Idilio wrote:Engraçado é que a Rubena vem de serie em algumas bikes da Soul, foi o caso comigo, esses Rubena Phoenix vieram na minha Soul 3R1. Quando meus Vitoria começaram a furar mais, por volta dos 7K, resolvi dar uma chance para os Rubena. To gostando demais! Rolagem boa, grip bom em curvas, não furam fácil, tudo de bom até o momento. Outro detalhe, Rubena e Mitas são a mesma coisa? Porque o mesmo pneu é vendido sob as duas marcas.
Marcas são coisas um pouco "confusas" no mundo dos pneus, onde empresas compram empresas, fundem-se com outras e etc.
A história da Rubena não é diferente.
A empresa surgiu em 1908, em Náchod, na República Tcheca, fabricando produtos de borracha. Em 1923 começaram a fabricar pneus e, em 1928 pneus para bicicletas. Depois da segunda guerra e empresa foi estatizada e passou a chamar Rubena. Em 1989 a empresa foi privatizada e em 1996 foi adquirida pelo grupo CGS. Dois anos depois, as diversas empresas do segmento de borracha surgidas pelas mãos dos fundadores da Rubena no começo do século 20 (eram várias) foram reunidas sob o nome Náchod and Velké Porici.
Esse conglomerado de empresas produzia pneus de bicicletas sob várias marcas (como Rubena, Barum e etc). Para facilitar (ou não !) foi criada uma nova marca em 2015, a Mitas, para reunir sob um só nome todos os pneus e produtos para bicicletas.
No final de 2015 a empresa de pneus sueca Trelleborg comprou o grupo CGS e, claro, todas as empresas Náchod and Velké Porici, incluindo a marca Rubena/Mitas. Em 2017 a Trelleborg renomeou o conglomerado Rubena como Trelleborg Bohemia.
Em resumo:
- Rubena e Mitas são a mesma coisa? Sim, e mais, a marca Mitas deveria substituir as marcas Rubena e Barum em pneus e câmaras de ar para bicicletas.
- A marca Mitas vai se sobrepor à marca Rubena? A ideia era essa, mas como a fábrica mudou de mãos, pode ser que a Trelleborg resolva manter o nome Rubena, o nome Mitas ou ainda mudar o nome de tudo para Trelleborg.