Doping

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
Cebo
Membro

Re: Doping

Post by Cebo »

Um ponto a ser salientado é que o controle de dopagem nada tem a ver com a manutenção da saúde dos atletas. Se a preocupação fosse essa, as grandes voltas nem deveriam existir.

Controle de dopagem serve para manter a igualidade de condição, para que vença realmente o melhor. Porém, como ele não é efetivo, muitas vezes o melhor perde.

Se pensar fora da ótica (mentirosa) do "esporte é saúde", rapidamente se chega a conclusão que a única forma de garantir condições 100% iguais para todos os atletas é liberar a porra toda.

No fisiculturismo vence o melhor atleta, porque todos podem tomar exatamente as mesmas coisas. Não existe um ter vantagem sobre o outro nesse caso. Do ponto de vista puramente esportivo, nada é mais justo do que isso.

#polemica #mamilos
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Muita gente já morreu por causa de doping, como que não tem nada a ver com saúde?
A diferença entre o remédio e o veneno é a quantidade.

Se liberar a porra toda quem tiver mais dinheiro para investir em pesquisa/médicos vai ter mais vantagem. Isso pensando nas equipes Pro Tour.
Para equipes menores quem tiver mais dinheiro vai poder bancar o doping mais eficiente.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Marcelo Marino wrote:Muita gente já morreu por causa de doping, como que não tem nada a ver com saúde?
A diferença entre o remédio e o veneno é a quantidade.

Se liberar a porra toda quem tiver mais dinheiro para investir em pesquisa/médicos vai ter mais vantagem. Isso pensando nas equipes Pro Tour.
Para equipes menores quem tiver mais dinheiro vai poder bancar o doping mais eficiente.

Não tem "doping mais eficiente". O que tem é o que existe no mercado. Não tem um EPO mais "forte" do que o outro. Quando o cara bola um método novo (anote a palavra mitocôndria), ele faz isso pra burlar o regulamento, não para ter mais eficiência. Até porque, até agora não inventaram nada mais melhor do que testosterona, EPO e clembuterol/salbutamol.

E também, esse negócio de "muita gente morreu" é meio lenda (tirando aqueles caras com 70% de hematócrito). Sugiro este documentário. Veja com a cabeça aberta. https://www.youtube.com/watch?v=h8ADP6C7rKM" target="_blank

Talvez a solução mais justa seja estabelecer limites máximos e taca-le pau nessa agulha, Marco Véio.

Edit: alias, tenho pra mim que ciclista pró não toma só testosterona porque é muito fácil de cair no exame. Se eles pudessem tomar, nem teria porque tomar EPO. A própria testosterona causa um aumento enorme no hematócrito. Quem faz TRT ultrapassa 50% com facilidade.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Se não estiver enganado o EPO está na 4ª geração, então ele evolui. As últimas novidades, que o público em geral sabe até o momento, é a utilização de gases, como o xenon. A todo momento surge uma porcaria nova.

É preciso entender como funciona o Passaporte Biológico também antes de criticar. Muita gente acha que é só um acompanhamento dos hematócritos e não é bem isso.

Os resultados são secretos e só são liberados pelo sistema após ser percebida alguma anomalia, ou seja, isso força a própria equipe a controlar o ciclista porque nem ele sabe o resultado que deu.
O sistema analisa alguns dados vindos da coleta de sangue, faz um cálculo estatístico e da um resultado. Se esse resultado acusar doping as informações são liberadas.

Ah, mas é um absurdo incriminar alguém por um resultado vindo de estatística.

Só para lembrar, o exame de DNA tem a chance de 99,99% de estar correto e é usado como prova em julgamentos. O Passaporte Biológico tem uma chance maior que esse número de estar correto. :lance4
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Marcelo Marino wrote:Se não estiver enganado o EPO está na 4ª geração, então ele evolui. As últimas novidades, que o público em geral sabe até o momento, é a utilização de gases, como o xenon. A todo momento surge uma porcaria nova.

