Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Carvalho_BR »

bem, segue meu relato sobre instalacao de tubeless em rodas aero full carbon.
após varias tentativas fracassadas usando a metodologia mais popular (fita notubes, valvulas notubes padrao, selante), por fim o necessario vai ser:
- dois extensores de valvula com ROSCA EXTERNA (ou compra da notubes direto, ou manda fazer rosca num par de extensores q vc ja tenha - eu mandei fazer rosca);
- um pacote de veloplugs amarelos (http://veloplug.com - como eu ja tinha uns guardados na gaveta, nao precisei comprar);
- duas camaras de ar 20" (usando veloplugs, NAO VAI PRECISAR da fita amarela da notubes);
- 80ml de selante notubes (40ml pra cada roda).

pq isso?
descobri q usando o metodo padrao, a fita da notubes nao dava vedacao, ficava sempre vazando em volta da valvula (mesmo com selante).
entao lembrei do metodo gambiarra "ghetto tubeless" (usando camara de ar de 20" - http://www.youtube.com/watch?v=WRM7gq1fcoQ)
coloquei os veloplugs nos buracos da raiacao, coloquei a camara de ar, instalei o pneu (deu trabalho pq entrava muito apertado, mas insisti) e tentei encher.
ainda vazava um pouco em torno da valvula, entao meti o selante (40ml) e... SUCESSO

detalhe sobre a valvula/extensor: como no sistema tubeless a valvula tem q ficar apertadinha no aro pra nao vazar ar (precisa usar porca pra dar aperto), se o aro é aero (perfil alto) é obrigatorio usar um extensor - só q o unico extensor q aceita akela porquinha externa é o da notubes (é o unico q é fabricado com rosca externa). como comprei e vai demorar uns dias pra chegar, levei um par de extensores "lisos" no torneiro e mandei fazer rosca - paguei 30 reais e ficou perfeito.

outra coisa: usando o "ghetto tubeless" (camara de ar no lugar da fita), é OBRIGATORIO usar os veloplugs, pois a camara de ar sozinha nao aguentará a pressao do pneu road e vai entrar nos buracos da raiação e estourar (antes mesmo de atingir 50 Lbs de pressao).

expectativa na estrada: se furar e o liquido nao vedar, basta tirar a "cinta de borracha" e instalar um camara de ar normal (700c) pra continuar o treino. tendo os veloplugs no lugar não é necessaria fita de aro, basta colocar a camara de ar, encher o pneu e sair rodando.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Papillon »

Interessante, a grande malandragem esta no bico e os veloplugs.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Klhada »

bom, falando de tubeless, finalmente tive uma alegria extra com o meu 8-)

Comprei e foi só alegria. MUITO confortável comparando com clincher comum, tudo sucesso. Aí no Audax 300 rasgou MUiTO foda um, e como estava todo cheio de selante, eu no meio da rodovia e nem ia ter como limpar e guardar, ficou por lá mesmo.

Continuo usando o na roda dianteira, mas começou a aparecer a trama de kevlar na lateral dele. :o O Clanovel me falou que já aconteceu isso com uns Continental dele, mas achei estrando. Como aparentemente não aumenta, continuo usando.

Agora a parte feliz. Nesse sábado, quando fui tirar a bike de cima do carro, vi um corte no pneu dianteiro, e parecia que tinha uma coisa grudada nele (pedra ou vidro). Fui cuturcar e não é nada disso. É o próprio selante, que vedou um corte FEIO no pneu, do mesmo tamanho que me fez pedir resgate uma vez na estrada. E eu nem percebi pedalando. :shock: Aí vi vantagem. Vou precisar comprar mais um par de tubeless e fazer novos testes. :ugeek:

Foda é que aqui no Congo os caras tem a cara de pau de pedir 280 reais CADA UM. Logicamente vou comprar de fora. :roll:
Image
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Carvalho_BR »

klhada, no ebay tem o par de hutchinson fusion 3 por 110 dolares
e par de hutchinson atom galaktik (modelo novo, bem leve) por 144 dolares

bora organizar um group buy?
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Klhada »

Carvalho_BR wrote:klhada, no ebay tem o par de hutchinson fusion 3 por 110 dolares
e par de hutchinson atom galaktik (modelo novo, bem leve) por 144 dolares

bora organizar um group buy?
vc conhece mais interessados, ou vai ser um group buy de 2 pessoas? Ai nem é tão group assim :D
Image
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Carvalho_BR »

se juntar o leo gaona ja vira group :-)
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Klhada »

Carvalho_BR wrote:se juntar o leo gaona ja vira group :-)
o pessoal se animou lá na terra de ninguém. Agora se vira pra organizar a trolha, negão :lol:
Image
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by bruno_h2 »

Carvalho, será que esse seu experimento só funciona com roda aero carbon?? Em clincher de alumínio normal não funfa??

E outra coisa, será que os ultremo tubeless prestam?? os clincher eu sei que são coisa fina...
Last edited by bruno_h2 on Mon 20 May 2013 18:37, edited 1 time in total.
DESORDEM E REGRESSO
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Carvalho_BR »

kkkkkkkkk!!!!!
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Carvalho_BR »

bruno_h2 wrote:Carvalho, será que esse seu experimento só funciona com roda aero carbon?? Em clincher de alumínio normal não funfa??

