Sujou, sujou!!

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
Doido43
Site Admin

Sujou, sujou!!

Post by Doido43 »

Com novo sistema da Receita, comprar em sites internacionais sem pagar taxas deve ficar bem mais difícil

Fazer compras em sites como DealExtreme e AliExpress sem pagar impostos de importação deve ficar mais difícil até o final do ano: a Receita Federal promete iniciar em setembro os testes de um sistema que automatizará o controle de pacotes que chegam de outros países e, consequentemente, a cobrança de tributos.

A informação vem do Estadão, que apurou também o motivo – um tanto quanto óbvio – deste “cerco”: a quantidade de compras que chegam ao país não para de crescer, pulando de 1,2 milhão por mês no início de 2013 para 1,7 milhão de pacotes atualmente.

De fato, sites de compras internacionais, especialmente aqueles baseados na China, caíram no gosto dos brasileiros, que chegam a eles atraídos pela ampla variedade de produtos e, principalmente, pelos preços altamente convidativos.

Image

Não por menos, muitos destes sites têm inclusive uma estrutura preparada para atender ao Brasil: a DealExtreme, por exemplo, implementou um sistema que agiliza o envio de remessas para o país e já permite até pagamento com boleto bancário.

Todas as compras internacionais são passíveis de cobrança de pelo menos dois tributos: uma taxa de importação equivalente a 60% do valor da compra e ICMS (Imposto sobre Circulação de Serviços e Prestação de Serviços), cuja alíquota varia de estado para estado.

As únicas exceções ficam para determinados medicamentos (mediante a apresentação de uma documentação específica) e para livros ou periódicos impressos. Aquela isenção para pacotes com valor de até US$ 50 se aplica somente para remessas emitidas por pessoa física para pessoa física.

Atualmente, a maioria das compras internacionais chega aos compradores sem qualquer taxação porque a Receita Federal não tem estrutura para verificar todos os pacotes. Somente uma pequena parcela é selecionada para amostragem e, neste caso, o consumidor recebe uma correspondência para pagar a taxa (ou questioná-la, se não concordar com o valor cobrado) e retirar o produto numa agência dos Correios.

Com o novo sistema, a taxação será automatizada, ou seja, exigirá o mínimo possível de intervenção humana e, ao mesmo tempo, poderá cobrir todos os pacotes – ou a maioria deles. Para tanto, a Receita Federal fechou um acordo com os Correios para obter informações das remessas antes mesmo de sua chegada ao Brasil.

Isso é possível porque existe um tratado internacional que facilita a troca de informações entre correios de vários países. Assim, o que provavelmente acontecerá é que, quando um pacote for emitido, o site de compras informará seu respectivo valor e outros dados ao serviço postal local que, por sua vez, repassará estas informações aos Correios, permitindo que o sistema da Receita calcule as taxas.

De acordo com Edna Beltrão Moratto, chefe da Divisão de Controles Aduaneiros Especiais da Receita Federal, o sistema também será dotado de filtros que facilitarão a identificação por parte dos fiscais de remessas com informações inconsistentes, como pacotes com valores declarados menores que os efetivamente cobrados.

A Receita Federal também estima que o novo sistema deverá agilizar as entregas. O comprador poderá ser informado sobre as taxas a serem pagas previamente, via internet ou correspondência impressa, e assim receber os pacotes em sua residência em vez de ter que retirá-los nos Correios, como acontece atualmente.

Mas, se pensarmos bem, este não é exatamente um “prêmio de consolação”: se absolutamente todos os pacotes internacionais forem taxados, as agências dos Correios ficarão sobrecarregadas com tantas remessas a serem retiradas, logo, é mais viável direcionar os pacotes à estrutura de distribuição porta a porta.

Os testes começam oficialmente em setembro deste ano, como você já sabe. Se os resultados forem satisfatórios, o novo sistema deverá entrar definitivamente em funcionamento a partir de janeiro de 2015.

Fonte: http://tecnoblog.net/154669/compras-sit ... o-receita/
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
ReinaldoBrisolla
Membro

Re: Sujou, sujou!!

