Acabei de ler o seguinte texto:
"Coroas Ovais X Trocadores Traseiros !
O maior desafio aqui será abordar esse assunto de forma simples, para que entendam a relação entre essas duas partes da transmissão da bike e estejam cientes quanto a um possível ( talvez não provável, mas possível ), problema que possa acontecer.
Aconteceu aqui na oficina há algumas semanas, discuti o caso com projetistas de marcas internacionais e ao receber uma segunda bike com o mesmo problema, decidi abordar publicamente.
Entendam que não estou criticando, apontando marcas, ou qualquer coisa do tipo, apenas procuro alertar, já que conheço amantes das ovais e não acho justo que o desconhecimento pleno de seu funcionamento possa trazer prejuízos.
Vamos lá:
- Qual a função do câmbio traseiro? Ele tem várias funções no processo de trocas de marchas, mas basicamente ele desvia a corrente entre as opções do cassette e o que nos interessa aqui; mantém a corrente tensionada.
- Para manter a corrente tensionada, a cada troca de marchas, o cage ( braço ) do trocador muda de posição. Uma vez mudada a posição e mantida a tensão na corrente, ( uma função da combinação de dentes entre coroa e cassette ), o cage permanece parado até a próxima mudança. Essa é a característica para as coroas redondas e até onde eu sei, nenhum fabricante de câmbios, possui coroas ovais. ( ok, Rotor lançou o dele, mas não conheço ainda ).
- Aqui está o ponto central: Com as coroas ovais, a cada ciclo do pedivela, o câmbio traseiro precisa se reposicionar duas vezes afim de manter sua função de tensionar a corrente. É necessário um movimento pequeno para isso, mas ele passa a acontecer milhares e milhares de vezes.
Lembrando o ditado: "Água mole em Pedra Dura ..." Não preciso citar o resto.
A conversa com os fabricantes foi boa, mas não conclusiva. Entendi que eles não possuem estatísticas específicas para coroas ovais, então os problemas entram no bolo total e assim não entendemos ainda os % de problemas. Aqui no SrFix, tenho 3 clientes com ovais, 1 já teve o câmbio quebrado e os outros 2 possuem uma folga importante que acredito virá a quebrar em algum momento. Todos usam a mesma marca de câmbio.
Existem diferentes fabricantes de câmbios e assim diferentes projetos para a mesma peça, nenhuma projetada para as coroas Ovais (volto a citar que não conheço o Rotor ainda). Concluí que a Shimano possui o melhor projeto, sendo minha recomendação para quem pretende usar Ovais.
Mudar um projeto certamente é complicado, mas sugeri a SRAM e ROTOR, que pelo menos recomendem uma graxa própria para a fricção e mais alta temperatura que possa ser aplicada no sistema de fixação do cage.
As fotos mostram o desgaste excessivo do pino e do parafuso que fixam um cage SRAM, a vista explodida mostra o mesmo sistema de fixação na Shimano.
Quem tiver dúvidas, estou a disposição para discutir o problema e passar melhores impressões.
Obrigado
Nando"
fonte:
https://www.facebook.com/senhorfix/