Doping no ciclismo amador

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Cebo
Membro

Re: Doping no ciclismo amador

Post by Cebo »

Hum......Oxandrolona é via oral. :lol:
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Iberê
Membro

Post by Iberê »

pugpugpug wrote:Doping é quando vc usa uma agulha ou comprimido. Anabolizantes, esteroides, hormônios, EPO...

agora, whey protem e vitaminas não né...
depende da sua definição de doping.
Acho que a definição mais aceita é de que doping é qualquer droga discriminada pela WADA como doping. Recentemente a WADA lançou a lista de proibições para 2014 (http://www.wada-ama.org/Documents/World ... 014-EN.pdf)
de drogas não proibidas mas que devem ter seu uso monitorizado: http://www.wada-ama.org/Documents/World ... 014-EN.pdf

Caso algum atleta precisa tomar alguma das medicações contidas nas listas da WADA o seguinte relatório deve ser preenchido: http://www.wada-ama.org/en/Science-Medicine/TUE/

E em novembro desse ano a WADA lançou novo código antidoping: http://www.wada-ama.org/Documents/World ... aft-EN.pdf

Para quem quiser ainda mais informações: http://www.wada-ama.org/

aprendam bastante farmacologia, tenham o regulamento embaixo do braço, e divirtam-se, hahahaha...
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

E, mesmo assim, nego corre com os tubos cheios. Acho engraçado esse esporte. A gente torce e idolatra um monte de dopado e criticamos qualquer amigo que tome qualquer coisa, mesmo que seja só por motivos pessoais e sem nenhuma intenção competitiva.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Cebo wrote:E, mesmo assim, nego corre com os tubos cheios. Acho engraçado esse esporte. A gente torce e idolatra um monte de dopado e criticamos qualquer amigo que tome qualquer coisa, mesmo que seja só por motivos pessoais e sem nenhuma intenção competitiva.
Essa foi Foda! Tapa na cara!
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Bem por aí Iberê! kkkkkkkk Para os prós, doping é aquilo que foi ingerido acima do limite permitido pela WADA. É o que eu já falei em outro lugar, medico no esporte não é para tratar apenas ralados e caneladas nos atletas. :lol:
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Zo
Membro

Post by Zo »

Image
pugpugpug
Membro

Post by pugpugpug »

marcoaleite wrote:Bem por aí Iberê! kkkkkkkk Para os prós, doping é aquilo que foi ingerido acima do limite permitido pela WADA. É o que eu já falei em outro lugar, medico no esporte não é para tratar apenas ralados e caneladas nos atletas. :lol:
Eu acho que é por aí mesmo.... no fim das contas, no final e uma etapa de tour com 250 km, para o dia seguinte, se o cara não usar um pouco de testosterona, não consegue correr. Mas não pode passar do limite "considerado doping" mesma coisa do ematócrito, tem que sempre ser 49% pois 50% é doping...

Acho que a realidade é essa mesmo. O exame antidoping não visa acabar com o negócio, mas controlá-lo e impedir que o esporte vire "coisa de drogado" para as pessoas normais (que não praticam de verdade) ou que os atletas se matem competindo entre sim.

Mas vou te falar uma coisa, o prazer de subir no caixote tendo treinado 100% limpo deve ser absurdamente maior...
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

pugpugpug wrote:Doping é quando vc usa uma agulha ou comprimido. Anabolizantes, esteroides, hormônios, EPO...

Tem muito suplemento que tem substância dopante no meio. Geralmente anabolizante ou estimulante.

Penso igual ao Iberê, está na lista da Wada é doping, não está, não é. Apesar de existirem outras substâncias que aumentem a performance e possam ser até perigosas, mas se não está na lista, não deve ser considerada doping.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Gentleman
Membro

Post by Gentleman »

Acompanhando este tópico e aprendendo um pouco mais sobre o assunto, estou começando a considerar uma outra linha de pensamento com base em algumas coisas.

