A mais cara do mundo! Imposto bicicletas 40,5%, carros 32%.

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
clanov
Membro

A mais cara do mundo! Imposto bicicletas 40,5%, carros 32%.

Post by clanov »

Pagamos caro, mas pelo menos se sofrermos acidentes teremos vagas em excelentes hospitais públicos...E podemos pedalar com toda segurança nas ruas! :lol:
Segue matéria...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Imposto sobre bicicletas no Brasil é de 40,5%, contra 32% dos tributos sobre carros
Estudo obtido com exclusividade pelo GLOBO revela que, na contramão da economia verde, alta carga tributária coloca ‘magrelas’ nacionais entre as mais caras do mundo

Henrique Gomes Batista
Nice de Paula
Publicado: 3/11/13 - 7h00

Image
A fábrica Verden Bikes em SP produz cerca de 40 mil bicicletas por ano Foto: Agência O Globo / Marcos Alves

RIO - Embora tenha crescido no país o discurso pró-bicicleta, pelas vantagens ambientais, na saúde da população e para desafogar o trânsito, o governo tributa mais as “magrelas” que os carros, beneficiados por incentivos fiscais, que podem ser prorrogados até 2014. Segundo estudo obtido com exclusividade pelo GLOBO e elaborado pela Tendências Consultoria para a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), o imposto que incide sobre as bicicletas no país é de 40,5% em média, contra 32% dos tributos no preço final dos carros, de acordo com levantamento da Consultoria IHS Automotive no Brasil. A falta de incentivo fica claro na comparação do IPI: a alíquota do tributo federal é de 3,5% para carros populares, contra 10% para as bicicletas produzidas fora da Zona Franca de Manaus (ZFM, onde há isenção, mas que produz apenas 21% do total do país).
Com isso, o Brasil tem umas das bicicletas mais caras do mundo. Uma bike comum, aro 26 e 21 marchas, vendida em média a R$ 400 no Brasil, é cerca de 54% mais cara que uma similar nos Estados Unidos, onde sai por R$ 259, segundo pesquisas em sites de compras. A bicicleta dobrável, ideal para uso de forma integrada ao transporte público, custa R$ 640 no Brasil, contra R$ 477 na Alemanha.
- Com todos os benefícios da bicicleta me parece descabido este elevado grau de impostos. A população tem se conscientizado, algumas cidades estão criando infraestrutura de ciclovias e ciclofaixas, mas falta, ainda, a questão tributária - afirmou Marcelo Maciel, presidente da Aliança Bike, que reúne 53 empresas do setor.
Venda pode subir 14% com preço baixo
Segundo o estudo, em média, uma bicicleta que sai de uma fábrica brasileira tem seu preço elevado em 68,2% devido aos impostos, levando em conta o mix de produção do Brasil, uma vez que a produção de Manaus, 21% do total, tem menos impostos. Levando em conta apenas o preço de uma bicicleta fabricada no resto do país, os tributos elevam em 80,3% seu preço, ou seja, nestes casos, uma parcela de 44,5% do preço final das bikes é tributos.
Para Daniel Guth, consultor da Associação de Ciclistas Urbanos da Cidade de São Paulo (Ciclocidade), a tributação e seu impacto no preços é fundamental para estimular o uso das bicicletas no país. Segundo ele, do total de bicicletas vendidas no Brasil, 50% são destinadas ao transporte, 37% vão para as crianças, 17% usadas para lazer e 1% para corrida:
