Eo Velódromo da USP...

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Velódromo da USP

Post by Marcelo Marino »

Alguém sabe alguma coisa sobre isso?

http://www.jornaldocampus.usp.br/index. ... -multiuso/" onclick="window.open(this.href);return false;

A matéria é antiga, mas diz que as obras começariam na segunda metade de 2013, como sempre atrasa, é possível que os planos estejam em andamento.

Se estiverem, será o fim definitivo do velódromo.


Aproveitando, alguém sabe se algum dia foi feito um orçamento da reforma (incluindo a pista)?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Velódromo da USP

Post by Doido43 »

Pfff...se depender da USP, acho que esta obra, se é que tem realmente um projeto pronto, ficará pronto em meados de 2050.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Velódromo da USP

Post by Iberê »

o que eu ouvi de orelhada no ano passado é que a USP tentaria montar um "projeto olímpico" no qual a universidade ofereceria suporte para alguns atletas de elite, um conhecido meu, com quem tenho pouco contato, acabou sem querer soltando que havia sido convidado para participar disso, mas não sei se deu certo...
me parece um tanto contraditório a mesma gestão que pensa em um "projeto olímpico" propor a demolição de um velódromo para a construção de uma arena multiuso.
Parece que até meados da década de 90 o velódromo ainda era utilizado, um dos docentes da EEFE se interessava pelo ciclismo e bancava alguns projetos, mas desde que ele saiu o velódromo só serve para festa junina da poli e chegada da volta da USP, rsrsrs. Já ouvi a velha guarda do ciclismo relatar que já rolou muita competição lá, e que o velódromo quando bem conservado é bom. Para mim o fato de ele não ser de madeira não é problema algum, melhor um de cimento, que foi padrão por décadas, funcionando e permitindo a prática do ciclismo de pista, do que nenhum de madeira, até pq imagino que os custos de construção manutenção da pista de cimento seja bem menor que da de cimento.
Meu achismo pessoal, com a pouca experiência de vida que tenho, me dizem que o velódromo vai continuar lá subutilizado, servindo como criador do mosquito da dengue e chegada das voltas da USP.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Velódromo da USP

Post by Marcelo Marino »

O projeto olímpico talvez não englobe o ciclismo, mas alguns outros esportes. E o dinheiro poderia vir do espaço para eventos que querem criar no lugar.

O velódromo é da Escola de Educação Física, mas quem manda parece que é a Poli. :?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Velódromo da USP

Post by Cebo »

Pra que velodromo se nós temos a bolinha? Estrutura de primeiro mundo, busão pra treinar no vacuo, motociclistas para carregarem sua bike. Tudo maneiro.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Velódromo da USP

Post by ReinaldoBrisolla »

Kkkkk
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Velódromo da USP

Post by Papillon »

A estrutura esta condenada sim, mas para eventos (e há controversas, porque não só demolir as arquibancadas?). A pista caso recebesse uma reforma poderia tranquilamente abrigar treinos e pequenas competições. Mas não é isso que a reitoria quer, que até refugou em uma opção para um patrocinador construir um ginásio para 5.000 pessoas para o Brasil Open de Tenis (que hoje é no Ibira), e se com patrocinador BANCANDO a obra nada saiu do papel, imagina tendo de pedir verbas?

O que deveria ser feito é simples, demolir as arquibancadas condenadas, reformar só a pista e deixar uma arquibancada para 200-300 lugares e utilizar a pista para treino e pequenas competições o que para o ciclismo paulistano já seria um GRANDE acréscimo.

www1.folha.uol.com.br/cotidiano/964510-sem-manutencao-velodromo-da-usp-esta-fechado-desde-os-anos-90.shtml

fixasampa.wordpress.com/2009/08/09/e-o-volodromo-da-usp/

Image


fpciclismo.org.br/2014/01/usp-do-elefante-branco-do-velodromo-ao-roubo-das-bikes-e-o-total-descaso-das-autoridades/
Last edited by Papillon on Mon 13 Oct 2014 09:00, edited 1 time in total.
MarcusM
Membro
Posts: 27
Joined: Mon 17 Jun 2013 00:51

Re: Velódromo da USP

Post by MarcusM »

Poxa, que triste, quer dizer que fui um dos últimos a treinar no velódromo?