É preciso entender como funciona o Passaporte Biológico também antes de criticar. Muita gente acha que é só um acompanhamento dos hematócritos e não é bem isso.

Os resultados são secretos e só são liberados pelo sistema após ser percebida alguma anomalia, ou seja, isso força a própria equipe a controlar o ciclista porque nem ele sabe o resultado que deu.
O sistema analisa alguns dados vindos da coleta de sangue, faz um cálculo estatístico e da um resultado. Se esse resultado acusar doping as informações são liberadas.

Ah, mas é um absurdo incriminar alguém por um resultado vindo de estatística.

Só para lembrar, o exame de DNA tem a chance de 99,99% de estar correto e é usado como prova em julgamentos. O Passaporte Biológico tem uma chance maior que esse número de estar correto. :lance4

Sim, o EPO está na quarta geração, mas isso não torna ele mais "forte". A diferença está no tempo entre as doses, a vida média do composto e outras conveniências médicas. Para o atleta, o primeiro e o último tem exatamente o mesmo efeito (lindas balas Soft vermelhas que carregam oxigênio). O que muda é que um vai se picar TDS (todo santo dia) e o outro DSDN (dia sim, dia não).

O XENON aumenta o hematócrito assim como o EPO. Se o EPO fosse livre (ou a testosterona), o cara simplesmente nem precisaria do Xenon. É como a F1 da antiga era turbo: pra que gastar mundos e fundos para fazer um motor super-eficiente se ele pode girar um parafuso e obter o mesmo resultado?

E eu entendo bem o passaporte biológico. Exatamente por isso afirmo que ele não é confiável, pode gerar falsos positivos e ainda é ineficiente contra microdose. A margem de precisão dele está longe de ser 99,99%.

O grande problema é que o ciclista é encostado ANTES do resultado final. Usando o caso do DNA, seria o mesmo que forçar o cara a pagar pensão antes do resultado final do exame ser julgado. Isso é errado de mais.

Repito: quem vai pagar o preju do Roman Kreuziger e da equipe dele? Foi justo o que aconteceu? É correto um sistema que faz tudo para punir o dopado e além de não fazer isso ainda ferra o inocente?

Alias, para ver como a liberação acaba com qualquer tipo de discussão de "fair play" basta olhar para o Fisiculturismo. É o único esporte onde este mimimi não existe. Todo mundo toma e que vença o melhor. E não precisa inventar moda (que custa caro), porque a boa e velha testosterona resolve.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Cebo wrote: E eu entendo bem o passaporte biológico. Exatamente por isso afirmo que ele não é confiável, pode gerar falsos positivos e ainda é ineficiente contra microdose. A margem de precisão dele está longe de ser 99,99%.
De quanto é então?

Fisiculturismo tem suas raízes nos EUA, onde todo mundo sabe que o doping é tolerado em consenso geral. Até bater na mulher está valendo, desde que traga dinheiro.
Ciclismo tem suas raízes na Europa, onde antes de pensar em fazer alguma coisa errada já tem alguém te punindo, inclusive no dia a dia é assim.
É cultural e vale para tudo, não só doping no ciclismo. É tolerância zero. Aliás, a gente não reclama da nossa Justiça, que é lenta, que é branda?
Então, para não ter impunidade tem que ser assim.

Eu ainda acho melhor punir 1 (mesmo que fosse erroneamente), do deixar de punir e prejudicar os outros 199.

Ninguém foi punido antes do sistema acusar doping.
Dag Hammarskjöld
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Pera aí.
Você tá dizendo que na europa não se aplica a presunção da inocência?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Sei lá, ué. Como é que eu vou saber?Não precisa ser muito esperto pra notar que um treco que não é eficiente contra microdose (mais velho que andar pra frente), tá longe de ser 99% preciso. Ou não?

