PNEUS
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Re: PNEUS
O que pega nos 25 é o peso a mais...Papillon wrote:exato.
Porém mesmo em competição seu uso esta diminuindo, com os aros mais largos o pneu mais aerodinâmico tem sido o 25, tinha uma matéria sobre isso no topico de pneus.
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Re: PNEUS
Embarcando no tópico...
Meus Rubino Pro III estão chegando aos 1800 km com 4 furos, sendo que os últimos 2 furos foram no meu último pedal. Nunca havia furado 2x com 30 km de diferença. A parte central do pneu tá bem gasta, mas sem rasgos ou cortes grandes. As laterais estão com os sulcos bem feitinhos ainda. Será que tá na hora de aposentar o pneu?? Tenho dois pneus vagabundos aqui guardados e to pensando em colocar um deles dentro do pneu traseiro, pra ver se a furadeira dá uma parada. Sei que vai ficar pesado, mas não to com vontade de voltar a usar fita...
Meus Rubino Pro III estão chegando aos 1800 km com 4 furos, sendo que os últimos 2 furos foram no meu último pedal. Nunca havia furado 2x com 30 km de diferença. A parte central do pneu tá bem gasta, mas sem rasgos ou cortes grandes. As laterais estão com os sulcos bem feitinhos ainda. Será que tá na hora de aposentar o pneu?? Tenho dois pneus vagabundos aqui guardados e to pensando em colocar um deles dentro do pneu traseiro, pra ver se a furadeira dá uma parada. Sei que vai ficar pesado, mas não to com vontade de voltar a usar fita...
Re: PNEUS
Está andando com a pressão boa? Está rodando em local muito sujo, com pedras e arames?tbortolotto wrote:Embarcando no tópico...
Meus Rubino Pro III estão chegando aos 1800 km com 4 furos, sendo que os últimos 2 furos foram no meu último pedal. Nunca havia furado 2x com 30 km de diferença. A parte central do pneu tá bem gasta, mas sem rasgos ou cortes grandes. As laterais estão com os sulcos bem feitinhos ainda. Será que tá na hora de aposentar o pneu?? Tenho dois pneus vagabundos aqui guardados e to pensando em colocar um deles dentro do pneu traseiro, pra ver se a furadeira dá uma parada. Sei que vai ficar pesado, mas não to com vontade de voltar a usar fita...
Os meus devem estar na casa de 6 a 7 mil km, aposentando-os agora, sem nenhum único furo.
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Re: PNEUS
120 psi e sim, as estradas em Floripa são mto esburacadas e sujas. Sujas de areia, cascalho. Arame eu nunca vi por aí, mas vidro tem bastante tbm, mas imaginei que a proteção de kevlar do pneu iria aguentar mais um pouco.romanetto wrote: Está andando com a pressão boa? Está rodando em local muito sujo, com pedras e arames?
Os meus devem estar na casa de 6 a 7 mil km, aposentando-os agora, sem nenhum único furo.
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Re: PNEUS
Vou relatar aqui meu causo de sábado:
...na subida depois do rodoanel, na volta, ouço uma explosão e meu pneu no chão, abriu um rasgo no pneu e na camara. Ainda bem que eu tava na subida (devagar) e o Stefano tinha um manchão \ super bonder... ficou um calombo no pneu mas pelo menos cheguei em casa são e salvo. Obs: o pneu, maxxis detonator, rodou 7700k (5400k na dianteira).
No dia anterior ao ocorrido verifiquei os pneus e estavam ok, o detonator estava bem gasto porém íntegro e sem buracos ou com malha aparecendo.
Recomendo o pneu, pois mesmo depois dessa "explosão", com banda de rodagem e a parte interna comprometidos ele ainda rodou 30km além da durabilidade e qualidade.
Coloquei um "Vittoria Rubino Road Bike Tyre". Esse é o comum, de arame. Fiz um pedal de 70km na ciclo com ele e também gostei muito, macio e gira bem.
...na subida depois do rodoanel, na volta, ouço uma explosão e meu pneu no chão, abriu um rasgo no pneu e na camara. Ainda bem que eu tava na subida (devagar) e o Stefano tinha um manchão \ super bonder... ficou um calombo no pneu mas pelo menos cheguei em casa são e salvo. Obs: o pneu, maxxis detonator, rodou 7700k (5400k na dianteira).
No dia anterior ao ocorrido verifiquei os pneus e estavam ok, o detonator estava bem gasto porém íntegro e sem buracos ou com malha aparecendo.
Recomendo o pneu, pois mesmo depois dessa "explosão", com banda de rodagem e a parte interna comprometidos ele ainda rodou 30km além da durabilidade e qualidade.
