Pogacar vence em Los Machucos, Roglic aumenta vantagem na Vuelta!

Dobradinha eslovena na Vuelta 2019! O Alto de Los Machucos a subida absurda de dura foi vencida pela dupla eslovena que alcançou o escapado francês Pierre Latour no último quilômetro. Com o resultado Roglic fica mais a frente ainda na liderança. A vitória veio especialmente do trabalho da Astana para neutralizar a fuga, porém Superman Lopez não conseguiu atacar na subida.

Roglic agora lidera a classificaçào geral por 2:25 sobre Alejandro Valverde. Tadej Pogacar assumiu a terceira posição na classificação geral e a camisa de líder até os 25 anos.

 

Vuelta 2019 – Etapa 13 – Bilbao ao Alto de Los Machucos – 166,4km

Da largada na cosmopolita Bilbao partindo do estádio do Atlético de Bilbao a Vuelta 2019 passou por uma etapa duríssima de alta montanha. Com quatro subidas de terceira categoria, duas de segunda categoria e uma chegada fora de categoria no Alto de Los Machucos. Presente dois anos atrás com uma etapa onde Alberto Contador fez uma de suas derradeiras performances na Vuelta. A chegada foi no Monumento a la Vaca Pasiega, erguido em homenagem a raça de gado local.

A fuga do dia só se estabeleceu após quase 40km de prova. Um grupo grande de ciclistas escapou entre eles nomes como Angel Madrazo defendendo a camisa de rei da montanha, David de La Cruz pela Ineos e Sergio Higuita da EF Education, o mais bem ranqueado na classificação geral.

Com 60km para o final começou a transmissão oficial, naquele momento os escapados estavam na aproximação da subida de Puerto de Fuente las Varas:

  • Fuga com Jesus Herrada, Higuita, Gossschartner e Héctor Saez
  • 0:10 Grupo com De La Cruz e mais 18 ciclistas
  • 1:30 Grupo Philippe Gilbert e mais 11 ciclistas
  • 8:30 Pelote

Na ponta Héctor Saez da Euskadi Murias atacou  na marca de 50km para o final. Atrás Higuita e Bouchard o perseguiam enquanto os demais escapados estavam a 1:20. Saez manteve um ritmo muito forte para aumentar a vantagem para 1:40, conseguiria ir solo? No topo de Puerto de Fuente las Varas o ciclista espanhol tinha 1:55 de vantagem sobre a perseguição enquanto o pelote vinha a 7:20.

Saez seguiu  solo sobre a próxima subida, Cruz de Usaño, atrás Armirail (Groupama) era o líder da perseguição. Após muito trabalho da Astana puxando o pelote a vantagem da fuga despencou para 5:20 para Saez e 3:20 para os perseguidores.

Los Machucos!

Héctor Saez praticamente estancou ao chegar nos patamares iniciais de Los Machucos. A subida cobraria seu preço , logo no primeiro quilômetro um trecho de 19% de inclinação. Bruno Armirail então chegou e passou por Saez, 25″ atrás o colombiano Sergio Higuita  despontava na ponta da perseguição com Pierre Latour em sua roda. Ainda restava muita subida pela frente e veio o trecho de 25% de inclinação, quase uma parede! O pelote já estava apenas 1:18 do líder com Astana e Movistar trabalhando com seus fortes escaladores.

E veio o ataque! Quintana, Superman? Não, quem atacou foi Primoz Roglic! Restavam menos de 3km para o final e quem seguiu foi Valverde e Pogacar. Latour seguia na ponta mas perdendo espaço metro a metro, cruzaram a marca de 2km para o final com 15 segundos de desvantagem para o francês. Valverde não conseguiu seguir a dupla eslovena que alcançou Latour. Atrás Miguel Angel Lopez sobrava e não conseguia reduzir a distância, teria perdas consideráveis o colombiano. Roglic e Pogacar trabalhavam na ponta e chegaram ao final juntos. O jovem Pogacar da UAE Emirates cruzou para vencer pela segunda vez na Vuelta 2019. Primoz Roglic em segundo não só ampliou sua vantagem como marcou posição em uma etapa duríssima. Classificou ainda mais sua condição de favorito.

Classificação da Etapa 13 – Vuelta 2019

1    Tadej Pogacar (Eslovênia) UAE Team Emirates    4:28:26

2    Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma    0:00:00

3    Pierre Latour (França) AG2R La Mondiale    0:00:27

4    Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team

5    Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team

6    Rafal Majka (Polônia) Bora-Hansgrohe

7    Miguel Angel Lopez (Colômbia) Astana Pro Team    0:01:01

8    Gianluca Brambilla (Itália) Trek-Segafredo    0:01:08

9    Marc Soler (Espanha) Movistar Team

10    Wilco Kelderman (Holanda) Team Sunweb

 

Classificação Geral – Vuelta 2019

1    Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma    49:20:28

2    Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team    0:02:25

3    Tadej Pogacar (Eslovênia) UAE Team Emirates    0:03:01

4    Miguel Angel Lopez (Colômbia) Astana Pro Team    0:03:18

5    Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team    0:03:33

6    Rafal Majka (Polônia) Bora-Hansgrohe    0:06:15

7    Nicolas Edet (França) Cofidis, Solutions Credits    0:07:18

8    Carl Fredrik Hagen (Noruega) Lotto Soudal    0:07:33

9    Wilco Kelderman (Holanda) Team Sunweb    0:07:39

10    Dylan Teuns (Bélgica) Bahrain-Merida    0:09:58

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.