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Garfos, alumínio X carbono
Posted: Sun 20 Apr 2014 14:31
by Edgardigao
Pessoal, blz?
Preciso saber se muda muita coisa realizar um up desses. Estou em vista de comprar um novo garfo de carbono, mas só se mudar muita coisa para o de alumínio que veio na minha caloi sprint 10. O garfo que tenho em vista é um ITM Tech com peso de 550grs.
Outra coisa que tenho medo é quanto a resistência. Sou pesadão, 92 ˜ 95 kg, então, que o garfo vai me aguentar?
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Sun 20 Apr 2014 14:51
by Marcelo Marino
Vai te aguentar, a ITM apesar de ser o que era antes ainda é uma marca boa.
Não sei o quanto é muito para você, mas é uma diferença perceptível eu diria. Esse conforto você pode buscar com pneus de melhor qualidade, pressão adequada e ou até mesmo uma pneu mais largo, 700x25.
Juntando tudo isso daria uma melhora significativa no conforto.
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Sun 20 Apr 2014 15:18
by Edgardigao
Vlw Marcelo, mas e quanto a peso, quantas gramas dá pra tirar?
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Sun 20 Apr 2014 16:29
by Marcelo Marino
Não muito, acredito por volta de 200g. Para tirar peso teria que procurar um garfo com espiga de carbono também, na faixa de 300/400g.
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Sun 20 Apr 2014 19:42
by Edgardigao
este garfo que estou vendo é full carbon, pode me dizer se ainda assim compensa.
o garfo é este:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... arbono-_JM" target="_blank
Olha só como está a minha caloizinha hoje. Guidão carbono 3t Ergosum Ltd e rodas shimano RS 20 e mais nada de especial. Eu achei que o garfo seria o próximo up necessário.

Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Sun 20 Apr 2014 19:48
by Edgardigao
Ah, canote nem adianta eu procurar. A medida tem de ser 26.8, cansei de procurar canotes de carbono ou de aluminio mais leves.
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Sun 20 Apr 2014 20:08
by Marcelo Marino
Eu não entraria nessa de ficar tirando peso de uma Sprint.
Acho que está valendo colocar um garfo de 300 e poucos reais, tira um pouco de peso, ganha um pouco de conforto e não é muito caro.
Um garfo de 300 e poucos gramas vai custar mais caro e aí não valeria a pena.
Eu investiria primeiro no meu corpo (alimentação e treinamento) e em um fit. Com o tempo pode trocar por uma bicicleta melhor. Não que a Sprint seja ruim, mas custa muito ficar fazendo upgrades e não vai ficar a altura de uma importada de alumínio por exemplo.
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Sun 20 Apr 2014 20:17
by ReinaldoBrisolla
Edgar da uma olhada no seu selim que na foto parece que ele está apontando para baixo, o correto é ficar na horizontal. até um pouquinho inclinado para baixo pode ser que de certo em razao de seu fit, mas ele assim sobrecarrega muito os ombros/quadris, voce nao percebe se fica escorregando da bike?
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Sun 20 Apr 2014 22:48
by Edgardigao
Então acredito que só mais esse garfinho de up já basta.
Depois disso é economizar e compra uma bike melhor.
Quanto ao selim, acho que este é um problema da minha anatomia, srsrs. Se ele fosse vazado eu até aguentaria deixar ele reto, mas como não é, preciso deixar a ponta para baixo. Mas não senti dores nos ombros não, nem fico escorregando. Este selim é esquisito. Já fiz um treino com ele mais reto mas ai senti muita dormência e formigamento no saco.
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Wed 07 May 2014 18:23
by Adriano
Cuidado. 99% de chance desse garfo não ser ITM.
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Wed 07 May 2014 18:27
by Edgardigao
Ah, desisti de upar isso viu. Acatei o conselho aqui do fórum e estou agora upando meus treinos mesmo. Esta bike não merece tanta coisa assim não.
Acho que chega uma hora que agente tem que saber parar de gastar e começar a pedalar/treinar mais.

Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Wed 07 May 2014 20:27
by ftmonjardim
Edgardigao wrote:Ah, desisti de upar isso viu. Acatei o conselho aqui do fórum e estou agora upando meus treinos mesmo. Esta bike não merece tanta coisa assim não.
Acho que chega uma hora que agente tem que saber parar de gastar e começar a pedalar/treinar mais.

compra um quadro china..

Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Wed 07 May 2014 20:36
by Edgardigao
Quadro China com 95kg de carga???

