Bike Fit

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

mesa curta é quando na subida em pé o joelho bate no guidão e acontecia comigo nas subidas mais íngremes... o bike fit virtual pedia 57 e mesa 110 e o mané aqui com 55 e mesa 90.
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

perai, quadro 57 com mesa 110 e vc rodando de 55 com 90? tipo 4 cm a menos de distancia brincando, não senti a dor?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Papillon
Membro

Post by Papillon »

claro que sentia... mas eu achava que era por estar fora de forma.

ai o tempo foi passando e as dores continuaram.
Voodoo
Membro
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Post by Voodoo »

Sou praticamente um clone do Papito e o fit bate também. Estava usando uma mesa 130 num quadro 56 e sentia que com as mãos nos hoods ficava ligeiramente esticado demais. Este final de semana troquei a mesa por uma 120 (a DA comprada do Klhada) e agora ficou show. Dá para ficar o tempo todo nos hoods sem cansar, a posição na parte reta do guidão é muito sossegada para relaxar ou subidas longas e no drop o sprint fica redondinho (não tenho costume de andar muito nos drops, até porque todas minhas bikes são/foram slammed).

A posição dos Ergos que mais me agrada é quando a parte de cima fica perfeitamente na horizontal (meus ergos são V2). Mais para cima incomodam e mais para baixo parece que vou sair voando da bike nas frenagens.
Klhada
Membro

Post by Klhada »

Voodoo wrote:Sou praticamente um clone do Papito e o fit bate também. Estava usando uma mesa 130 num quadro 56 e sentia que com as mãos nos hoods ficava ligeiramente esticado demais. Este final de semana troquei a mesa por uma 120 (a DA comprada do Klhada) e agora ficou show. Dá para ficar o tempo todo nos hoods sem cansar, a posição na parte reta do guidão é muito sossegada para relaxar ou subidas longas e no drop o sprint fica redondinho (não tenho costume de andar muito nos drops, até porque todas minhas bikes são/foram slammed).

A posição dos Ergos que mais me agrada é quando a parte de cima fica perfeitamente na horizontal (meus ergos são V2). Mais para cima incomodam e mais para baixo parece que vou sair voando da bike nas frenagens.
hmm, achei que só eu não usava muito os drops. :lol:

Agora que estou menos gordo, mesmo com as duas bikes slammed dá pra usar, mas é algo que ainda não é natural, e eu preciso me forçar pra fazer.
Image
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

Eu ando relativamente tranquilo nos drops, mas uso mais pra quando vou sprintar, ou manter uma velocidade mais alta por um tempo, na real eu vario muito a pegada enquanto pedalo.

Image
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Uso o drop só quando o vento ta fdp ou em descida. Encomendei um Ergosum "Aliexpress" vamos ver se ajuda algo.

Da pra ver que o fit do voodoo ficou praticamente igual ao meu, canote com recuo 2,5cm+55cm+13,0cm = 70,5cm o do Voodoo tem 1cm a mais no TT e um a menos na mesa.

Tentei medir a diferença entre selim e guidão mas claro esqueci a trena em casa, tem algo entre 6,5 e 8cm, acho que melhorou coisa de 1,5cm.
Klhada
Membro

Post by Klhada »

ah, então o fit não ficou igual. Pelo menos antes o Voodoo usava uns drops monstros nas bikes dele, estilo pro tour :P
Image
Papillon
Membro

Post by Papillon »

na loira tem um drop voodoo style, se deixar o guidão no mínimo são 17cm de drop fora os 15 do guidão, uma escada!
Voodoo
Membro

Post by Voodoo »

Hoje a Iron Maiden está assim:

Image
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

ta bonita eim, esse guidão tem quanto de reach? e essa mesa tem 0º? ta socada no minimo dela né?

Image
Klhada
Membro

Post by Klhada »

joaojuliomello wrote:ta bonita eim, esse guidão tem quanto de reach? e essa mesa tem 0º? ta socada no minimo dela né?
a mesa não tem muito mais do que isso não. :lol: A mesa Dura-Ace é curta mesmo.

As minhas tem um drop parecido com isso, acho eu.
Image
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

isso nãoé curto, isso é um anão sem pernas.

Image
Voodoo
Membro

Post by Voodoo »

joaojuliomello wrote:ta bonita eim, esse guidão tem quanto de reach? e essa mesa tem 0º? ta socada no minimo dela né?
Tem 90 mm de reach. É um modelo Deep, com drop de 145 mm, ao contrário do shallow normal que tem 135 e 80 de reach. A mesa tem -17 graus, que com o headtube de 73 fica na horizontal.

Como o Marcel falou ela não tem muito espaço para elevação, da posição que está, socada, tem 2 cm até a marca de minimum insert.
Gili
Membro

Post by Gili »

Pessoal, to com o joelho ferrado ( condropatia ou condromalácia, sei la, acho que sao sinonimos ), pretendo fazer um fit quando puder voltar e minimizar as chances de "dar ruim" de novo, mas queria opinioes ( nem sei se seria aqui nesse topico ) se para esse meu problema ( desgaste na cartilagem ) se seria melhor melhor um pedevela compacto ou padrao, faria menos mal giro ou força?

