Mundial de Estrada 2014

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Marcelo Marino
Membro

Re: Mundial de Estrada 2014

Post by Marcelo Marino »

Zdrasvky Katraaaaaaaaaaaaaash!!

phpBB [media]
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Uma pessoa que nao fica feliz assistindo um video desses tem algum tipo de problema.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
romanetto
Membro

Post by romanetto »

PH wrote:
romanetto wrote:Pô, desvirtuei o tópico, é verdade, mas estou aprendendo coisas pra caramba...
"Quando se passa 1 dente no cassete a diferença de metragem é menor quanto maior for a coroa". (apud Marino, 2014, p. 3)
Aqui é uma questão fundamental, porque nego pensa que manter uma pedivela de 52 ou 53 não tem diferença, e aí vem a explicação do Marino. Uma conta matemática, não é uma soma básica. Então a manutenção de 56 não é por causa da possibilidade da marcha mais pesada, por exemplo, mas devido à diminuição do gradiente quando se sobe ou desce uma marcha no cassete. Cara, faz todo o sentido!
Pensando pela lógica do Bortolotto, corroborada por Marino, faz todo sentido termos um cassetão maior :D em vez da famigerada pedivela compacta. Às vezes eu vejo nego com pedivela compacta mas usando 11x25, e isso seria contraproducente. Quando jogo no volantinho e mantenho a mesma cadência que no volantão com o mesmo esforço, p.ex., modificando a relação no cassete, obviamente, eu percebo que eu perco mais energia. Parece-me que uma relação volantão x ponta do cassetão :D é mais eficiente do que volantinho e metadinha do cassetinho.
Bortolotto, daqui a pouco dá pra montarmos um tópico só com estas teorias e tal. Acho que o Marino e você poderiam iniciá-lo, e aí pode vir com explicações mais completas (seguindo a ideia de que um dia o Pelote se torne a grande enciclopédia lusófona de ciclismo).

PS: Explicação fica com vocês e com outros amigos. Eu entro como interlocutor mediano que tenta interpretar a coisa, pode ser?
:boonen1
Não tinha visto essa parte da discussão. Sobre o numero de dentes no pedivela, as minhas contas de padeiro chegam a um aumento de aproximadamente 1km/h para cada dente, algo como 54x14 a 90 rpm vai ser 1km/h mais rápido do que 53x14 a 90 rpm. Não é exato mas é um bom parâmetro.
Ainda existem as questões sobre eficiência mecânica. Usar a corrente sem cruzamento é mais eficiente do que usar ela cruzada, só isso já justificaria utilizar uma relação (seja maior ou menor) de forma a maximizar o uso da corrente alinhada quando na maior coroa.
Mecanicamente também é mais eficiente se ter um menor ângulo nos elos da corrente, dai a obsessão de alguns com roldanas grandes nos câmbios. Seguindo a mesma linha de raciocínio é interessante se buscar uma metragem que deixe a corrente alinhada e use uma relação coroa/pinhão maior. Por exemplo, 50x13 e 54x14 tem exatamente a mesma metragem, mas 54x14 é mais eficiente (e provavelmente deixa a corrente mais alinhada se usado com cassette que tem 11).

Eu gosto muito do 54x42 e 12x21 de 10 velocidades, mas uso o 11x23 se tiver qualquer coisinha pra subir ou descer.
PH, você é contrarrelogista, apenas ou também participa de provas de subidas e tal? E nestes casos, você sobe uma serra de 42x23? Isso mesmo?
دفاعا عن فلسطين
binho
Membro

Post by binho »

