Bike FIT em TT

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Bike FIT em TT

Post by binho »

Galera,
Aqueles testes online de fit servem pra bike de TT?

Tô pensando em começar a pesquisar a compra de uma, mas pra isso preciso já saber quais os tamanhos ficariam bons em mim.

Preciso de ajuda.

Vlew
Abs
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
marcoaleite
Membro

Re: Bike FIT em TT

Post by marcoaleite »

Binho, vi seu tópico ontem. No meu caso eu me baseei no mesmo principio de uma road normal para saber se eu caberia ou não no quadro. Agora o ajuste do cockpit e selim eu ainda estou meio sem noção também, no primeiro momento fiz no selim igual faço na road, mas desloquei o selim um pouco para frente e inclinei um pouquinho o bico para baixo. Já o cockpit ainda tenho dúvidas...

Assim que eu pegar ela de volta da revisão vou fazer uns testes. Vou dar uma pesquisada por aí, se achar algo vou postando aqui. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Sei muito pouco sobre o ajuste para crono, mas, pelo menos basicamente seria:

- Selim:
O ângulos do joelho (aberto e fechado) são iguais os da bicicleta de estrada. Se você colocar selim para frente vai ter que subir a altura.
Recuo menor de selim é muito usado, por possibilitar que o tronco fique mais baixo e por conseguir por mais força nos pedais. Só que selim muito para frente judia da patela, então tomem cuidado e fortaleçam a musculatura em volta do joelho.

-Guidão:
O ângulo do braço deve acompanhar o ângulo do garfo. O ante braço fica na horizontal. Teve gente que já tentou colocar o ante braço para cima, para baixo, mas a maioria usa na horizontal mesmo.

- Tronco:
O mais horizontal possível. Eu medi (por foto) esse ângulo de alguns ciclistas bons na modalidade e ficavam em algo entre 10º e 13º.

Isso seria bem básico, mas vocês vão encontrar bastante coisa na internet.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
binho
Membro

Post by binho »

Então, na verdade o bike fit eu vou pagar pra fazer mesmo.
O que eu preciso pesquisar é sobre o tamanho. Eu preciso ter uma noção mais ou menos pra ficar observando as oportunidades (vou pegar usada) que aparecem e ter a certeza que posso comprar aquele modelo.
Me parece que as bikes de crono são bem mais ajustáveis que as roads, o que abre o range de opções.
eppg
Membro
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

Post by eppg »

binho wrote:Então, na verdade o bike fit eu vou pagar pra fazer mesmo.
O que eu preciso pesquisar é sobre o tamanho. Eu preciso ter uma noção mais ou menos pra ficar observando as oportunidades (vou pegar usada) que aparecem e ter a certeza que posso comprar aquele modelo.
Me parece que as bikes de crono são bem mais ajustáveis que as roads, o que abre o range de opções.

me manda uma mp que passo o contato do meu mecanico

ele faz fiz de tt e pode tirar as suas duvidas.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Se o top tube for curto ou longo você fica desajustado em cima do clip, aí fica meio corcova quando desce no clip ou se ficar longo tem que recuar muito para ao apoiar não ficar ruim de pedalar. Pode pegar pelo top tube igual da sua road que não acho que terá problemas, pelo menos eu não tive. Depois compara por exemplo a Shiv e a Allez.

Marino, se der certo no fim de semana tiro uma foto e coloco aqui para você dar uma ajuda no fit. ;)
Last edited by marcoaleite on Thu 27 Mar 2014 17:30, edited 1 time in total.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
TC
Membro

Post by TC »

Pergunte pro Paulo Haas (rockraulseixas), se tem alguém no universo que entende de bicicleta de TT é ele.
T-Rodman
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Post by T-Rodman »

uma diferença clara entre TT e road normal é que TT o quadro tem de ser do seu tamanho mesmo.
Não dá pra encurtar uma TT como uma road. Se o cara usa 54 numa TT é 54 e cabô.
Não tem como um cara que usa 56 entrar numa 54 com uma mesa de 130mm, nem um cara que usa 52 entrar numa 54 com mesa de 60mm.

Ah, e mede mesmo a geometria do quadro, porque o marcoaleite tá com minha bike, porque apesar de estar escrito 54cm no quadro, e ter 54cm de toptube, o seat-tube do quadro que ele me comprou é maior que 54cm no recuo. Daí o quadro não me serviu - mas serviu pra ele que usa 54cm de toptube e tem pernas mais longas do que eu.
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu falei uma besteira ali em cima e estou corrigindo. O top tube nem sempre é igual, fui dar uma sapeada no site da Canyon e vi que dá uma diferença para mais no top tube na TT que é com o cockpit integrado. Se for nos quadros "normais" a diferença é milimétrica. Olhei a geometria da Shiv aqui rapidão e parece similar a Allez no top tube.

Foi o caso da bike que peguei com o T, quando cheguei primeira coisa que fizemos foi medir o top tube e no caso dela, o seat tube, porque ele tem uma extensão aero e ele não era exatamente 54 cm.
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Essa diferença ocorre por conta da posição, o mesmo sujeito em uma road e em uma TT precisa de mais Top Tube.

https://www.youtube.com/watch?v=0mb5g55 ... detailpage" target="_blank

https://www.youtube.com/watch?v=1kYYYFV ... detailpage" target="_blank
binho
Membro

Post by binho »

Eh... vou ter que estudar bastante o assunto.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Fica atento ao tipo de quadro que você tem interesse. Os tradicionais tende a ser similares aos roads, agora se partir para algo mais moderno precisa ver com calma mesmo, dá a impressão que eles alongaram o top tube para usar uma mesa mínima.
TC
Membro

Post by TC »

Quero ver fazer o fit aqui

Image
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

TC wrote:Quero ver fazer o fit aqui

[ Imagem ]
O TOC não me permite olhar essa bicicleta por mais de 5 segundos...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Post Reply