigo ir pra ela nos horários que não são de pico =(.

Agora vc levantou um tópico interessante: as diferenças de rendimento entre a estrada e o rolo. Vc disse q sentiu mais dificuldade em fazer o 2x20 na estrada. Eu já sinto mais dificuldade de me manter no limiar no rolo. Explico: qdo estou a 96-97% da LTHR eu sinto que estou no limiar, mas ainda faltam 4-5 bpm pra chegar lá mesmo. Como eu e vc (Gleidson) usamos a escala de Coggan, 96-97$ de LTHR é bem o início da Z4. Qdo faço isso no rolo fico com a sensação de estar no limite, mas o HRM mostra outra coisa. Aí não sei se minha LTHR caiu mais um tantinho (faz 7 semanas q não faço outro teste)... se a LTHR medida na rua pode ser diferente da medida num rolo... se no rolo a gente tem menos desempenho mesmo... sei la!

Ah e esse conceito de ser menos potente no rolo q na rua tbm já foi sugerido por Friel e pra potência mesmo! Isso não é um artefato do treino por HR.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Acontece que a resistência do rolo é bem diferente que a rua. As vezes está pesado demais, outras nem tanto, aí fica difícil manter um patamar similar. Por isso que discutimos o lance do rolo de fluído, este consegue se aproximar um pouco mais da realidade.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Não é só questão da resistência. Tem a inércia, na rua a bicicleta toda vai junto com você. Dissipação do calor (deem mais ateção a ventilação quando estiverem no rolo) e motivação (música ajuda consideravelmente).

Façam um teste de limiar na rua e no rolo, se der menos de 10% de diferença, usem o mesmo valor, caso contrário, adotem limiares diferentes.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Só pra exemplificar a diferença que eu falei, segue abaixo 2 perfis de 2x20 que fiz - um no rolo e outro na rua. Como dá pra ver, a diferença é bem grande. Aquela coisa "perfeita", com cadência, velocidade e batimentos praticamente constantes, bem controlados, simplesmente não existe na rua. Na rua meus batimentos foram mais altos dentro os intervalos de 20 min.

Eu acredito que na rua proporcione um treino melhor, mais perto da realidade, pois rola algumas acelerações para atravessar logo uma entrada pois vem carro atrás, diminuição da velocidade porque não dá pra atravessar antes do carro, ou porque tem carro, ônibus, saindo de um cruzamento ou do acostamento, etc. Essas coisas acontecem numa prova também, quando tem que diminuir porque alguém freiou bruscamente ou deixou cair a caramanhola ou teve queda, ou pequenas acelerações para responder a alguma coisa (ou grandes acelerações para responder a algum ataque e não perder o pelotão :lol: ) etc.

Sem contar que a resistência é bem diferente do rolo. No rolo eu sinto mais facilidade em manter o passo, justamente por causa da resistência. Exemplo: no treino do rolo, eu mantenho a passada de 50x14 @ 100 rpm para ficar a 45 km/h (e uso o rolo no mais pesado possível e dou 12 apertos no parafuso contra o pneu - isso deixa bem pesado e mais que isso parece que o parafuso vai espanar, então não arrisco a estragar o brinquedo). Na rua simplesmente não consigo manter isso. Se eu fosse manter este passo aí, provavelmente entraria em VO2max e não aguentaria mais que 5 min (não estou considerando vento ajudando, tampouco pedalando em grupo/pelotão, porque aí é relativamente "tranquilo" manter 45km/h). Pro mesmo nível de esforço (por RPE), na rua meus batimentos foram um pouco mais altos e a velocidade bem mais baixa - em torno de 38~40 km/h.

No rolo:
Image

Na rua:
Image
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Instalei o GC faz tempo, mas continuo apanhando.
Os "charts" corretos, como criar?
tenho só estes dados, dos últimos 6 meses.

Tensão
Image

PMC
Image

CP History
Image
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Estive lendo alguma coisa de Sheffield, em tese, para alguém treinado ( meu caso) há uma variação de até 12bpm com o cálculo comum (220-idade)
Assim, eu refiz o cálculo sugerido por ele que é FC máx = 198-(0,42*31) chegando em uma frequencia máxima de 184.
Redistribui as zonas, e, ficou assim:
Image

Achei essa divisão mais fidedigna com a percepção de esforço.

Ou seja, na escala de Borg, estaria eu acima do 7 no Z4, e no Z5 no 9 :jens1
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Wanderson, tô achando que tem coisa errada aí, cara. Z5 já acima de 146?
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Wanderson, faz um teste de LTHR. FCMax não é um parâmetro bom. É basicamente improvável (pra não diz impossível) vc ter rodado 1h em Z5 com mais 40 min em Z4. O strava usa as cinco zonas de FC prpostas por Coggan. Note que mesmo o pessoal aqui do fórum bastante treinado não deve ter rodado 20 min em Z5 no ANO quem dirá 1h em um treino. Eu, nesse ano, nunca rodei em Z5 aferido pelo monitor, talvez por RPE somente.

Nada como o bom e velho teste de LTHR! Aliás, vou refazer o meu hj :liz1
Magnus
Membro

Post by Magnus »

tbortolotto wrote:Wanderson, faz um teste de LTHR. FCMax não é um parâmetro bom. É basicamente improvável (pra não diz impossível) vc ter rodado 1h em Z5 com mais 40 min em Z4. O strava usa as cinco zonas de FC prpostas por Coggan. Note que mesmo o pessoal aqui do fórum bastante treinado não deve ter rodado 20 min em Z5 no ANO quem dirá 1h em um treino. Eu, nesse ano, nunca rodei em Z5 aferido pelo monitor, talvez por RPE somente.

Nada como o bom e velho teste de LTHR! Aliás, vou refazer o meu hj :liz1
Por isso falei que aquele valor de Z5 está baixo demais, concordo contigo.
Post Reply