Nao neh?!. Bike de crono x bike de estrada.
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

romanetto wrote:
PH wrote:
romanetto wrote:Pô, desvirtuei o tópico, é verdade, mas estou aprendendo coisas pra caramba...
"Quando se passa 1 dente no cassete a diferença de metragem é menor quanto maior for a coroa". (apud Marino, 2014, p. 3)
Aqui é uma questão fundamental, porque nego pensa que manter uma pedivela de 52 ou 53 não tem diferença, e aí vem a explicação do Marino. Uma conta matemática, não é uma soma básica. Então a manutenção de 56 não é por causa da possibilidade da marcha mais pesada, por exemplo, mas devido à diminuição do gradiente quando se sobe ou desce uma marcha no cassete. Cara, faz todo o sentido!
Pensando pela lógica do Bortolotto, corroborada por Marino, faz todo sentido termos um cassetão maior :D em vez da famigerada pedivela compacta. Às vezes eu vejo nego com pedivela compacta mas usando 11x25, e isso seria contraproducente. Quando jogo no volantinho e mantenho a mesma cadência que no volantão com o mesmo esforço, p.ex., modificando a relação no cassete, obviamente, eu percebo que eu perco mais energia. Parece-me que uma relação volantão x ponta do cassetão :D é mais eficiente do que volantinho e metadinha do cassetinho.
Bortolotto, daqui a pouco dá pra montarmos um tópico só com estas teorias e tal. Acho que o Marino e você poderiam iniciá-lo, e aí pode vir com explicações mais completas (seguindo a ideia de que um dia o Pelote se torne a grande enciclopédia lusófona de ciclismo).

PS: Explicação fica com vocês e com outros amigos. Eu entro como interlocutor mediano que tenta interpretar a coisa, pode ser?
:boonen1
Não tinha visto essa parte da discussão. Sobre o numero de dentes no pedivela, as minhas contas de padeiro chegam a um aumento de aproximadamente 1km/h para cada dente, algo como 54x14 a 90 rpm vai ser 1km/h mais rápido do que 53x14 a 90 rpm. Não é exato mas é um bom parâmetro.
Ainda existem as questões sobre eficiência mecânica. Usar a corrente sem cruzamento é mais eficiente do que usar ela cruzada, só isso já justificaria utilizar uma relação (seja maior ou menor) de forma a maximizar o uso da corrente alinhada quando na maior coroa.
Mecanicamente também é mais eficiente se ter um menor ângulo nos elos da corrente, dai a obsessão de alguns com roldanas grandes nos câmbios. Seguindo a mesma linha de raciocínio é interessante se buscar uma metragem que deixe a corrente alinhada e use uma relação coroa/pinhão maior. Por exemplo, 50x13 e 54x14 tem exatamente a mesma metragem, mas 54x14 é mais eficiente (e provavelmente deixa a corrente mais alinhada se usado com cassette que tem 11).

Eu gosto muito do 54x42 e 12x21 de 10 velocidades, mas uso o 11x23 se tiver qualquer coisinha pra subir ou descer.
PH, você é contrarrelogista, apenas ou também participa de provas de subidas e tal? E nestes casos, você sobe uma serra de 42x23? Isso mesmo?
Adoraria rsss. Isso é pra crono mesmo, mas tento usar o mesmo raciocínio. Infelizmente pra subir não tem muito o que fazer, vai ter que usar a corrente toda cruzada como acontece nos extremos das relação.
Image
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Eu entendo que a coroa maior seja mais eficiente mecanicamente, mas não dá pra comparar com o Contador subindo de 53x32, o cara é um animal e com toda certeza assimila fácil os buracos que um cassete 11/32 tem. Para a maioria dos mortais, acredito que uma relação menos esburacada compense, e muito, a perda mecânica de uma coroa 53 para uma 50. O mínimo que eu preciso para subir as serras que temos por aqui é a relação 34x25. Consigo isso com um cassete 12/25 que tem poucos buracos e me possibilita ficar o mais próximo possível da relação ideal para cada momento.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
PH
Membro

Post by PH »

Verdade, mas 34(39)x25 torce a corrente, considerando que 25 esteja no extremo do cassette. Pensando nisso eu prefiro usar um 12x28 ou 12x27 e nunca usar a ultima marcha.
Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Sim, correto. Mas vale a pena perder uma marcha por causa da perda mecânica ao usar uma engrenagem vizinha? É isso que eu tenho dúvida, sinceramente, não consigo quantificar essa perda...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
PH
Membro

Post by PH »

