Vai um cafezinho?

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Aerotech tour
Membro

Re: Vai um cafezinho?

Post by Aerotech tour »

Ah, por isso que voce deu aquele sprint no final, tava dopado.
Eu consumo MUITA cafeina, tem nespresso em casa e no trabalho, e nunca falta capsula.
Estou querendo diminuir e experimentando o descafeinado, alguem sabe se realmente nao tem cafeina ou se e enganacao?
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Aerotech tour wrote:Ah, por isso que voce deu aquele sprint no final, tava dopado.
Eu consumo MUITA cafeina, tem nespresso em casa e no trabalho, e nunca falta capsula.
Estou querendo diminuir e experimentando o descafeinado, alguem sabe se realmente nao tem cafeina ou se e enganacao?

HSAUSAHSAUSAHUSAHSAUH...Por isso achei que deu um gás...

Eu comprei pra tomar aqui na empresa as capsulas do café expresso descafeinado. Na caixa fala que não tem cafeína mesmo, além de não conter glutem.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Tem 0,0001g de cafeína e o sabor não muda pelo que falam.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Marcelo Marino wrote:Tem 0,0001g de cafeína e o sabor não muda pelo que falam.

O sabor, a cor, tudo igual!
Mario Cipollini
Zo
Membro

Post by Zo »

Como é feito o café descafeinado?

Existem cinco processos diferentes. Todos começam com a mesma etapa: despejar os grãos de café em água quente para amolecê-los e depois mergulhá-los em um solvente. Um dos métodos mais tradicionais usa o cloreto de metileno, substância que se liga às moléculas de cafeína, extraindo-as do grão. Outra substância possível é o etil-acetato. O problema com esses dois primeiros métodos é que o solvente nunca é totalmente removido do café, que fica com um sabor diferente. Um terceiro método é, após amolecer o grãos, cozinhá-los com gás carbônico em uma caldeira de alta pressão. Nessas condições, o gás carbônico atrai as pequenas moléculas da cafeína. As moléculas que contêm o sabor do café, por serem maiores, não são retiradas e o gosto da bebida é melhor preservado. Sua desvantagem é ser um método caro. A quarta alternativa é usar a própria água quente como solvente. O café fica nela até que várias de suas substâncias, tanto a cafeína quanto as moléculas de sabor, bóiem.

Após passar por um filtro de carvão, que retém só a cafeína, a água é devolvida aos grãos, que reabsorvem as moléculas de sabor. O quinto método é uma variação deste último. Em vez de mergulhar os grãos em água pura, usa-se uma água já saturada por substâncias de café e filtrada no carvão. Assim, só a cafeína é atraída para fora dos grãos, pois as moléculas de sabor não encontram espaço para serem absorvidas pela água.

http://mundoestranho.abril.com.br/mater ... scafeinado
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

É igual cerveja sem álcool, não muda nada :mrgreen:
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Bike Café
http://www.bikecaffe.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Iberê
Membro

Post by Iberê »

nunca fui fá de café, mas sempre quis uma máquina de expresso. Depois que comprei a máquina me vi obrigado a começar a tomar café todos os dias pela manhã, seria um puta desperdício de dinheiro deixá-la parada. Dai é questão de tempo para começar a procurar como fazer um bom café. Segue uma compilação do que aprendi nos últimos tempos, para facilitar a vida de quem deseja começar a degustar. Papito, qualquer correção ou observação ainda sou novato...

