Nunca usei trocador que não seja Shimano, então só posso falar sobre eles. Tenho bike com Sora, Tiagra e 105. Não percebo muita diferença entre Tiagra e 105 modelo 5600. O Sora muda por causa do gatilho de descida das marchas, que é uma alavanca no dedão - bão tamém.
A idéia do tópico foi pelo seguinte: acabei de trocar um STI 105 5600 por um 5700 (quanto número). O que muda entre os dois é que o cabeamento do 5700 é interno. Quer dizer, achei que fosse só isso:
Ele é mais largo, olhando por cima é mais feio (tá, minha opinião) e não encaixa harmonicamente no guidão, fica tipo "sobrando" para os lados, mesmo com a fita de guidão grossa que uso. Fui dar uma volta e achei menos confortável que o anterior. Quando fecho os 5 dedos em volta do STI, p. ex., dá para sentir o mecanismo descoberto na parte de baixo, o que não acontecia com o anterior, em que a borracha cobre todo o conjunto. Também achei que ele tem saliências demais embaixo da borracha, fica menos liso.
Quando andei com a outra bike que tem o Tiagra confirmei a suspeita, achei mais confortável.
Resumindo: troquei belezura por conforto (estou compliance com euro-style rules.
Vou me acostumar, sempre acostuma, claro. E você aí que me lê, qual trocador acha mais confortável? E por que?