Hérnias: todos os tipos!
Forum rules
Sem mimimi
Sem mimimi
Hérnias: todos os tipos!
Oi Pessoal,
Motivado pelo tópico criado pelo Gili, acho que podemos abrir um espaço para discutir hérnias: por que surgem, qual o tratamento, quando a cirurgia é necessária, etc.
Eu tive hérnia inguinal e fiz a cirurgia quase um ano atrás, hoje estou "zero bala". Vamos trocar informações para evitar que indo com sede demais ao pote nos treinos, termina que fiquemos uns meses de molho...
Motivado pelo tópico criado pelo Gili, acho que podemos abrir um espaço para discutir hérnias: por que surgem, qual o tratamento, quando a cirurgia é necessária, etc.
Eu tive hérnia inguinal e fiz a cirurgia quase um ano atrás, hoje estou "zero bala". Vamos trocar informações para evitar que indo com sede demais ao pote nos treinos, termina que fiquemos uns meses de molho...
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa
(Real Coletivo Dub)
Vida de atleta
(Real Coletivo Dub)
-
- Membro
Re: Hérnias: todos os tipos!
Jwalker, muito boa a idéia do tópico.
Aproveitando, tu pode me dizer mais sobre a cirurgia, recuperação, quando voltou a operar?
Preciso fazer uma também, somente do lado esquerdo.
Grande abraço
Aproveitando, tu pode me dizer mais sobre a cirurgia, recuperação, quando voltou a operar?
Preciso fazer uma também, somente do lado esquerdo.
Grande abraço
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
-
- Membro
opa, to nessa.
hernia inguinal e normalmente dos dois lados.
pra pedalar nao atrapalha, mas as vezes ocorre durante o sexo e incomoda.
acho q é caso de cirurgia, mas nunca fui em medico ver.
-
- Membro
O Contador fez cirurgia de hernia inguinal.Carvalho_BR wrote:opa, to nessa.
Aguardando o relato do jwalker..
Pra levantar peso as vezes doi depois e não posso fazer nenhum exercicio de pernas, não doi mas tenho medo de ferrar tudo.
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Magnus
Carvalho_BR wrote:opa, to nessa.
Tá bom, confesso, dessa vez me segurei para não perder o amigo....

"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
hérnia é um capítulo inteiro de um livro de cirurgia fica meio difícil discutir aqui.
As 3 principais são: umbilical, inguinal direta, inguinal indireta. A umbilical ocorre pelo umbigo, onde naturalmente não há músculo para que haja passagem para o cordão umbilical. A direta é por fraqueza da parede abdominal (constitucional, não resolve com musculação). A indireta é por persistência do conduto peritônio vaginal. Quanto ao tratamento, tirando a hérnia umbilical, depois de adulto as outras duas são tratadas com técnica usando tela sem tensão, geralmente Lichtenstein.
A cirurgia é sempre recomendada, dada a simplicidade da cirurgia e as potenciais complicações.
As 3 principais são: umbilical, inguinal direta, inguinal indireta. A umbilical ocorre pelo umbigo, onde naturalmente não há músculo para que haja passagem para o cordão umbilical. A direta é por fraqueza da parede abdominal (constitucional, não resolve com musculação). A indireta é por persistência do conduto peritônio vaginal. Quanto ao tratamento, tirando a hérnia umbilical, depois de adulto as outras duas são tratadas com técnica usando tela sem tensão, geralmente Lichtenstein.
A cirurgia é sempre recomendada, dada a simplicidade da cirurgia e as potenciais complicações.

-
- Membro
potenciais complicações se não operar?Iberê wrote:hérnia é um capítulo inteiro de um livro de cirurgia fica meio difícil discutir aqui.
elas podem continuar crescendo e ficar bem grandes, encarcerar, ou estrangular. Se encarcerar pode causar abdômen agudo obstrutivo e vai precisar de cirurgia de urgência/emergência para resolver. Se estrangular, pensando em complicações agudas acho que é a pior, é como amarrar um torniquete no braço e deixar necrosar, o prognóstico vai depender do tempo que demorou até resolver, eventualmente tem que arrancar cirurgicamente toda a parte acometida, mas de qualquer maneira também exige intervenção de urgência/emergência.