Coloquei um "Vittoria Rubino Road Bike Tyre". Esse é o comum, de arame. Fiz um pedal de 70km na ciclo com ele e também gostei muito, macio e gira bem.
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Re: PNEUS
Os meus Vittoria Rubino Pro estão com 4100 km e 4 furos, sendo que 3 foram nos "últimos 3 pedais" (teve um dia 01/05, mas não furei):tbortolotto wrote:120 psi e sim, as estradas em Floripa são mto esburacadas e sujas. Sujas de areia, cascalho. Arame eu nunca vi por aí, mas vidro tem bastante tbm, mas imaginei que a proteção de kevlar do pneu iria aguentar mais um pouco.romanetto wrote: Está andando com a pressão boa? Está rodando em local muito sujo, com pedras e arames?
Os meus devem estar na casa de 6 a 7 mil km, aposentando-os agora, sem nenhum único furo.
- 175 km dia 27/04 - algum pedacinho de metal, pois o furo na câmera era minúsculo e não tinha nada no pneu.
- 90 km dia 03/05 - um caco de vidro, que atravessou o pneu e eu só vi pq olhei o local do furo e aí olhei no pneu e tava lá, preso, bem pequeno (acho que quebrou) na borracha do pneu.
- 130 km dia 04/05 - um pedaço de arame na BR no pneu dianteiro. Esse não teve jeito. Quando parei o arame era nítido no pneu
Eu considero que tive azar, pois nos 3 casos foram passando por trechos bem sujos da pista, visto que eu estava com os pneus desde setembro/2013 sem nenhum furo e nem uso fita anti-furo neles. Os pneus ainda estão bastante inteiros e acredito que duram pelo menos até os 6 mil km. Pretendo encomendar um novo par deles agora por este mês para que eu tenha eles daqui 3 meses, quando forem aposentados

Re: PNEUS
Se tiver como, troque. Porque nessas condições, a chance de algum objeto furar seu pneu é muito grande. E o grip também fica prejudicado.gtavares wrote:Se está aparecendo a malha é melhor trocar ou pode rodar ? Os meu dianteiros estão aparecendo a malha...
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Re: PNEUS
Deve trocar, imagina o dianteiro murchar ou explodir com voce numa descida a 50 km por hora...
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Re: PNEUS
Mellhor trocar Gtavares, vide meu relato acima onde o pneu nem malha aparecia apesar de estar bem usado.
Ainda mais por se tratar do dianteiro.
Ainda mais por se tratar do dianteiro.
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Re: PNEUS
Depois do ocorrido comigo, fiquei cabreiro com o lance de passar o pneu usado da frente pra trás.
Dúvida: É melhor o pneu dianteiro sempre ser dianteiro ou não?
Pois quando o traseiro acaba coloco um novo na frente e passo o que estava na frente, bem conservado, pra trás.
Dúvida: É melhor o pneu dianteiro sempre ser dianteiro ou não?
Pois quando o traseiro acaba coloco um novo na frente e passo o que estava na frente, bem conservado, pra trás.
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Re: PNEUS
Orlando, o certo é isso mesmo. Eu prefiro ter sempre o pneu mais inteiro na frente. Na frente as derrapagens e os esvaziamentos rápidos são sempre mais difíceis de se controlar.
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Re: PNEUS
Chegaram meus pneus Corsa EVO CX 320tpi da Merlin que vou usar só em prova. Passou sem ser tributado.
Já uso esses pneus nas rodas de carbono, mas quase nunca as usava pra "poupar" os pneus.
Agora vou poder usar com mais frequencia.
Já uso esses pneus nas rodas de carbono, mas quase nunca as usava pra "poupar" os pneus.
Agora vou poder usar com mais frequencia.
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Re: PNEUS
Exatamente Magnus.
Também penso assim.
Também penso assim.
Re: PNEUS
Que os Deuses do ciclismo te perdoem por esse atentado. hahamarcoaleite wrote: Estou quase metendo as tesouras nos meus pneus aqui! Não tem jeito, pneu bom tem que ser alemão mesmo!
Melhor coisa é ter gancheiras reserva. A senhora que trabalha em casa derrubou minha bike e foi-se a gancheira. Só consegui achar em algumas lojas por ai e eram caras, mas caras mesmo, caras demais. Ai acabei comprando uma por 80 mangos, original e tal e mesmo assim foi quase 1 mês para encontrar. No mesmo período eu vasculhei o AliExpress e encontrei um vendedor que tinha nas medidas da Kuota Kharma e comprei um pacote com 5 pra deixar de reserva e a qualidade do china me surpreendeu. Perfeitamente acabadas.Gili wrote:Carai Marco, que merda... Eu ja tava pensando em mandar vir uma gancheira reserva para eventualidades e ter ela na mao caso precise, agora entao vou colocar o plano em açao.
