Nos últimos três meses foram 3 raios quebrados na roda traseira. Os raios são os stock genéricos que vieram na Sprint 20 (cubos Tiagra + raios genéricos (32) + aro Vzan Flyer) e já tem 7.2 mil km em 2 anos. Adianta trocar toda a raiação por um raio mais forte ou o problema seria o aro? To nem aí pro peso, que algo resistente!
Valeu gente!
Raios quebrando
-
- Membro
Re: Raios quebrando
No seu caso acho que compensa pensar em comprar um par novo de rodas que colocar uma raiação cara, sairá mais em conta. Alem do que vi diversos relatos desses aros vindo a falhar e acabar rachando com o desgaste por uso (da uma boa olhada perto dos niples dos raios se tem alguma rachadura).
Eu acho que compensa trocar a raiação toda, se ela não é de qualidade boa, se o aro for de boa qualidade, dai no seu caso acredito que compensa pensar em trocar as rodas mesmo e, sei la arrumar essas (trocar só o raio que quebrou) e deixar pra rolo se voce usar rolo.
Estes dias tive um raio quebrado descendo um local com asfalto perfeito, eu estava a uns 70km/h nesse momento tomei um baita susto, o raio quebrou do lado inverso ao k7, bem junto ao niple (coisa que nunca vi acontecer, sempre quebra na curva do raio e do lado do k7 em razão das forças que voce faz nos pedais, daí perdi a confiança na raiação, apesar que a quebra poderia ser por causa da tensão dos raios errada também), em resumo comprei uma caixa de raios dt swiss competition e troquei td tanto da frente quanto de traz, eu estou pesado e, as rodas compensavam mexer, por isso optei pela troca de raiação toda.
Eu acho que compensa trocar a raiação toda, se ela não é de qualidade boa, se o aro for de boa qualidade, dai no seu caso acredito que compensa pensar em trocar as rodas mesmo e, sei la arrumar essas (trocar só o raio que quebrou) e deixar pra rolo se voce usar rolo.
Estes dias tive um raio quebrado descendo um local com asfalto perfeito, eu estava a uns 70km/h nesse momento tomei um baita susto, o raio quebrou do lado inverso ao k7, bem junto ao niple (coisa que nunca vi acontecer, sempre quebra na curva do raio e do lado do k7 em razão das forças que voce faz nos pedais, daí perdi a confiança na raiação, apesar que a quebra poderia ser por causa da tensão dos raios errada também), em resumo comprei uma caixa de raios dt swiss competition e troquei td tanto da frente quanto de traz, eu estou pesado e, as rodas compensavam mexer, por isso optei pela troca de raiação toda.
-
- Membro
Valeu pela sugestão Reinaldo. Eu tava pensando nisso mesmo: comprar um par de rodas mais fortes de uma vez... O problema é a falta de verba. To enrolado até outubro!! Vou só trocar o raio quebrado mesmo. Será q não rola alguma gambi pra reforçar essa estrutura? Pessoal do MTB é q deve saber...
-
- Membro
Quando começa a quebrar assim geralmente resolve trocando toda a raiação e pela quilometragem deve ser fadiga dos raios mesmo.
Procura por raios Nitto, são um pouco melhores que os genéricos e não são caros.
Procura por raios Nitto, são um pouco melhores que os genéricos e não são caros.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Nitto é coisa fina....
Tb, tenho essas rodas nunca quebrei raios nelas, já tive de trocar o aro por rachaduras, era usado já tinha mais de 5k km. Eu não sou fã da vzan, mas os team flyer com cubos tiagra tem peso aceitável e rendimento idem.
Sugestões pra up....
Aros mach1 - são mais baratos que os mavic e tem boa qualidade.
70 reais você acha o mach1 omega se não me engano que é rígido, se quiser um perfil mais alto tem o cfx mas dizem ser um pouco mais mole.
Eu só quebrava raio na monark, na look nunca quebrei.... Quebrei foi a roda toda batendo em um ônibus Hehe...
Tb, tenho essas rodas nunca quebrei raios nelas, já tive de trocar o aro por rachaduras, era usado já tinha mais de 5k km. Eu não sou fã da vzan, mas os team flyer com cubos tiagra tem peso aceitável e rendimento idem.
Sugestões pra up....
Aros mach1 - são mais baratos que os mavic e tem boa qualidade.
70 reais você acha o mach1 omega se não me engano que é rígido, se quiser um perfil mais alto tem o cfx mas dizem ser um pouco mais mole.
Eu só quebrava raio na monark, na look nunca quebrei.... Quebrei foi a roda toda batendo em um ônibus Hehe...
Roda 32 raios é incomum de acontecer.
Se vc não for peso pesado (acima de 75kg) pode trocar o raio quebrado e alinhar folgando, ou seja deixar os raios menos tencionados costuma resolver.
Tem uma roda Giant scr1 de perfil alto no bikemagazine por 700contos. Não sei o peso mas a roda é legal.
Tinha uma menina vendendo uma RS30 por 550 num grupo do facebook ( se interessar vejo qual grupo)
Se vc não for peso pesado (acima de 75kg) pode trocar o raio quebrado e alinhar folgando, ou seja deixar os raios menos tencionados costuma resolver.
Tem uma roda Giant scr1 de perfil alto no bikemagazine por 700contos. Não sei o peso mas a roda é legal.
Tinha uma menina vendendo uma RS30 por 550 num grupo do facebook ( se interessar vejo qual grupo)
Roda é um negocio bem dificil de analisar, pelo menos para mim. O raio que esta quebrando é de que lado? Quebra em que situacao? Esta quebrando na mesma regiao? De forma geral, destensionar aumenta a flexao vertical da roda e portanto o esforço vertical. Eu iria consertando e compraria uma roda nova depois. Acredito que o mais provavel seja um problema no aro, ja tive dois colegas quebrando raios, trocaram todos os raios e nao adiantou.Adilson wrote:Roda 32 raios é incomum de acontecer.
A Merlin tem preços quase que irresistiveis em rodas Shimano. Se voce é pesado, recomendo esta com cubo Hope em aro Mavic
http://www.merlincycles.com/hope-hoops- ... 57956.html" target="_blank
Abs