- Temos dados que mostram que 30% das pessoas que usam bicicletas no país têm renda de até R$ 600. E uma bicicleta não sai por menos de R$ 500, então o fator preço pesa muito.
Segundo a economista Carla Rossi, da Tendências, uma redução de 10% do preço pode gerar aumento imediato de 14% nas vendas no Brasil. Ela estima que, por causa do preço, o mercado das bikes, de cinco milhões de unidades em 2011, chegará a 5,9 milhões em 2018, enquanto que o potencial, com um preço mais justo, seria de 9,3 milhões de unidades.
- E uma redução nos impostos poderia auxiliar até na formalização do setor, com cerca de 40% das 235 fabricantes do país informais, de pequeno tamanho.
Quem não quer entrar na informalidade acaba se transformando em importador. É o caso da RioSouth, empresa carioca que planejava fabricar bicicletas elétricas em solo fluminense. Mas os sócios da empresa fizeram as contas e viram que suas bicicletas, que hoje custam de R$ 3 mil a R$ 4 mil - no caso da elétrica dobrável - sairiam 30% mais caras:
- Teríamos o imposto de importação de peças, pois motores e baterias não são feitos no país, e o elevado custo da mão de obra. Não conseguiríamos incentivos, pois somos pequenos. No fim, decidimos fazer o design das bicicletas e fabricá-las na China - disse Felipe Tolomei, sócio da empresa. - E esse preço ainda é alto por causa de impostos, muitos consumidores acabam optando por comprar uma scooter, que sai a partir de R$ 4 mil.
E não é apenas o preço final que afasta os usuários. Renato Mirandolla, gerente da Dádiva Bike, pequena distribuidora de peças e que também produz algumas bicicletas na capital paulista, diz que os caros insumos castigam os mais humildes:
- Um pneu de bike custa cerca de R$ 30. Um trabalhador que use sua bicicleta todo o dia precisa fazer a troca a cada dois ou três meses, isso pesa no orçamento.
Tablets substituem bikes
Everton Francatto, diretor comercial da Verden Bikes, fábrica que produz cerca de 40 mil bicicletas por ano no interior paulista, afirma que hoje o maior problema do setor é o preço. Ele lembra que uma bicicleta para o dia a dia no Brasil custa cerca de R$ 500, contra valores entre € 80 e € 120 na Alemanha:
- A nossa maior preocupação é justamente nas bicicletas infantis, que custam cerca de R$ 300. Nessa faixa temos uma forte concorrência com o eletrônico. Hoje o sonho de Natal das crianças não é mais a bike, é um tablet, e isso gera problemas de saúde para esta geração.
Ele explica, ainda, que apesar do setor poder integrar o Supersimples, o ICMS encarece o produto. As bicicletas estão enquadradas no conceito de substituição tributária. Pelo regime, o valor do imposto é cobrado tanto da indústria quanto do varejo, antes que o produto seja de fato comercializado. Para tanto, é realizada uma estimativa do valor final do produto ao consumidor e é feito uma cobrança quando o produto cruza uma divisa estadual.
Procurado pelo GLOBO na sexta-feira, o Ministério da Fazenda informou que não teve tempo hábil para comentar a reportagem.
Fonte original: http://oglobo.globo.com/economia/impost ... s-10670326" onclick="window.open(this.href);return false;
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: A mais cara do mundo! Imposto bicicletas 40,5%, carros 3

