Treinamento por FC / TRIMP

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by Leo Miau »

Ontem fiz 2x20 no rolo, os tiros de 20 fiz com média de FC de 163, parecia que eu não iria conseguir terminar os 20 min. é impressionante como no rolo as pernas fadigam muito mais. eu subo uma serra aqui e fico com FC média de 173 por 30 minutos, mas esse esforço no rolo parece ser muito maior do que subir a serra.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Mas é por conta da diferença de batimento entre rolo e vida real. No rolo você não usa boa parte da musculatura envolvida em se manter em pé na bike.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Leo Miau
Membro

Post by Leo Miau »

Cebo wrote:Mas é por conta da diferença de batimento entre rolo e vida real. No rolo você não usa boa parte da musculatura envolvida em se manter em pé na bike.
Excelente respondar Cebo, Isso é verdade, se recruta menos músculos, logo precisa de bombear menos sangue, isso faz com que você intensifique o trabalho nas pernas, agora to entendendo porque o esforço parece maior, não só parece, mas realmente é, pois como a FC sobe menos você acaba forçando mais.
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

tbortolotto wrote:Galera, mais dúvidas em relação ao rolo vs FC...

Aqui vai um 60'@Z2 que fiz agora a noite. Era oq dava pra fazer, pois o dia hj foi cansativo. Já li em algum lugar que treinos de endurance não deveriam ser feitos em rolo, mas não ia conseguir meter um intervalado em Tempo ou SweetSpot hj! Enfim, segue o link: http://www.strava.com/activities/205035662" target="_blank

Primeiro ponto: coloquei um calço na roda dianteira. Dá pra notar como agora a FC ficou mto mais estável que nas tentativas anteriores, oq por si só já é bom. No entanto, depois dos 20 primeiros minutos eu lembrei de uma coisa: nos treinos da galera no TrainerRoad, não é a FC que acompanha a potência diretamente e sim a velocidade. Na realidade, com a fadiga a tendência é até a FC subir ao final do intervalo. Então fiz o seguinte: observei que a 31 kmh (95 rpm) minha FC ficava na casa dos 130 bpm (início de Z2, tipo Z2.2). Resolvi focar em manter a velocidade constante (pra ser análogo a potência). Deste momento em diante eu percebi que a FC oscilou mto menos doq eu imaginava. Olhando os primeiros treinos percebi que eu tinha mta dificuldade de manter a velocidade constante, pois eu estava tentando controlar a FC mudando a carga (marcha). Qdo mantive o passo e não me importei tanto com a FC, ela ficou mais quietinha, dentro da zona sem dar aquelas escapadas violentas.

E aí galera, será q to viajando ou tem algum sentido aí?
Tiago, acho tem é isso aí mesmo, mas a FC não vai ficar tão quietinha com um nível mais alto de esforço. Em Z2 ela estabiliza, mas não creio que em Z4 tenha o mesmo comportamento. Pra mim pelo menos não tem, ela vai subindo devagarinho a medida que o esforço vai se acumulando. No 7x3 a FC é mais inconstante.

Ex.: 2x20 que fiz na quarta. Eu sempre tento manter velocidade e cadência constantes, pra manter o nível de esforço constante (como se faz quando se usa PM).
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Fiz recentemente um treino no rolo (5x10'@Sub-Limiar) e depois de 40 min senti mta dor nas partes. Já comentei em outros tópicos aqui no fórum que eu luto contra o meu fit/selim desde que comecei a pedalar, mas consigo levar de boa se eu ficar de pé por alguns segundos de tempos em tempos. Mas no rolo, como eu resolvo isso? Tentei nos descansos do intervalos dar umas pedaladas de pé, mas qdo fiz isso a FC começou a subir (óbvio...) e senti uma insegurança do caraio de cair denovo hahahaha. Será que tem mto problema (pro recovery) eu simplesmente eu levantar do selim e não pedalar por alguns segundos?
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Não é melhor trocar o selim se ele lhe incomoda?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:Não é melhor trocar o selim se ele lhe incomoda?
Meu problema talvez não seja somente o selim. O meu fit deve estar com problemas tbm pq hj percebo que a bike é um pouco grande pra mim. Mas o principal problema é a falta de verba. Pode parecer piada, mas não posso comprar mais nada enquanto não termino de pagar o Garmin (novembro) e o rolo (dezembro) =(
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