- os 4 ms de um bom café: mistura, moagem, máquina, e mão
- o expresso é um café tirado com água a 90ºC e 9 bar por 20 a 30 segundos, a extração deve variar de 30 a 50mL
- para o expresso prefira pós-menos torrados, mais claros e com moagem mais grossa
- o ideal é torrar o pó imediatamente antes do consumo, se não for possível compre pequenas porções 50 a 100g e guarde na geladeira, ser amigo dos funcionários da padaria próxima pode ajudar se você não tem o moedor.
- experimente muitos pós e grãos antes de decidir qual o melhor
- a espécie Coffea robusta é mais barata, o que barateia os pós vendidos no brasil, feitos para o mercado interno, tipo pelé, pilão... entretanto fazem a crema final mais facilmente, algumas misturas possuem pequena quantidade dessa espécie para facilitar a vida dos iniciantes
- a água saindo muito devagar ou muito rápido atrapalha um bom café e a crema final
- a boa crema fica grudada na xícara e não deixa o açucar afundar rapidamente
- aquecer todo o sistema antes, tirando um pouco de água quente, cerca de uma xícara, com o filtro sem o pó melhora o café tirado e facilita a formação da crema
- quanto mais café se tira melhor fica a mão
- para espuma do leite há 3 formas: mini-mixer manual, prensa francesa, e vapor da máquia
- o leite nunca deve ser fervido
- caso opte pelo vapor da máquina o processo de vaporização deve terminar antes da formação de bolhas grandes, fervura do leite, um bom método de parar na hora certa é ver quando o recipiente causa um calor ardido na mão
- o leite deve ser sempre integral, quanto mais gordura melhor fica a espuma. [Os americanos tem o half-and-half, mistura que usa metade de leite, metade de creme de leite, ainda estou para fazer essa mistura em casa e vaporizar para ver o resultado final]
- o capuccino original é composto por café, leite, e espuma de leite na proporção 1:1:1, mas sinta-se a vontade para misturar pó de canela, cacau em pó ou calda de chocolate
- errar a mão na primeira tiragem do dia não é um absurdo, a partir dela fica mais fácil determinar a moagem, e a compressão no filtro

Papito, se quiser pode mandar um fração desse café ultraespecial aqui pra casa.
Abraço.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Iberê wrote: - os 4 ms de um bom café: mistura, moagem, máquina, e mão
Tem o quinto "m", da manutenção.
Iberê wrote: - o capuccino original é composto por café, leite, e espuma de leite na proporção 1:1:1, mas sinta-se a vontade para misturar pó de canela, cacau em pó ou calda de chocolate.
Na Itália jamais. Pode misturar, mas aí tem outro nome. Veja como é simples: :mrgreen:
Image
Dag Hammarskjöld
Iberê
Membro

Post by Iberê »

valeu, marino
Image
edduds
Membro
Nome Verdadeiro:: Eduardo

Post by edduds »

E o sexto M é o "Muita atenção"!!!

Outro dia quis tirar um bom café antes de ir para o trabalho, limpei a máquina, passei água quente sem filtro, pré-aqueci a xícara, tomei um gole de água para limpar o paladar, passei o café, coloquei uma colher de SAL e dei um gole caprichado.

Merde!
Orlando Neto
Membro

Post by Orlando Neto »

Café é sem açucar, por favor.
kinbold
Membro

Post by kinbold »

Na rua tomo sem açúcar. Em casa adoço com rapadura.
Image
Orlando Neto
Membro

Post by Orlando Neto »

minha vó colocava rapadura na água pra ferver e passar o café, típico de mineiro isso, uai...
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Eu adoço com açúcar mesmo...ahsuhuashasuahs

Mas gosto sem tbm. Na verdade café é bom ade qualquer jeito!
Mario Cipollini
Papillon
Membro

Post by Papillon »

adoço café ruim.

Café bom parece que já vem adoçado no grão.
edduds
Membro
Nome Verdadeiro:: Eduardo

Post by edduds »

Orlando Neto wrote:Café é sem açucar, por favor.
Uai, pode tomar o seu sem, no meu eu coloco o que eu quiser, até sal.
Orlando Neto
Membro

Post by Orlando Neto »

hahahhahahaha
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

To pesquisando para comprar uma maquina de cafe expresso para colocar no escritorio, que faça cappuccino e, se rolar aquele espumador de leite sera um plus, vi esses dois modelos:

http://saecoshop.lojavirtualfc.com.br/l ... anual-inox" target="_blank

http://saecoshop.lojavirtualfc.com.br/l ... via-veneto" target="_blank

Pensei em comprar um moinho desse modelo:

http://www.lojazyba.com.br/prod,IDLoja, ... e-cusinart" target="_blank

Qual deles é melhor? Existe algum outro modelo que seja bom dessas cafeteiras manuais? Será que compensa compra-los ou compensa pensar em partir para uma automatica, sendo que custa umas 3 a 4 vezes mais que isso? Alguem manja algum outro modelo de maquina que compensa comprar e principalmente seja de confianca na durabilidade, a questao nao é tanto o valor da maquina, mas a maior durabilidade para o uso que farei (volume de cafe por dia acredito que nao passe de 15 a 20) e, que ache peças para reposicao/manutencao, bem como seja relativamente facil de operar e eu consiga esquentar/espumar o leite/fazer um cappuccino, sem muitas outras frescuras...