Primeiro, a imagem que é passada de que o ciclismo é um esporte "sujo" deve ser analisada com calma. Embora haja muita informação oriunda de veículos especializados, há também muita coisa que vem de fontes "populares" (jornais, revistas, sites) que não possuem bom conhecimento sobre o assunto. Tais notícias geralmente têm uma abrangência muito maior, atingindo pessoas que talvez não tenham conhecimento suficiente para aplicar um filtro no que estão lendo.

Sou de uma área técnica e já li em jornais famosos coisas realmente absurdas (sobre minha área) que jamais seriam ditas em uma revista especializada, por exemplo.

Segundo, eu não sou profissional, tampouco bem treinado e muito menos sou experiente, e por isso sempre fico embasbacado vendo profissionais correrem. Se eu pedalo forte em um dia, no outro estou estragado a ponto de só poder dar uma volta na quadra.

Sabemos que sempre haverá aquele que vai se dopar até onde der para obter performance com o intuito de ganhar uma competição.

Por outro lado, se há uma lista com drogas permitidas, e essa lista especifica os limites aceitáveis e seguros para seu uso, começo a pensar que talvez não seja o bicho de 7 cabeças que sempre pintam.

Pug, você disse: "Mas vou te falar uma coisa, o prazer de subir no caixote tendo treinado 100% limpo deve ser absurdamente maior..."

Concordo com você plenamente, mas sua frase me fez pensar em outra questão, que deixo no ar: se não fossem usadas determinadas substâncias (que talvez só sirvam para promover uma recuperação mais rápida), seria possível termos provas com vários dias de duração?

Veja, aqui vem a diferença que começo a ponderar:

Uma coisa é alguém tomar algo para obter um ganho absurdo de performance com o intuito de vencer desonestamente (usando coisas proibidas e/ou permitidas, mas acima dos limites) uma corrida de algumas horas.

Outra coisa é alguém tomar algo para se recuperar mais rapidamente, com o intuito de conseguir cumprir os vários dias de uma prova, coisa que, sem tais auxílios, talvez fosse simplesmente impossível.

Como será que ficamos nesse caso?

Falando dos profissionais, vejo que, no frigir dos ovos, talvez seja apenas uma questão de equilíbrio, ou seja, permitir que o corpo desses atletas tenha o mínimo necessário para suportar certos estresses, mas de modo que o mérito de quem treinou duro jamais fique em segundo plano.

Soa uma visão "romântica", mas, interesses financeiros à parte, acho coerente.
Iberê
Membro

Post by Iberê »

Marcelo Marino wrote:

Tem muito suplemento que tem substância dopante no meio. Geralmente anabolizante ou estimulante.

Penso igual ao Iberê, está na lista da Wada é doping, não está, não é. Apesar de existirem outras substâncias que aumentem a performance e possam ser até perigosas, mas se não está na lista, não deve ser considerada doping.
considerar apenas o fato de melhorar o desempenho ou não é meio complicado, tem estudo relacionando uso de suplemento proteico com melhora do desempenho, imagina se um bifinho vira doping? O Contador estava ferrado.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Iberê wrote:
Marcelo Marino wrote:

considerar apenas o fato de melhorar o desempenho ou não é meio complicado, tem estudo relacionando uso de suplemento proteico com melhora do desempenho, imagina se um bifinho vira doping? O Contador estava ferrado.
Suplemento proteico, bife, água, todos podem aumentar a performance, mas não são perigosos. Apesar que a cafeína deixou de ser considerada doping e dependendo da dose pode ser perigosa. Mas a Wada sempre vai tirando e incluindo novas substâncias nas suas listas, conforme a coisa vai evoluindo.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Iberê
Membro

Post by Iberê »

http://jama.jamanetwork.com/article.asp ... id=1764030

resultado final: no grupo estudado, o uso de testosterona por pacientes que tinham nível sérico desse hormônio < 300: 1. usando Kaplan-Meyers ("efeitos adversos cumulativos") houve uma tendência, não estatisticamente significativa, de ter eventos cardiovasculares e morte entre os que usaram testosterona; 2. usando cox ajustado para doença arterial coronariana prévia ("risco relativo") o risco relativo de complicações foi maior, com importância estatística (IC95% 1,04 - 1,58), entre os que tomaram testosterona, e não houve diferença entre aqueles sem doença arterial coronariana prévia.
Image
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