Post by Papillon »

Quase tudo, aqui é o mais caro do mundo, de big Mac a iPad, de bike a carro. Só arquiteto é barato por aqui...rs
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

É a política economica do nosso governo cumprindo suas metas. A bicicleta é a grande vilã e deve ser banida, porque:
- A cadeia produtiva da industria automobilistica movimenta 40% do PIB
- Os congestionamentos são a alegria da Graça Foster, presidentA da petrobras
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Papillon wrote:Quase tudo, aqui é o mais caro do mundo, de big Mac a iPad, de bike a carro. Só arquiteto é barato por aqui...rs
Piloto de Avião também, convertido em dolares, nosso salário aqui é o menor do mundo..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Worf
Membro

Post by Worf »

........................
Last edited by Worf on Mon 11 Nov 2013 11:43, edited 1 time in total.
Image
Worf
Membro

Post by Worf »

Worf wrote:bem...acho que contratar um arquiteto no Brasil custa mais caro que em outros países. Nao sabia sobre o salário de piloto de aviao, por outro lado por aqui o piloto tem de ser nacional o que derruba a concorrencia...Tenho amigos Brasileiros pilotando em Cingapura, mas Malaio nao pode pilotar no Brasil.
Para nao ficar falando de outros profissionais, com executivos isso é ainda mais intenso, é verdade que pagamos quase tudo do nosso bolso, mas um gerente no Brazil ganha o mesmo que um diretor na Europa (em grandes companhias).
---------------------------
Distorçoes a parte, eu gosto da ideia por trás do nosso "estado de bem estar tropical" a questao é derrubar a burocracia, baixar imostos, abrir o mercado, privatizar e investir em educaçao...mas sem acabar com 13, Ferias, etc.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Worf wrote:
Worf wrote:bem...acho que contratar um arquiteto no Brasil custa mais caro que em outros países. Nao sabia sobre o salário de piloto de aviao, por outro lado por aqui o piloto tem de ser nacional o que derruba a concorrência...Tenho amigos Brasileiros pilotando em Cingapura, mas Malaio nao pode pilotar no Brasil.
Para nao ficar falando de outros profissionais, com executivos isso é ainda mais intenso, é verdade que pagamos quase tudo do nosso bolso, mas um gerente no Brazil ganha o mesmo que um diretor na Europa (em grandes companhias).
---------------------------
Distorçoes a parte, eu gosto da ideia por trás do nosso "estado de bem estar tropical" a questão é derrubar a burocracia, baixar imostos, abrir o mercado, privatizar e investir em educaçao...mas sem acabar com 13, Ferias, etc.
Worf, existe estrangeiros pilotando em Cingapura porque a mão de obra local lá não preenche as vagas, é por isso que essas empresas do Oriente pegam Brasileiros e de outras nacionalidades.
Em países onde a mão de obra é suficiente, é simplesmente impossível trabalhar como piloto, Mexico e Estados Unidos por exemplo.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

ftmonjardim wrote:
Papillon wrote:Quase tudo, aqui é o mais caro do mundo, de big Mac a iPad, de bike a carro. Só arquiteto é barato por aqui...rs
Piloto de Avião também, convertido em dolares, nosso salário aqui é o menor do mundo..
Engenheiro então... rsrsrs Baratinho, baratinho... Onde está o sindicato que não exige que se cumpra o piso regulamentado por lei. :?
Sobre o comentario do Worf sobre gerentes, vocês já viram a piadinha da canoagem brasileira x canoagem japonesa? Se eu achar, posto aqui. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Não vou nem falar de advogado então. Acho que é a profissão mais desvalorizada no país.
Aqui em Salvador, pedreiro está ganhando mais que advogado.
Chuto que o salário inicial deve ser entre R$800-900 a R$1500. Quem dá muita sorte consegue ganhar uns R$2k.

No RJ eu li que estão pagando R$20 por audiência, mas a situação é de feira. Quem oferece por menos, leva.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Achei a piada! hahahaha

http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 655AAi8rDy" onclick="window.open(this.href);return false;
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Gili
Membro

Post by Gili »

binho wrote:Não vou nem falar de advogado então. Acho que é a profissão mais desvalorizada no país.
Chuto que o salário inicial deve ser entre R$800-900 a R$1500. Quem dá muita sorte consegue ganhar uns R$2k.

No RJ eu li que estão pagando R$20 por audiência, mas a situação é de feira. Quem oferece por menos, leva.
Ih, mais um sofredor kkkkk

Ja vi gente cobrando R$ 5,00 ( CINCO REAIS ) por audiencia!!!!!
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Worf wrote:
Worf wrote:bem...acho que contratar um arquiteto no Brasil custa mais caro que em outros países.
Meus colegas americanos costumam usar helicópteros para visitar obra :mrgreen:
Aqui, o sujeito que ganha muito é normalmente aquele que faz algo que julgo ser moralmente errado, cobrar para encontrar o melhor preço ao cliente e receber tanto de cliente como fornecedor além de superfaturar M.O.

