Amigos, achei uma informação bacana que não envolve ciclismo, mas é perfeito para conseguir periodizar as outras práticas esportivas com o ciclismo.
Muitos de nós aqui faz outro esporte e, as vezes, os treinos de um podem atrapalhar o outro. O Golden Cheetah é perfeito como ferramenta de monitoramento também para isso. A ideia é usar a entrada manual de treino para contabilizar a intensidade dos treinos baseada em percepção de esforço.
"Foster et al developed a method of evaluating training using a variation of the Borg Rating of Perceived Exertion (RPE) scale (see table 3 below), which is designed to measure subjective perception of effort(3).
To calculate the TRIMP, the time of the session (in minutes) is multiplied by the RPE scored. For example, for 60 minutes of weight training, rated as very hard (RPE = 7), TRIMP = 60 x 7 = 420.
(Note, however, that it is not advisable to compare TRIMP scores calculated by different methods. The scores are arbitrary and comparisons are useful only within the same method.)"
Aqui tem o resto do texto.
http://www.pponline.co.uk/encyc/training-schedules.html" target="_blank
O método é eficiente e comprovado. Li um outro estudo que os caras iam tirando o sangue de atletas que fazem treinos mais anaeróbios (tipo lutas, musculação, crossfit, etc) e comparando as analises com a percepção de esforço que o atleta dava no fim do treino. Os resultados acabam sendo bem parecidos (o suficiente para alimentar uma planilha de treino).
O que dá pra fazer é plotar os gráficos da sua tabela de bike junto com as do outro esporte, separando os períodos de base, build e pico.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.