A influencia do head tube na geometria e condução

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

A influencia do head tube na geometria e condução

Post by joaojuliomello »

Pessoal como até hj só andei de clássica, o que podem me dizer sobre a influencia do tamanho do headtube?

pq por exemplo, temos duas bikes uma 56 com 15,5 cm e uma 58 com 17, isso implica em menos espaçadores pra se conseguira a mesma altura ou em poder usar uma mesa positiva ou negativa de acordo com o gosto.

Fiquei encucado a partir de um comentário do carvalho la no pedal.com falando q ele nã conseguia ter conforto em uma bike 54 com headtube de 14 cm ou algo do genero e na 56 já melhorava, mesmo podendo ajustar a distancia e altura na mesa.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Gili
Membro

Re: A influencia do head tube na geometria e condução

Post by Gili »

Cara, já que vc ta pensando em fazer o fit, faça antes de comprar a bike se possível, converse com o cara e negocie dele acertar a bike com tais medidas ( ou te passar as medidas ), converse com ele sobre isso e compre a bike. Eu quando fui "fitar" a ridley mostrei as geometrias da venge e ele indicou o quadro correto ( por acaso era o 54 mesmo que eu ja achava e que a ridley já era ).

A ridley tem 14,5 e a venge tem 14cm de head tube, mas coloquei a venge praticamente com as mesmas medidas de fit da ridley, dentro do possivel tendo em vista a diferença gritante da geometria dos quadros.

abs
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Quando falamos do head tube falamos automaticamente da diferença de altura entre o guidão e o selim, tenha isso em mente, a distância horizontal entre a ponta do selim e o guidão deve ser a mesma (ajustada pela mesa), ai você vê qual quadro se encaixa melhor, já que tem quadro 54 com 12cm de HT e quadro 54 com 17cm.

eu sai de um quadro 55 x 15,4 para um 55,5 x 18,3 e melhorou demais o conforto, sumiram as dores no pescoço e a diferença de altura entre selim e guidão baixou de 10cm para 7cm, mas eu usava uma mesa 130 no quadro 55 e passei a uma 110 no quadro 55,5 (até porque não tinha uma 120 por aqui que seria a certa).

Falando da tecnologia esta ai uma grande diferença do jeito 'chato e difícil' para o jeito simples e legal...que chamamos de economia de escala.

O jeito chato de se fazer bikes antigamente permitia que o sujeito comprasse desde uma mesa para usar socado até uma pinocchio, óbvio que fica estranho em alguns casos (como o da minha loira), mas você soma aos usuais 15cm coisa de 9cm em uma mesa comum deixando o headtube virtual com 20-25cm, ocorre que esse método exigia um corte e comprimento de espiga de garfo para cada tamanho de headtube, ai passou a ser ruim para o fabricante.

Com o advento das caixas atuais o garfo passou a ter um tamanho único economizando muito dinheiro, e ai entraram em cena os espaçadores para ajustar a altura.

Na bike que citei, usava no talo de espaçadores (3cm) na atual uso 1,5cm ficou mais "euro" :cipo5
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

Bruno, isso é só pesquisa, Up de bike só em 2016/2017 antes disso tem uma fixa mas ela já ta decidida.

Image
Gili
Membro

Post by Gili »

Sim sim,.mas essas info do fit tbm vai te server pra fixa.

Abraço
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

a fixa não tem opção, pouco quadro legal por aqui, vai ser um colossi low pro 57 http://standert.de/products/colossi-fra ... i-low-pro/

Image
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

rapaz, tem que ter envergadura!

Image
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

se for deixar com a frente mega baixa assim tem sim, mas devo deixar um pouco mais alta...
Image

mas visualmente deve ficar como essa:

Image

Image
Post Reply