E o Kreuziger, não foi "afastado preventivamente"? Ficar encostado sem poder competir não é punição para o atleta? Isso pra não falar na "queimada de filme". A imagem do cara nunca mais volta. E quem paga esse preju? E olha que eu nem entrei no mérito da pancada que isso não é no psicológico.

Quanto a diferença entre EUA e Europa, acho que voltamos ao ponto inicial. Meu ponto de vista é puramente "fair play esportivo". Outras éticas sociais não fazem parte do meu escopo neste momento.

Eu acho mais justo todos tomarem as mesmas coisas e nivelar o desempenho assim do que apostar as fichas num sistema que não pune que deve ser punido e ainda ferra quem não fez nada.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

binho wrote:Pera aí.
Você tá dizendo que na europa não se aplica a presunção da inocência?
Além de não se aplicar a presunção da inocência ainda aplicam a leitura de mente estilo o filme do Ton Cruise. Não pode nem pensar em coisa errada que dá problema. :liz1
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Não é bem isso. Só são menos tolerantes e não ficam tentando encontrar brechas para aliviar alguém.
Nenhum ciclista foi punido do nada, eles sabem qual é o regulamento. Não cumpriu? Está fora.

Só para exemplificar. O Rasmussen foi punido por não avisar onde estaria treinando. Não tem prova nenhuma que ele estava dopado naquela época. Mas ele sabia que o regulamento é esse, então, está fora.

Vamos supor que alguém tenha alterações no sangue sem se dopar. O ciclista sabe que não pode passar de uma certa pontuação no sistema, se passou seja lá por qual motivo for, não pode correr. E mesmo que não corra tem que dar um jeito de abaixar, pois pode vir algum vampiro tirar sangue em uma época de treinos somente. Esse é o regulamento, tem que cumprir, ou seja, ele não é propriamente dito inocente, apesar de não ter se dopado.
Last edited by Marcelo Marino on Thu 25 Sep 2014 23:37, edited 1 time in total.
Dag Hammarskjöld
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Cebo wrote:Sei lá, ué. Como é que eu vou saber?Não precisa ser muito esperto pra notar que um treco que não é eficiente contra microdose (mais velho que andar pra frente), tá longe de ser 99% preciso. Ou não?
Você disse que conhecia o sistema. :D
Não misture as estações. Se o sistema da positivo, a chance de estar correto é maior que os 99,99% do DNA, se não quer acreditar paciência.
A microdose pode ser aceita como não dopado pelo sistema. Não disse que o sistema é perfeito, mas garante que o doping seja menor em quantidade, como disse lá no começo.

Em outras palavras, se o cabra for acusado pelo sistema é praticamente impossível dele ser inocente, mas o sistema não é 100% eficaz contra todos os dopados.
Cebo wrote:E o Kreuziger, não foi "afastado preventivamente"? Ficar encostado sem poder competir não é punição para o atleta? Isso pra não falar na "queimada de filme". A imagem do cara nunca mais volta. E quem paga esse preju? E olha que eu nem entrei no mérito da pancada que isso não é no psicológico.
Não antes do resultado sair, foi antes do julgamento. Seria mais ou menos como uma prisão preventiva.
Last edited by Marcelo Marino on Tue 23 Sep 2014 19:13, edited 1 time in total.
Dag Hammarskjöld
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Marino, o ciclista sabe que não pode passar de um valor, mas da uma doença nele, passa e ele é suspenso. O erro? Ficar doente. Isso é justo ou é caça às bruxas?

O cara tem um corpo diferente - como o pelego da Sky que ficou um tempão encostado até descobrirem que ele não tinha nada. O erro dele? Nascer. Me parece meio nazista, não?

Tava aqui pensando. Para não ter impunidade a gente tem que ter um sistema que pune inocentes apressadamente e ainda deixa escapar alguns dopados. A vantagem desse sistema é que antes nego tomava 10 e agora toma 5. Fez sentido total agora.....

