Um programa de rádio fala toda semana de bike!

Luiz Papillon

Em uma iniciativa da revista Cyclomagazine, em parceria com a rádio Adore vai ao ar semanalmente o programa Bike Radio Cyclemagazine. Estive no estúdio da Adore FM 94.3 neste sábado e conto um pouco do que rola no programa.

Bike Rádio Cyclomagazine

O programa é comandado pelo jornalista especializado em bicicletas Marcos Wojdyslawski e pelo editor Osmas Silva da Cyclomagazine. Desde junho o programa tem duração de uma hora começando às 15h aos sábados. Trazendo sempre convidados do mundo da bicicleta procura levar ao público da rádio Adore FM 94.3 notícias e acontecimentos da mobilidade. Já estiveram no estúdio atletas como Marcelo “Mixirica” Soares, o jornalista George Panara da Mundo Bici entre outros.

Programa Bike Rádio com Chantal Brissac e Luiz Papillon

Neste sábado 28/09 foram convidados a jornalista Chantal Brissac do Pro Coletivo, uma iniciativa para desenvolver a cidadania ativa e Luiz Papillon, este que aqui escreve. Durante o programa falamos com Vanderley Torrone, produtor de conteúdo para TV e cicloturista.

A cidadania ativa é um conceito que se aplica a todas pessoas que se envolvem com a sociedade e comunidade em que vivem, e é isso que o Pro Coletivo estimula. Uma das iniciativas encubadas é o Bus Anjo, que propõe ao usuário uma ajuda para encontrar o melhor trajeto via coletivo e também disponibiliza assessoria para ajudar quem tem dificuldade em utilizar o transporte público.

Luiz Papillon, Marcos Wojdyslawski, Chantal Brissac e Osmar Silva

Em minha participação, destaquei a necessidade da melhor integração das ciclovias da capital paulista para permitir conectar as diferentes zonas da cidade. Ressaltei também as vantagens da cidade que opta por melhorar a qualidade da mobilidade por bicicleta, pedestrianismo e mesmo na micro-mobilidade afim de obter melhor qualidade de vida para o munícipe.

 Aplicativos como ferramenta de inserção social

Um ponto destacado, foi como aplicativos de entregas acabam por inserir socialmente a bicicleta criando oportunidade de renda e inclusão social. Hoje cerca de 4 milhões de brasileiros obtém alguma renda em função de aplicativos, uma boa parte deles utilizando bicicletas. São em especial jovens de classe menos favorecida que encontram nos aplicativos uma forma de conseguir por vezes o primeiro emprego. A utilização das ciclovias, ciclofaixas e rotas de bicicleta acabam por fixar a imagem do ciclista no espaço urbano.

Nem tudo são flores na maior metrópole do país

Durante a gestão de Fernando Haddad a mobilidade se tornou pauta e a bicicleta virou uma bandeira. Embora o uso de ciclovias e ciclofaixas viesse desde seu antecessor, Gilberto Kassab. Agora durante a administração de Bruno Covas, a cidade deixou de investir na mobilidade onde foi apontada como uma bandeira de um partido. Isso é um erro grotesco, a mobilidade não pode e não deve ser tomada com bandeira de um partido e sim de uma cidade. Os benefícios de uma política de mobilidade não são sentidos de imediato e levam tempo para serem absorvidos.

Em análise da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o tempo médio de deslocamento em São Paulo caiu, embora ainda o motorista perca na média 23 minutos diários por congestionamento. Esses ganhos advêm tanto do uso de aplicativos (como Waze, Uber, 99) como também pela mitigação da mobilidade por bicicleta, pedestrianismo e micro-mobilidade (como patinetes).

Sobre a Cyclomagazine

A Cyclomagazine publicada desde 1991 é uma revista B2B, ou seja dedicada exclusivamente ao mercado de bicicletas. O programa Bike Rádio Cyclomagazine pode ser acompanhado pela internet e na página do programa no Facebook: https://web.facebook.com/bikeradiocyclomagazine/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Letape do Tour de France - Edição Brasileira

Neste domingo (29/09), rolou em Campos do Jordão em São Paulo o 5º L’Étape Brasil by Le Tour de France, ou “Letape” como falamos. Foram pouco mais de 2.400 ciclistas amadores de todos estados do país. Com dois trajetos um mais leve e um mais duro com 107km de distância […]

Receba as novidades em seu e-mail