tbortolotto wrote:Fiz recentemente um treino no rolo (5x10'@Sub-Limiar) e depois de 40 min senti mta dor nas partes. Já comentei em outros tópicos aqui no fórum que eu luto contra o meu fit/selim desde que comecei a pedalar, mas consigo levar de boa se eu ficar de pé por alguns segundos de tempos em tempos. Mas no rolo, como eu resolvo isso? Tentei nos descansos do intervalos dar umas pedaladas de pé, mas qdo fiz isso a FC começou a subir (óbvio...) e senti uma insegurança do caraio de cair denovo hahahaha. Será que tem mto problema (pro recovery) eu simplesmente eu levantar do selim e não pedalar por alguns segundos?
Tu treina de bermuda de ciclismo ou bretelle? Usa cueca por baixo? Inclina muito pra frente? Senta mais pra frente do selim? Segura nos drops, top ou hoods?

No recovery eu sento pra trás no selim e pedalo sem as mãos no guidão ou com as mãos no top. 2x20 eu vario entre hood e top e pedalo no meio do selim. 7x3 eu já sento um pouco mais pra frente, mas não muito, e seguro nos hoods. Raramente seguro nos drops no rolo e sempre pedalo de bretelle, pois não tenho bermuda (e nem penso em comprar, pois com o preço de uma por aqui, eu compro 2 bretelles no Aliexpress hehehehe). E claro, como todo ciclista que se prese, nunca uso cuecas por baixo. Só servem pra esquentar e/ou assar.

Eu ainda to achando estranho demais tu falar que fica com medo de cair de novo ao pedalar em pé. Pra eu cair do meu rolo, só se eu pedalar em pé tentando "jogar" a bike pros lados com força. E é capaz de nem mexer muito. Será que tu não tá com teu rolo meio frouxo não?

Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Faz um video, aí fica mais fácil de dar algum pitaco.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

elgleidson wrote:Tu treina de bermuda de ciclismo ou bretelle? Usa cueca por baixo? Inclina muito pra frente? Senta mais pra frente do selim? Segura nos drops, top ou hoods?
1) Bermuda
2) Uso, pois só tenho uma bermuda e não consigo lavar a tempo de usar no outro dia. Lavo a cada 2-3 pedais e, por higiene, uso a cueca pra não ter contato direto com a bermuda. Sim sou ogro, mas não tanto!
3) O selim? Não, deixo ele bem plano.
4) Sento mais do meio para trás no selim, mas se eu não prestar atenção eu escorrego pra frente. É por isso, tbm, que eu uso o selim bem plano, pois se e jogar a ponta um tantinho pra baixo aí sim que eu escorrego pra frente de vez.
5) Segundo a imagem que vc anexou, eu tendo a ficar mais tempo nos "ramps" e um pouco menos nos "hoods". Evito todas as demais posições. Evito os "Tops" pq tem mta quinquilharia ali presa (suporte do Garmin, lanterna...).
elgleidson wrote: Eu ainda to achando estranho demais tu falar que fica com medo de cair de novo ao pedalar em pé. Pra eu cair do meu rolo, só se eu pedalar em pé tentando "jogar" a bike pros lados com força. E é capaz de nem mexer muito. Será que tu não tá com teu rolo meio frouxo não
Deve ser só coisa da minha cabeça mesmo... Eu passei a apertar mais mesmo o parafuso que trava a blocagem e nem sinal de folga. Mas o "nheco-nheco" q a bike faz durante as pedalas de pé é que me deixam preocupado.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Lanterna?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Se vc está escorregando para frente é porque a bike não está nivelada no rolo, dá uma checada no apoio do rolo e se for o caso da uma subidinha nele.

