Subestimando o esforço

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Post Reply
tbortolotto
Membro

Subestimando o esforço

Post by tbortolotto »

Demorei mto tempo pra abrir esse tópico e aposto q mtos de vcs não vão nem entender como é que eu pedalo a quase 1 ano e meio e continuo com esse tipo de dúvida, mas vai lá. Não uso frequencímetro, sensor de velocidade e cadência, mas não por falta de vontade e sim de grana mesmo. Só uso o Strava pra ter o prazer de ver alguns dados pós-treino. No início do meu recomeço na bike, costumava girar com mta carga e consequentemente pouco giro. Depois de ver e ler sobre trocentas coisas eu naturalmente aumentei a minha cadência em detrimento da carga. Acontece q por mtas vezes eu acabo subestimando o esforço que estou fazendo. Não ficou claro? Deixa eu exemplificar...

To lá girando a 90 rpm (oq eu sinto) na 52x17. O terreno sobe 1% e sinto um pouco de resistência naquela carga. Desço pra 52x19 e mantenho o passo dos 90 rpm (só no feeling). Oq acontece mto é que eu me "acostumo" com aquele esforço e continuo naquela carga. Aí em entro numa leve descida (sei lá -1%). Qdo eu me dou conta da situação eu subo pra 52x17 ou até 15 e percebo que estou fazendo o mesmo esforço da 52x19!! Ou seja fiquei girando numa carga menor qdo podia estar tranquilamente numa carga mais pesada. Sou normal ou tenho problemas?

Parece que tenho que ficar me testando o tempo todo. Fico o tempo todo subindo as marchas pq não sei se estou exagerando pra menos! Se eu tivesse um ciclo com cad e freq, como eu poderia me "controlar"?? Enquanto eu não tenho, será q tem algum macete? Obrigado gente!
Iberê
Membro

Re: Subestimando o esforço

Post by Iberê »

para fazer as coisas pelo "feeling" é preciso além de ser extremamente bem treinado ter certo dom natural. Pequenas variações de inclinação e vento levam a variações as vezes importantes na potência despejada nos pedais, extremamente normal ter que caçar a melhor relação, principalmente quando você está em um esforço moderado/intenso e não é profissional. Veja inclusive que a potência liberada pode ser a mesma, mesmo com relações e cadências diferentes.
Image
JBatistaJr
Membro

Post by JBatistaJr »

Image
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Thiago,

Da uma olhada nesse anuncio do pedal:

http://www.pedal.com.br/forum/kit-monit ... 74890.html" target="_blank

Acho que pelo preço compensa, alem do que ira lhe ajudar muito nos treinos...
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

tbortolotto wrote:(...)To lá girando a 90 rpm (oq eu sinto) na 52x17. O terreno sobe 1% e sinto um pouco de resistência naquela carga. Desço pra 52x19 e mantenho o passo dos 90 rpm (só no feeling). Oq acontece mto é que eu me "acostumo" com aquele esforço e continuo naquela carga.(...)
Cara, isso aconteceu comigo e é uma armadilha fácil de cair. Quando comecei a treinar giro eu fazia isso também, quando pesava eu colocava numa mais leve e mantinha fácil o giro. Acontece que comecei a ficar com as pernas fracas, percebi isso nas subidas e nos tiros.

Aí percebi que manter giro alto não significa que tenha que deixar o "pedal leve". Tá girando a 90 rpm na 52x17, o terreno subiu 1%? Não ponha uma marcha mais leve, põe mais força para manter o mesmo giro naquela mesma marcha. O pulo do gato, pelo menos para mim, foi perceber isso, giro alto não é necessariamente sinônimo de pouca força! Depois que percebi isso o meu rendimento melhorou absurdamente.
Last edited by Magnus on Fri 21 Feb 2014 09:10, edited 1 time in total.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Gili
Membro

Post by Gili »

EU vendi meu Timex para um amigo que agora comprou um edge 500, se interessar posso ver com ele se quer vender e preço.