Considerando que toda a hérnia tem indicação de tratamento cirúrgico, que é cirurgia relativamente simples, que dá para internar na véspera, ou no dia da cirurgia, e receber alta no dia seguinte quando é eletivo. Acho que não vale a pena correr o risco de uma complicação, ainda mais homem jovem que vive fazendo esforço e aumentando a pressão intra-abdominal.
Considerando que toda a hérnia tem indicação de tratamento cirúrgico, que é cirurgia relativamente simples, que dá para internar na véspera, ou no dia da cirurgia, e receber alta no dia seguinte quando é eletivo. Acho que não vale a pena correr o risco de uma complicação, ainda mais homem jovem que vive fazendo esforço e aumentando a pressão intra-abdominal.

Meu pai teve hernia por uns 20 anos mas nao operou. Devia ter feito logo no comeco.
depois optaram por nao operar pois ele jah estava com mais de 70 anos. Ano passadk, porem, encarcerou e teve que fazer cirurgia de emergencia, e aos 83 anos de idade. No dia seguinte jah estava em casa.
Carvalho, procura logo um medico. Nao espera complicar...
depois optaram por nao operar pois ele jah estava com mais de 70 anos. Ano passadk, porem, encarcerou e teve que fazer cirurgia de emergencia, e aos 83 anos de idade. No dia seguinte jah estava em casa.
Carvalho, procura logo um medico. Nao espera complicar...
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Oi Pessoal,
Desculpem a demora no retorno, mas sabem como é, Carnaval... rsrsrs
O meu caso foi simples, segundo o cirurgião, era a chamada "ponta de hérnia (inguinal)". Eu sentia um pouco, mais nas subidas, uma dor mais embaixo no abdômen, além de uma certa ardência (como se estivesse esquentado) no testículo esquerdo (lado da hérnia).
Por conta disto, eu poderia ter continuado a conviver com o problema, de acordo com o médico, e seguir monitorando a situação. O perigo seria "abrir" de repente, digamos, em um sprint à la Contador em uma subida, e dar estrangulamento de parte do intestino. Devido à posição da hérnia inguinal, este é o maior perigo, parte do intestino passar por ela, indo parar dentro do saco escrotal. Este é um caso extremo, devendo ser tratado com cirurgia imediata.
Quer saber? Decidi fazer logo, preferi ficar de molho mas, na volta, não precisar me preocupar mais com isto.
A cirurgia é muito simples, feita por vídeo e pouco invasiva. Fiz pela manhã, dormi no hospital (a anestesia é geral, o paciente tem que ficar em observação após a mesma, por isto dorme lá, não pela cirurgia em si) e no outro dia cedo recebi alta e vim pra casa. Por conta do local "mexido", há um certo desconforto por umas duas semanas, mas nada que te impeça de ter uma vida normal neste período, claro, evitando-se os abusos inerentes a qualquer pós-operatório.
Tempo de molho: dois meses sem poder pedalar, nem mesmo voltinha em ciclovias de parques. Após isto, pode ir voltando à prática esportiva, gradualmente porque, óbvio, você perde condicionamento em dois meses parado. Perguntei ao médico nesta consulta dos 60 dias, se eu já poderia socar pesado, sem nem pensar em cirurgia, etc. A resposta dele foi taxativa: "do ponto de vista clínico você está 100% liberado, o limite agora é dor ou falta de condicionamento".
Eu recomendo a cirurgia, como falei, faz quase um ano e hoje em dia pedalo sem dor, sensações ruins ou preocupações.
O meu caso foi simples, segundo o cirurgião, era a chamada "ponta de hérnia (inguinal)". Eu sentia um pouco, mais nas subidas, uma dor mais embaixo no abdômen, além de uma certa ardência (como se estivesse esquentado) no testículo esquerdo (lado da hérnia).