Vc pesa quanto Tiago?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

tbortolotto wrote: 1) Bermuda
2) Uso, pois só tenho uma bermuda e não consigo lavar a tempo de usar no outro dia. Lavo a cada 2-3 pedais e, por higiene, uso a cueca pra não ter contato direto com a bermuda. Sim sou ogro, mas não tanto!
4) Sento mais do meio para trás no selim, mas se eu não prestar atenção eu escorrego pra frente. É por isso, tbm, que eu uso o selim bem plano, pois se e jogar a ponta um tantinho pra baixo aí sim que eu escorrego pra frente de vez.
5) Segundo a imagem que vc anexou, eu tendo a ficar mais tempo nos "ramps" e um pouco menos nos "hoods". Evito todas as demais posições. Evito os "Tops" pq tem mta quinquilharia ali presa (suporte do Garmin, lanterna...).
Tua bermuda é de ciclismo? Então não tem necessidade nenhuma de cueca por baixo. A cueca só vai piorar tua situação, pois vai esquentar mais (e no rolo esquenta mais que na rua) e como o movimento é muito repetitivo (mais do que na rua), a tendência é tu sair meio assado disso. O tecido do forro de bermuda e bretelle foram feitos pra serem usados sem nada por baixo. Não tem nada de "anti-higiênico" a pele ficar em contato diretamente. Anti-higiênico é usar suado ou sujo. Aí é pedir pra ganhar uns fungos hehehehehe.

Cara, atualmente estou com apenas 2 bretelles, mas eu uso apenas 1 deles pra treino. O outro eu deixo pros longos de domingo ou provas, pois acho ele mais confortável. Eu treinei segunda, terça, quarta e quinta. Lavei o bretelle todos os dias após o treino, no banho mesmo. E aí estendi no varalzinho do apê com a janela meio aberta. Foi suficiente para secar pro outro dia de treino. Apenas na quarta é que usei uma bermuda de corrida, sem forro nem nada. Mas só fiz isso porque era recovery, aí é pedalada bem de boa e só fiz 40min. Do contrário teria usado bretelle também.

Como falaram, posta fotos pra ficar melhor de dar pitaco, mas só pelo que tu fala, acho que a frente da tua bike tá baixa pra tu ficar escorregando. Na rua tu também fica escorregando pra frente? Se sim, tá na hora de tu rever teu fit, pois o rolo vai te cobrar qualquer coisa errada (por conta da posição e esforço repetitivos).
tbortolotto wrote: Deve ser só coisa da minha cabeça mesmo... Eu passei a apertar mais mesmo o parafuso que trava a blocagem e nem sinal de folga. Mas o "nheco-nheco" q a bike faz durante as pedalas de pé é que me deixam preocupado.
Este "nheco-nheco" vem do rolo ou do pedivela? Cuidado pra não apertar muito o parafuso que trava a roda no rolo, pode forçar demais os seatstays pra dentro, coisa que normalmente não ocorre e acho que nem foram feitos pra isso. Eu aperto o suficiente pra bike ficar firme, nada além disso.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

tbortolotto wrote:
elgleidson wrote:Tu treina de bermuda de ciclismo ou bretelle? Usa cueca por baixo? Inclina muito pra frente? Senta mais pra frente do selim? Segura nos drops, top ou hoods?
1) Bermuda
elgleidson wrote: Eu ainda to achando estranho demais tu falar que fica com medo de cair de novo ao pedalar em pé. Pra eu cair do meu rolo, só se eu pedalar em pé tentando "jogar" a bike pros lados com força. E é capaz de nem mexer muito. Será que tu não tá com teu rolo meio frouxo não
Deve ser só coisa da minha cabeça mesmo... Eu passei a apertar mais mesmo o parafuso que trava a blocagem e nem sinal de folga. Mas o "nheco-nheco" q a bike faz durante as pedalas de pé é que me deixam preocupado.
Bortoloto, me manda seu endereço por MP que tenho um conjunto da Astana sobrando aqui, ele é G, deve servir pra voce, não é dos melhores, comprei numa loja nacional, inferior aos Chinas, mas já vai te quebrar o galho.
Caso interesse, só posso mandar na quinta..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

O nhec nhec é mais ou menos normal no rolo. O meu estava fazendo bastante, apertei os parafusos dele e parou.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

@Magnus
O suporte da lanterna ^^

@Marco "The Véio" Leite
A escorregada pra frente é durante o pedal na estrada mesmo. Mas acontece menos hj justamente pq o selim agora tá bem plano. No rolo a bike fica com a dianteira levemente mais alta. Não sinto escorregar no selim nessas condições.

