Vou postar esse texto aqui que eu tinha feito. Ele da uma ajuda para encontrarmos a pressão mais correta dos pneus. Lembrando que a marcação no manômetro da bomba não é o valor exato da pressão que está no pneu. Para isso necessitaríamos de um medidor de pressão que vai diretamente no bico da câmera. Por outro lado saber o valor (número) não tem grande importância. Se você encher seu pneu sempre com 100 psi (no manômetro da bomba) e esse valor for na verdade 95 psi (valor real), o número em si não tem importância e sim a pressão que está nos pneus e o que ela proporciona. Logicamente que você deve usar sempre a mesma bomba, já que esse "erro" de medição varia de uma para outra.
Pressão dos pneus
Existe um mito na questão da pressão dos pneus que quanto mais pressão colocar mais o pneu deslizará no asfalto. Isso não é verdade. Um pneu calibrado com pressões muito altas "pula" no asfalto e isso faz com que deslize menos do que se estivesse mais vazio. Além disso, quanto mais pressão tiver em um pneu, mais desconfortável será ficar em cima da bicicleta.
Por outro lado, um pneu com pouca pressão fica mais sujeito a furos e desliza menos no asfalto, já que a área de contato aumenta.
Então, existe um valor ideal de pressão a ser usada. Isso depende do peso do ciclista, condições do asfalto, conforto fornecido pela bicicleta (quadro, rodas, selim), condições atmosféricas e qualidade do pneu.
A Michelin e a Vittoria, dois grandes fabricantes de pneus para bicicletas, sugerem alguns valores.
Segundo a Michelin:
Peso do ciclista (kg) [Pressão dos pneus (psi)]: abaixo de 50 [87] 50 a 60[97] 60 a 70[109] acima de 70[116]
Já a Vittoria traz uma tabela mais completa, variando a pressão de acordo com o TPI do pneu (quanto mais TPI, mais confortável) e se se trata do dianteiro ou do traseiro.
E ainda recomenda que para superfícies molhadas ou acidentadas diminuir a pressão em 7,5 psi. Para tubulares pode-se aumentar a pressão em 7,5 psi.
Esses são apenas valores recomendados. Para que cada ciclista encontre um valor mais adaptado para si, para a sua bicicleta e para as condições do asfalto que costuma pedalar, a Vittoria sugere o seguinte teste:
Pedale em um circuito (de preferência com várias curvas) inicialmente com os pneus calibrados segundo a tabela. A cada volta diminua 5 psi até que sinta o pneu se deformar. Esse será o seu valor mínimo. Volte para a pressão da tabela e aumente 5 psi a cada volta até sentir o pneu pular e escorregar. Esse será o seu valor máximo. Abaixe de 5 em 5 psi até encontrar o valor ideal. Anote a situação do asfalto, o tipo de circuito, seu nível de dificuldade, as condições atmosféricas, a bicicleta que estava usando, o tipo, modelo e marca dos pneus e o seu peso naquele dia. Com o tempo, saberá qual a pressão ideal que deve usar de acordo com a situação que irá enfrentar.
Lembrando que a pressão máxima indicada na lateral do pneu não deve ser ultrapassada. Alguns pneus indicam a pressão minima também que deve ser respeitada.
Alguns fabricantes de rodas especificam a pressão máxima suportada por elas. Esse também é um valor a ser observado.