pugpugpug wrote:
marcoaleite wrote:Bem por aí Iberê! kkkkkkkk Para os prós, doping é aquilo que foi ingerido acima do limite permitido pela WADA. É o que eu já falei em outro lugar, medico no esporte não é para tratar apenas ralados e caneladas nos atletas. :lol:
Eu acho que é por aí mesmo.... no fim das contas, no final e uma etapa de tour com 250 km, para o dia seguinte, se o cara não usar um pouco de testosterona, não consegue correr. Mas não pode passar do limite "considerado doping" mesma coisa do ematócrito, tem que sempre ser 49% pois 50% é doping...

Acho que a realidade é essa mesmo. O exame antidoping não visa acabar com o negócio, mas controlá-lo e impedir que o esporte vire "coisa de drogado" para as pessoas normais (que não praticam de verdade) ou que os atletas se matem competindo entre sim.

Mas vou te falar uma coisa, o prazer de subir no caixote tendo treinado 100% limpo deve ser absurdamente maior...
OLha isso eu tenho que concordar...

Eu já subi no caixote com EPO na veia... Legal... tudo mais...

Mas eu também já subi no caixote limpo total e me senti muito melhor... bem melhor mesmo... acho que pra falar a verdade é um dos troféus mais importantes que eu tenho na minha carreira curta de ciclista competitivo sério...

E sobre o desempenho de treinamento...

Hoje eu estou bem próximo da minha antiga forma de corrida.... e posso falar que estou mais contente com isso... foi mais sofrido chegar assim LIMPO, a isso foi... mas é muito bom...
Image
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Rapaz o que rola por aqui em todos os níveis sociais é a corticoide. Mais especificamente Dexacitoneurim, usei duas vezes, e o negócio te recupera muito, parece que você nem pedalou de um dia pro outro mesmo tendo rodado muito. Chuto que nessas voltas amadoras master 80% do pelote vai na base do corticoide, no mínimo.
Image
Zo
Membro

Post by Zo »

Landim wrote:Rapaz o que rola por aqui em todos os níveis sociais é a corticoide. Mais especificamente Dexacitoneurim, usei duas vezes, e o negócio te recupera muito, parece que você nem pedalou de um dia pro outro mesmo tendo rodado muito. Chuto que nessas voltas amadoras master 80% do pelote vai na base do corticoide, no mínimo.
Conheci uma mulher que estava com os braços/ombros/trapézio travados por uma tera-tendinite.

3 meses de fisio+anti-inflamatórios e nada de melhorar.... Tomou umas picadas de corticóide e melhorou muito rápido!
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

pugpugpug wrote: Mas vou te falar uma coisa, o prazer de subir no caixote tendo treinado 100% limpo deve ser absurdamente maior...
Com certeza! :D

Eu não consegui subir em um ainda, e talvez nem suba... Mas corri a Volta Master este ano praticamente na Elite (30-34 anos) e os 3 dias seguidos de prova foram cruéis, sofri pra caralhoooo, ainda mais eu voltando de gripe e sem treinar direito (soma-se a bike sem gancheira tbm). Conseguir chegar em 6º, depois da última etapa ser de 102 km e praticamente de montanha (subimos 12 vezes um lugar que chegava a dar 12% de inclinação), foi muito gratificante ver o cara anunciar seu nome na chegada, valeu tudo o que sofri nestes dois anos anteriores só treinando! :D Ainda peguei até ranking na CBC! :P
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Landim wrote:Rapaz o que rola por aqui em todos os níveis sociais é a corticoide. Mais especificamente Dexacitoneurim, usei duas vezes, e o negócio te recupera muito, parece que você nem pedalou de um dia pro outro mesmo tendo rodado muito. Chuto que nessas voltas amadoras master 80% do pelote vai na base do corticoide, no mínimo.
Tandrilax tem corticóide?

Eu quase tomei um tandrilax do primeiro dia para o segundo, acho que pela falta de treino as pernas doeram demais, tive caimbra, foi foda... Mas fiquei com medo de dar algum efeito colateral em mim e não conseguir largar na etapa de CR, tanto que tirei o pé no CR para sobrar para a última etapa, que já sabia que seria a mais dura de todas.
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

ahaááá!!!