A compra nao será para agora, estou programando ela, para julho/agosto, por isso disse que nao ligo muito para o preço/modelo.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Acho que para escritório uma automática seria melhor, se não o pessoal vai gastar mais tempo fazendo café do que trabalhando. :D
Manual é mais complicado de fazer também. Tem que estar disposto a aprender.

Onde trabalho tem uma automática da Saeco com o bico vaporizador. A quantidade de cafés por dia deve ser coisa de 10/15 e nunca deu problema. Saeco tem peças de reposição e (acho) que assistência técnica também.

O café não sai dos melhores não, as vezes sai com cheiro de queimado, apesar que depende um pouco do café que você põe também.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Assim depende do tamanho do escritório, número de pessoas.

Para poucas pessoas recomendo usar uma maquina para saches (E.S.E. PODS), você compra os saches de diversas variedades e o café é dosado na hora e é fácil de limpar (você só joga o sache fora e ele vem num papel filtro).

Essa maquina do link (não conheço o vendedor) tem a mesma "alma" que a minha, só é numa "casca" para sache:
produto.mercadolivre.com.br/MLB-544834258-maquina-de-cafe-espresso-sache-nemox-110v-_JM

nova custa bem mais: astoriabr.com.br/produto/237/00/Confort_Plus_modelo_NEM_205_110V.

Na saecoshop tem a SGL que é de sache.

Se o escritório for maior uma automatica é a pedida, mas note não é incomum dar manutenção.

Já se o escritório for você, um estagiário e uma secretária... ai pode curtir uma em pó pois você vai mandar usar em determinado modo e ninguém vai desrespeita-lo. rs
ReinaldoBrisolla
Membro

O escritorio é nessa ultima opcao eu e secretaria e por enquanto só, apesar de eu estar precisando de um "escravo branco" rsrsrs, por isso pensei nessa manual, apesar de ter que ensinar a secretaia a tirar, acho que seria a melhor pedida/mais economica...
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Salinha do café...aquele ambiente apertadinho...com a secretária...mais o estagiário "escravo branco" (!?!?!?!)

Bando de pervertidos!
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
ReinaldoBrisolla
Membro

Kkkkkk... Voce que tem a mente poluida Marcelo e leva tudo por traz...
Papillon
Membro

Post by Papillon »

vamos ver hoje meu amigo deve pegar meus aneis de vedação na vila maria e vou testar na minha nemox se ficou bom. Baita trampo mas acho que vai finalmente funcionar, mandei cortar em torno o anel de vedação em material próprio para alta temperatura.
jwalker
Membro

Post by jwalker »

Aqui em casa gostamos muito de café. Já tinhamos uma boa máquina de fazê-lo com coador de papel mesmo, da Arno, que, acreditem, é um bom avanço sobre as "chinas" que povoam os supermercados de hoje. Mesmo com uma dessas, comprando um bom pó de café (de Café do Ponto Aralto pra cima), dá para se divertir bastante.

Ano passado compramos uma de expresso automática e fodástica da marca suiça Jura, estava em uma boa promoção naquela rede de lojas Spicy (a patroa que vai lá, não eu :mrgreen: ). Apesar de ser um investimento de uns bons caraminguás, te digo que vale muito à pena. O fato de poder comprar um bom café em grãos e saber que não está levando palha de milho ou soja "de brinde" já justifica a aquisição.

Sobre a marca, se vocês procurarem em reviews, a Jura tem excelente reputação, tendo uma vantagem: ela é montada na própria Suiça. Contudo, a rede de manutenção é pequena, aqui em Curitiba temos apenas uma, por exemplo. Neste aspecto, as Saeco, que são trazidas pela Phillips, largam na frente, pois contam com a rede de assistência desta marca em todo canto do Brasil.

Uma coisa que vale para qualquer uma das auto-fodásticas: suplementos como filtros, pastilhas de limpeza e/ou descalcificação, etc, devem ser compradas nas lojas que pintam no EBay. Só para te dar um parâmetro, a assistência daqui pedia 120 reais em um filtro, por 150 eu comprei um pack com três no EBay (não fui taxado).

Quanto ao café propriamente dito, salvo, claro, casos de restrição por ordem médica, café sem cafeína e como cachaça sem álcool ou sexo de camisinha, hahahaha... Por vezes saio pra pedalar num frio de lascar por aqui, quanto se entra em regiões rurais então... tem coisa melhor que parar em uma bodega de beira de estrada e tomar uma "xicrona" de café nestes casos? ;)
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa

(Real Coletivo Dub)
Post Reply