Re: PNEUS
tem um cara no facebook que faz gancheiras, nunca usei e nem sei o preço, mas acho que vale a pesquisa.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Re: PNEUS
Trouxe o Rubino Pro Slick para subistituir os meus antigos Rubino Pro normais. Percebi que em vez de 145 libras, estes slick suportam 120lbs somente. Há prejuízo em desempenho com isso, ou o fato de serem slick compensa a rolagem? Por ser slick é menor a pressão para ter o grip eficiente em curvas e pela abrasão e atrito menores, compensam em watts a pressão delicadamente inferior?
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Re: PNEUS
É muito difícil medir o ganho de desempenho de um pneu slick em cima de um normal na estrada. Não vou achar onde li, mas testes de laboratório (que não representam 100% da realidade) mostraram 1% de diferença na rolagem.
O slick é pior nas curvas e chuva, dessa forma só vale a pena porque o preço está muito bom.
O slick é pior nas curvas e chuva, dessa forma só vale a pena porque o preço está muito bom.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
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Re: PNEUS
Pensando que não há um ganho efetivo de rolagem e que sou um mané completo para fazer curvas, não vi tantas diferenças assim. Sobretudo pela pressão inferior. A diferença era de 4 dólares em relação aos normais.Marcelo Marino wrote:É muito difícil medir o ganho de desempenho de um pneu slick em cima de um normal na estrada. Não vou achar onde li, mas testes de laboratório (que não representam 100% da realidade) mostraram 1% de diferença na rolagem.
O slick é pior nas curvas e chuva, dessa forma só vale a pena porque o preço está muito bom.
Marino, eu fiquei na dúvida, fiquei pensando em trazer o Ultremo, mas não tive muitos retornos dos usuários, apenas o T. disse que era bom, mas ele mesmo não está acostumado a pegar as altas velocidades e os percursos longos que fazemos. Mas quando vi na rodinha de carbono do nosso amigo Paulo, achei o pneu bem robusto; parece-me que ele é slick também, não? Embora não esteja evidente isso nele, o Ultremo não parece existir em versão "terreno sujo", certo?
Na realidade existe o Ultremo Aqua e as diferenças estão nas malhas ZLX e ZX, na quantidade de tpi.
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Re: PNEUS
Por que o slick é pior de curva? No asfalto seco, eu imagino que o slick tenha mais aderência...
Roma, pode ter certeza que 120 de pressão é mais que suficiente, acessa a calculadora da Vittoria que vc vai ver.
Roma, pode ter certeza que 120 de pressão é mais que suficiente, acessa a calculadora da Vittoria que vc vai ver.
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Re: PNEUS
Achei que tinha pego a promoção do par na Merlin, que estava bem barato.
Sim, a versão clássica do Ultremo é totalmente lisa. Pelo que ouvi falar é um pneu que rola bem, só teria que ver se são duráveis e se furam facilmente. Geralmente pneus top tem esses problemas.
Magnus, são piores (pelo menos em teoria) porque não tem as ranhuras da versão clássica. Essas ranhuras ajudam a aumentar o grip porque dão mais atrito com o asfalto.
Sim, a versão clássica do Ultremo é totalmente lisa. Pelo que ouvi falar é um pneu que rola bem, só teria que ver se são duráveis e se furam facilmente. Geralmente pneus top tem esses problemas.
Magnus, são piores (pelo menos em teoria) porque não tem as ranhuras da versão clássica. Essas ranhuras ajudam a aumentar o grip porque dão mais atrito com o asfalto.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: PNEUS
Peguei na CRC, mas também julgo que estavam baratos, Marino, saíram por $25... mais barato que isso é meio raro encontrar, certo?Marcelo Marino wrote:Achei que tinha pego a promoção do par na Merlin, que estava bem barato.
Sim, a versão clássica do Ultremo é totalmente lisa. Pelo que ouvi falar é um pneu que rola bem, só teria que ver se são duráveis e se furam facilmente. Geralmente pneus top tem esses problemas.
Magnus, são piores (pelo menos em teoria) porque não tem as ranhuras da versão clássica. Essas ranhuras ajudam a aumentar o grip porque dão mais atrito com o asfalto.
Peguei os Vittoria porque são muito bons contra furos. Os meus estão intactos quanto a isso, e como eu disse no outro tópico, apenas apresentaram esgarçamentos e fissuras na lateral.
