Verificar tensão de raio pelo celular

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Verificar tensão de raio pelo celular

Post by binho »

E aí, engenheiros de plantão.

Placebo?

https://www.youtube.com/watch?v=NSEbi6m00E8" onclick="window.open(this.href);return false;
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by Papillon »

o cara usa um metronomo? (to sem som aqui)
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by ReinaldoBrisolla »

O funcionamento é parecido com aqueles afinadores de violao digitais, agora se realmente funciona é outra historia...
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by Marcelo Marino »

Não vai ter precisão. Acho que é só firula, melhor checar com as mãos na minha opinião.

Da uma olha nesse video, mesmo usando um medidor de tensão o Andrea checa com as mãos também.

phpBB [media]


Ele usa um martelo também aos 5:15min, para ouvir se o som emitido é o mesmo em todos os raios.

Com as mãos, com o martelo, com o celular são todos métodos imprecisos e com o celular parece ser o que tem mais complicações para dar diferenças.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
fbergo
Membro
Posts: 608
Joined: Wed 08 May 2013 16:55
Location: Campinas, SP

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by fbergo »

Celulares (e tablets) atuais têm ótima precisão para servir de frequencímetro / afinador. Parei de afinar violão com "afinadores próprios" há anos.

A dúvida nessa estória é saber se todos os raios são uniformes o suficiente para ter a mesma resposta de frequência. Além disso, dependendo do padrão de cruzamento dos raios, o comprimento efetivo da parte que vibra vai variar de raio para raio, e segmentos de comprimentos diferentes não vão tocar a mesma frequência, mesmo estando com a mesma tensão.
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by Cebo »

Acho que dá certo desde que não tenha cruzamento e que o aro esteja reto. Se o aro deu uma empenada, os raios acabam ficando com a tensão meio diferente. Mas é uma boa ideia.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by Enkidu »

Tem tudo "haver". É o mesmo conceito do app pra afinação de instrumentos de corda. E a observação do Cebo é bem precisa. Já vi neguinho calibrando a tensão só com diapasão.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by Marcelo Marino »

O fato do celular estar mais próximo ou mais longe não afetaria a medição?

Se puxar com mais força ou com menos não muda também?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by kinbold »

Marcelo Marino wrote:O fato do celular estar mais próximo ou mais longe não afetaria a medição?

Se puxar com mais força ou com menos não muda também?
Vc não toca instrumento de corda né?

A frequência do som não muda com a distância e força empregada.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by Magnus »

Enkidu wrote:Tem tudo "haver". É o mesmo conceito do app pra afinação de instrumentos de corda. E a observação do Cebo é bem precisa. Já vi neguinho calibrando a tensão só com diapasão.
Mas o diapasão vai gerar uma vibração previsível, com a mão do jeito que o vídeo mostra acho complicado criar um padrão.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by Marcelo Marino »

kinbold wrote:
Marcelo Marino wrote:O fato do celular estar mais próximo ou mais longe não afetaria a medição?

Se puxar com mais força ou com menos não muda também?
Vc não toca instrumento de corda né?

A frequência do som não muda com a distância e força empregada.

Minha dúvida era se o celular não capta de forma diferente.

E o lugar onde você toca a corda, o raio no caso. No "ré" ou no "mi" é a mesma coisa?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by Enkidu »

Magnus wrote:
Enkidu wrote:Tem tudo "haver". É o mesmo conceito do app pra afinação de instrumentos de corda. E a observação do Cebo é bem precisa. Já vi neguinho calibrando a tensão só com diapasão.
Mas o diapasão vai gerar uma vibração previsível, com a mão do jeito que o vídeo mostra acho complicado criar um padrão.
O lance do diapasão vibrar na presença de um som é verdade, mas mais pra fins didáticos (aula de física na 7a. série). Na prática vc dá um piparote no diapasão e outro na corda (ou raio) e compara os sons.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
fbergo
Membro
Posts: 608
Joined: Wed 08 May 2013 16:55
Location: Campinas, SP

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by fbergo »

Marcelo Marino wrote:
kinbold wrote:
Marcelo Marino wrote:O fato do celular estar mais próximo ou mais longe não afetaria a medição?

Se puxar com mais força ou com menos não muda também?
Vc não toca instrumento de corda né?

A frequência do som não muda com a distância e força empregada.
Minha dúvida era se o celular não capta de forma diferente.

E o lugar onde você toca a corda, o raio no caso. No "ré" ou no "mi" é a mesma coisa?
Sim, mesma coisa.

Frequência de vibração de corda depende de 3 variáveis: comprimento, densidade da corda e tensão.

As cordas mais graves dos instrumentos são mais grossas para vibrarem com frequência mais baixa com a mesma tensão das cordas mais agudas/finas.

Apertar a corda no braço do violão/guitarra/baixo altera o comprimento da parte da corda que vibra (mais curto = mais agudo).

O ponto onde a corda é tocada, e se ela é tocada com força, ou com uma pancada de outro objeto (martelo(*), palheta, dedo, arco de violino) altera o timbre e a intensidade dos harmônicos secundários, mas o harmônico principal continua na mesma frequência.

(*) antes que saia alguma piada: no piano, as cordas SÃO tocadas por martelos.
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by Marcelo Marino »

Estava imaginando puxar o raio perto do nipple, então o raio não vibraria. Do mesmo jeito que se tocar o instrumento perto da ponte o som não sai.

Mas você está certo, tocar em qualquer parte da corda (longe das extremidades) sai o mesmo som. Seria só evitar as extremidades dos raios nesse caso então.

Aqui o cara fala que comparou os resultados com o medidor da Park Tool, e deu uma diferença grande 106x87 kgf.

Ele põe a culpa no medidor :? se eu não entendi errado, mas não me convenceu.

http://www.bikeforums.net/archive/index ... 84069.html" target="_blank

Tem para Android também. Quem quiser testar depois conta se pelo menos da resultados consistentes (sempre o mesmo valor em várias medições).
https://play.google.com/store/apps/deta ... checkspoke" target="_blank
Para o Nokia não tem. :(

Eu ainda não estou botando fé nesse programinha. :lol:
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by Klhada »

eu, muito tempo antes de ver essa trolha, tinha pensado em ligar um captador de guitarra direto num jack, no afinador, e conferir a tensão dos raios. Mas nunca montei a traquitana, por pura preguiça...
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Verificar tensão de raio pelo celular

Post by Papillon »

só muda quando tem cruzamentos diferentes. ai teria que ter a freq anotada com as rodas tensionadas para checar depois.
Post Reply