Alias, esse tipo de dificuldade só amplia ainda mais as injustiças. Quando o doping é fácil (culturismo de novo), todo mundo toma e já era. Agora, quanto mais complexo fica, mais você beneficia quem tem mais estrutura. O cara que tem 200 médicos consegue correr turbinado com tecnologias que o cara da equipe pequena nem sabe que existe. Se todo mundo tomasse EPO no talo, tava todo mundo igual.

É aquela coisa de resolver o problema criando outro. Parece coisa do PT. To achando que você é PTista, cara.
Last edited by Cebo on Tue 23 Sep 2014 19:16, edited 1 time in total.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Vou me ater ao assunto. Suas perguntas já estão respondidas nos posts anteriores.
Dag Hammarskjöld
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Então você acha mesmo vantagem um sistema que não pune quem tem que ser punido, ferra quem não é pra ser ferrado e ainda amplia a vantagem de quem tem um sistema de dopagem mais moderno só porque antes nego tomava 10 e agora toma 5. Valeu pela resposta.
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Foda-se o Kreuziger e fodam-se os dopados. Tem que banir, e deixar que voltem ao esporte está errado, tem que ser first strike, out. Caiu, banido pra sempre. Se fosse assim já estariamos livres de tipos como o Valverde e o esporte estaria ainda mais limpo (ou menos sujo).

Cebo, na boa, voce fala que é negócio é liberar mas é pq vc não está competindo nem como amador. Já está um balaio de gato agora, imagina com tudo liberado... eu quero continuar correndo, e se for liberado eu sou o primeiro a sair do esporte. Não quero ficar com peitinho/pinto murcho nem viver em constante medo de ter uma parada cardíaca a noite.

O passaporte biológico pode não ser muito ágil, mas está tendo efeito sim e é nítido. E sem tem nego que ainda é pego por EPO mesmo no pro-tour é pq o negócio não está tão avançado assim. Talvez não seja 100% eficaz também visto que os magos da medicina ainda conseguem driblar, mas só é preciso um vacilo para que desande tudo, só isso já deve deixar esses putos paranóicos.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

PH wrote:Foda-se o Kreuziger e fodam-se os dopados. Tem que banir, e deixar que voltem ao esporte está errado, tem que ser first strike, out. Caiu, banido pra sempre. Se fosse assim já estariamos livres de tipos como o Valverde e o esporte estaria ainda mais limpo (ou menos sujo).
Huahaha!
Também acho que a punição é leve, pior, cada um tem uma punição diferente. Talvez isso se deva um pouco a cada um ser julgado no seu país, sei lá.
Dag Hammarskjöld
Cebo
Membro

Post by Cebo »

PH, você acha mesmo que esta correndo contra pessoas limpas aqui no Brasil? Para todos os efeitos, aqui ja é liberado.

Deixo outra pergunta: digamos que o Roman tivesse sido banido mesmo sem ter feito nada, você acharia isso certo? E se o banido fosse outra pessoa. Uma pessoa tipo você. Seria legal alguem falar "foda-se ten que banir mesmo correndo o risco de ser inocente"?

No culturismo existe a categoria natural body builders. O resto que quer ver a casa cair vai na outra.
Não é mais justo assim? Quer quer tomar toma, quem não quer anda na natural. Simples.

Alias, olhando pelo desempenho dos pros, da pra acreditar que o passaporte ta fazendo diferença? Acho que a única é a diferença na substancia, porque nego ta andando o que sempre andou.