Por conta disto, eu poderia ter continuado a conviver com o problema, de acordo com o médico, e seguir monitorando a situação. O perigo seria "abrir" de repente, digamos, em um sprint à la Contador em uma subida, e dar estrangulamento de parte do intestino. Devido à posição da hérnia inguinal, este é o maior perigo, parte do intestino passar por ela, indo parar dentro do saco escrotal. Este é um caso extremo, devendo ser tratado com cirurgia imediata.
Quer saber? Decidi fazer logo, preferi ficar de molho mas, na volta, não precisar me preocupar mais com isto.
A cirurgia é muito simples, feita por vídeo e pouco invasiva. Fiz pela manhã, dormi no hospital (a anestesia é geral, o paciente tem que ficar em observação após a mesma, por isto dorme lá, não pela cirurgia em si) e no outro dia cedo recebi alta e vim pra casa. Por conta do local "mexido", há um certo desconforto por umas duas semanas, mas nada que te impeça de ter uma vida normal neste período, claro, evitando-se os abusos inerentes a qualquer pós-operatório.
Tempo de molho: dois meses sem poder pedalar, nem mesmo voltinha em ciclovias de parques. Após isto, pode ir voltando à prática esportiva, gradualmente porque, óbvio, você perde condicionamento em dois meses parado. Perguntei ao médico nesta consulta dos 60 dias, se eu já poderia socar pesado, sem nem pensar em cirurgia, etc. A resposta dele foi taxativa: "do ponto de vista clínico você está 100% liberado, o limite agora é dor ou falta de condicionamento".
Eu recomendo a cirurgia, como falei, faz quase um ano e hoje em dia pedalo sem dor, sensações ruins ou preocupações.
Vou de bicicleta
Vida de atleta
(Real Coletivo Dub)
Vida de atleta
(Real Coletivo Dub)
-
- Membro
Valeu jwalkerjwalker wrote:Oi Pessoal,
Vou fazer ainda esse ano, valeu.
Como ja dito, operei essa merda. Meu primo é medico e fui no cirurgião que ele indicou, mas pelo o que falam da minha cicatriz e dos pontos, o maledeto é meio açougueiro, mas foda-se, nao sou modelo.
Nunca senti dor, como estava malhando perna pesado por causa do joelho ( dei mole de não malhar o corpo inteiro, foquei só nas pernas ), o abdome não deve ter ficado forte na mesma proporção das pernas e rompeu ( ou por algum outro motivo ).
Descobri a hérnia abdominal ( sei lá se o nome técnico é esse, é acima do umbigo ) tomando banho, um ressalto, fui num gastro amigo meu que mandou fazer um ultra som e confirmou a maledeta!!
Operei num dia e sai no outro. Não foi por vídeo, arregaçaram minha pança obesa. E a recomendação foi de 2 a 3 meses sem exercicios. Na viagem pro carnaval fui colocar a mala na caçamba da picape e acho que tava pesada demais, ta doendo em alguns movimentos, mas como carnaval é mais agitação, vou esperar pra semana que vem decidir se vou no médico, fora que no dia 14 fazem 2 meses e devo ir la no açougueiro.
Nunca senti dor, como estava malhando perna pesado por causa do joelho ( dei mole de não malhar o corpo inteiro, foquei só nas pernas ), o abdome não deve ter ficado forte na mesma proporção das pernas e rompeu ( ou por algum outro motivo ).
Descobri a hérnia abdominal ( sei lá se o nome técnico é esse, é acima do umbigo ) tomando banho, um ressalto, fui num gastro amigo meu que mandou fazer um ultra som e confirmou a maledeta!!
Operei num dia e sai no outro. Não foi por vídeo, arregaçaram minha pança obesa. E a recomendação foi de 2 a 3 meses sem exercicios. Na viagem pro carnaval fui colocar a mala na caçamba da picape e acho que tava pesada demais, ta doendo em alguns movimentos, mas como carnaval é mais agitação, vou esperar pra semana que vem decidir se vou no médico, fora que no dia 14 fazem 2 meses e devo ir la no açougueiro.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Eduardo
Já que é "todos os tipos", tive hérnia discal entre a L3 e L4, isso há aproximadamente uns 10 anos. Essa dizem que é mais complicada operar e que o risco de voltar é razoável. Como minha hérnia ainda não tinha "vazado", o neurologista (acho que comecei com um ortopedista e fui depois ao neurologista) recomendou atividade física, principalmente na região lombar para não sobrecarregar a coluna. Recomendou também perder peso por motivos óbvios.
