Bike Fit

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: Bike Fit

Post by Liter »

Tenho tido dores na panturrilha esquerda em pedais mais puxados e eu quase não faço alongamento, quando a panturrilha pega ela fica alguns dias "travada" e um pouco dolorida, como sou bem mão de vaca sofro em pagar R$300,00 em um fit sendo que ando por prazer e não competição. Se for fazer um fit vale confiar mais em alguem que faça no olho ou ir com quem utilize Retul? Fiz uma consulta com o Rianho e ficava em R$350,00 o fit. :nibal1
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Bike Fit

Post by Carvalho_BR »

Queria compartilhar algo q funcionou MUITO BEM pra mim na hora de ajustar a altura do selim.
Recentemente troquei o spz toupe pelo fizik tritone - este ultimo é acolchoado e tem trilhos mais altos.
Percebi q estava esticando demais as pernas e sambando igual passista qdo passava de 110rpm em marcha leve.
Pois bem, fiz o seguinte:
Tirei as sapatilhas
Baixei um pouco o canote
Montei na bike
Apoiei APENAS os calcanhares nos pedais
Pedalei de 70rpm progressivamente até 100rpm, relaçao 53-21

Fui repetindo isso e subindo o canote ATÉ o momento em que nos 100rpm comecei a "sambar" e perdi o ritmo do giro.
Pronto, descobri que 1,8cm era o qto precisava baixar o canote em relacao ao que estava antes.

Sugiro que experimentem.
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Bike Fit

Post by vladbarra »

:idea: gostei!
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Bike Fit

Post by raulfragoso »

Carvalho, o GCN postou um vídeo hoje com um método bem parecido com o seu, vou experimentar !

phpBB [media]
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Bike Fit

Post by Keeepz »

Pessoal, gravei esse video, e peço que se tiver como, me ajudem com as impressões de vcs sobre o fit.
Vendo esse video acho que o braço do pedivela tem que ser menor, e baixar mais a mesa, algo mais? valeu,

phpBB [media]
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Bike Fit

Post by ProfClayton »

Achei o selim alto...
Image
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Bike Fit

Post by Storopoli »

Sim, selim alto e mesa alta.
Você está meio que sambando o quadril na pedalada. Abaixaria no mínimo 1cm o selim e tentaria arrancar esses espaçadores da mesa, os ganhos de abaixar a mesa são subvalorizados
Não sei sobre o braço do pedivela. A não ser que você esteja usando algo para 177.5 ou 180 não vale a pena mudar: dinheiro jogado no ralo.
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Bike Fit

Post by ProfClayton »

Espaçador na mesa eu nem comento pq não sei se sente dor nas costas ou não... Mas o selim alto isso sim... E talvez esteja recuado demais...
Image
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Bike Fit

Post by elgleidson »

Selim alto, pois está fazendo o famoso "pesinho de bailarina" ao pedalar.
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Bike Fit

Post by Keeepz »

Valeu galera.
Baixei o selim 1.5cm e tambem coloquei ele mais pra fente..pois eu tava sentindo ele muito atras.
Vou tirar os espaçadores(coisa que deveria ter feito a muito tempo), nao sinto dor nas costas nao.

Apos terminar tudo irei filmar novamente. Obrigado pela ajuda.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Bike Fit

Post by elgleidson »

Este nunca ouviu falar de fit. Credo! :nibal1

Fonte: http://www.bikemagazine.com.br/2015/04/ ... arrelogio/
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Bike Fit

Post by marcoaleite »

Isso é culpa do treinador. Coloca o clip para o guri e mantém a posição da bike de estrada, melhor largar segurando no drop.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Bike Fit

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:Isso é culpa do treinador. Coloca o clip para o guri e mantém a posição da bike de estrada, melhor largar segurando no drop.
Verdade mesmo, se bobear estaria até mais rápido devido a maior sensacao de segurança no drop, fora o peso a menos.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Bike Fit

Post by Keeepz »

Fui atropelado e perdi o quadro da bike.
Na proxima bike eu filmo novamente :lance3 :lance4 :lance1
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Bike Fit

Post by Leo Miau »

Keeepz wrote:Fui atropelado e perdi o quadro da bike.
Na proxima bike eu filmo novamente :lance3 :lance4 :lance1
Que coisa ruim.... mas e você se machucou?
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Bike Fit

Post by Keeepz »

Ombro direito saiu do lugar..luxou
4 semanas na tipoia por enquanto
Dois dedos luxados tb, dente quebrado, escoriaçoes, e o motorista ainda fugiu :lance2
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: Bike Fit

Post by SBBR »

Pqp! Melhoras aí!
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Bike Fit

Post by marcoaleite »

Pqp meu!! Melhoras cara!

