PH wrote:
Aqui na foto debaixo, eu tenho uns 2 centímetros entre o joelho e o braço, os joelhos passando por trás dos braços não entre como o Cadel Evans faz. Depois dessa foto ainda tirei a tampa da caixa de direção para baixar mais 5mm, agora está no limite, tanto do quadro quanto do corpo.
Essa posição de sentar extremamente para frente dos contrarelojistas não ferra o joelho, não?
Para vocês que pedalam todo dia quase e tem uma musculatura forte deve dar menos problema, mas mesmo com o fit certinho deve sobrecarregar a região da patela. Não sente dor (no joelho) depois de crono?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
PH wrote:
Aqui na foto debaixo, eu tenho uns 2 centímetros entre o joelho e o braço, os joelhos passando por trás dos braços não entre como o Cadel Evans faz. Depois dessa foto ainda tirei a tampa da caixa de direção para baixar mais 5mm, agora está no limite, tanto do quadro quanto do corpo.
Essa posição de sentar extremamente para frente dos contrarelojistas não ferra o joelho, não?
Para vocês que pedalam todo dia quase e tem uma musculatura forte deve dar menos problema, mas mesmo com o fit certinho deve sobrecarregar a região da patela. Não sente dor (no joelho) depois de crono?
Não, acho que o que menos dói é o joelho viu. O pescoço e a lombar são muito mais maltratados do que as pernas pode ter certeza.
Voce falou sobre sentar extremamente para frente, mas eu uso 8cm de seatback nessa bike, pois meu femur é um pouco mais longo do que o normal. Eu sinto que perco muita potência quando coloco o selim mais pra frente, provavelmente pq os gluteos são menos ativados.
Marino, a ponta do selim pode ficar até 5 cm para trás da linha do movimento central. Esta é a regra da UCI. (corrigi)
Eu deixei o meu com a ponta alinhada para fazer força mais "vertical" com a perna, retirei o canote com o seat back também. Hoje fiz um treino com ela e depois de mais alguns ajustes ficou boa a posição. Só um detalhezinho acho que preciso mexer, dá a sensação que preciso subir um pouquinho o apoio dos braços, coisa de 1 cm no máximo. Ou então ao usar a extensão em S deve resolver, no mais ficou legal, fiquei bem estável no clip e parei de escorregar no selim.
Paulo, hoje notei o que você comentou sobre o joelho passar perto do cotovelo. O meu está assim também, chuto que passa uns 3 cm dele no máximo, tipo esta foto da HTC que o marino postou.
Last edited by marcoaleite on Sun 03 Aug 2014 16:34, edited 1 time in total.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
É 5cm para trás do central, não para frente! 5 cm para frente não passa no gabarito de jeito nenhum!
Aliás, as medidas da UCI são bem restritivas, minhas extensões por exemplo estão no limite do permitido. Para comparação, 99% das bikes do pessoal do triathlon não passariam no gabarito.
Nas duas fotos, Cancelara usa uns 9cm de seatback e Tony Martin quase o mesmo tanto. As fotos enganam pq o natural é o corpo deslizar para a frente mesmo e acabar sentando no botão.
Verdade, falei merda! 5 cm é a tolerância, fiz confusão. Eu joguei com esta tolerância para não adormecer muito o saco enquanto fazia força e parece que melhorou, se no próximos treinos voltar terei que trocar o selim mesmo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH wrote:É 5cm para trás do central, não para frente! 5 cm para frente não passa no gabarito de jeito nenhum!
Aliás, as medidas da UCI são bem restritivas, minhas extensões por exemplo estão no limite do permitido. Para comparação, 99% das bikes do pessoal do triathlon não passariam no gabarito.
Nas duas fotos, Cancelara usa uns 9cm de seatback e Tony Martin quase o mesmo tanto. As fotos enganam pq o natural é o corpo deslizar para a frente mesmo e acabar sentando no botão.
Vixe, engana mesmo. Não sabia dessa regra.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
binho wrote:Quais provas aqui no Brasil o pessoal verifica se a bike de TT está dentro das regras?
E qual nivel de rigor?
Já precisei alterar a bike 30 minutos antes de largar o brasileiro de 2012, então tem um certo rigor sim. Não que seja tudo super verificado, o angulo das extensões e do selim por exemplo quase nunca é vistoriado.
O pessoal da cbc tem um gabarito, voce encaixa a bike em um trilho e ja sabe na hora se está dentro das dimensões.
Um ponto que sempre pega é até onde medir as extensões. As regras da UCI dizem que se mede até o parafuso/articulação do trocador mecanico, ou até o final do trocador eletrônico, mas o pessoal da CBC as vezes faz confusão com isso.
