A importância do capacete

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

A importância do capacete

Post by binho »

Eu não consigo conceber como o capacete não era um item de segurança obrigatório para o ciclismo.

Eu postei no Strava, mas vou relatar aqui:

Ontem saí pra pedalar com um colega. Já na volta, perto do final, com 115km de pedal, eu sofri um acidente e fui salvo pelo capacete (um Specialized simples que não sei o modelo).

Eu não consigo lembrar das últimas 2-3 horas de pedal e muito menos do acidente. No geral eu só tenho flashs do que fiz ontem. Meu colega disse que tinha acabado de começar a chover e havia uma obra de reparo no acostamento identificada por cones. Ele disse que eu falei que ia desviar dos cones mesmo, mas ele optou por ir pela pista. Nesse momento ele ouviu um barulho e quando viu eu já estava cambaleando tentando controlar a bike e indo de testa no chão. Não sabemos se eu fiz barbeiragem ou o cone caiu com o vento.

Fui socorrido pela ambulância da concessionária bem rápido. Como eu carrego sempre uma capinha de carteira de motorista com meus documentos, plano de saúde, telefones de emergência e alergias, ele ligou pra patroa que estava com meus pais e eles pediram pra me levar pra um hospital particular bom que fica relativamente perto (bem mais perto do que o HGE, que seria o protocolo).

Eu não desmaiei, mas só fui ficar lúcido e em plena consciência lá por volta de 18h (o acidente foi às 11am). Até então fiquei falando abobrinha e nada com nada. Na verdade o médico achou que eu gostava mais da bike do que da mulher, pq cheguei lá só perguntando o seu estado. :lol:

Resultado: escoriações, hematomas no rosto, cinco pontos no queixo, dedo indicador luxado e uma "pequenina contusão cortical hemorrágica no lobo frontal esquerdo, sem efeito de massa significativo". O dano na bike ainda será avaliado, mas a primeira vista devo ter perdido o STI direito. Espero que o quadro e minhas rodas de carbono estejam intactos. O capacete, por incrível que pareça, tá inteiro. Acho que só teve uma pequena rachadura. Preciso avaliar melhor.

Amanhã vou num neurologista clínico e fazer um RMI mais preciso pra avaliar o cérebro e afastar qualquer problema.

É isso. Vida que segue. Segundo minha namorada, eu tava grogue e perguntando pro médico quando eu podia voltar a treinar.

Vamos que vamos.

Image
Image
Image
Image
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
ReinaldoBrisolla
Membro

Re: A importância do capacete

Post by ReinaldoBrisolla »

Binho, melhoras a voce e a sua bike!
Que bom que dos males o menor, voce nao teve nenhum dano grave em sua saude.
Espero que o exame de amanha nao apresente nada desfavoravel.
Abraco.
Gili
Membro

Post by Gili »

Melhoras meu camarada!!!!
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Melhoras Binho!! Espero que nada de grave tenha lhe acontecido, que seja apenas um susto. ;) A bike você arruma depois se precisar.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Melhoras Binho, ainda bem que foi algo "leve". Uma leve concussão pelo visto, fica fora na próxima rodada, mas garantido nos playoffs.
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Melhoras rapá!!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Pedro Barbosa
Membro

Post by Pedro Barbosa »

:|

perdeu bastante pele, ein Binho? é bom que os banhos nesta próxima semana vão te ajudar a lembrar do acidente. :twisted:

que seja rápida a sua recuperação.
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

e deu sorte de nao ter quebrado nenhum osso...
minha queda em novembro qdo quebrei a clavicula causou dano irreparavel ao meu amado catlike movistar novinho... todo quebrado na laterl e na traseira, tão forte foi o impacto - e fiquei completamente lucido, com dor apenas no local da fratura

melhoras aê, parceiro - logo, logo tá pronto pra outra

mas esses ralados devem estar ardendo pracarai... to ate com pena...
binho
Membro

Post by binho »

Meu Garmin 910XT novinho, que tava usando pq mandei o Edge pra garantia, tá tão ralado quanto eu. Pelo menos não quebrou a tela.
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Tbm perdi um capacete na minha queda em Março do ano passado, que salvou minha vida, ou me poupou de sofrimento maior, já que tbm tive uma fratura...

Como disse o carvalho, muita sorte não ter quebrado nada!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Cair faz parte do nosso esporte Binho. É isso aí, levante a mão para os céus e agradeça por contar a história. Esses ralados vão doer.