Edit: na verdade eu nem sei se o certo seria liberar tudo. Só sei que o passaporte é ineficiente (ta cheio de prova disso) e ainda pode gerar resultado falso positivo (o que é COMPLETAMENTE inaceitável para mim).
Já que é pra ter tolerância zero com erro do atleta, tem que ter pro sistema de julgamento também? Ou não?
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Cebo wrote:PH, você acha mesmo que esta correndo contra pessoas limpas aqui no Brasil? Para todos os efeitos, aqui ja é liberado.
Não, tenho conhecimento do que rola por aqui, mas em geral os atletas são tão burros que eu correndo limpo ando junto ou na frente então ainda não atrapalha muito...
Cebo wrote: Deixo outra pergunta: digamos que o Roman tivesse sido banido mesmo sem ter feito nada, você acharia isso certo? E se o banido fosse outra pessoa. Uma pessoa tipo você. Seria legal alguem falar "foda-se ten que banir mesmo correndo o risco de ser inocente"?
Ele tem direito de defesa, podrem acontecer mil coisas fora do controle dele. O Daryl Impey ainda a pouco se livrou um de um positivo, então a defesa pelo jeito funciona.
Cebo wrote: No culturismo existe a categoria natural body builders. O resto que quer ver a casa cair vai na outra.
Não é mais justo assim? Quer quer tomar toma, quem não quer anda na natural. Simples.
Desconheço o culturismo, mas duvido que a categoria "natural" seja natural rss.
Cebo wrote: Alias, olhando pelo desempenho dos pros, da pra acreditar que o passaporte ta fazendo diferença? Acho que a única é a diferença na substancia, porque nego ta andando o que sempre andou.
Não Cebo, a diferença é incrível. Veja os vídeos de 94 a 2008, negada subia tudo de 53 e era pau o dia todo... até o Cipolini era escalador, estamos falando de diferença de 10 minutos nas subidas, 10 minutos! Até o tempo dos próprios atletas mudou, Contador de 2007 subia muito mais que o Contador de hoje, mesmo IMO estando em melhor forma agora. Andy Shleck coitado já se aposentou, não anda mais.

Não sou tão ingenuo para achar que estão no pão e água, mas está muito diferente.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

PH wrote:
Cebo wrote:PH, você acha mesmo que esta correndo contra pessoas limpas aqui no Brasil? Para todos os efeitos, aqui ja é liberado.
Não, tenho conhecimento do que rola por aqui, mas em geral os atletas são tão burros que eu correndo limpo ando junto ou na frente então ainda não atrapalha muito...
Cebo wrote: Deixo outra pergunta: digamos que o Roman tivesse sido banido mesmo sem ter feito nada, você acharia isso certo? E se o banido fosse outra pessoa. Uma pessoa tipo você. Seria legal alguem falar "foda-se ten que banir mesmo correndo o risco de ser inocente"?
Ele tem direito de defesa, podrem acontecer mil coisas fora do controle dele. O Daryl Impey ainda a pouco se livrou um de um positivo, então a defesa pelo jeito funciona.
Cebo wrote: No culturismo existe a categoria natural body builders. O resto que quer ver a casa cair vai na outra.
Desconheço o culturismo, mas duvido que a categoria "natural" seja natural rss.
Cebo wrote: Alias, olhando pelo desempenho dos pros, da pra acreditar que o passaporte ta fazendo diferença? Acho que a única é a diferença na substancia, porque nego ta andando o que sempre andou.
Não Cebo, a diferença é incrível. Veja os vídeos de 94 a 2008, negada subia tudo de 53 e era pau o dia todo... até o Cipolini era escalador, estamos falando de diferença de 10 minutos nas subidas, 10 minutos! Até o tempo dos próprios atletas mudou, Contador de 2007 subia muito mais que o Contador de hoje, mesmo IMO estando em melhor forma agora. Andy Shleck coitado já se aposentou, não anda mais.

Não sou tão ingenuo para achar que estão no pão e água, mas está muito diferente.
VDB subindo a 40 km/h

phpBB [media]
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Cebo
Membro

Post by Cebo »

E ainda era mais legal de ver. Kkkkkkkk

bom, gente. Concordamos em discordar. Vocês tem razão quando falam que diminuiu (tomava 10 e hoje toma 5).
Mas também é verdade que o passaporte pode gerar um falso positivo (ta lá na matéria que eu falei).
A diferença é que, pra mim, um falso positivo é ruim de mais. Para vocês é aceitável.