é por isso que vc postou que o clembuterol usa como supositório, né??? :lol:

falando sério, BCAA é comprimido, e não é dopping. e chazinho de coca é dopping...

o único jeito de definir é simplesmente condenar quem burla as regras que aceitou obedecer.

amador por sua vez, não tem regras, ainda mais se pedalar sozinho... mas basta o cara levar um KOM seu usando vácuo ao invés de drogas pra vc ficar P da vida!

como já disse, vou testar umas coisas, mas só quando conseguir disciplinar direito meus treinos:
samuelgouvea wrote: votando ao assunto dopping, decidi fazer uns testes em mim mesmo assim que tiver tempo. vou tomar uns suplementos e uns ergogênicos... cobamamida, tribulus, cafeína e tylenol synus, e comparar num circuito de TT daqui.
tudo disponível em farmácia e lojas naturebas, sem receita (e nada consta na lista da wada).
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Iberê wrote:http://jama.jamanetwork.com/article.asp ... id=1764030

resultado final: no grupo estudado, o uso de testosterona por pacientes que tinham nível sérico desse hormônio < 300: 1. usando Kaplan-Meyers ("efeitos adversos cumulativos") houve uma tendência, não estatisticamente significativa, de ter eventos cardiovasculares e morte entre os que usaram testosterona; 2. usando cox ajustado para doença arterial coronariana prévia ("risco relativo") o risco relativo de complicações foi maior, com importância estatística (IC95% 1,04 - 1,58), entre os que tomaram testosterona, e não houve diferença entre aqueles sem doença arterial coronariana prévia.

Esse estudo levanta duas bolas importantes:
1) Tratamento hormonal faz mal.

2) O tratamento hormonal tem que evoluir. Hoje em dia, viver muito é normal. Só que, normalmente, a longevidade não está ligada a qualidade de vida. Com essa evolução, talvez possamos viver mais e melhor.

Repare que uma das primeiras coisas que o estudo fala é que a qualidade de vida dos usuários de testoterona é maior. Quem aqui não gostaria de tomar um treco que permitisse você viver mais anos com qualidade? Em vez de chegar em 90, chega em 90 com corpinho de 70. Kkkkkkkk
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

samuelgouvea wrote: amador por sua vez, não tem regras, ainda mais se pedalar sozinho... mas basta o cara levar um KOM seu usando vácuo ao invés de drogas pra vc ficar P da vida!

como já disse, vou testar umas coisas, mas só quando conseguir disciplinar direito meus treinos:
Mas se é para andar sozinho qual seria o intuito de gastar dinheiro e correr riscos se dopando?
Dag Hammarskjöld
T-Rodman
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Post by T-Rodman »

Cebo wrote:Esse estudo levanta duas bolas importantes:

2) O tratamento hormonal tem que evoluir. Hoje em dia, viver muito é normal. Só que, normalmente, a longevidade não está ligada a qualidade de vida. Com essa evolução, talvez possamos viver mais e melhor.

Repare que uma das primeiras coisas que o estudo fala é que a qualidade de vida dos usuários de testoterona é maior. Quem aqui não gostaria de tomar um treco que permitisse você viver mais anos com qualidade? Em vez de chegar em 90, chega em 90 com corpinho de 70. Kkkkkkkk
Seguinte. Eu faço tratamento hormonal há uns 3 anos. Meu intuito nunca foi competir, e sim ter um pouco de disposição de me levantar da cama, de parar de me irritar por qualquer coisa, de ter uma vida que eu não tinha na época. Ponto.
Se é só testosterona que tem no kit? não. Mas posso falar que minha testosterona andava abaixo dos 300 pontos (o considerado mínimo).
Tem um monte de coisa, e, as coisas mudam conforme os estudos são feitos. Mas também, os efeitos comigo não são nada desses aí que se vê no povo bombando nas academias, com o pescoço avermelhado de tanta testosterona (isso é um dos efeitos de aplicação errada).
Da 'maneira certa', custa caro? vamos dizer que vai entre R$ 1000~4000 por mês. Esse é o preço dos remédios + suplementos + médico.
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Marcelo Marino wrote:
samuelgouvea wrote: amador por sua vez, não tem regras, ainda mais se pedalar sozinho... mas basta o cara levar um KOM seu usando vácuo ao invés de drogas pra vc ficar P da vida!