Descanse e o resto você vai repondo depois.

Abraços.
--
Image
Zo
Membro

Post by Zo »

Melhoras ae Binho!

Que fique de exemplo pra quem não usa capacete.
leolavalle
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo Lavalle

Post by leolavalle »

Melhoras... ainda bem que n aconteceu nada mais sério com vc. Abraço
Klhada
Membro

Post by Klhada »

esses dias eu vi um japa cabeludo passando empinando uma bike no meio do corredor, sem capacete, na Faria Lima. Vou falar que deu um frio na barriga, mesmo eu não tendo nada a ver com isso.

Quando o carro me pegou, o capacete ralou da testa até a orelha bonito. Na orelha parou pq foi a minha orelha que freiou a bike :P O capacete foi pro lixo, mas cumpriu seu papel
Image
Orlando Neto
Membro

Post by Orlando Neto »

Nossa, a bruxa está solta, boa recuperação Binho.
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Melhoras rápidas amigo! Depois que sarar, exiba as marcas como condecorações de batalha.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Klhada wrote:esses dias eu vi um japa cabeludo passando empinando uma bike no meio do corredor, sem capacete, na Faria Lima. Vou falar que deu um frio na barriga, mesmo eu não tendo nada a ver com isso.

Quando o carro me pegou, o capacete ralou da testa até a orelha bonito. Na orelha parou pq foi a minha orelha que freiou a bike :P O capacete foi pro lixo, mas cumpriu seu papel
Klhada, eu tenho umas fotos que tirei esses dias quando estava indo para o aeroporto de Guarulhos de um "pelotinho" de 5 caras pegando vácuo de um caminhão ali na Engenheiro Schimdt e acreditem, uns 3 sem capacete.. com bonézinho de ciclismo, bem old school.
Não posto as fotos porque podem ser conhecidos, mas tem cabra que é corajoso.

Binho, melhoras, esses dias eu tava indo com a Van que leva a gente do Hotel para o aeroporto de Salvador e o motorista entrou rasgando naquela estradinha antes do aeroporto que é cheia de bambu, falei para o cara, "O meu rei, manéra ai que aqui tem ciclista que anda no cantinho e do jeito que voce entrou se tivesse alguem voce acertava o cara.",
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
binho
Membro

Post by binho »

Eu não pedalo ali naquela entrada não, mas as vezes passo por ali pra fazer o retorno pra estrada.
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Melhoras Binho. .. bom que saiu barata a queda.
A propósito, nao temos aqui um tópico sobre capacetes, ne? Eu tenho dois chules e queria um bom, mas sem pagar preços exorbitantes...
Image
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Samuel, o Sasso deu uma dica em um tópico na cyclemotion tem uns craft que em caso de quebra dão 50% de desconto em um novo.
pelote.com.br/forum/viewtopic.php?f=10&t=704
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

O capacete já me salvou duas vezes.

Uma quando fui atropelado de fixa; bati com ele na coluna do carro e ficou bem danificado, se eu estivesse sem teria sido a minha cabeça.

Outra vez num tombo a uns 40 km/h durante o último Audax 400. Eu capotei com bicicleta e ela deu uma volta no ar a mais que eu. Eu fiquei deitado no chão e ela desceu com força nas minhas costas, a coroa bateu no capacete e deixou as marcas dos dentes na parte de trás do capacete. Se eu estivesse sem, a coroa da bicicleta teria cravado na minha nuca com todo óleo e sujeira que se tem direito.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Papillon wrote:Samuel, o Sasso deu uma dica em um tópico na cyclemotion tem uns craft que em caso de quebra dão 50% de desconto em um novo.
pelote.com.br/forum/viewtopic.php?f=10&t=704
Valeu, vou conferir!
Image
Flavio Tuix
Membro
Nome Verdadeiro:: Flavio

Post by Flavio Tuix »

melhoras bonitao.

cai tb dia 18, ralados e dor no ombro.

até hoje ainda incomoda, mas melhorou bastante.

nao fui ao médico por teimosia, mas deveria ter ido ver o ombro.

de resto, vc teve sorte de nao quebrar nada e ta ai pra contar a história.

a bike, vc arruma com calma, relaxa.

primeiro tombo da smurfete, fikei triste mas ela ta aqui inteirona pra contar a história tb.

vida q segue!

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Post Reply