E outra coisa, será que os ultremo tubeless prestam?? os clincher eu sei que são coisa fina...
bruno, funciona em clincher de aluminio normal tb - perfeitamente.
eu relatei aki minha experiencia com as full carbon clincher pq nelas foi muito mais dificil conseguir vedacao ideal do q nas de aluminio.
so deu certo qdo eu lancei mao dos veloplugs e da camara de ar pra fazer a "fita" de aro.
acho q a superficie de carbono nao deixa a fita adesiva da notubes colar direito e por isso o ar entra por baixo dela e vaza pelos buracos dos niples.
nas clincher de aluminio geralmente a fita da notubes ja resolve sozinha o problema.

acredito q os ultremo tubeless sejam excelentes - porem ta bem dificil achar deles e os atom galaktik estao mais leves.


criei um topico pro Group Buy de pneus:
http://www.pelote.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=97
Henrique33
Membro
Posts: 13
Joined: Mon 21 Jul 2014 08:01
Nome Verdadeiro:: Carlos Henrique

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Henrique33 »

Bom dia !

Se passaram 4 anos do tópico, e só agora comprei umas rodas aero full carbon ...

Nesses tempo existe alguma outra maneira dessa adaptação para tubeless ?

Se a única maneira é essa gostaria de saber se existe câmara de ar de 20" com válvula presta ? Porque só encontro com aquele pito grosso, o qual nao passa no aro. Então não precisa das valvulas para tubeless ?

Abraço
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Carvalho_BR »

Henrique, quais rodas vc comprou?
A câmara de ar aro 20 é só pra fazer a vedação - vc vai extrair Dela a válvula e ficar só com a borracha.
Mas dependendo das rodas q tiver comprado, talvez nem precise dessa câmara de ar.
Na minha roda ENVE foi q não teve jeito. Hoje estou com um par de roval clx40 que apesar de não serem tubeless ready, aceitaram meu setup tubeless bastando a fita de aro amarela da notubes
Henrique33
Membro
Posts: 13
Joined: Mon 21 Jul 2014 08:01
Nome Verdadeiro:: Carlos Henrique

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Henrique33 »

São da china, mas não sei dizer de qual fabricante especificamente.

Pela pressa não comprei direto na fabrica, e sim no ML.

Perfil de 50mm, 25mm de largura, cubos powerway r36, raios pillar... segundo o vendedor 1450g o par.
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Carvalho_BR »

Então eu te sugiro comprar a fita amarela notubes, os pneus, o selante, e... tentar. Se não der certo, nem perca seu tempo com a solução "gambiarra" (câmara de ar), pq apesar de funcionar, qdo por acaso o pneu perder pressão, a borracha vai sair do lugar e vai te dar o maior trabalhão de novo.
Setup tubeless é pra funcionar do modo mais simples possível. Se não funcionar da forma como é pra ser, desiste - só vai ter dor de cabeça.
A propósito, os seus aros vieram com os furos de raiação no lado interno? Se lembrou de comprar rodas sem a furacão, já é meio caminho pro sucesso, nem deve precisar da fita amarela.
Henrique33
Membro
Posts: 13
Joined: Mon 21 Jul 2014 08:01
Nome Verdadeiro:: Carlos Henrique

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Henrique33 »

Comprei hoje, assim que chegar mando fotos e noticias se deu certo. Já tenho pneus tubeless Hutischon Intensive 700x25 e a fita.

vamos ver no que dará.

abraços
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Carvalho_BR »

Lembre de dar duas voltas da fita em cada roda.
Henrique33
Membro
Posts: 13
Joined: Mon 21 Jul 2014 08:01
Nome Verdadeiro:: Carlos Henrique

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Henrique33 »

Me deparei com um problema... Eu com as rodas, fita, liquido, pneus tubeless, e valvulas.... não dá para apertar a valvula com a arruela porque a mesma não entra na parede da roda... pesquisei valvulas maiores ou prolongador com rosca externa e não encontrei ... será que tenho oq fazer Carvalho ?
Henrique33
Membro
Posts: 13
Joined: Mon 21 Jul 2014 08:01
Nome Verdadeiro:: Carlos Henrique

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Henrique33 »

Achei um extensor de valvula que é todo rosqueado.... so to estudando a medida pra não ficar sobrando muito de fora... a roda tem perfil de 50mm...
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Carvalho_BR »

Não tem problema se sobrar muito - é até melhor - pode um dia ter q usar o prolongados numa roda de perfil mais alto.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by samuelgouvea »

sobre o prolongadores em rodas de perfil alto - talvez seja aplicável o que eu usa na mountain bike... bicos de câmaras de ar velhas, longos, que podem ou não ser de núcleo removível.

a diferença é que todas das minhas rodas são de alumínio, então pra evitar vazamentos entre o bico e o aro, eu aplico cola de contato entre o bico e o aro, hehehe... se vc for usar fita de aro no tubes (a amarela) eu não veria problemas em usar o mesmo expediente.
Image
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Carvalho_BR »

Não da não, Samuel - o bico é cuspido pra fora qdo a pressão ultrapassa 75psi
Henrique33
Membro
Posts: 13
Joined: Mon 21 Jul 2014 08:01
Nome Verdadeiro:: Carlos Henrique

Re: Tubeless em rodas aero full carbon - experimentos!

Post by Henrique33 »

Deu tudo certo e instalado... Deu trabalho encher, mas quando vedou foi só alegria! Só n sei postar fotos aqui...
Post Reply