Peso? Obesos 87 kg...

@Gleidson
Essa ideia de lavar no banho parece-me boa! Eu pedalo mto à noite e depois das 22h é proibido o uso de máquina de lavar por causa do barulho. Vou lavar na mão então e qdo chegar em casa do trabalho, se ainda não estiver seco, eu taco uns 30 min na secadora e td certo! O meu fit deve estar entre "não causa lesão" e "não causo conforto". A minha bike tem uma geometria toda desengonçada, acho q o negócio seria mesmo investir num outro quadro, inclusive. Negócio é tão esquisito, q meu câmbio traseiro perde a regulagem em 24 h após sair da revisão. Todos os mecânicos q conversei dizem que a provavelmente a gancheira "trabalhe" enquanto eu pedalo e o alinhamento se perde. É tão "verdade" que quando troco as marchas fora da bike, elas entram direitinho hauhauhau.

@Monja
Te mandei MP!

@Marino
Nheco-nheco vem do pedivela. Já me disseram que esse barulho é crônico nos centrais Tiagra. Na estrada hora dá e hora não, mas no rolo é só levantar que a sinfonia começa!
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Perguntei porque eu tinha um conjunto da Saxo aqui, mas é P, bom que o Monja já te ajeitou. Um selim tipo sela talvez seja mais ideal para você, qual você usa hoje?
Não pode ser que a gancheira se mova, improvável viu. Pode ser cabo ruim, conduíte ruim...
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:Perguntei porque eu tinha um conjunto da Saxo aqui, mas é P, bom que o Monja já te ajeitou. Um selim tipo sela talvez seja mais ideal para você, qual você usa hoje?
Não pode ser que a gancheira se mova, improvável viu. Pode ser cabo ruim, conduíte ruim...
Sim, Marco, tbm já imaginei isso... ainda mais pensando no conceito da Fizik. Tenho pouca flexibilidade, um selim plano não seria o mais indicado. Oq já me indicaram foi o Romin pq tem a ponta pra baixo e é bem mais curvado (formato de sela) que o Toupe. Além disso, acho que pela dor que sinto nos ísquios, a largura do meu selim não deve ser a própria... minha bunda deve se maior que o selim atual.

Quanto a situação da bike. Sei lá... nenhum mecânico consegue dar um jeito nele. Já me acostumei com esses misshifting.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

tbortolotto wrote:@Magnus
O suporte da lanterna ^^
Arranca tudo, deixa ela peladinha pro rolo. Não é legal ter essas coisas atrapalhando a tua posição...

:horn1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Alguns probleminhas encerraram minha temporada antes da hora. Daqui pra frente é só pedal sem compromisso (mas com alguma estrutura) e bem pouco treino no rolo. Deu uma saturada.

O que eu percebi foi o seguinte: três meses é um tempo razoável para o meu corpo fazer um build e um pico. Consegui construir potência durante todo esse tempo, mas no final o treco voltou para trás. Sinal que errei em alguma coisa ou o corpo simplesmente passou do ponto.

Reparei que dei uma reduzida no volume para focar na intensidade, mas isso deu resultado por pouco tempo. Da próxima vez, vou tentar manter a intensidade elevada durante a semana e o volume alto no final de semana. Não adianta: sem os roles de endurance e tempo parece que o resultado anda pra trás.

O próximo passo é comprar um PM de verdade pra poder dosar também aos finais de semana. Pro final do ano, vou montar minha MTB, fazer umas trilhas e relaxar. Janeiro começo a fazer os treinos de base e de fortalecimento de core. Depois volto pra porrada pra fazer um pico no meio do ano. Vamos ver como o corpo vai se comportar.

Valeu pelas dicas, galera. O objetivo final não foi atingido, mas valeu muito o aprendizado. Vamos ver como o corpo reage e, se estiver bem, vou pro Granfondo assim mesmo.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Isso reforça o que o pessoal fala sobre a importância dos pedais longos em Z2 pelo menos uma vez por semana.

