Treinamento por FC / TRIMP

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Post Reply
marcoaleite
Membro

Re: Treinamento por FC / TRIMP

Post by marcoaleite »

samuelgouvea wrote:a propósito... considerando minha convalescência ortopédica, teria algum treino de rolo que seria legal fazer pra não perder muita forma?
não é nem incrementar, é impedir uma queda muito forte no rendimento ao longo dos dias que tenho que ficar de molho.
pedalar na rua tá completamente fora de cogitação, por N motivos!
Mano, pode começar com pelo menos uma hora em Z2/Z3 para ir movimentando as pernas. Tentei achar a foto do Cancellara treinando no rolo com a clavícula quebrada para te motivar, mas não achei... :lance1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
raulfragoso
Membro
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso

Post by raulfragoso »

Não achei o Cancellara, mas achei outros :lol:

Image

Image
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Levando em conta que o volume de treino durante a semana é baixo, o que devo fazer na semana "fácil"? No fim de semana farei dois pedais curtos e de intensidade moderada. Mas e durante a semana? Faço só SweetSpoot e tempo ou posso meter um treino de Vo2 e outro de FTP como nas outras semanas?
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Se é semana "fácil" não deve ter os VO2 da morte em nem os FTP. Acho que você deveria rodar em tempo, endurance e se for o caso encaixar intervalos curtinhos de 1 min e/ou 30 segundos com cadência alta, se for na rua fazer alguns sprints mais de forma e não até a morte. Creio que seria algo nestes moldes, pois esta seria uma semana para você recuperar e ter a super compensação.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Xi......errei então. Fiz um treino bem forte ontem. Bom, na quinta eu pego leve então. Valeu pelas dicas, Marco.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

marcoaleite e raulfragoso,

podem ficar sossegados que estou motivado até pra pedalar na rua com as pontas dos ossos esfregando umas nas outras, hehehe... e sem codeína!

eu tava é meio perdido mesmo. vou fazer quinem na base, como o binho sugeriu também.
Image
FIDA
Membro

Post by FIDA »

Cebo wrote:Levando em conta que o volume de treino durante a semana é baixo, o que devo fazer na semana "fácil"? No fim de semana farei dois pedais curtos e de intensidade moderada. Mas e durante a semana? Faço só SweetSpoot e tempo ou posso meter um treino de Vo2 e outro de FTP como nas outras semanas?
Na semana de recuperação eu faço só L2, e dependendo da época, o teste de FTP no sábado.
A idéia é mesmo recarregar as baterias para o próximo bloco de treino.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

To passando da barreira dos 50 pontos de CTL desde que comecei a treinar e me sinto bem. To começando a acertar os ponteiros do treino. Esse negócio de só fazer treino curto no rolo durante a semana é muito bom. Você consegue dar os estímulo do treino se gerar muito estresse desnecessário. Se olhar pela curta do TSB, dá pra ver que eu chego fresco no fim de semana, o que tem me rendido bons pedais.

Agora pretendo diminuir o volume do treino de sábado (que normalmente eram aqueles longos de 6 horas com parada e tudo), por um pedal mais curto. A ideia é fazer uns 70km com uma boa intensidade no sábado e uma hora de tempo/sweetspot no domingo.

Hoje fiz bons tempos na Santa Inês, é meu melhor desempenho "limpo" ali. E isso gastando menos da metade do tempo que eu gastava com treino durante a semana.

Image
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Desempenho limpo? Conte-me mais. Heheheheh
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Cebo wrote:To passando da barreira dos 50 pontos de CTL desde que comecei a treinar e me sinto bem. To começando a acertar os ponteiros do treino. Esse negócio de só fazer treino curto no rolo durante a semana é muito bom. Você consegue dar os estímulo do treino se gerar muito estresse desnecessário. Se olhar pela curta do TSB, dá pra ver que eu chego fresco no fim de semana, o que tem me rendido bons pedais.

Agora pretendo diminuir o volume do treino de sábado (que normalmente eram aqueles longos de 6 horas com parada e tudo), por um pedal mais curto. A ideia é fazer uns 70km com uma boa intensidade no sábado e uma hora de tempo/sweetspot no domingo.

Hoje fiz bons tempos na Santa Inês, é meu melhor desempenho "limpo" ali. E isso gastando menos da metade do tempo que eu gastava com treino durante a semana.

[ Imagem ]

Cebo, e como são seu treinos no rolo durante a semana?
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

To tentando acertar isso ainda. Não tenho uma regra certa, mas tento fazer um estilo 2x20 e outro de Vo2.
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Cebo wrote:To tentando acertar isso ainda. Não tenho uma regra certa, mas tento fazer um estilo 2x20 e outro de Vo2.
Legal Cebo, em breve deve comprar um rolo também.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Leobatista wrote:
Cebo wrote:To tentando acertar isso ainda. Não tenho uma regra certa, mas tento fazer um estilo 2x20 e outro de Vo2.
Legal Cebo, em breve deve comprar um rolo também.
Leo, rolo + stick + TR podem mudar a sua vida :lance5
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
binho
Membro

Post by binho »

Engracado que eu sempre tive o ant stick, sempre tive rolo, mas nunca tive saco pra ficar pedalando, mesmo usando o TR.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

binho wrote:Engracado que eu sempre tive o ant stick, sempre tive rolo, mas nunca tive saco pra ficar pedalando, mesmo usando o TR.
Binho, TR com vídeos ajuda, mas eu também nunca tive muito saco. O lance é que agora, percebendo o lance de focar mais na intensidade, consigo melhorar muito a minha condição com treinos de 30 ou 40 minutos. Isso é bom demais, ocupa metade ou menos do tempo que gastaria indo pra rua. Também não preciso me preocupar com trânsito mais pesado durante a semana, sol demais, frio demais, chuva, equipamentos (é só botar a bermuda e a sapatilha e partir pro abraço) etc... e ainda por cima, depois de umas 3 semanas você sente a melhora significativa quando vai pra rua e isso estimula muuuuuuuito!