Tirando o Retul, qual lugar bom e menos caro aqui no Rio?
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Evita fazer muita força, não necessariamente precisa por compacto, mas vai ter que trabalhar mais giro.
Atenção ao comprimento do braço. Quanto mais longo o braço da pedevela mais vai levantar o seu joelho na posição das 12 horas e o ângulo vai ficar mais fechado.
Cuidado com fitters que quiserem por o selim alto e com pouco recuo. Taco com flutuação, evita os fixos.

Bons alongamentos, fortalecimento e gelo. :mrgreen:
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

bem, só posso falar pelos meus joelhos bichados. tive uma lesão no esquerdo igual a do ronaldo e o ortopedista quando examinou causou uma segunda lesao, por sorte meu homeopata conseguiu que eu não operasse e hj em dia só sinto incomodos leves ou ums piores quando o emocional apita.

Tenho tendencia a ser smasher(sentar aporrada com marcha pesada) e ai sofro um tiquinho especialmente em subida.

Tenho me policiado pra girar mais com marchas mais leves, alivia bem qualquer incomodo.

Como ainda sou fraco e agachamento nem nos meus piores pesadelos é possivel de fazer na academia, vou pegar um pedivela compacto pra look q to montando e na monark uso um de 48/38/28.

Se vc tiver preparo creio q da pra segurar a onda com o pedivela normal(mas depende do seu k7 tbm né).

Image
Papillon
Membro

Post by Papillon »

A condromalácia é a perda de líquido sinovial que pode levar a perda de cartilagem.
http://leve-pra-sempre.blogspot.com.br/ ... telar.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu tive exatamente isso quando tinha uns 22-23 anos, na época o médico me avaliou e disse "você tem duas opções jovem, cuidar desse joelho ou operar, e se operar vai ficar pior do que hoje".

Então...cuide! O que passei a fazer com frequencia foi alongar e aquecer corretamente ao invés de sair forçando sem fazer nada, e depois dos treinos usar gelo, no meu caso o médico pediu pra usar SEMPRE, e eu vagal uso só quando dói ou quando o esforço foi mais pesado.

O que pude ver usando alturas diferentes de selim foi que o selim mais baixo você trabalha em demasia a panturrilha, e dói a parte inferior do joelho na junção com a patela. No fit que fiz com o Elpídio ele colocou o selim mais alto do que eu tinha deixado e ficou bom, e olha que eu já usava bem alto.

Um estudo que li quando voltei a andar de bike recomendava 109%-110.4% do cavalo como altura ideal de forma preventiva, eu baixei mas pelo título achei o link dele:
https://ojs.ub.uni-konstanz.de/cpa/arti ... /4814/4454" onclick="window.open(this.href);return false;‎

procurando o artigo acabei achando esse outro que parece muito interessante, lerei a noite:
link
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Detalhe do primeiro artigo:
CONCLUSION: The results of the present study support the view that adjusting saddle
height from 106% to 109% of the inseam would not ensure an optimal knee flexion angle and
might not prevent injuries (30-40º with the crank parallel to the vertical tube). Therefore, we
suggest selecting a saddle height between 109-110.4% of inseam length could be more
appropriate to prevent these types of injuries.
Besides anthropometrics, we recommend that
coaches and sports scientists should consider a kinematic study to individualize the bicycle
set-up and prevent injuries.
Detalhes do segundo artigo:
Patellofemoral and tibiofemoral compressive forces are not substantially affected by changes in saddle height within a range of 4-6% of the preferred height. Tibiofemoral anterior shear force decreases by 19-53% when saddle height is decreased, however, it may not affect injury risk in cycling. Greater knee flexion angle is observed at lower saddle heights, which may indicate that using joint kinematics to assess saddle height may be useful to anticipate overload in knee joint.

The author acknowledges Capes-Brazil for his PhD and AUT University for supporting this research. Thanks are given to the cyclists who participated in the study.
Voodoo
Membro

Post by Voodoo »

joaojuliomello wrote: Tenho tendencia a ser smasher(sentar aporrada com marcha pesada) e ai sofro um tiquinho especialmente em subida.

Tenho me policiado pra girar mais com marchas mais leves, alivia bem qualquer incomodo.
É só questão de treino e costume. Há muitos anos eu era totoal smasher, coroinha era peso na bike apenas pois usava muito pouco. Com o tempo e a velhice chegando alguns indícios de problemas nos joelhos me levaram a mudar totalmente o jeito de pedalar. Hoje uso triplo, apertou baixo para a coroinhazinha e subo girandinho sem pudor. Há muito tempo não sei o que é sentir dor no joelho, mesmo fazendo pedais bem pesados.
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

eu tenho me policiado com isso, o lance é que acho a bike muito solta e a resposta mais lenta se tiver de arrancar, mas lembrem q ainda uso passador de quadro. com um sti isso deve reduzir.