Como falei acima, não sei se o certo é liberar. Pro culturismo funciona bem. A grana entra, o mercado gira, os atletas são pagos e ninguém fica trestw porque descobriu que o campeão toma bomba. Acho mais honesto do que essa hipocrisia do ciclismo.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Cebo wrote:Mas também é verdade que o passaporte pode gerar um falso positivo (ta lá na matéria que eu falei).
A diferença é que, pra mim, um falso positivo é ruim de mais. Para vocês é aceitável.
Nunca teremos um sistema 100% eficaz, ou 99,999... 99,99.. 99,9... 99%.... Por isso essas "injustiças" podem sim continuar acontecendo e vc tem razão sobre isso. Acho sim que está rolando uma caças as bruxas, mas não vejo alternativa cabível a curto prazo pra retomar a seriedade do ciclismo como esporte e tbm no que diz respeito à atração de patrocínios.

Vc citou a palavra mitocôndria num post anterior, então vc deve possuir um mínimo conhecimento do mundo biológico celular. Cerca de 30% das proteínas sintetizadas por nossas células são destruídas preventivamente para evitar que uma síntese errada possa gerar um malefício metabólico letal, ou seja, quantas proteínas "inocentes" vão pra vala por um "bem maior"? E ainda sim, por esse sistema, passam as que causam Alzheimer, Parkinson, Huntington... Então eu acho sim que o ciclismo está passando por uma fase de limpeza (ou pelo menos tentando) radical e acho isso positivo, pela "moralidade" do esporte. E alguns vão acabar sendo injustiçados... E até pode ser que outros virem símbolos da luta pelo anti-dopping (tipo o caso do Horner na recente Vuelta, onde pela UCI ele tava liberado, mas pela MPCC não). O Kreuziger tá a um passo de virar mártir do passaporte biólogico.... Penso tbm que drogas recreativas sejam consideradas dopping (lembra do Boonen e a cocaína?), pois embora não tenha a ver com a corrida em si fere a ética do conceito esporte/saúde que atrai gerações de expectadores todos os anos.

Enfim, eu prefiro ver o Contador subindo devagarinho o Angliru a subir com um VAM de 1500 e ter que pensar no dia seguinte: "mas era Friboi?". :conta1
binho
Membro

Post by binho »

Olha, pelo menos os tempos dos tops nao estao atras dos tempos da epoca de ouro.
Estao tudo subindo acima dos 6w/kg.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

binho wrote:Olha, pelo menos os tempos dos tops nao estao atras dos tempos da epoca de ouro.
Sim, muito treino, pois graças ao passaporte biológico, todos estão limpos :cadel1
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Acredito que determinados suplementos (curtiram o termo né?) deveriam sim ser liberados conforme dosagem para evitar danos a saúde do atleta.
O passaporte biológico ajuda mas atrapalha também, como no caso do Tiernan que foi pego na variação de hematócritos depois de uma bebedeira, bebedeira esta constatada e mais...havia feito controle no dia anterior (da prova) e não foi pego, ou seja a história dele bate, afinal pra que usar doping depois da prova mais importante do ano para ele?

Vale lembrar a WADA limita por esporte/atividade as substâncias, muitas delas que usamos no dia a dia como descongestionante nasal podem ser doping em determinadas categorias em nome do desempenho natural.

