Papillon wrote:Vai 3x no cab vc fica ligeiro...neguim anda grudado a 10km/h, vira e mexe ploft.
legenda, oque é cab?
Clube amigos da bike, pessoal muito gente boa que ensina pregos a andarem na rua, os pelotinhos de Terça chegam a 100-150 bikes girando muito juntas e quase sempre com alguém do lado , a frente e atras.
O foda de andar com pessoas pilotando tratorzinho, é que eles aceleram e freiam desnecessariamente e ficam andando em zigue-zague sem olhar pro lado e pra trás.
uma queda muito comum em pelotao é qdo o cara da frente resolve repentinamente pedalar em pé - se quem vem atrás tá grudadinho, é chão na certa.
tem q estar sempre atento pra pegar o momento q o maldito vai levantar do selim, pois nessa fração de segundo a bike dele dá uma desacelerada de leve e o teu tempo de reação é mais longo.
se for um pedal entre amigos q costumam pedalar juntos com frequencia, é um bom assunto pra se debater antes de começar o rolé - por exemplo, combinar de dar uma rapida acelerada na bike (distanciar de quem vem atrás) ANTES de ficar em pé.
já numa prova, ficar em pé de repente pra dar susto no incauto colado na tua roda é um artificio muito utilizado...
Essa história de desacelerar quando o ciclista que vai a frente começa pedalar em pé é uma bosta mesmo...
.
Com o tempo eu notei que cada ciclista tem uma espécie de cacoete, antes de começar a pedalar em pé ou sprintar. Só que só dá pra conhecer se você treinar com o cara.
.
Geralmente ele dá uma apertada nas duas mãos contra o guidão, uns mudam a pegada, outros (como eu) jogam uma marcha pra baixo... Outro colega meu dá duas batidas simulando bater de asas com a mão na cabeça do STI...
.
Agora, descuidou fodeu...
Eu também jogo uma ou duas marchas para baixo antes de levantar, acho que isso alivia essa desacelerada. Quando estou em pelotão eu ando bem próximo, mas um pouco deslocado para o lado de forma que consiga ter visão da estrada. Terça-feira só não cai por causa disso; percebi um motorista diminuir muito a velocidade do carro antes de um posto de gasolina e já fui reduzindo, como ele não ligou o pisca, o cara que estava na minha frente não percebeu e teve que entrar junto com o cara no posto. Na posição que eu estava não daria para entrar junto, ia bater na quina da traseira dele, mas consegui frear na boa e ainda sinalizar para o pessoal que vinha atrás. Ficar completamente alinhado só depois pedalar muito tempo junto e sentir confiança no cara da frente.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus wrote:Eu também jogo uma ou duas marchas para baixo antes de levantar, acho que isso alivia essa desacelerada.
ao contrario - aí é q desacelera, a bike fica pesada e as pernas perdem a coordenação.
ou nao troca de marcha e mantem a mesma cadencia, ou bota uma/duas mais leve e fica em pé girando rapido.
Geralmente a situação pra mim é a seguinte: estou a 95 RPM sentado, decido atacar, desço uma marcha, cai pra 89 RPM, levanto e bato sem trocar de marcha até uns 105 RPM antes de trocar novamente. Isso me dá um período de aceleração mais linear sem o clek da troca. Como eu tenho força, saio meio levemente trancado... Meu forte não é cadência muito elevada (acima de 105) para longos períodos..
Magnus wrote:Eu também jogo uma ou duas marchas para baixo antes de levantar, acho que isso alivia essa desacelerada.
ao contrario - aí é q desacelera, a bike fica pesada e as pernas perdem a coordenação.
ou nao troca de marcha e mantem a mesma cadencia, ou bota uma/duas mais leve e fica em pé girando rapido.
Carvalho, o que eu reparei é que quando eu levanto, por conseguir fazer mais força, o pedal fica mais leve e eu acabo perdendo a velocidade porque não consigo girar muito rápido em pé, daí a bicicleta desce um pouco. Se eu subo uma marcha, o pedal já fica mais pesado ainda sentado, a velocidade reduz muito pouco e eu levanto acelerando, a bicicleta vai para a frente ao invés de perder velocidade.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
eu faço como o pUg tbm. Muito interessante a ideia do carvalho, como sempre, mas acho que me faltaria coordenaçao para levantar girando ainda mais. Ia ser uma rebolaçao desenfreada! rsrsrs. Vou tentar treinar isso, queria ter mais habilidade em cima da bici...