Image
Gili
Membro

Post by Gili »

Não tem nem como pegar leve hehehe estou proibido de pedalar pelo menos até o dia 22 de julho que é a consulta.

Meu ultimo pedal foi dia 20/04.

Estou malhando, remédio e gelo diariamente.

A questão do pedivela é que estou montando uma outra bike e ainda teria que compra-lo, por isso a duvida, mas a compra será feita só em novembro para meu pai trazer da Italia. Hoje tenho uma caloi Sprint 10 2012 ( das vermelhas/roxas ). Aí já que vou comprar, logicamente comprarei o que for melhor pro joelho. Na consulta pergunto isso pro medico, que inclusive é triatleta e talvez possa opinar melhor por pedalar.

Po, 110% do cavalo seria a altura para colocar o selim? é isso? se for isso acho que não consigo nem pedalar direito hehehehe
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Papillon wrote:
O que pude ver usando alturas diferentes de selim foi que o selim mais baixo você trabalha em demasia a panturrilha, e dói a parte inferior do joelho na junção com a patela. No fit que fiz com o Elpídio ele colocou o selim mais alto do que eu tinha deixado e ficou bom, e olha que eu já usava bem alto.

Um estudo que li quando voltei a andar de bike recomendava 109%-110.4% do cavalo como altura ideal de forma preventiva, eu baixei mas pelo título achei o link dele:
https://ojs.ub.uni-konstanz.de/cpa/arti ... /4814/4454" onclick="window.open(this.href);return false;‎
O que acontece é que quanto mais alto mais para frente tem que por o selim, e isso destroe a patela. O Elpídio gosta de por uns recuos grandes, então mesmo subindo um pouco ele deve ter deixado com bastante recuo.

Em casa vou dar uma conferida no meu para ver se bate com essa porcentagem.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

É meu amigo alogamento e gelo por um bom tempo... alongamento da parte posterior da coxa e da panturrilha (ahhhh e do sóleo também) e alongamento de reto femural e iliopsoas... se sentir dor fazendo alongamento de quadríceps flexionando o joelho faça somente o alongamento do reto femural com a perna extendida...

Músculo posterior de coxa encurtado resulta em aumento da pressão do tendão patelar por tracionar a perna para trás e com isso acaba comprimindo a cabeça do fêmur contra a parte posterior da patela, isso causa a condromalacia...

Resumindo alongamento e gelo... e se for o caso o médico vai receitar algum medicamento anti inflamatório para diminuir a dor...
Image
Klhada
Membro

Post by Klhada »

eu depois de pesquisar muito na internet descobri que eu nem era masher. Já tinha uma outra categoria abaixo, que era grinder! :P

cadência normal pra mim era 60/70 RPM. Na subida bem menos. Me policiei, e apesar de ainda usar relação pesada, consegui subir a cadência e não sofro mais com joelho nem lombar. Lombar a última vez que doeu foi tentando subir o Olho D'agua, mas lá acho que só de relação de mtb pra subir de boa!
Image
Voodoo
Membro

Post by Voodoo »

Hoje uso 109%, mas cheguei nesse valor através do Bike Fit virtual mais ajuste fino de acordo com a percepção. Segundo o fit eu deveria ter uma saddle height de 77,5 cm, mas com o tempo levantei até 79 cm e ficou perfeito.
O primeiro ajuste que sempre faço na bike é o recuo do selim, pois no meu caso é crítico e se não cuidar resulta em desconforto. Tenho o fêmur longo, então o recuo é de 9 cm em relação ao MC. Se reduzir o valor automaticamente começo a sentir o joelho.
Marcelo Marino wrote:
Papillon wrote:

O que acontece é que quanto mais alto mais para frente tem que por o selim, e isso destroe a patela. O Elpídio gosta de por uns recuos grandes, então mesmo subindo um pouco ele deve ter deixado com bastante recuo.

Em casa vou dar uma conferida no meu para ver se bate com essa porcentagem.
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

é eu tenho de dar uma subida no meu, ta mais acertado pra andar na cidade e parar toda a hora do que pra desempenho e 0 incomodo.

Image
Gili
Membro

Post by Gili »

O meu tá em 79cm, mas preciso refazer o fit pois medi com a sapatilha e vai ter uns cm de erro aí.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Se eu não entendi errado no artigo fala que a relação da altura do selim - cavalo deve ser o 109/110%. Se for isso o selim vai estar mais alto que o comprimento das suas pernas. Não seria o contrário?

Se for, o meu está com 108%. Precisaria abaixar 1 cm para entrar no intervalo recomendado.
Dag Hammarskjöld
kinbold
Membro

Post by kinbold »

A regra que aprendi é a medida do cavalo x 0,9, se precisar de ajuste vai ser mínimo.

O que uso para medir é pedalar (com a sapatilha) usando o calcanhar. Quanto mais alto o selim estiver e ainda ser possível pedalar dessa maneira, melhor.
Image
Post Reply