Qual tipo de graxa?
Qual tipo de graxa?
A pergunta é simples, qual tipo de graxa usar nos cubos e no central? Desmontei o meu central e uma roda, peguei gosto pois é muito simples e nem sempre o trabalho da oficina é bom. Mas fiquei em duvida de qual graxa usar. Litio? Teflon?
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Re: Qual tipo de graxa?
Cubo, movimento central, caixa de direção o melhor seria a de teflon. Lubrifica melhor apesar de não ser tão resistente a água.
Lítio seria mais para proteção, em roscas por exemplo.
Se usar a de lítio nos rolamento também vai funcionar bem, não teria nenhum problema, mas o melhor mesmo seria a de teflon.
Lítio seria mais para proteção, em roscas por exemplo.
Se usar a de lítio nos rolamento também vai funcionar bem, não teria nenhum problema, mas o melhor mesmo seria a de teflon.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
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Re: Qual tipo de graxa?
Valeu! Estou pensando em comprar graxa em loja de carro/barco, ja que a de bike é uma nota!
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Re: Qual tipo de graxa?
Aqui é um pouco caro, teria que comprar de fora com antecedência que aí não é muito caro. Potes de 100g/150g duram bastante.
Tenho ainda uma bisnaguinha da HP de lítio que comprei a milênios atrás, paguei uns R$2,00/R$3,00. Não é como uma Finish Line Teflon, mas serve bem.
Aproveita e compra uma seringa, daquelas maiores se não a graxa não passa, para aplicar. Facilita o trabalho e não desperdiça graxa.
Tenho ainda uma bisnaguinha da HP de lítio que comprei a milênios atrás, paguei uns R$2,00/R$3,00. Não é como uma Finish Line Teflon, mas serve bem.
Aproveita e compra uma seringa, daquelas maiores se não a graxa não passa, para aplicar. Facilita o trabalho e não desperdiça graxa.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
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Re: Qual tipo de graxa?
o ideal pra usar em roscas são graxas do tipo "anti-seize" - são graxas com metais finamente particulados (cobre e alumínio, via de regra) que evitam adesão por corrosão galvânica ou solda a frio.
pra rolamentos, bem... aí já é um negócio pra lá de controverso!
quanto mais viscosa (ou pesada) mais W ela vai te roubar, embora dure, proteja e resista mais à água.
graxas com lubrificantes sólidos (bissulfetos de molibidênio ou tungstênio, teflon) são boas pra rolamentos e eu as prefiro frente às comunzinhas. graxas cerâmicas (na verdade, graxas com nitreto cúbico de boro) seriam o melhor lubrificante possível.
mas não é só a capacidade de lubrificação de define a graxa, dependendo vc tem que colocar na balança a resistência a água também, no caso bicicletas ou partes que possam encarar água (como qq uma aqui em JF, tratores, etc) eu prefiro usar graxa bhardal marine (pra motores de popa) com um pouquinho bhardal b-12.
em rolamentos de cartucho, tipo mov. central, rodas, freehub, vai b-12 puro.
outros aditivos para motores cansados também servem, aqui estou com uma lata de "stop smoke" já tem um tempão... o cara que me deu era praticante de tiro esportivo, ele disse que era a única coisa disponível no mercado nacional que funcionava na recalibração de estojos de rifles do tipo "garrafinha".
pra rolamentos, bem... aí já é um negócio pra lá de controverso!
quanto mais viscosa (ou pesada) mais W ela vai te roubar, embora dure, proteja e resista mais à água.
graxas com lubrificantes sólidos (bissulfetos de molibidênio ou tungstênio, teflon) são boas pra rolamentos e eu as prefiro frente às comunzinhas. graxas cerâmicas (na verdade, graxas com nitreto cúbico de boro) seriam o melhor lubrificante possível.
mas não é só a capacidade de lubrificação de define a graxa, dependendo vc tem que colocar na balança a resistência a água também, no caso bicicletas ou partes que possam encarar água (como qq uma aqui em JF, tratores, etc) eu prefiro usar graxa bhardal marine (pra motores de popa) com um pouquinho bhardal b-12.
em rolamentos de cartucho, tipo mov. central, rodas, freehub, vai b-12 puro.
outros aditivos para motores cansados também servem, aqui estou com uma lata de "stop smoke" já tem um tempão... o cara que me deu era praticante de tiro esportivo, ele disse que era a única coisa disponível no mercado nacional que funcionava na recalibração de estojos de rifles do tipo "garrafinha".
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Re: Qual tipo de graxa?
Assustador o nível das explicações. A pergunta do Mnel pode até ser simples, mas só a pergunta.