Eu também sempre achei o rolo chato, mas hoje vou menos pra rua e estou em melhor condição que há alguns meses...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Pessoal esse troço:

http://www.decathlon.com.br/rodas/acess ... -ant_47042" target="_blank

É compativel com o ant+ stick da garmin e, só com os dois dá para usar o TR?
binho
Membro

Post by binho »

O ANT Stick se comunica com o Edge, entao a importancia eh saber se esse sensor se comunida com ele.
A resposta eh sim. O protocola eh o ANT+, o mesmo utilizado pelos Garmins e outros aparelhos.

Magnus. Eu acho que no proximo ano, correndo tudo conforme o esperado, vou comprar um rolo melhor e fazer mais treinos com ele. Ainda mais que terei muiiiiiiiiiiiiiito menos tempo do que tenho hoje. Muito mesmo.
ReinaldoBrisolla
Membro

A duvida Binho é se vou precisar comprar um garmin pra funfar td certinho, ou só o sensor com o ant+ stick consigo usar o TR.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

ReinaldoBrisolla wrote:A duvida Binho é se vou precisar comprar um garmin pra funfar td certinho, ou só o sensor com o ant+ stick consigo usar o TR.
Consegue, Reinaldo. O Garmin é dispensável para usar o TR. Teu computador vai virar um receptor dos dados que os sensores enviam, vai ficar no lugar do Garmin. Com esse vc já toca os planos de treino do TR, mas se comprar também um sensor cardíaco ANT+, as informações ficarão mais completas.
ReinaldoBrisolla
Membro

O X Magnus é que vou usar um powertap wired para rodar no rolo e, a parte cardiaca sera mensurada nele, terei os dados reais de potencia por ele, so quero colocar o sensor de cadencia mais o ANT+stick como um paliativo barato para usar o plano do TR.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

O PT wired armazena os dados de FC também? Então tá tranquilo, acredito que o teu raciocínio esteja correto. Mete bronca que não vai se arrepender.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Mas aí, certamente vai dar diferença da potência real e a do TR.
ReinaldoBrisolla
Membro

Mas ai trabalharei somente com a potencia real a do TR é somente para poder acompanhar o treinamento do programa e, acredito que os ganhos de rendimento sejam iguais entre a potencia real e a do TR. Vai demorar um pouquinho ainda para eu começar a treinar desse jeito, depois que estiver treinando vou fazer como voce e, posto os dados aqui.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Isso aí, Reinaldo. As análises todas vc faz pela potência real, inclusive no GC.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Talvez seja interessante fazer o teste de FTP no TR para balizar a potência TR e treinar no mesmo esforço. Se usar o FTP medido na rua pode acontecer de ficar subestimado o esforço no TR.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

O problema vai ser só acertar a curva inteira, sabe? Mesmo que o FTP seja o mesmo, talvez os outros pontos da curva não batam. Enfim, faz o teste e conta pra gente se dar certo. Se der, vai ser uma ótima!
Tem PT com fio vendendo por parcos 800 reais.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Mas ele fazendo o teste pelo TR, usando o PT, vai encontrar o FTP em ambos. Daí ele vai ter o FTP do TR para basear os treinos e o do PT para análise real. Acredito que vá funcionar tranquilamente. Eu nem me preocuparia em comparar os dados de um e de outro, a não ser por pura curiosidade.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

É, nem adianta comparar porque não vão bater. Estou pensando em colocar o sensor na minha TT só para usar o TR, assim fica mais intuitivo fazer os treinos no rolo. Acho que distrai mais sabe? Ando fazendo só pelo LYC e tem dias que o tempo parece que conta para trás ao invés de ir para frente! kkkk
E treino de endurance bem feito começou a mostrar seu valor para mim neste fim de semana.
ReinaldoBrisolla
Membro

A ideia é não utilizar os dados do TR, ao menos num primeiro momento e, sim os dados reais, se houver algum balizamento dos dados, pode ser que use os que vierem no TR, pergunta, dá para inserir manualmente os dados dos testes de FTP ou serão os aferidos pelo programa?
Magnus
Membro

Post by Magnus »

ReinaldoBrisolla wrote:A ideia é não utilizar os dados do TR, ao menos num primeiro momento e, sim os dados reais, se houver algum balizamento dos dados, pode ser que use os que vierem no TR, pergunta, dá para inserir manualmente os dados dos testes de FTP ou serão os aferidos pelo programa?
Aí é que tá o problema. Dá para inserir, mas se vc inserir o FTP real no TR, ele vai basear teus treinos pelo FTP do PT, e vai montar treinos com esforço errado, provavelmente subestimando a tua potência. Por exemplo:

O teu FTP no TR ficou em 200, mas o PT registrou 160. Vc vai fazer um treino no TR onde o foco é 90% do FTP. Se vc colocar os 160 reais nele, vai acabar trabalhando em 144 W no TR, o que vai representar aproximadamente 115 na realidade, ou seja, estará trabalhando em 70% ao invés dos 90 que seriam o objetivo.

O ideal é usar no TR o FTP que ele registrar.
Post Reply