Eu sei, Magnus, eu fiz isso... para meu peso deu nos normais 120 e 110 e nos slick 110 e 105.Magnus wrote:Por que o slick é pior de curva? No asfalto seco, eu imagino que o slick tenha mais aderência...
Roma, pode ter certeza que 120 de pressão é mais que suficiente, acessa a calculadora da Vittoria que vc vai ver.
Em asfalto bom e em condições secas, imagino que se a pressão for menor, o grip também fica melhorado pela aderência que o pneu macio tem em relação a um mais duro (digo em pressão), mas é comparado aos meus sapatos velhos, se esta molhado, a água cria o ponto de atrito entre a sola e o chão e há uma pequena aquaplanagem e derrapagem, enquanto que as ranhuras tem a função de fazer a água escoar por elas mantendo o solado fixado sem a água entre o chão e ele.
Vish, achei que expliquei mal pacas...

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Re: PNEUS
Então, a pressão está ok, pode usar a recomendada, não entre nessa de baixar para dar aderência. Além de aumentar a chance de furos, ainda pode causar um maior aquecimento e desgaste do pneu.
Já no molhado, é isso mesmo, as ranhuras ajudam a escoar a água.
Já no molhado, é isso mesmo, as ranhuras ajudam a escoar a água.
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Re: PNEUS
Vídeo bem legal!! 

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Re: PNEUS
Feedback sobre os meus Durano:
Durano S (slick): Veio ressecado e furou demais na traseira, começou a abrir a lateral logo, logo... A loja percebeu o problema e me mandou outro pneu, mas não tinha slick no estoque. Esse, ressecado, rodou 1.200 km na traseira. Assim que recebi o outro, coloquei na roda traseira e aposentei ele. Acontece que os Rubino que comprei não chegam e o Zaffiro que já estava na capa abriu o bico, então voltei com ele para a dianteira, com a lateral colada com super bonder gel, e já rodou mais 1.600 km .
Durano: Foi o que recebi para substituir o ressecado. Foi direto para a traseira, com uns 300 km, passei por cima de uma lata e cortou a lateral, costurei com fio dental e continua rodando. Já está com 2.500 km.
Durabilidade:
Mesmo o slick, que veio ressecado, já está com 2.800km e não apresenta sinais de que está acabando, acredito que ainda rode muito. O outro está na traseira há 2.500 km e também está ok, roda muito ainda...
Proteção contra furos:
Não achei tão especial assim, o ressecado furava muito, mas mesmo o outro furou umas 2 vezes por causa de araminhos de pneu de caminhão no acostamento... voltei a usar a fita anti-furo, acredito que a mega-hyper-proteção fique só por conta do Durano Plus mesmo.
Rolagem:
Rolam mais que pneus mais simples como o CST, mas perdem em relação aos Zaffiro.
Conforto:
Muito bom, as vezes parece até que está com calibragem baixa, muito confortável mesmo.
Enfim, como pneu de treino, está aprovado, confortável e durável!
EDIT: Atendendo ao pedido do Zen, peso 90 kg.
Durano S (slick): Veio ressecado e furou demais na traseira, começou a abrir a lateral logo, logo... A loja percebeu o problema e me mandou outro pneu, mas não tinha slick no estoque. Esse, ressecado, rodou 1.200 km na traseira. Assim que recebi o outro, coloquei na roda traseira e aposentei ele. Acontece que os Rubino que comprei não chegam e o Zaffiro que já estava na capa abriu o bico, então voltei com ele para a dianteira, com a lateral colada com super bonder gel, e já rodou mais 1.600 km .
Durano: Foi o que recebi para substituir o ressecado. Foi direto para a traseira, com uns 300 km, passei por cima de uma lata e cortou a lateral, costurei com fio dental e continua rodando. Já está com 2.500 km.
Durabilidade:
Mesmo o slick, que veio ressecado, já está com 2.800km e não apresenta sinais de que está acabando, acredito que ainda rode muito. O outro está na traseira há 2.500 km e também está ok, roda muito ainda...
Proteção contra furos:
Não achei tão especial assim, o ressecado furava muito, mas mesmo o outro furou umas 2 vezes por causa de araminhos de pneu de caminhão no acostamento... voltei a usar a fita anti-furo, acredito que a mega-hyper-proteção fique só por conta do Durano Plus mesmo.
Rolagem:
Rolam mais que pneus mais simples como o CST, mas perdem em relação aos Zaffiro.
Conforto:
Muito bom, as vezes parece até que está com calibragem baixa, muito confortável mesmo.
Enfim, como pneu de treino, está aprovado, confortável e durável!