Minha pedivela tá seca, peguei chuva e não abri para lubrificar, mas também não consegui decidir o que fazer, vou deixar estragar pra comprar uma já lubrificada
Minha pedivela tá seca, peguei chuva e não abri para lubrificar, mas também não consegui decidir o que fazer, vou deixar estragar pra comprar uma já lubrificada
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Re: Qual tipo de graxa?
hehehe... mas o basicão é simples! a tal graxa bhardal marine (http://www.varanda.com.br/graxa-lubrifi ... -100g.html" target="_blank) dá pra TUDO, exceto onde óleo vai melhor (freehub). o problema é quando o cara quer ir mais longe, hehehe... no meu trator só uso essa graxa, dá e sobra pra tudo e não estraga com água. na speed é que o buraco é mais embaixo, hehehe...
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Re: Qual tipo de graxa?
Eu uso uma graxa branca específica para rolamento. Ela tem resistência a água e maresia, tenho usado ela e até o momento está tudo bem.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Re: Qual tipo de graxa?
eu tenho uma graxa azul, que também diz ser específica pra rolamento. Logicamente pra carro, mas comprei no Mercado Car e a preço de banana
Re: Qual tipo de graxa?
Muito boas sugestoes, eu tenho lido sobre as graxas para bike e a maior preocupacao é resistencia a agua, ja que a velocidade e a temperatura no ciclismo nao sao problemas. As graxas de navegacao fazem bastante sucesso entre os ciclistas. Entre as mais comuns que eu vi foram
CASTROL LM2
MOBIL XHP222
Tem uma tabela de equivalencia com outras graxas similares
http://www.saocristovaoeletrodiesel.com ... ela03.html" target="_blank
Continuo.na busca :-!
CASTROL LM2
MOBIL XHP222
Tem uma tabela de equivalencia com outras graxas similares
http://www.saocristovaoeletrodiesel.com ... ela03.html" target="_blank
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Re: Qual tipo de graxa?
Finalizando a pesquisa por graxas.
O comentario do Samuel sobre anti seize foi bem interessante. Inclusive tem gente que usa teflon na rosca do movimento central, em vez de graxa. Afinal, nesse ponto, com os rolamentos selados, a graxa esta la para proteger a rosca da corrosao e impedir a entrada de agua, nao para lubrificar. A Shimano e ParkTool tem anti seize recomendados para central.
O livro, Bicycle Maintenance Guide, recomenda alem das graxas especificas para bike, qualquer graxa de litio de media consistencia, MAS alerta que na graxa nao pode conter dissulfeto de molibidenio comumente encontrado em graxas de carro para melhorar a resitencia a alta temperatura e aumentar a viscosidade.
A Velonews tem um secao AskMechanics que o assunto graxa é abordado:
http://velonews.competitor.com/2014/03/ ... use_320755" target="_blank
Sao recomendadas duas graxas:
Phil Wood waterproof grease para partes que entram em contato com agua, incluindo central, e caixa de direcao.
Shimano Dura-ace para rodas desde que agua nao seja uma preocupacao.
Minha humilde opiniao, anti seize no central, Phil Wood na mountain bike e graxa de litio no resto. Se a grana estiver sobrando, graxa dura-ace nas rodas da speed.
Abs
PS. No caso da caixa de direcao, a preocupacao nao é agua, mas a pouca manutencao que essa parte recebe. Desta forma, uma graxa de longa durabilidade seria ideal.
O comentario do Samuel sobre anti seize foi bem interessante. Inclusive tem gente que usa teflon na rosca do movimento central, em vez de graxa. Afinal, nesse ponto, com os rolamentos selados, a graxa esta la para proteger a rosca da corrosao e impedir a entrada de agua, nao para lubrificar. A Shimano e ParkTool tem anti seize recomendados para central.
O livro, Bicycle Maintenance Guide, recomenda alem das graxas especificas para bike, qualquer graxa de litio de media consistencia, MAS alerta que na graxa nao pode conter dissulfeto de molibidenio comumente encontrado em graxas de carro para melhorar a resitencia a alta temperatura e aumentar a viscosidade.
A Velonews tem um secao AskMechanics que o assunto graxa é abordado:
http://velonews.competitor.com/2014/03/ ... use_320755" target="_blank
Sao recomendadas duas graxas:
Phil Wood waterproof grease para partes que entram em contato com agua, incluindo central, e caixa de direcao.
Shimano Dura-ace para rodas desde que agua nao seja uma preocupacao.
Minha humilde opiniao, anti seize no central, Phil Wood na mountain bike e graxa de litio no resto. Se a grana estiver sobrando, graxa dura-ace nas rodas da speed.
Abs
PS. No caso da caixa de direcao, a preocupacao nao é agua, mas a pouca manutencao que essa parte recebe. Desta forma, uma graxa de longa durabilidade seria ideal.