Foi o único velódromo que andei na vida.
Acho que foi em 1992 ou 1993.

Andava sozinho ou com o mecânico (zezinho?) do CEPEUSP.

O máximo que andei foi em 3 revezando...

É incrível esse velódromo, apesar de na época já estar bem trepidante andar nele.

Vi a equipe brasileira andar nele atrás de uma vespa para conseguir o índice olímpico.
Mas não havia mais glamour algum no lugar, já estava se tornando ruínas infelizmente.

Às vezes penso em ir em Caieiras para matar a saudades, mas parece ser um velódromo mais
longo e menor inclinação nas curvas. Procede?

O grande barato do velódromo da USP é ser super inclinadas as curvas, era um barato subir
com a bike no topo da curva para uma volta lançada.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Velódromo da USP

Post by Marcelo Marino »

O de Caieras é de 250 m se não me engano. Da USP são 333m?
Se é mais inclinado ou não já não sei, só sei que da um medo do caramba aquela parede.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Velódromo da USP

Post by Papillon »

uma vez fui em um show/evento, quase chorei ao subir no lado inclinado...pqp
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Velódromo da USP

Post by Doido43 »

Eu já disse....

Marino, faz um croqui e manda pra eles pô!!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
MarcusM
Membro
Posts: 27
Joined: Mon 17 Jun 2013 00:51

Re: Velódromo da USP

Post by MarcusM »

Doido43 wrote:Eu já disse....

Marino, faz um croqui e manda pra eles pô!!
Imagens do googlemaps copiadas na mesma escala.
Apesar de maior, o da USP parece ter a curva com raio menor.
(na verdade a diferença deve estar dentro da margem de erro desse processo improvisado)


Image

Uploaded with ImageShack.us
Image
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Velódromo da USP

Post by Voodoo »

Interessante como o desenho dos velódromos muda. O de Curitiba tem 333 metros mas se assemelha mais ao de Caieiras, de 250.
Image

A inclinação do velódromo da USP parece a mesma do de Curitiba, que é de 46 graus.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Eo Velódromo da USP...

Post by marcoaleite »

Pessoal, segue uma matéria no UOL sobre o velódromo da USP. Não consegui ler ainda porque estou em um treinamento aqui na empresa, mas segue o tópico para comentários.

http://esporte.uol.com.br/ciclismo/ulti ... 0-anos.htm" target="_blank

Dolorosos abraços! :conta1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Velódromo da USP

Post by Cebo »

Deu no UOL hoje. Ninguém sabe o que fazer com o voledromo. Não sei realmente qual é a dificuldade de reformar a pista e abrir pra treinos. Não pode ser tão caro assim.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
pelote
Site Admin
Posts: 805
Joined: Mon 19 Nov 2012 21:54

Re: Eo Velódromo da USP...

Post by pelote »

topico unificado
:jan1
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Eo Velódromo da USP...

Post by PH »

Uma pena essa velódromo da USP, na ultima vez q fui a SP passei exatamente por cima antes de pousar e deu pra ver bem. Espaço super bem localizado, pra quem não tem lugar para treinar deve dar uma tremenda raiva.

É claro que a universidade não vai assumir nenhuma reforma, mas imagino que também não vai aceitar ações que venham de outras partes, por exemplo clubes de ciclismo, federações etc. Sinceramente a pista não parece estar tão ruim, um lava jato e alguns baldes de tinta deixariam a pista usável denovo, quase no mesmo estilo de Curitiba que vai sacudindo nas curvas.

Sobre a inclinação, Curitiba é a mais inclinada do Brasil, mais do que da USP. O que não é mto bom, quem anda com pedivela longo por aqui tem mais dificuldades, andar devagar então só pra quem tem sangue frio!
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Eo Velódromo da USP...

