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Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 12:11
by binho
Recentemente eu comprei STI e cambios 105 praticamente novos num bom leilão do ebay.
Tô pensando em trocar o pedivela tbm, pra ficar o grupo uniforme. Minha dúvida é em relação ao bottom bracket.
Atualmente eu tenho um grupo tiagra de 9v que veio na minha bike. Ele é compatível ou preciso comprar outro? Alguns leilões que to seguindo não vem com o BB e outros vem.
Como faço pra saber se: a) o meu atual BB é compatível e/ou b) o BB que vier é compatível no meu quadro?
Absss
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 12:18
by binho
O que seria Hollowtech?! :S
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 12:44
by Magnus
Binho, acredito que dê para colocar um Hollowtec, mas BB"30" me parece que só se o quadro já for preparado para ele, não conheço adaptadores para isso...
edit: coloquei o 30 ali para evitar mais confusões com a abreviação, eheh... e pelo que vi o teu já é integrado...
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 12:51
by binho
E qual é o meu atual? :S Nossa, odeio me sentir donkey desse jeito.
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 12:59
by kinbold
Parou tudo, vcs estão confusos.
Existem 2 tipos de BB (Bottom Bracket):
1) Shimano (Hollowtech) / SRAM (GxP), que são a mesma medida.
2) BB30
O seu pedivela atual é Tiagra, então qualquer pedivela Shimano serve. Se for pegar o pedivela 105 é só tirar um e por o outro.
O BB30 é uma medida diferente da Cannondale, com o diâmetro do eixo maior, e o quadro é especificamente desenhado pra ele.
Além disso, ambos tem o padrão inglês (68mm) e italiano(70mm), de acordo com o diâmetro do BB no quadro.
Se você for comprar um BB novo, passa a marca e o modelo do quadro aí que talvez já dá pra saber.
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 13:04
by ARuzik
Posta uma foto ai. Mas se for Tiagra 4600 (e se não me engano o 4500) os BBs são iguais, ou seja os rolamentos do central são para fora do quadro.
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 13:04
by Marcelo Marino
Bom, precisei do Google Tradutor para entender o tópico.
Magnus, acho que confundiu, BB (bottom bracket) com BB30, ou eu não entendi bem o que quis dizer.
Hollowtech II (chamado na maioria das vezes só por Hollowtech) é o padrão da Shimano para pedevelas de eixo integrado.
Hollowtech I não é integrado, é como o Octalink só que tem o eixo vazado (se não me engano).
Octalink é um padrão da Shimano mais antigo, onde pedevela e movimento central eram peças separadas (não integradas).
Se a sua pedevela Tiagra for integrada os copos do movimento central vão servir para o 105 integrado também.
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 13:12
by binho
Me situei!
Então se eu comprar um pedevela Shimano, não preciso comprar o BB. Existem modelos superiores de BB (como já vi que tem do 105, Ultegra), mas todos possuem as mesmas medidas.
O que eu não posso é comprar um PDV BB30, correto?
Eis aqui duas fotos pra voces verificarem:
Esse pdv aqui seria compatível?
http://www.ebay.com/itm/FSA-SL-K-hollow ... 4619fdba7a" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 13:27
by ARuzik
Sim, é compatível. Se não me engano o TC (aqui de Curitiba) usa um SLK com BB da shimano.
Se comprar um BB30, acho que só trocando de quadro..
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 13:28
by marcoaleite
O mais cômodo é comprar uma pedivela no padrão BSA68, que é o de eixo 24 mm comum.
Se comprar um BB30 vai ter que trocar o movimento central, há fabricantes como a Rotor que faz movimento central BSA68 com o rolamento de diâmetro interno 30 mm para vestir pedivelas BB30 em quadros com rosca. Melhor ficar com o padrão normal, aí é plug and play!
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 14:21
by Magnus
Sim, pessoal, eu estava falando do BB30 quando disse BB. Para usar Hollowtech basta trocar o pedivela, que nesse caso já é integrado ao movimento central, mas cabe no quadro. Já o "BB30", precisa que o quadro seja específico para ele. Foi isso que eu quis dizer, foi mal pela abreviação, realmente causou confusão.
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 19:58
by binho
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 21:00
by Flavio Tuix
acho q ta bom sim.
ele é série antiga né?
parece o 105 5500
abrax
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 21:55
by binho
Eh a versão anterior, mas tá MTO barato.
Vendo meu Tiagra aqui e ainda sobra um bom troco.
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 22:02
by Carvalho_BR
vai vender tiagra integrado pra comprar 105 com eixo ponta estriada???? rigidez zero perto do integrado...
vai entender...
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 22:40
by binho
Opa. Explica melhor isso aí.
Sou donkey po.
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 22:40
by binho
edit: duplicado
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 23:09
by Flavio Tuix
Carvalho_BR wrote:vai vender tiagra integrado pra comprar 105 com eixo ponta estriada???? rigidez zero perto do integrado...
vai entender...
isso q eu pensei.
hehehe
abrax
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 23:17
by ftmonjardim
Binho, furada, fica com o Seu Tiagra
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Wed 05 Feb 2014 23:46
by Carvalho_BR
binho, o q vc ia fazer era downgrade, nao upgrade.
seu tiagra atual tem mais melhorias do q akele 105 de 1998...
nao é pq é 105 q é melhor.
vc estaria comprando algo velho, ultrapassado e de pior desempenho (e provavelmente mais pesado) so pq no NOME do modelo ele está um patamar acima.
é cilada, binHo!
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Thu 06 Feb 2014 09:17
by kinbold
Corre BINhO!
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Thu 06 Feb 2014 10:05
by binho
Hahahaha. Foldei.
Agora me expliquem o que é um pedevela integrado.
Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Thu 06 Feb 2014 10:16
by Carvalho_BR
binho wrote:Hahahaha. Foldei.
Agora me expliquem o que é um pedevela integrado.
é o seu tiagra

Re: Troca de Crankset x BB
Posted: Thu 06 Feb 2014 10:49
by binho
Integrated cranks are much better and they're proving themselves in use. They use a large hollow spindle that's permanently mounted to the right crankarm/spider, and they use a special bottom bracket. They were developed in conjunction with an industry-wide effort to improve on the durability of the bearings in cartridge bottom brackets. Using the long-standard shells on the frames, the current Octalink and ISIS type bearings were wearing out way too quickly and couldn't handle shock loads as well.....so by moving the bearings outside of the shell, they gained both stiffness, support, and greater bearing life. The integrated spindle was part of the process to create lighter and stiffer cranks, and now you get both improvements in one package. It's worth getting....huge benefits on all levels. They aren't difficult to install, they're simple and easily serviceable.
Standard bottom brackets/cranks use a cartridge bottom bracket and both crankarms bolt onto the spindle separately. They're fine, still very common, but better suited for road bikes than mountain bikes if you tend to ride hard or in sloppy trail conditions.
There are still old-style setups for sale, too. Those bottom brackets use a square taper on the spindle and often have bearings that are a slight hassle to adjust and install. Nothing wrong with them, either, but they tend to be heavier and are just harder to work with.
Don't get too caught up in the weight of cranksets.....most of them nowadays are plenty stiff and actually very close in weight unless you start looking at ultra high-end carbon cranksets. Just get one that fits your budget. You can search bike forums for reviews on particular models, but you get both informed and dufus input usually, so it may not mean much. It's handy to find out if 8 out of 10 people have had a problem, though...that way you can stay away from a bad crank. There really aren't too many of those, though.