Eh que meu objetivo é pra fazer tri de longa distancia (90-180) e fazer as 2 ou 3 etapas do baiano que sao de CR. Queria saber se o fit pra tri passaria. Eu CHUTO que lá na Bahia eles nao verificam. Federacao zuada.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
binho wrote:Eh que meu objetivo é pra fazer tri de longa distancia (90-180) e fazer as 2 ou 3 etapas do baiano que sao de CR. Queria saber se o fit pra tri passaria. Eu CHUTO que lá na Bahia eles nao verificam. Federacao zuada.
Verificam sim, isto é regra. Pode ser uma verificação meia-boca, mas se por exemplo você fosse andar no brasileiro e estive fora, não largaria sem ajustar. Ano passado no GP Brasil Master verificaram uma a uma, inclusive as bikes road com clip.
Acho que pelo seu interesse que valeria a pena em pensar em um quadro que não fosse muito engessado, talvez um onde você usasse uma mesa normal. Aí para os triathlons distâncias longas poderia mudar angulação da mesa, mexer nos espaçadores e para os CRs deixar ela mais agressiva. Seria uma caminho...
Nah... nao tenho nenhuma intencao de disputar isso aih. Mesmo pq nao vou chegar nesse nivel de fitness nos proximos anos. Muito chao ainda. Enquanto isso pretendo fazer varias provas de tri. Mais facil ela ficar ajustada pra isso e se eu precisar faco o ajuste pro baiano 2 ou 3x no ano.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Agora no Campeonato Brasileiro, foi utilizada a nova regra para CR que elimina a verificação morfológica do atleta, está tudo integrado na mesma regra. Basicamente, quem tinha a bike dentro das regras antigas continua com a mesma válida.
Basicamente, encontra-se a linha do central, e a partir dessa linha o selim precisa ficar 5cm recuado, e da ponta do selim vai 80cm pra frente até a ponta dos trocadores (se forem mecanicos, com eles esticados).
Caso o selim esteja para frente dos 5m cm, digamos 3cm de recuo apenas, a ponta do trocador precisa estar a no máximo 78cm. É um pouco confuso de primeira mas depois faz sentido...
Vi dezenas de atletas tendo que modificar a bike bruscamente antes do crono, coisas como -5cm de extensão ou -4cm de recuo de selim. Muitos atletas simplesmente não largaram ou largaram com a bike de estrada.
Outra coisa que pegaram muito forte foi a inclinação do selim, tem que ser praticamente paralelo.
A minha estava no limite já, eu sei que ela fica a 1mm do máximo mas estava assim a 4 anos já então sem problemas...
Por isso eu repito, muito cuidado com a bike de crono, as medidas são bem restritivas. Quem pegou bike de triathlon pra usar ou passou muito tempo ajustando ou simplesmente não largou...
Bom saber Paulo. Eu tinha lido isso no Velonews, que estas mudanças eram confusas principalmente no que implicava na distância do trocador. A medida ainda continua os 75 cm do centro até a ponta né? Mas como meu selim fica a 2 cm do centro recuado a medida até a ponta da alavanca do trocador tem que ser 77 cm? A minha fica 75 cm do centro até o centro do trocador, se eu tivesse ido no brasileiro não teria largado então.
Bom, pelo menos minha mesa nova já chegou e agora é hora de mexer na frente e colocar as hastes em S, o paulista é em setembro e tenho que me adaptar no novo esquema.
Imagino!! Eu li as mudanças e ficou muito no ar... Amanhã vou tentar ler com calma outra vez.
Hoje eu mudei meu selim, tirei o Selle Italia que não estava dando rock e coloquei um Velo aqui que eu tinha: ficou outra bike! Aquela zica de escorregar acabou e consegui voltar o selim para trás do mov. central, ficou com 6 cm agora. Se der sexta vou mexer na frente para treinar no sábado já.
Boa, bike de TT é assim mesmo, tem que treinar na posição toda semana até entrar em harmonia com a bike. Se quiser abra um tópico na área de bike fit, ai todo mundo pode dar uns pitacos ehehhe
Existem duas excessões: distancia do selim em relaçao do central de no mínimo 5cm, quebrável até 0cm, e distancia das extensões em relação ao central em no máximo 75cm, quebrável até 80cm.
Caso o selim esteja atrás dos 5cm, as extensões podem ir até 80cm. Com o selim com menos de 5cm, as extensões no máximo até 75cm.
A única excessão morfológica é para atletas aciam de 1,90 e permite colocar as extensões em 85cm. Tenho um amigo de equipe que realmente precisa usar essa regra, pois tem 1,94 e com 80cm apenas a fica muito curta.