EDIT: Atendendo ao pedido do Zen, peso 90 kg.
Last edited by Magnus on Fri 20 Jun 2014 17:41, edited 1 time in total.
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Re: PNEUS
opa, tem erro nessa afirmacao ae...Magnus wrote:Então, a pressão está ok, pode usar a recomendada, não entre nessa de baixar para dar aderência. Além de aumentar a chance de furos, ainda pode causar um maior aquecimento e desgaste do pneu.
Já no molhado, é isso mesmo, as ranhuras ajudam a escoar a água.
qto MAIS pressao, MAIOR a probabilidade de furos.
explico: o pneu menos cheio se "conforma" melhor com as irregularidades do piso e a sujeira (vidro, arame, limalha, prego), em vez de causar o furo, na maioria das vezes o corpo estranho nem penetra na borracha - ou penetra superficialmente, mas nao chega a furar a camara. o objeto atinge o pneu de modo "não-lacerante"
ja qdo o pneu está cheio demais, essas impurezas atingem o pneu de forma contundente/lacerante, na maioria das vezes penetrando em profundidade q causa furo (ou rasgo).
outro detalhe é q, qto mais cheio, mais fininha fica a parede da camara de ar dentro do pneu - entao fica mais facil rompe-la. para se ter ideia, uma camara de ar vazia com 1mm de camada de borracha, fica com a espessura de pouco mais q um fio de cabelo qdo inflada a 120psi dentro de um pneu 700x23.
nao to dizendo pra ninguem andar com pneu murcho - ate pq se baixar demais a pressao, reduzem os furos com prego e vidro, mas aumentam os furos por snake bite.
to so dizendo q o raciocinio de "maior pressao, menos furos" é errado.
o q vale é achar a pressao IDEAL de cada pneu, de acordo com o uso, com o piso e com o peso do ciclista.
eu, por exemplo, uso na maioria das vezes conti gp4000 com 95-105 e raramente furo - e qdo resolvo encher mais q isso, a frequencia de furos aumenta bastante.
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Re: PNEUS
Carvalho_BR wrote:opa, tem erro nessa afirmacao ae...Magnus wrote:Então, a pressão está ok, pode usar a recomendada, não entre nessa de baixar para dar aderência. Além de aumentar a chance de furos, ainda pode causar um maior aquecimento e desgaste do pneu.
Já no molhado, é isso mesmo, as ranhuras ajudam a escoar a água.
qto MAIS pressao, MAIOR a probabilidade de furos.
explico: o pneu menos cheio se "conforma" melhor com as irregularidades do piso e a sujeira (vidro, arame, limalha, prego), em vez de causar o furo, na maioria das vezes o corpo estranho nem penetra na borracha - ou penetra superficialmente, mas nao chega a furar a camara. o objeto atinge o pneu de modo "não-lacerante"
ja qdo o pneu está cheio demais, essas impurezas atingem o pneu de forma contundente/lacerante, na maioria das vezes penetrando em profundidade q causa furo (ou rasgo).
outro detalhe é q, qto mais cheio, mais fininha fica a parede da camara de ar dentro do pneu - entao fica mais facil rompe-la. para se ter ideia, uma camara de ar vazia com 1mm de camada de borracha, fica com a espessura de pouco mais q um fio de cabelo qdo inflada a 120psi dentro de um pneu 700x23.
nao to dizendo pra ninguem andar com pneu murcho - ate pq se baixar demais a pressao, reduzem os furos com prego e vidro, mas aumentam os furos por snake bite.
to so dizendo q o raciocinio de "maior pressao, menos furos" é errado.
o q vale é achar a pressao IDEAL de cada pneu, de acordo com o uso, com o piso e com o peso do ciclista.
eu, por exemplo, uso na maioria das vezes conti gp4000 com 95-105 e raramente furo - e qdo resolvo encher mais q isso, a frequencia de furos aumenta bastante.
Então, Carvalho, concordo contigo, mas eu não coloquei esse raciocínio de que maior pressão, menos furo; pelo contrário, esse assunto surgiu com o Roma depois que ele reclamou que os "Slick" não pegavam 145, no máximo 120. Nesse momento eu disse que os 120 eram mais do que suficientes para ele e recomendei a calculadora da Vittoria, aí ele disse que tinha feito isso e a recomendação para o peso/uso/pneus foi de 105 e 110.
Aí entrou o meu comentário dizendo que ele usasse esse recomendado, pois andar com menos do que isso poderia aumentar os furos etc... As minhas experiências andando com pneu baixo não foram boas, já tive dois snake bites só de passar em desnível de estrada/acostamento...
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