Eu pessoalmente nessa questão de "benefícios" acho que deveriam grafar no holerite o custo efetivo do funcionário e ir abatendo os "descontos" (fgts, férias, 13o...) que é o que a contabilidade faz para saber se pode ou nào contratar o funcionário.

salário pra estagio é em torno de 1SM sendo que muitos não oferecem salário "só a oportunidade de trabalhar", já vi mafioso de prefeitura cobrando para prédio R$1,50/m2 de honorários (e por ser da mafia aprova mais rápido que eu).

Mas segue o jogo senão fico triste. :lol:
Worf
Membro

Post by Worf »

marcoaleite wrote:
ftmonjardim wrote:
Engenheiro então... rsrsrs Baratinho, baratinho... Onde está o sindicato que não exige que se cumpra o piso regulamentado por lei. :?
Sobre o comentario do Worf sobre gerentes, vocês já viram a piadinha da canoagem brasileira x canoagem japonesa? Se eu achar, posto aqui. ;)

Cara, essa é genial. E vale para todos os paíes, a consultoria é uma invencáo americana. Tbm nao tenho a piada aqui, mas vale mesmo a pena postar.
Image
Worf
Membro

Post by Worf »

Arquitetos sofrem mesmo.
Mas de um modo geral nao acho possível dizer que profissionais qualificados ganhem mal no Brasil. Ha muita competiçao mas isso é igual ou pior em países desenvolvidos.
Vou muito para os EUA a trabalho, volta e meia o motorista da limosine foi gerente ou empregado em alguma boa posiçao, muitos com college.
Nosso sistema é disfuncional, mas impede esse tipo de situaçao o que é um mérito, imaginem se nao houvesse corrupçao, se houvesse mas segurança para investimentos, etc.
O probloema é que sem educaçao e ambiente mais propício para negócios nosso sistema de proteçao social faz com que a mao de obra de fato fique muito cara.
-----
Dificil no Brasil é ser pobre, ser classe média is a bitch everywhere. E ser rico é fácil sempre.
Image
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Gili wrote:
binho wrote:Não vou nem falar de advogado então. Acho que é a profissão mais desvalorizada no país.

Ih, mais um sofredor kkkkk

Ja vi gente cobrando R$ 5,00 ( CINCO REAIS ) por audiencia!!!!!
Sabe o que temos feito aqui na minha cidade, denunciado o profissional a OAB por nao cobrar dentro da tabela, simplesmente isso, acho que se os advogados fossem mais unidos eles seriam mais valorizados, sou mais um sofredor como voces, mas cobrar $5,00 por audiencia nao paga nem o deslocamento do sujeito, pra mim quem se desvaloriza desse jeito tem que se f... mesmo.
Carvalho_BR
Membro

Post by Carvalho_BR »

Worf wrote:
marcoaleite wrote: Engenheiro então... rsrsrs Baratinho, baratinho... Onde está o sindicato que não exige que se cumpra o piso regulamentado por lei. :?

Cara, essa é genial. E vale para todos os paíes, a consultoria é uma invencáo americana. Tbm nao tenho a piada aqui, mas vale mesmo a pena postar.
Competição de remo: Brasil x Japão

Foi realizada uma competição entre a equipe de remo do Japão e a equipe de remo brasileira.
A competição se inicia, mas o resultado não é favorável para a equipe brasileira.
A mesma chegou com uma hora de atraso em relação aos japoneses.
Indignados, os brasileiros fizeram várias reuniões para averiguar a causa da derrota.
Assim ficou o resumo do relatório que fazia a comparação das equipes:
Japão:
* 1 Chefe de Equipe
* 10 Remadores

Brasil:
* 10 Chefes de Equipe
* 1 Remador

Descoberto o grande erro, a equipe brasileira foi remodelada para a próxima competição. Porém, perderam novamente e, dessa vez, o atraso foi de 2 horas.
Mais uma vez foram convocadas reuniões e viagens para o estudo das causas. Segue o resumo:
Japão:
* 1 Chefe de Equipe
* 10 Remadores

Brasil:
* 1 Chefe de Equipe
* 3 Chefes de Departamento
* 6 Auxiliares de Chefia
* 1 Remador

Outra vez o erro foi identificado e uma nova equipe foi montada... Tudo foi levado em conta: resizing, downzing, GQT e ainda economistas opinando, conceitos de modernidade e globalização passaram a ser considerados...
Porém, na hora da competição, o Brasil chegou com 3 horas de atraso. Mais reuniões, etc.
Foi feito outro levantamento...

