Ícone do site Pelote Ciclismo

Marc Hirschi vence no Tour de France!

Em etapa marcada por homenagens a Raymond Poulidor, o jovem suíço Marc Hirschi da Sunweb venceu a etapa 12 do Tour de France. Hirschi atacou a 40km do final e foi lutando até ficar solo e vencer. Em segundo chegou o francês Pierre Rolland da B&B Hotels. Hirschi que na etapa 9 havia atacado e foi alcançado no finalzinho, desta vez não deu espaço para reação. O dinamarquês Soren Andersen também da Sunweb completou o pódio.

Punição a Sagan seguiu sendo tema do dia

Ainda na esteira da punição a Peter Sagan na etapa de ontem, muita conversa e declarações. A NBC entrevistou Sagan antes da largada e o eslovaco resumiu:

“Não penso que tenha sido um movimento perigoso. Eu fiz minha linha, havia algo ali um poste com propaganda que estava saliente, então eu movi a bicicleta um pouco para esquerda. Eu tenho que aceitar a decisão dos comissários de prova.”

Em relação a reação de Wout Van Aert que lhe mostrou o dedo médio, Sagan contemporizou:

“Apos um sprint como aquele, todos podem ter uma reação excessiva. É uma questão de emoções. Eu já tive esse tipo de experiência, ele é jovem e forte mas ele também precisa ficar um pouco mais solto.” finalizou Peter Sagan.

Tour de France 2020 – Etapa 12 – Chauvigny a Sarran – 218km

Na mais longa etapa do Tour de France 2020, um dia de muitas homenagens a Raymond Poulidor. Poulidor que faleceu ano passado foi um ciclista que esteve no pódio do Tour de France por oito vezes sem nunca ter vestido a camisa amarela. Avô de Mathieu Van der Poel venceu a Vuelta a Espanha em 1964 além de duas vezes o Criterium du Dauphiné (1966 e 1969) e a Paris Nice (1972-1973).

Homenagem a Raymond Poulidor “Obrigado Poupou” | Captura TV

Na rota pelo maciço central francês, um trajeto muito duro com muito sobe e desce, assim a expectativa de prova era de uma vitória da fuga. Antes da etapa tivemos o abandono de Gregor Muhlberger da Bora Hansgrohe que caiu no Criterium du Dauphiné e não se recuperou, sem poder ajudar a equipe foi a melhor opção.

Logo no começo da etapa entre a luta para formar a fuga enquanto a Bora lutava para posicionar Sagan na meta de sprint. A fuga levou os pontos de sprint com Nils Politt vencendo a meta. Atrás Sam Bennett ainda conquistou mais nove pontos contra sete de Sagan, ampliando a vantagem na luta pela camisa verde.

Final com ataques sucessivos

O final de etapa tinha duas subidas curtas mas duras, e motivaram ataques de ciclistas com perfil escalador e clássicos. O espanhol Marc Soler da Movistar foi o primeiro ao ataque e foi seguido pelo dinamarquês Soren Andersen. Na sequência Benoot, Alaphilippe e Marc Hirschi foram para a ponta. Hirschi cruzou a meta de montanha de Suc au May em primeiro e começou a ganhar vantagem.

Hirschi conseguiu segurar a vantagem até o fim e venceu solo em Sarran. Em segundo chegou o francês Pierre Rolland da B&B Hotels. Hirschi que na etapa 9 havia atacado e foi alcançado no finalzinho, desta vez não deu espaço para reação.

Líderes para Etapa 08

Camisa Amarela: Primoz Roglic – Jumbo Visma

Camisa Verde: Sam Bennett – Deceuninck Quick Step

Camisa de bolinhas: Benoit Cosnefroy – Ag2r

Camisa Branca: Egan Bernal – Ineos Grenadiers

Ciclista mais combativo: Marc Hirschi – Team Sunweb

Equipes: Team Movistar

Sair da versão mobile