No meu pouco entender, creio que o Magnus está certissimo!!!

abs
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Iberê
Membro

Post by Iberê »

o problema de subir cadência e força junto é que aumenta a potência, se você já estiver perto do limite pode ser a diferença entre terminar bem o rolê ou quebrar e voltar se arrastando.
Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Iberê wrote:o problema de subir cadência e força junto é que aumenta a potência, se você já estiver perto do limite pode ser a diferença entre terminar bem o rolê ou quebrar e voltar se arrastando.
Então, Iberê, mas pelo que ele fala, aumenta o giro e continua confortável, sente que não está fazendo força...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Vou dar pitaco hein! Afinal, é o que mais gosto de fazer! hahahahaha :P

O que o Magnus lá em cima falou está certo. Por exemplo, se você está treinando/pedalando e chega uma subida, você não precisa necessariamente mudar de marcha. Vai mantendo o passo, se a situação fica mais pesada do que você aguenta ou se a cadência começa a cair muito, você vai subindo as marchas que achar necessário.

Isto é verdade Iberê, porém é aí que entra o auto-conhecimento e a percepção do esforço. Se pedalando começa sentir a perna queimar, ficar ofegante, significa que está fazendo força. Aí cabe saber se é a hora de dosar ou não, vai depender do treino ou pedal que esteja fazendo. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

O João (JBatistaJr) que pedala aqui em Floripa comigo vai reconhecer oq vou dizer agora: não tenho paciência pra girar! Se eu pudesse andava o tempo todo na 52x15 huehuaha. Analisem a minha ótica: ao pedalar com mais carga o giro fica limitado ao esforço, pois qto mais giro mais esforço eu tenho que fazer. Esse esforço eu sinto literalmente na perna e consigo dosar bem o quanto eu posso ir. Mas qdo eu diminuo a carga e aumento o giro eu demoro mais tempo pra "perceber" se estou cansando ou se posso manter o ritmo. Isso pq essa resposta vem no cardiorrespiratório. Nessas situações eu prontamente pensei: estou menos cansado, pois estou pedalando mais eficientemente. Mas no fundo eu estava menos cansado pq e estava mais lento mesmo!!

Como eu sei disso se não tenho ciclo? Durante uma semana eu fiz vários segmentos no Strava em diferentes condições de giro/carga e notei que sempre que eu fazia um mesmo segmento com mais carga eu era sempre mais rápido. Na minha interpretação isso significa que qdo eu diminuia a carga, o aumento no giro não era suficiente pra manter a mesma velocidade, ou seja, minha potência "teórica" estava menor.

Vou fazer o encorajado por vcs! Tenho a tendência a trocar a marcha assim que a cadência dá uma diminuída. Vou tentar manter o passo mais regular aumentando o esforço pra compensar o giro! Valeu povo.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Cara, isso é costume. Eu também pedalava travadão e foi difícil, mas hoje me sinto confortável a 100 rpm. Em relação ao cansaço, quando vc cansa de tanto girar, é diminuir um pouco e pegar fôlego de novo; quando a musculatura cansa, já era...
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

tbortolotto wrote: Como eu sei disso se não tenho ciclo? Durante uma semana eu fiz vários segmentos no Strava em diferentes condições de giro/carga e notei que sempre que eu fazia um mesmo segmento com mais carga eu era sempre mais rápido. Na minha interpretação isso significa que qdo eu diminuia a carga, o aumento no giro não era suficiente pra manter a mesma velocidade, ou seja, minha potência "teórica" estava menor.

Eu penso que você esteja certo na sua observação, mas tem um porém.

Uma cadência mais alta pode ser treinada. Depois de um período treinando para aumenta-la, você vai fazer esses mesmo seguimentos mais rápido e girando mais.

Não sei se treina seguindo algum programa, mas passa 3 meses usando só a coroinha sem se preocupar muito com velocidade e junta uns exercícios para aumentar a cadência que te garanto que muda de opinião. Mas vai precisar de um ciclo com cadência.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Marcelo Marino wrote: Uma cadência mais alta pode ser treinada. Depois de um período treinando para aumenta-la, você vai fazer esses mesmo seguimentos mais rápido e girando mais.