No estágio em que eu estava, mal conseguia ficar em pé por mais de 10 minutos, tinha que sentar por causa da dor, eventualmente sentia uma certa dormência nos dedos do pé esquerdo. Fui a um quiropata, que me deu um certo alívio, e comecei com as tais atividades físicas, comprei uma prancha e fazia abdominal diariamente, cuidando da postura. Foi nesse ano que comprei minha primeira bicicleta pós adolescência, uma Caloi 10, em alguns meses troquei por uma Sprint e segui trocando. Nunca mais tive qualquer sinal da dor. Minha impressão é que "sarou", embora tenha ouvido dizer que isso não sara sem intervenção.
Não sei, sou leigo e portanto posso ter essas esperanças: Estou curado!
No estágio em que eu estava, mal conseguia ficar em pé por mais de 10 minutos, tinha que sentar por causa da dor, eventualmente sentia uma certa dormência nos dedos do pé esquerdo. Fui a um quiropata, que me deu um certo alívio, e comecei com as tais atividades físicas, comprei uma prancha e fazia abdominal diariamente, cuidando da postura. Foi nesse ano que comprei minha primeira bicicleta pós adolescência, uma Caloi 10, em alguns meses troquei por uma Sprint e segui trocando. Nunca mais tive qualquer sinal da dor. Minha impressão é que "sarou", embora tenha ouvido dizer que isso não sara sem intervenção.
Não sei, sou leigo e portanto posso ter essas esperanças: Estou curado!
e ai galera!. ja operei de hernia inguinal tambem, fiz a cirurgia com um amigo ciclista, e o grande segredo é a recuperacao.. sim, fique 90 dias sem pegar peso e sem exercicio nenhum, foi usada a tecnica da tela, o medico me recomendou que procurasse um profissional habilitado para academia, assim fazendo o fortalecimento abdominal. Quem tiver opere o quanto antes, sim é muito ruim ficar sem pedalar e perder todo o treino conquistado. Porem assim sua vida "ciclistica" tera uma duracao bem maior e com mais qualidade. Antes de descobrir sentia fortes dores abdominais e no testiculo direito, pois o canal estava sendo pressionado pela hernia, depois disso fiz uma vasectomia, vacilei, devia ter feito as 2 de uma vez só, e hoje pelado e treino sem nenhum problema!!!!
abraxxx
abraxxx
-
- Membro
Alberto Contador também fez cirurgia de hernia inguinal, ele é a maior prova que o retorno é garantido.tzycle wrote:e ai galera!. ja operei de hernia inguinal tambem, fiz a cirurgia com um amigo ciclista, e o grande segredo é a recuperacao.. sim, fique 90 dias sem pegar peso e sem exercicio nenhum, foi usada a tecnica da tela, o medico me recomendou que procurasse um profissional habilitado para academia, assim fazendo o fortalecimento abdominal. Quem tiver opere o quanto antes, sim é muito ruim ficar sem pedalar e perder todo o treino conquistado. Porem assim sua vida "ciclistica" tera uma duracao bem maior e com mais qualidade. Antes de descobrir sentia fortes dores abdominais e no testiculo direito, pois o canal estava sendo pressionado pela hernia, depois disso fiz uma vasectomia, vacilei, devia ter feito as 2 de uma vez só, e hoje pelado e treino sem nenhum problema!!!!
abraxxx
Carai, então ainda posso correr o tour e giro!!!!
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
É garantido e você volta bem melhor, sem incômodos ou medos de forçar em uma subida, por exemplo. Vou fazer vasectomia esse ano, mas vou esperar o 2o semestre, pq quero fazer o Audax Floripa e o Desafio da Serra de Campos antes. Só espero que não surja mais um piá antes disto, senão vou ter que vender a Vecchia Signora pra gastar em mais fraldas e leite NAN!
Vou de bicicleta
Vida de atleta
(Real Coletivo Dub)
Vida de atleta
(Real Coletivo Dub)