Post by ReinaldoBrisolla »

Serviços de redirecionamento serão interessantes de se usar...
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

para quem compra em site chines vai ser MAIS fácil, bastará o sujeito declarar 50 obamas e passará liso no sistema , mas será pior para quem como eu compra em sites como a merlin.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
jwalker
Membro

Post by jwalker »

Eu vi esta notícia. A impressão que dá é que estamos voltando aos anos de 1980 para trás, antes da abertura às importações. Tudo era difícil e muito, muito caro. Do jeito que está, fica difícil. 150 reais em um pneu longe de ser "top", 200 mangos em um cassete intermediário, por aí vai.
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa

(Real Coletivo Dub)
laertejr
Membro
Nome Verdadeiro:: Laerte

Post by laertejr »

Na pratica, a cada compra de peças de bike que eu vou fazer, eu ja considero o valor do imposto. Pelo menos pra mim nao muda em nada, apenas economizo mais quando passa reto na fiscalização...

E mesmo que continue pagando o imposto, recebendo rapido e nao precisar esperar 3 meses para tributar e ir buscar nos correios, acho que ficará melhor...
Tentando pedalar :roll:
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Das trocentas compras que já fiz, só fui taxado na ultima. Pelo que tenho visto, quase todo mundo ta sendo taxado ultimamente. Se estão taxando tudo, é melhor ter esse sistema, vai agilizar a entrega.

Na verdade isso expõe a tosquice do nosso correio - eles não tem sistema, o processo é todo manual!!!

Bem falou mestre Papito. Uma vez implementado o sistema, a coisa fica automatizada, e menos gente no processo. Questionar um valor declarado será uma exceção do processo. Vai ser muito mais conveniente pro fiscal deixar a esteira rolar e fazer as coisas by the book. Ele garante o salário e não estorva a chefia. Quem mexe com implementação de sistemas sabe disso.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Pois bem

Li esta notícia ontem, e, como dito acima, vai dar RUIM pra receita, isso sim.
A tributação passará a ser realizada por meio eletrônico, amarrado as informações dos correios daqui com o de lá, ou seja, passará a ser unicamente com base no valor declarado, logo...

A única forma de tributarem de forma correta seria amarrando as informações dos correios com as dos sites de compra e dos bancos gestores dos meios de pagamentos, mas até isso acontecer...

Espero que este sistema entre o mais rápido possível, por que, se agilizar o processo realmente, teremos encomendas chegando mais rápido do que o PAC do RS até o RJ :)
jwalker
Membro

Post by jwalker »

Se servir ao menos para agilizar, ok. Mesmo com imposto, e bem mais barato trazer de fora. Isto só reforça o quão sem noção (ou gananciosos) são os nossos lojistas. Os dois que frequento aqui em Curitiba (um manja mais de MTB e Ciclotur, o outro só speed) tem reclamado muito da queda do movimento em suas lojas. Em parte porque a rapaziada tá pagando o "Minha casa, minha dívida" e o carrão em 72x, mas todo mundo que falo "descobriu" a importação. Assim, é só se programar, o pneu ficou meia-bôca, já manda trazer dois pares, calcula aí uns dois meses e boa.

Será que um dia vamos poder comprar peças no balcão da loja da cidade com preços mais justos? Eu acho difícil.
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa

(Real Coletivo Dub)
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Acho que se os lojistas nao modificarem seu modo de ver as coisas vao acabar fechando ou ficando somente para mecanica... porque se depender de mim, nem para mecanica ficarao, a primeira oportunidade de fazer um curso de mecanica que eu tiver vou fazer...
Pode ocorrer tbm dos fdp do governo aumentarem as aliquotas dos impostos para "proteger" os lojistas...
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Por isso a Belgica ou a França investem quase nada em polícia de fronteira e aqui são bilhões... temos que ter um exército para fiscalizar a muamba devido a impostos extorsivos.