Eu tinha começado as 4 semanas do Sufferfest no TR, mas senti um pouco isso que vc falou. Vou tentar de novo, mas dessa vez vou adequar para trocar um dos treinos por um treino longo de endurance na rua...
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Ontem constatei que não dá pra se basear muito no coração mesmo. Fiz meu terceiro 2x20 no rolo, mantendo a mesma pressão dos pneus, mesmo aperto no rolo e "mesma" cadência e velocidade. Meus batimentos foram diminuindo de um treino pro outro, apesar do esforço do último (ontem) ter sido um pouco mais alto devido a eu ter usado 50x14 ao invés dos 50x15 que usei nos anteriores, mas a cadência ~3 rpm mais baixa.

Se continuar assim vai ser difícil meus batimentos subirem pra L4 mesmo mantendo o mesmo nível de esforço. Devo aumentar o nível de esforço para que o coração permança na zona do treino ou devo seguir com o esforço (em teoria dentro da zona de treino) e ignorar a FC?

Seguem imagens do segundo tiro, que meus batimentos ficam mais alto:

Primeiro, na segunda-feira passada (06/10)
Image

Segundo, na quinta-feira passada (09/10)
Image

Terceiro, ontem (13/10)
Image

Obs.: na terça-feira passada (07/10) fiz um 7x30, com recovery na quarta e no domingo eu fiz um longão em L2 (5h15 de pedal).

edit: tinha invertido de quinta passada com o de ontem. Agora está correto.
Last edited by elgleidson on Tue 14 Oct 2014 19:00, edited 1 time in total.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Gleidson, te entendo perfeitamente! Mas essa variação entre os treinos é significativa ao ponto de vc não estar mais se sentindo em Z4? Digo, em termos de RPE mesmo. Pq a FC de um dia para o outro varia um pouco mesmo... depende de quantas horas dormiu, se tomou café, entre uma caralhada de outras coisas. Vi q a média entre os três treinos foi 163, 159 e 160: essa variação é tão significativa assim? Todas elas ainda são Z4?
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Qual a sua LTHR, é 163? Se for, seus 2x20 teriam que ficar entre 153 e 163. Se ficou dentro deste range, taca-lhe o pau.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Marco, se não me engano o Gleidson está usando a escala do Coggan. De qualquer forma, Z4 é 95-105% LTHR. Sendo sua LTHR = 163 bpm, Z4 é entre 155 e 171. Todos os intervalos acima estão tranquilamente dentro da Z4.
Leo Miau
Membro

Post by Leo Miau »

Pergunta simples, quando se treina dentro de uma zona, os batimentos tem que ficar dentro dessa zona, ou só a média tem que ficar?

EX: vou treinar de 140 a 150bpm. meus batimentos não podem ficar fora dessa faixa, ou só o que importa é a média ficar dentro da faixa?
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Leobatista wrote:Pergunta simples, quando se treina dentro de uma zona, os batimentos tem que ficar dentro dessa zona, ou só a média tem que ficar?

EX: vou treinar de 140 a 150bpm. meus batimentos não podem ficar fora dessa faixa, ou só o que importa é a média ficar dentro da faixa?
O "treino" tem que ficar dentro da zona. Se vc for fazer 2 x 20 em Z4, por exemplo, as duas etapas de 20 tem que estar em Z4, se vc pedalou 30 min em Z2 para chegar no local de treino e depois voltou mais 30, a média vai ficar fora do Z4, mas vc cumpriu o treino.

edit: Quando faço pedal de endurance acabo beliscando outras zonas, principalmente nas subidas, mas em 80 km ficar 80 ou 90% dentro da zona de endurance acaba fazendo com que a média também fique. Nesse caso, eu considero cumprida a meta mesmo tendo pedalado em outras zonas também.
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