Concordo também, perder uma marcha no meio do cassette não é legal. Ai alguem vai chegar e falar para colocar 11v atrás, mas demorei 10 anos para conseguir chegar nas 10 marchas rss, 11 vai levar um tempão.
A shimano tem (tinha?) uns cassettes para juniores, a maioria começa no 13 mas já vi alguns começando no 14. Esse 13x25 deve ser mto bom, só pula dentes no 21-23-25 o resto é linear... mas o mercado é pequeno, então se achar é melhor comprar pq demora pra aparecer outro.
Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

PH wrote:Concordo também, perder uma marcha no meio do cassette não é legal. Ai alguem vai chegar e falar para colocar 11v atrás, mas demorei 10 anos para conseguir chegar nas 10 marchas rss, 11 vai levar um tempão.
A shimano tem (tinha?) uns cassettes para juniores, a maioria começa no 13 mas já vi alguns começando no 14. Esse 13x25 deve ser mto bom, só pula dentes no 21-23-25 o resto é linear... mas o mercado é pequeno, então se achar é melhor comprar pq demora pra aparecer outro.
O Papito mandou um link ótimo para cassetes, eu tenho em casa, mais tarde coloco aqui. Esse assunto é bom demais, valeu pelas dicas.

Edit: A minha veio originalmente com um 13/26 de 9v.
vladbarra
Membro
Nome Verdadeiro:: Vladimir

Post by vladbarra »

meu cassete é 14 x 28 e pedivela 50 x 34; Sinto falta de um pinhão de 12 nas descidas, só nas descidas, mas o que eu perco nas descidas, recupero no plano e nas subidas.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
romanetto
Membro

Post by romanetto »

Vou subir no sábado com 53x42 e 12x28. Vamos ver o que dá. Se eu fizer um PR (muito provavelmente, já que não estou doente como estava na ocasião de nosso encontro), vou confirmar a minha teoria sobre a cadência. Ou não.
دفاعا عن فلسطين
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Magnus wrote:
PH wrote:Concordo também, perder uma marcha no meio do cassette não é legal. Ai alguem vai chegar e falar para colocar 11v atrás, mas demorei 10 anos para conseguir chegar nas 10 marchas rss, 11 vai levar um tempão.
O Papito mandou um link ótimo para cassetes, eu tenho em casa, mais tarde coloco aqui. Esse assunto é bom demais, valeu pelas dicas.

Edit: A minha veio originalmente com um 13/26 de 9v.
http://www.rosebikes.com/products/bike-parts/cassettes/
Pedro Barbosa
Membro

Post by Pedro Barbosa »

PH wrote:Verdade, mas 34(39)x25 torce a corrente, considerando que 25 esteja no extremo do cassette. Pensando nisso eu prefiro usar um 12x28 ou 12x27 e nunca usar a ultima marcha.
eu desapeguei, há muito, desse lace de torcer corrente. desde a época das saudosas 3x9 de btt.

nossas relações, reguladas, limpas e lubrificadas, tiram de letra esse abuso justificável em diversas ocasiões.

liberte-se. :basso1

ps.: faltou o smilie do robert millar
Image
PH
Membro

Post by PH »

Liberte-se do que cara-pálida? Eficiência mecânica continua ali, vai ser pior nos extremos da relação e ponto final. Para ir na padaria isso não diferença nenhuma, pra ganhar um CR em que se define o vencedor por menos de 1s faz toda a diferença.
Image
romanetto
Membro

Post by romanetto »

PH wrote:Liberte-se do que cara-pálida? Eficiência mecânica continua ali, vai ser pior nos extremos da relação e ponto final. Para ir na padaria isso não diferença nenhuma, pra ganhar um CR em que se define o vencedor por menos de 1s faz toda a diferença.
Se for um TT pela busca do pão mais quente, então, aí faz toda diferença! :D
دفاعا عن فلسطين
binho
Membro

Post by binho »

O Kiwiato tava de Tarmac ou Venge?
O dept de marketing da Spz deve tá feliz.
Lombardia domingo com Contador e ele com bikes diferentes e pinturas personalizadas.
Post Reply