Ícone do site Pelote Ciclismo

Caleb Ewan vence em Poitiers no Tour de France

Etapa plana com chegada em sprint, desta vez venceu Caleb Ewan da Lotto Soudal. Peter Sagan da Bora foi o segundo e Sam Bennett da Deceuninck Quick Step o terceiro. Contudo após o VAR entrar em ação, Peter Sagan foi relegado ao final do grupo, perdendo os pontos da camisa verde. Assim a terceira colocação ficou para Wout van Aert da Jumbo Visma.

Foto Finish da chegada Etapa 11 Tour 2020 | Captura TV

Tour de France 2020 – Etapa 11 – Praia de Châtelaillon a Poitiers

A 11ª Etapa do Tour de France 2020 largou da praia de Châtelaillon, uma estância de férias. A chegada foi em Poitiers, com o pelote já se dirigindo para o maciço central Frances.

Aqui fica uma curiosidade que não costuma ter espaço no livro de prova, Poitiers marca uma das mais acachapantes derrotas francesas. Durante a Guerra dos 100 anos, o Príncipe de Gales, conhecido como Edward The Black Prince (Eduardo o Príncipe Negro), com apenas 7.000 soldados conseguiu vencer o exército francês com mais de 20.000 homens. Essa batalha aconteceu em 19 de setembro de 1356 e rendeu a captura do rei francês Jean le bon. Como consequência a Inglaterra manteve o controle da Aquitânia até o final da guerra dos 100 anos.

Voltando para o ciclismo, a cidade de Poitiers não recebe o Tour desde 1978, quando o irlandês Sean Kelly venceu com a camisa verde. E agora de volta a 2020, um irlandês chegará a Poitiers como camisa verde. Após uma bela vitória, 21 pontos separam Sam Bennett de Peter Sagan. O trajeto sem dúvida favorece Sagan, contudo Bennett está em grande forma com sua equipe dando total apoio.

Fuga solo de Matthieu Ladagnous

Na etapa de hoje, Davide Formolo não largou devido a constatar durante a noite fratura na clavícula. Atrás um grupo seleto com seis ciclistas também tentou a sorte na perseguição:

O pelote controlou especialmente esse grupo que foi neutralizado a 130km do fim. Na frente Ladagnous seguiu solo. De relevante a disputa pela meta de sprint com segundo lugar de Sam Bennett, consolidando a camisa verde. Ladagnous foi neutralizado a 43k do final, claramente recebendo o prêmio de mais combativo do dia.

Final em sprint

Ao final um ataque de Bob Jungels (DQT) e Lukas Postlberger (BOH) colocou o pelote em alvoroço. Motivou uma dura perseguição, após isso veio o sprint onde Sam Bennett ficou muito exposto dificultando sua aceleração, isso favoreceu Caleb Ewan que pode vir de trás como num velódromo para vencer. Além da bela imagem do sprint, chamou atenção o movimento de Peter Sagan ao apoiar-se em Wout van Aert durante o sprint.

Peter Sagan usa o ombro contra Wout van Aert | Captura TV

Esse movimento foi considerado ilegal pelos árbitros e Peter Sagan foi relegado ao final do grupo, perdendo os pontos da camisa verde. Confirmados os resultados, agora Sam Bennett segue com a camisa verde liderando por 68 pontos sobre Peter Sagan.

https://twitter.com/i/status/1303727307195023362

Líderes para Etapa 08

Camisa Amarela: Primoz Roglic – Jumbo Visma

Camisa Verde: Sam Bennett – Deceuninck Quick Step

Camisa de bolinhas: Benoit Cosnefroy – Ag2r

Camisa Branca: Egan Bernal – Ineos Grenadiers

Ciclista mais combativo: Matthieu Ladagnous – Groupama FDJ

Equipes: Team Movistar

Sair da versão mobile