Sei não, meus ossos são um pouco caros pra arriscar.
http://www.bustedcarbon.com/
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Wed 07 May 2014 20:51
by ftmonjardim
quanto vc acha que pesa um cara de 1.95? cara, tem muito quadro bom que aguenta o peso, só não comprar um ultralight, esse venge que eles estão comprando dá tranquilo..
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Wed 07 May 2014 21:26
by Edgardigao
vixi, 1,95? Vai jogar basquete ou volei meu fio!!!
Rsrsr, é, vamos ver, quando for trocar a bike inteira acho que vou pensar direito nisso. Mas por hora to de boa. Tenho que sossegar.
Mas por via das dúvidas, por quanto dá pra finalizar o valor investido em uma bike china?
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Thu 08 May 2014 01:41
by joaojuliomello
nao seria melhor upar logo o quadro todo?
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Thu 08 May 2014 05:59
by ftmonjardim
Edgardigao wrote:vixi, 1,95? Vai jogar basquete ou volei meu fio!!!
Rsrsr, é, vamos ver, quando for trocar a bike inteira acho que vou pensar direito nisso. Mas por hora to de boa. Tenho que sossegar.
Mas por via das dúvidas, por quanto dá pra finalizar o valor investido em uma bike china?
Eu sou baixinho. Mas tem gringo pesado que mede isso com esses quadros china's.
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Thu 08 May 2014 08:26
by Edgardigao
Seria Joao, um dia faço isso! Um dia!
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Wed 14 May 2014 21:55
by Rafaeljc
Tenho 90kg e uso um quadro china... 950gramas de quadro... e já aguentou bastante.
Já pulei lombada (sem querer e por querer), buracos e asfalto ruim.
Também já usei um garfo full ITM desses, no quadro antigo, o quadro quebrou o braze on, mas o garfo resistiu e hoje enfeita a prateleira (quem sabe um dia eu venda ou use).
A diferença no conforto é pequena, mas existe.
Esses dias vi uma foto de um cara aqui da cidade, bateu uma caloi strada com quadro de alumínio e garfo de carbono caloi, daqueles que o pessoal reclama que aparecem trincas. O resultado foi o top tube e o down tube do quadro bastante tortos e o garfo intacto, apenas com as trincas na tinta que ocorrem com todos da série.
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Thu 31 Mar 2016 13:10
by RodrigoVGA
Aproveitar esse tópico para não abrir outro...
Pessoal, tenho uma Allez 2006 com garfo de carbono/alumínio e estava pensando em colocar um completo de carbono.
Minha dúvida é se posso colocar qualquer garfo de speed 1 1/8 ou o desenho do garfo altera a geometria da bike?
Abs!
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Thu 31 Mar 2016 13:36
by Marcelo Marino
Altera, o rake pode ser diferente de marca para marca.
Se o garfo é reto ou curvo não importa na questão da geometria, importa o rake.
Até que ponto essa alteração é significativa, aí fica complicado avaliar.
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Thu 31 Mar 2016 14:14
by RodrigoVGA
Caramba!
Vou pesquisar mais a respeito do rake, não conhecia.
Meu garfo é bem parecido com esse da figura, meu medo é trocar e a roda ficar mais pra trás, correndo o risco de pegar na ponta do pé na hora de fazer curvas.
Valeu Marino!
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Fri 01 Apr 2016 21:38
by samuelgouvea
pegar no pé é o de menos, a dirigibilidade muda se as dimensões e geometria mudarem!

Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Sat 02 Apr 2016 14:48
by RodrigoVGA
É....
Vou deixar isso pra lá. Valeu pelas dicas!
Abs
Re: Garfos, alumínio X carbono
Posted: Sun 03 Apr 2016 19:08
by Pepebike
Eu penso que:
a-) Quanto maior o Trail: melhor é a estabilidade (a bicicleta tende a permanecer na mesma trajetória, notadamente em velocidades elevadas), com prejuízo à dirigibilidade.
b-) Quanto menor o Trail: melhor é a dirigibilidade (a trajetória da bicicleta é mais facilmente alterada; é fácil desviar de obstáculos), com prejuízo à estabilidade.
Exemplo de aplicação de trail "grande": motocicletas tipo custom (semelhantes às Harley Davidson) cujo "ambiente natural" são as rodovias, onde a maior estabilidade facilita a pilotagem. Em compensação, não são boas para circular em cidades.
Exemplo de aplicação de trail "pequeno": Scooters, Honda Biz e veículos semelhantes, cujo"ambiente natural" é a cidade, onde a maior dirigibilidade ajuda muito a desviar de carros, buracos, obstáculos e etc. Em compensação, não são boas para uso em estradas.