Japão:
* 1 Chefe de Equipe
* 10 Remadores

Brasil:
* 1 Chefe de Equipe
* 3 Chefes de Departamento
* 2 Analistas de O&M
* 2 Controllers
* 1 Auditor Independente
* 1 Gerente de Qualidade Total
* 1 Remador

Depois de muitos argumentos e discussões, chegaram à seguinte conclusão definitiva: o problema era, claro e evidente, do remador, que, com certeza, por culpa de influência do Sindicato e por causa de sua falta de treinamento generalista não era capaz de
exercer sua atividade com eficiência. A solução é privatizar ou terceirizar e/ou contratar um remador que não seja da folha do clube.

Agora o pior:
Essa história veio dos EUA, e foi apresentada por um professor da Universidade de Maryland, sobre a administração no Brasil, como piada em sala de aula.
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Curiosamente aqui no condomínio que administro tínhamos 14 funcionários, 4 porteiros 1 zelador 1 manutenção e 8 faxineiros, hoje tenho 12 funcionários 3 porteiros 1 zelador 1 aux de zelador 1 manut. 2 assist. manut e 4 faxineiros, foi o único jeito de "premiar" os melhores. Ai o cara sabe que se trabalhar direito "sobe", pois senão o sujeito acomoda e fica sempre empurrando.
Worf
Membro

Post by Worf »

Isso ai Papi,

------
Sobre a excelente piada serve para todos não so pro Brasil.
Falo com isenção pq trabalho para uma multinacional. O Brasil é um dos poucos países onde os lideres no mercado farmaceuitico são nacionais. E a parte do mais recente desses, toda são empresas privadas uiltracompetitivas de self made men.
Para competir sendo honesto aqui (e acho que nem todos os empresários são desonestos) o sujeito tem de ser bom.
E os de ponta são melhores ou iguais aos gringos. Vejam o caso do trio da AB Imbev, BK, etc.
Image
Worf
Membro

Post by Worf »

em tempo, o caso do Papi é o oposto da piada.
Ele está premiando os melhores e o time está vencendo.
Se está tudo igual então não tem sentido premiar os caras. Se é para não piorar, de novo é uma vitória e brilhante. Seus funcionários não geram crescimento (mais faturamento) enato não da pra dar mais dinheiro pq o negocio essencialmente não cresce. Mas os caras são essenciais para seu projeto (condomínio), criar estratégias de plano de carreira para mantê-los motivados, sobretudo se esta funcionando, me parece boa pratica administrativa.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Revoltante
http://noticias.band.uol.com.br/jornald ... caras.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Achei a matéria tendenciosa (comprada mesmo).

Começa falando de mobilidade e depois mostra uma Giant de R$50,000. Me mostra um lugar do mundo onde alguém usa uma bicicleta dessas para trasporte.

Bicicleta para usar no dia a dia tem até de R$200,00.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

Eu viví em Cambridge por quase 5 anos. O meio de transporte de todos lá é a bicicleta. Eu comprei a minha, uma mtb com 21 marchas, passador no punho e câmbio shimano 2300. Lembro que as rodas eram bem decentes. Paguei cerca de 95 libras, o que na época dava uns 500 reais. Quando vinha em casa, achava a mesma configuração pelo dobro, triplo.

O curioso era que, quando vandalizavam a minha bike (Inglês saindo do Pub é foda!), não valia a pela consertar a roda. O serviço era caríssimo. Eu vendia o que sobrava do quadro por 10-20 conto e pegava outra bike.
--
Image
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

"Quando vandalizavam" é boa ehehhehe. Quantas vezes isso aconteceu?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

3 vezes Binho, na primeira eu consertei. Depois relaxei e entrei no esquema da feira-livre, trocando o que sobrou da bike por uma jacked potato. :mrgreen:

P.
--
Image
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Olhem só que mentalidade bacana, se eu já andava desgostoso com a Caloi, agora então...