Riscos de muita EPO:
http://www.emaxhealth.com/8782/epo-bloo ... nd-runners" target="_blank

Por outro lado os caras ou ficaram mais espertos ou vão na microdosagem para ficar normais, digamos para recuperação mais ágil essas coisas:

Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

binho wrote:Olha, pelo menos os tempos dos tops nao estao atras dos tempos da epoca de ouro.
Na época de ouro o papai Lance já chegou a subir perto dos 7 W/Kg... o maior problema que eu vejo sobre isso é que na tal época de ouro até o Cipollini subia a 6 W/Kg (hahaha, zueira). Veja quantos hj sobem nos 6 W/Kg hj em comparação com a década de 90. Além disso, veja que Ulrich e Lance eram caras pesados pra época de hj e ainda assim subiam como o Nanico Quintana, ou seja, hj os tops magrelos batem os 390 a 400 W na subida pra fazer 6 W/Kg enquanto os caboclos da epoca de ouro faziam 440 a 460 W (1995, Pantani o.O!!!) pra fazer os mesmos 6 W/Kg (e até mais).
Ultraseven
Membro

Post by Ultraseven »

Concordo com Cebo, deviam liberar geral.
O que aconteceu com Roman Kreuziger e o Impey é absurdo, carreira de ciclista já é curta, e quando estão na melhor fase da carreira deles a UCI / equipe barram a participação por SUSPEITA de doping! E quem vai recuperar os pontos perdidos que esses atleta poderiam utilizar em uma futura renovação de contrato? E a falsa exposição negativa? E mais importante, e a grana que eles deixaram de receber? Ficar parado não dá grana p/ ciclista PROFISSIONAL.
Image
binho
Membro

Post by binho »

tbortolotto wrote:
Na época de ouro o papai Lance já chegou a subir perto dos 7 W/Kg... o maior problema que eu vejo sobre isso é que na tal época de ouro até o Cipollini subia a 6 W/Kg (hahaha, zueira). Veja quantos hj sobem nos 6 W/Kg hj em comparação com a década de 90. Além disso, veja que Ulrich e Lance eram caras pesados pra época de hj e ainda assim subiam como o Nanico Quintana, ou seja, hj os tops magrelos batem os 390 a 400 W na subida pra fazer 6 W/Kg enquanto os caboclos da epoca de ouro faziam 440 a 460 W (1995, Pantani o.O!!!) pra fazer os mesmos 6 W/Kg (e até mais).
VI um grafico ontem com os dados de potencia no Tour de 2001 e 2002.
Tava todo mundo gravitando nos 6w/kg
binho
Membro

Post by binho »

Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

binho wrote:VI um grafico ontem com os dados de potencia no Tour de 2001 e 2002.
Tava todo mundo gravitando nos 6w/kg
IMHO... veja só:
Esse é um gráfico da evolução do W/Kg dos vencedores da escalada ao Alpe d'Huez.
Image
O Pantani em 1998 meteu 6.63 W/Kg DE MÉDIA em todas as montanhas decisivas. Em 2004 o Lance meteu 6.97 W/Kg no Alpe d’Huez!!! (não aparece no gráfio). E pra chegar nisso o Lance colocou 495 W por seus 71 Kg!!!! Oq eu estou querendo dizer é que hj talvez seja possível atingir 6 W/Kg sem dopping pq o peso dos ciclistas vem caindo mto, mas mantendo uma potência "aceitável". Na época de ouro os caras subiam a 6 W/Kg não pq eram magrelos (tá o Pantani era) e potentes, mas pq a potência dos caras era mto maior que conseguida hoje! Qual o peso de Nibali, Contador e Froome hj em competição? Ouvi algo em torno dos 66 Kg. Com esse peso, se atinge 6 W/Kg com 400 W, ou seja, 100 W a menos que o papai Lance e que é COISA PRA CARALHO!

Sugiro a leitura pra quem ainda não leu: http://sportsscientists.com/2009/07/tou ... estimates/" target="_blank
binho
Membro

Post by binho »

Mais fontes de pesquisa

http://www.chronoswatts.com/" target="_blank
http://veloclinic.tumblr.com/" target="_blank

Aqui com os tempos das subidas e a potencia
http://www.chronoswatts.com/watts/19/" target="_blank
Post Reply