Post by Iberê »

o velódromo vai continuar exatamente como está as moscas, servindo de ponto de chegada para as corridas da usp, ninguém mais vai gorozar lá. O esporte universitário brasileiro é um lixo quanto ao nível técnico, os melhores atletas são ex-atletas profissionais que vão jogar por meia-dúzia de universidade particular para falar que fizeram faculdade, montar um CEPE animal pros caras da biologia treinarem pro BIFE ou pra Odonto treinar para a IUSP? Se vão usar o dinheiro público que ele não seja desperdiçado... Além disso, esse é um fórum em que as pessoas acompanham um pouco menos de futebol, mas que outros esportes nos propomos a ir ver um jogo ou competição? Ginásio no BR só fica cheio quando a globo banca o evento, de resto é um parto para colocar 3 mil pessoas em qualquer lugar...
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Eo Velódromo da USP...

Post by marcoaleite »

Olha, pela quantidade de atletas que treinam ciclismo na USP, caberia bem uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura para deixarem o local em ordem. São Paulo é uma cidade relativamente privada de áreas de lazer, porque não deixar o local praticável. nem que seja para os fixeiros? (Marino vai gostar rsrsrs)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Eo Velódromo da USP...

Post by Iberê »

marco,
a USP está passando por uma crise financeira fodida. Nesse momento é impossível pensar em qualquer investimento no campus, ainda mais nesses que aumentam os gastos e não fornecem melhorias salariais aos funcionários, o momento é de arrocho, não tem o menor cabimento o governo botar dinheiro no velódromo nesse momento. Uma opção seria uma PPP, mas isso é impossível de acontecer, primeiro pq nenhum investidor sensato vai investir quantia considerável no campus da USP, depois pq mesmo que aparecesse um louco querendo fazer isso algum militante do PSTU/PCO e similares começaria a gritar que o espaço público não pode servir a interesses privados... aquilo ali vai continuar um elefante branco, crescendo mato, cheio de infiltração. Antes servia para Bichopp, festa junina da Poli, agora nem para isso vai servi.
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Eo Velódromo da USP...

Post by Iberê »

hoje foi o último dia de troféu Brasil de atletismo, no Ibirapuera...
a Elite do atletismo Brasileiro se apresentando na maior metrópole do país, e as arquibancadas completamente vazias. Acho que justifica muito o porque de o velódromo da USP continuar o lixo que está
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Eo Velódromo da USP...

Post by Iberê »

só vi agora um dos posts do papito. Até 2012 a USP tinha um projeto Olímpico para aproveitar melhor o espaço do CEPE, um conhecido meu até seria uma das pessoas envolvidas na parte do suporte a saúde dos atletas. O objetivo era colocar atletas da elite do adulto e das categorias de base treinando em um local com uma estrutura razoável e aumentar a interação entre alguns cursos universitário e o esporte de elite. Mas isso envolve dinheiro e brigar contra um porção de interesses intra e extra-universitários difíceis de conciliar. Ao meu ver a mentalidade de universidade pública não pode receber apoio privado prejudica muito o desenvolvimento de qualquer projeto.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Eo Velódromo da USP...

Post by Marcelo Marino »

marcoaleite wrote:Olha, pela quantidade de atletas que treinam ciclismo na USP, caberia bem uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura para deixarem o local em ordem. São Paulo é uma cidade relativamente privada de áreas de lazer, porque não deixar o local praticável. nem que seja para os fixeiros? (Marino vai gostar rsrsrs)
Eu trocaria a relação e guidão da minha na hora. :D

Mas eu acho que o velódromo não é para ser uma área de lazer. A USP já é aquela fauna de sem noção, imagina a lambança que seria no velódromo?
No mínimo deveriam exigir a carteirinha da federação.

O dinheiro da reforma teria que vir da iniciativa privada principalmente. Mas esse nem deve ser o problema maior, que é convencer a USP a abrir o velódromo para a população.
Acho que isso só vai acontecer quando tiver alguém no governo (governador, secretários) com muito interesse em fazer a USP ser mais aberta ao público. Enquanto isso a USP só quer dinheiro dos paulistas e nada mais.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Post Reply