Mas se é para andar sozinho qual seria o intuito de gastar dinheiro e correr riscos se dopando?
Pra ver o que acontece, ué!? Foi justamente isso que falei no meu depoimento. Tomei porque sou curioso e não achei nenhum teste conclusivo. Fiz belo bem da ciência. :lol:
Cebo
Membro

Post by Cebo »

T-Rodman wrote:
Cebo wrote:Esse estudo levanta duas bolas importantes:

Seguinte. Eu faço tratamento hormonal há uns 3 anos. Meu intuito nunca foi competir, e sim ter um pouco de disposição de me levantar da cama, de parar de me irritar por qualquer coisa, de ter uma vida que eu não tinha na época. Ponto.
Se é só testosterona que tem no kit? não. Mas posso falar que minha testosterona andava abaixo dos 300 pontos (o considerado mínimo).
Tem um monte de coisa, e, as coisas mudam conforme os estudos são feitos. Mas também, os efeitos comigo não são nada desses aí que se vê no povo bombando nas academias, com o pescoço avermelhado de tanta testosterona (isso é um dos efeitos de aplicação errada).
Da 'maneira certa', custa caro? vamos dizer que vai entre R$ 1000~4000 por mês. Esse é o preço dos remédios + suplementos + médico.
Po, da uma compartilhada aí! Não precisa falar o nome do médico, mas conta mais ou menos o que você toma. Só a título de curiosidade mesmo. Acompanhou a testosterona depois? Foi pra quanto?
FIDA
Membro

Post by FIDA »

pugpugpug wrote:

Na verdade, com o passaporte biológico caiu essa questão do 50%. A WADA usa a referência do passaporte do atleta, exemplo do Horner na Vuela, com hematócrito de 42/43, se ele chegasse com 49,9%, com um passaporte de 43%, já ia entrar em suspeita de cara.
T-Rodman
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Post by T-Rodman »

Cebo wrote:Po, da uma compartilhada aí! Não precisa falar o nome do médico, mas conta mais ou menos o que você toma. Só a título de curiosidade mesmo. Acompanhou a testosterona depois? Foi pra quanto?
Tá em uns 700. A médica falou pra eu parar quando ela passar bastante do máximo, o que nunca aconteceu, lol.
No mais, tem esses ítens no meu coquetel: Testosterona, Dutasterida, Pregnonelona, Boro, Potassio Aspartato, T3, Melatonina, Hidrocortisona base, Fenilalanina, Iodo Quelato, Coenzima Q10, Hidroxitriptofano e Estanozolol.
Fora isso, tomo mais uns remédios pra dormir, pra diminuir a fome tem Revia, pra emagrecer tem Glifage XR, pra queimar em exercício tem Nanovapor X9, mais BCAA e Whey protein hidrolizado.
Tudo isso é meu 'kit' hoje em dia.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

FIDA wrote:
pugpugpug wrote:

Na verdade, com o passaporte biológico caiu essa questão do 50%. A WADA usa a referência do passaporte do atleta, exemplo do Horner na Vuela, com hematócrito de 42/43, se ele chegasse com 49,9%, com um passaporte de 43%, já ia entrar em suspeita de cara.
Por isso que tem NENE mamando mamadeira com doses de EPO já, quando começar a quantificar o passaporte biológico vai ter 59% de hematócrito..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Iberê
Membro