tbortolotto wrote:Gleidson, te entendo perfeitamente! Mas essa variação entre os treinos é significativa ao ponto de vc não estar mais se sentindo em Z4? Digo, em termos de RPE mesmo. Pq a FC de um dia para o outro varia um pouco mesmo... depende de quantas horas dormiu, se tomou café, entre uma caralhada de outras coisas. Vi q a média entre os três treinos foi 163, 159 e 160: essa variação é tão significativa assim? Todas elas ainda são Z4?
Tiago, o que quis dizer é que minha FC ficou mais baixa (descendo com os treinos - arrumei lá, tinha invertido o último com o penúltimo). Ex.: quinta-feira passada eu pedalei de 50x15 @ 95 = 39.9 km/h de média. Ontem fiz 50x14 @ 93 = 41.3 km/h. Porém ontem meus batimentos ficaram mais baixos, mesmo com o esforço maior. Meu medo é estar fazendo errado, pois no segundo tiro eu até fico com a FC dentro de Z4, mas no primeiro demora pra chegar no Z4, chegando nela apenas nos minutos finais.
marcoaleite wrote:Qual a sua LTHR, é 163? Se for, seus 2x20 teriam que ficar entre 153 e 163. Se ficou dentro deste range, taca-lhe o pau.
Isso. Minha LTHR é 163 sim. Mas na verdade tenho que treinar entre 153 - 171 (Z4 Coggan) certo?
Leobatista wrote:Pergunta simples, quando se treina dentro de uma zona, os batimentos tem que ficar dentro dessa zona, ou só a média tem que ficar?

Cara, acredito que a FC tenha que ficar dentro da faixa, para trabalhar aquilo que a zona se dispõe, não apenas a média (se bem que se a média ficou, é provável que ficasse a grande maioria do tempo com a FC dentro da faixa).

Ex.: o cara faz 1h de treino, com 30min em Z1, digamos 100 bpm, e taca-lhe o pau nos outros 30 em Z4, digamos 160 bpm. A média ficaria em Z2/Z3, 130 bpm??? Creio que se fica em 130, não dá pra dizer que tu treinou em Z2/Z3 né?
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Concordo com o Magnus. A média de FC não diz muita coisa.

O que faço é disparar uma volta no Garmin para cada parte do treino. Assim:

1a volta: 30 min. Z2;
2a volta: 20 min. Z4;
3a volta: 10 min. recuperação;
4a volta: 20 min. Z4;
5a volta: 30 min Z2.

Aí a média de FC de cada volta tem mais significado. De qualquer forma você precisa passar de Z2 para Z4 dentro dos 20 minutos (e não antes) e isso leva um tempo.
Eu entro em Z4 mais ou menos na metade, falando grosseiramente. As vezes a média da mais baixo que o valor inicial de Z4, mas não significa que foi ruim. A média da uma ideia como foi, visualmente pelo gráfico da para ver isso também.

Eu não levo a ferro e fogo ter que ficar todo o tempo na zona alvo. Me guio também pela percepção de esforço. Se são 20 minutos, em Z5 você não consegue fazer, em Z3 é passeio. Então tento manter o ritmo o mais constante possível andando o mais forte possível para completar aquele tempo, a FC é consequência desse esforço.

Outro dia tive que fazer trocentos tiros de 8', depois de 20' e para terminar alguns de 2' em Z5. Eu estava morto (musculatura da perna já era), não conseguiria chegar em Z5, mas fiz os 2' o mais rápido que consegui, bateu só no Z4. Eu sei que aquele ritmo é mais forte que o Z4, não aguento andar naquela velocidade por 10' por exemplo. A FC só não respondeu, mas o ritmo era de Z5.
Dag Hammarskjöld
elgleidson
Membro

Post by elgleidson »

Marino, acho que estou no caminho certo então. Pela minha percepção de esforço, estou realmente em Z4, pois Z3 (que é o ritmo que eu normalmente tocava quando treinava sem planejamento) é mais confortável e não é Z5 pois se eu fizer o mesmo esforço dos 7x3 eu não aguento 5 min hehehehe. Só que a minha FC então deve ter a característica de subir devagar, pois no primeiro tiro do 2x20 eu só atinjo Z4 lá pelos 15 min. O segundo tiro já fica praticamente inteiro em Z4 (talvez os 2 primeiros minutos estejam em Z3).

Só que minha dúvida é que eu faço o mesmo esforço nos 2 tiros, mas como minha FC não fica no alvo no primeiro deles, fico com medo de não estar treinando corretamente, pois não estou fazendo 40 min (somando os 2 tiros) em Z4, mas apenas ~ 25 min.
Post Reply