"Presidente da Caloi se diz contra a redução de IPI para bicicletas
Eduardo Musa ameaça: “Se isto ocorrer, iremos transferir nossa produção de bicicletas para a China”

Em recente entrevista à revista Bicycle Online, o presidente da Caloi, Eduardo Musa posicionou-se contra o movimento que pede a redução de carga tributária para bicicletas no Brasil. De acordo com Musa, se a medida for adotada, “iremos transferir nossa produção de bicicletas para a China”, ameaçou. Musa, que também acumula os cargos de diretor da Abraciclo e do Simefre, destacou que esta é a sua opinião pessoal dele e não necessariamente das entidades que representa.

Vale lembrar que este ano Eduardo Musa vendeu 70% da Caloi ao grupo Dorel (proprietário das marcas Cannondales, GT, Schwinn entre outras). Com o acordo, Musa permanecerá a frente do Grupo Caloi, que passará a comercializar as marcas de bikes da Dorel com preços “made in Brazil”, ao contrário de seus concorrentes estrangeiros. Um excelente negócio que poderá resultar em prejuízo para os bolsos da Dorel, caso uma possível redução de IPI para as demais marcas ocorra.

Durante a realização da Brasil Cycle Fair, a maior feira do gênero no país, o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega palestrou sobre seu estudo de mercado intitulado Acesso à Bicicleta: Impostos x Mobilidade, onde conclui que, ao baixar os impostos, mais bicicletas seriam vendidas no país. Ou seja, brigar por menos impostos, como defende a Aliança Bike, é (quase) uma unanimidade no mercado. Além da indústria, fazem coro à redução do IPI para bicicletas os usuários de bikes e os comerciantes."

http://mtbbrasilia.com.br/2013/12/28/pr ... icicletas/" onclick="window.open(this.href);return false;
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Essa matéria tem um erro crasso. O IPI é o imposto sobre produtos industrializados. O imposto de importação tem a sigla II, que é certamente o objeto desta matéria.

Malditas férias escolares...deixam a redação na mão do estagiário...é isso que dá.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Enkidu, no título da matéria houve erro sim, mas pelo que entendi o cara é contra a política de redução de impostos em relação as bicicletas, o que incluiria também o IPI.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Zo
Membro

Post by Zo »

-País que fode conosco com impostos injustos sobre bicicletas;
-Marcas famosas colocam um lucro absurdo nos quadros em relação ao que vende no exterior;
-Roubo de bicicletas na band e na USP.

E neguinho vem encher o saco de quem compra quadro de carbono genérico?

Pagar preços abusivos pra chamar a atenção e ser roubado? Tô fora!

Quem não gostaria de ter uma bike top de uma marca que admira e pedalar tranquilamente por aí? Mas nosso país é broxante.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Zo wrote:-País que fode conosco com impostos injustos sobre bicicletas;
-Marcas famosas colocam um lucro absurdo nos quadros em relação ao que vende no exterior;
-Roubo de bicicletas na band e na USP.

E neguinho vem encher o saco de quem compra quadro de carbono genérico?

Pagar preços abusivos pra chamar a atenção e ser roubado? Tô fora!

Quem não gostaria de ter uma bike top de uma marca que admira e pedalar tranquilamente por aí? Mas nosso país é broxante.
Minha bike tem um quadro scott speedster, mas o nome SCOTT cresce o olho de quem não entende, alguns quando veem falam, ixi, essa é daquelas caras, essa marca SCOTT é cara..
Vou comprar um quadro CHINA sem pintura também e vender meu quadro só por causa disso.
Iberê
Membro

Post by Iberê »

moro em um país onde tudo é o mais caro do mundo e os salários são sempre os piores do mundo, rsrsrs. Só para mim que ou essa conta é tudo errada ou tem alguém faturando muito alto na brincadeira.
Image
Post Reply