Não sei se treina seguindo algum programa, mas passa 3 meses usando só a coroinha sem se preocupar muito com velocidade e junta uns exercícios para aumentar a cadência que te garanto que muda de opinião. Mas vai precisar de um ciclo com cadência.
Exato Marcelo, eu tbm acredito nisso! Mas o meu problema é que por não ter um ciclo eu me "perco" nessa dose cadência/carga/esforço! Com ciclo eu poderia trabalhar melhor isso com ctz.
Pedro Barbosa
Membro

Post by Pedro Barbosa »

bortolotto,

nessa não tem muito como fugir de um investimento.

1,5 ano de pedal é significativo, mas ainda é MUITO pouco para treinar por percepção de esforço. Ainda mais se vc nunca usou um frequencímetro.

pra contar a cadência, uma dica boa é contar quantas vezes um perna passa no ciclo alto durante 15 segundos. depois multiplica por 4 (tá nem sempre é fácil fazer essa conta treinando, mas rola) e vc acha a sua cad. média.

girar em cadência média acima de 90rpm, demanda treinos específicos, como o Marino sugeriu. Talvez não tão radical para não deixar o treino chato, já que vc gosta de fazer força. Tente por períodos mais curtos (tipo 5minutos) no inicio, intercalando com momentos para descansar.

o importante é ter na cabeça que não é fácil fazer força em cadência alta! precisa treinar, principalmente o aeróbico. para isso é importante girar durante longos períodos com um esforço que te deixa ligeiramente ofegante, mas sem sentir a perna.

mas pense em investir num polar, caso contrário vai ficar sempre na esfera do "acho", aí fica difícil evoluir
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

É guri, um ciclo com cadência ajuda bastante. Eu rodei quase um ano sem a cadência e era duro viu, depois que acostuma é ruim ficar sem.
E um monitor cardíaco também é interessante, tem uns da Beurer baratinhos, eu comecei com um destes e o bichinho está firme e forte até hoje, usei ele terça quando fiquei sem a cinta do Garmin.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Tá, mas agora vamos em termos práticos. Como pedalar usando como referência cad/freq? Freq deve estar relacionado ao esforço da atividade, então eu tenho que definir o esforço que quero usar para um determinado período de tempo ou trecho. Digamos que eu queira trabalhar em z3. Eu devo manter um esforço em z3 e modular o giro/carga de modo a respeitar a z3 dentro de 90 rpm. É isso?

Então se eu mantiver z3 a 90 rpm eu vou ter que adaptar a carga ao percurso. Numa subida eu posso manter z3 e 90 rpm num 39x28, mas pra fazer o mesmo numa descida talvez eu precise de 52x15. Essa é a lógica?
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

tbortolotto,

Hoje em dia com tanto aparatos para definir sua métrica durante os treinos, treinar apenas no RPE é uma coisa incomum.
--
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

tbortolotto wrote:Tá, mas agora vamos em termos práticos. Como pedalar usando como referência cad/freq? Freq deve estar relacionado ao esforço da atividade, então eu tenho que definir o esforço que quero usar para um determinado período de tempo ou trecho. Digamos que eu queira trabalhar em z3. Eu devo manter um esforço em z3 e modular o giro/carga de modo a respeitar a z3 dentro de 90 rpm. É isso?

Então se eu mantiver z3 a 90 rpm eu vou ter que adaptar a carga ao percurso. Numa subida eu posso manter z3 e 90 rpm num 39x28, mas pra fazer o mesmo numa descida talvez eu precise de 52x15. Essa é a lógica?
É por aí. Tem algumas exceções como por exemplo subidas e descidas onde nem sempre se consegue manter a zona desejada. Mas dependendo do treino o importante é ficar na média, tipo um treino de endurance, já se fosse um treino de tiros no limiar de lacto isso não seria válido. Aí que o PM faz a diferença.

Mas o lance é este, controlar a carga independente da rotação. A rotação é relacionada a eficiência da pedalada, ao seu biotipo, por exemplo, sprintar a 60 rpm não é eficiente, etc. Por isso que se treinar a cadência também.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Valeu pessoas pela ajuda! To encomendando um Garmin pro coelho da pascoa hehehe.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

tbortolotto wrote:Valeu pessoas pela ajuda! To encomendando um Garmin pro coelho da pascoa hehehe.
Bortolotto, vai se a melhor compra que voce já fez, vc vai ver o ciclismo de um novo jeito, vc vai ver..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Post Reply