Não adianta eles botarem barreiras o mercado sempre vai responder, seja burlando ou simplesmente diminuindo, esse é o caso das bicicletas está cada vez menor o mercado alto padrão.

conversa que tive com um lojista:

- Belos manetes SR! Quanto sai?
- R$ 2.300
- Nossa é o preço do manete+cambios lá fora.
- É eu sei, se não fosse tabelado eu poderia vender por 1.200-1.300 e venderia 3-4 por mes.
- E quantos você vende?
- Nunca vendi nenhum, fazem 2 anos que esse esta na vitrine.

Quer melhor resposta?

O mercado fala "não tolero isso" e no fim eu, e mais todos campy lovers compramos lá fora quando tem uma promoção e pronto...ou quando viaja.

Se o governo proibir a importaçào direta? Eu viajo, compro a bike, levo pro Uruguai e venho pedalando.
TC
Membro

Post by TC »

Na prática, Aliexpress, Ebay que são vendas de pessoa física e até DX caso enviem como pessoa física e presente, se o valor estiver abaixo de 50$ a receita não pode fazer nada. Eles podem até tentar rastrear e descobrir que aquela pessoa física é um logista, mas, se não está enviando com jurídica, é isento.

Alias, nunca entendi isso de "presente", se eu estiver viajando e enviar um presente para alguém aqui que custou 40$, mas a receita acha que aquilo vale 80$, como é que a pessoa que recebeu vai comprovar que custou só 40$ se é um presente, logo, nem o valor deveria saber?
Zo
Membro

Post by Zo »

Previsão de tempo informa:

A partir de setembro em todo o território nacional, choverá quadros/rodas chinas de 90 obamas. :lol:

Mas é o que citaram acima.... é duro ver chocolate, perfume, bicicleta, moto, carro pela metade do preço no exterior.

Enquanto o país for injusto com impostos e o lojista for injusto com a margem de lucro, haverá artimanhas pra driblar isso.
Last edited by Zo on Thu 10 Apr 2014 15:07, edited 1 time in total.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Zo wrote:Previsão de tempo informa:

A partir de setembro em todo o território nacional, choverá quadros/rodas chinas de 90 obamas. :lol:
Dilma, a Senhora acha que os chinas vão declarar os valores DIREITINHOS?

Image
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Zo
Membro

Post by Zo »

ftmonjardim wrote:
Zo wrote:Previsão de tempo informa:

Dilma, a Senhora acha que os chinas vão declarar os valores DIREITINHOS?

[ Imagem ]

hauhauahuhauhauahuahuha
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

HASUASHSUASHSAUAHSUASHASUHSAUH

Essa Dilma é uma ridicula (Em todos os sentidos)
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
vladbarra
Membro
Nome Verdadeiro:: Vladimir

Post by vladbarra »

Cada dia que passa eu me desanimo mais com este país de m.., o governo quer tapar um buraco na receita com importações diretas enquanto cobra horrores de imposto de tudo que é jeito e ainda não tem como fiscalizar.
Porque não reduz a carga tributária e aumenta a fiscalização, assim todo mundo pagaria ao invés de burlar a lei.
Mas... quem vai pagar obra de 1bi na copa? quem vai pagar obra de 2,5 bi das olimpiadas, isso mesmo olimPIADAS.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
iRobot
Membro
Nome Verdadeiro:: Wagner Rosatti

Post by iRobot »

jwalker wrote:Eu vi esta notícia. A impressão que dá é que estamos voltando aos anos de 1980 para trás, antes da abertura às importações. Tudo era difícil e muito, muito caro. Do jeito que está, fica difícil. 150 reais em um pneu longe de ser "top", 200 mangos em um cassete intermediário, por aí vai.
Quando eu comecei não tinha nada que se pudesse comprar... se vc quisesse uma fita de guidão que não fosse preta, vc ia ter que tirar um pedaço daquelas cortinas de plástico da época kkk... nem pneu, nada... só tinha Jet Cajú e tubular Olímpico, hoje vc combina a cor do conduite com o pneu, etc. Acho que só compensa comprar no exterior quando vc encontra um ítem que não se acha aqui. O mês passado achei uma camisa da Renault Elf igual a do Bernard Hinault... e um óculos que filma e tira fotos... aí já fica interessante pagar mais caro
Image
Post Reply