Post by Iberê »

samuelgouvea wrote:
samuelgouvea wrote: votando ao assunto dopping, decidi fazer uns testes em mim mesmo assim que tiver tempo. vou tomar uns suplementos e uns ergogênicos... cobamamida, tribulus, cafeína e tylenol synus, e comparar num circuito de TT daqui.
tudo disponível em farmácia e lojas naturebas, sem receita (e nada consta na lista da wada).
evito fazer juízo de valor que quem usa ou não, mas na minha opinião pessoal esse lance de disciplinar direito os treinos, ajustar alimentação, descanso, ser acompanhado por profissionais competentes que te auxiliem na periodização e treinamento são coisas fundamentais para que se possa extrair o melhor do uso de AEs.
O problema é que as pessoas não buscam esteroides para romper os próprios limites, elas usam AEs para abreviar o caminho até os próprios limites. Uma coisa é um marombeiro com 15 anos de musculação regular, em uma forma totalmente acima da média querer perder o percentual a mais de gordura, ganhar o quilo a mais de músculo, colocar mais carga no terra; outra totalmente diferente é o moleque que quer tirar a camisa no verão e chamar a atenção com os 3 meses de treino entre setembro e novembro.
Image
Worf
Membro

Post by Worf »

Zo wrote:
Conheci uma mulher que estava com os braços/ombros/trapézio travados por uma tera-tendinite.

3 meses de fisio+anti-inflamatórios e nada de melhorar.... Tomou umas picadas de corticóide e melhorou muito rápido!

é pra isso que serve. Nesse caso sem as vitaminas, o que o outro amigo está tomando tem as 3 vit B.
O risco é que vc nao percebe a dor, no caso do ciclismo va la pq o impacto nao existe (a nao ser que caia..rsr) mas imaginemos uma grave lesao lombar cuja dor é suprimida pelo hormonio por horas a fio. Vai dar merda a longo prazo. Temos de lutar contra a dor, mas a um certo ponto ela tem de ser ouvida e antiinflamatórios estereodáis acabam com qualquer dor..
Image
Worf
Membro

Post by Worf »

com a lista da WADA noa concordo mesmo. Va la a discussao sobre drogas de performamce, mas ali estao listados drogas de entretenimento.
Ha dois pontos de vista
a) Drogas de entretenimento sao banidas pq o cara deve ser um "modelo" por isso nao pode se drogar. Discordo, bom modelo pedagógio é demonstrar que somos todos humanos e temos nossas sucetibilidades e falhas. Ninguém é perfeito e ninguem deveria ser julgado em termos absolutos pelo que faz em sua vida privada.
b) A discussao é a trapaça. Essa me parece válida. Opino entao que'quem pensa que é mais homi quem ganha dos outros pani e aqua contra os dopados, deve por analogia achar ainda mais "foda" quem vai lá "sujo" de maconha porém "limpo" de hormonios sintéticos e da na cabeça de vários...
Image
Worf
Membro

Post by Worf »

Iberê wrote:
samuelgouvea wrote:
evito fazer juízo de valor que quem usa ou não, mas na minha opinião pessoal esse lance de disciplinar direito os treinos, ajustar alimentação, descanso, ser acompanhado por profissionais competentes que te auxiliem na periodização e treinamento são coisas fundamentais para que se possa extrair o melhor do uso de AEs.
O problema é que as pessoas não buscam esteroides para romper os próprios limites, elas usam AEs para abreviar o caminho até os próprios limites. Uma coisa é um marombeiro com 15 anos de musculação regular, em uma forma totalmente acima da média querer perder o percentual a mais de gordura, ganhar o quilo a mais de músculo, colocar mais carga no terra; outra totalmente diferente é o moleque que quer tirar a camisa no verão e chamar a atenção com os 3 meses de treino entre setembro e novembro.

Concordo.
Na verdade o problema do dopping super eficaz que é o EPO para provas de 3 semanas faz com que o talento natural se torne menos importante do que a mentalidade obstinada e louca determinaçao.
OU seja, quem valoriza mais o talento nato do que o esforço tem mais razoes para odiar o dopping do que quem valorisa a "atitude".
LA nao bateria Pantani ambos limpos, sujos o americano que é 100% maluco e foca vencia.
O assunto é maluco.
---
Em tempo, gostaria de ver o LA na cadeia por suas denuncias de outros ateltas, pela agressao ao frances que o desafiou no Tour do "retorno", pelos processos, por como destruiu vidas em sua louca e escrota corrida para o sucesso.
Image
Post Reply