Ninguém viu a placa do infeliz? Nenhuma testemunha?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Bike Fit

Post by Wanderson Mata »

Puts, que M...
Estimo melhoras.
Em tempo
Estou com o terceiro quadro( 1º Volare "Stiletto", 2º Merida Road 880 e por fim a SPZ Allez que era do Ale e é 56), até agora tenho acertado no fit DIY.
Será que devo juntar uma grana e fazer o FIT com o profissional, correndo o risco de "cagar" o que considero confortável?
Lembrando, pedalo no "Hesjedal style"?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

Que m. Keepz, melhoras ai.
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Bike Fit

Post by luciano_oz »

Pessoal, alguem sabe se aquele bike fit da Specialized é bom?
Gostaria de fazer um bike fit, mas aqui na minha cidade tem apenas 2.
Um é da Specialized
O outro é de um fisioterapeuta, só que tive um amigo que fez com ele e apenas corrigiu a altura do selim, não mexeu em nada do cockpit
Foda é pagar 300 pratas para corrigir a altura do selim :(
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Bike Fit

Post by Gili »

luciano_oz wrote:Pessoal, alguem sabe se aquele bike fit da Specialized é bom?
Gostaria de fazer um bike fit, mas aqui na minha cidade tem apenas 2.
Um é da Specialized
O outro é de um fisioterapeuta, só que tive um amigo que fez com ele e apenas corrigiu a altura do selim, não mexeu em nada do cockpit
Foda é pagar 300 pratas para corrigir a altura do selim :(
Não conheço o sistema da SPZ, fiz o da Retul aqui no Rio é ficou muito bom, o Tuix é sócio do cara Retul aqui do Rio, todo mes ta la, já tem até carne kkkkk
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Bike Fit

Post by elgleidson »

luciano_oz wrote:Pessoal, alguem sabe se aquele bike fit da Specialized é bom?
Gostaria de fazer um bike fit, mas aqui na minha cidade tem apenas 2.
Um é da Specialized
O outro é de um fisioterapeuta, só que tive um amigo que fez com ele e apenas corrigiu a altura do selim, não mexeu em nada do cockpit
Foda é pagar 300 pratas para corrigir a altura do selim :(
Pensa que pagou R$ 300 pra ver que o restante do fit estava correto e não precisou de ajustes!

Essas coisas são como aquela piada em que o cara resolve o problema em 10 min e o outro, que o pagou, retruca: "mas cobrar tudo isso para apenas 10 min de trabalho?" e o cara responde "tudo isso por tudo que eu estudei para conseguir resolver o teu problema em 10 min!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Bike Fit

Post by Marcelo Marino »

luciano_oz wrote:Pessoal, alguem sabe se aquele bike fit da Specialized é bom?
Gostaria de fazer um bike fit, mas aqui na minha cidade tem apenas 2.
Um é da Specialized
O outro é de um fisioterapeuta, só que tive um amigo que fez com ele e apenas corrigiu a altura do selim, não mexeu em nada do cockpit
Foda é pagar 300 pratas para corrigir a altura do selim :(
Olha, desse eu já desconfiaria.

Não existe um único bikefit correto. Se você for em dois bons profissionais cada um vai fazer do seu jeito.
No caso, seu amigo fez tudo exatamente igual ao que o cara faria, só a altura do selim que não?

Todas as medidas estão interligadas, mexeu uma coisa, muda outra.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Bike Fit

Post by romanetto »

luciano_oz wrote:Pessoal, alguem sabe se aquele bike fit da Specialized é bom?
Gostaria de fazer um bike fit, mas aqui na minha cidade tem apenas 2.
Um é da Specialized
O outro é de um fisioterapeuta, só que tive um amigo que fez com ele e apenas corrigiu a altura do selim, não mexeu em nada do cockpit
Foda é pagar 300 pratas para corrigir a altura do selim :(
Se for como na Pedal Urbano, loja conceito da Specialized, os estudiosos que lhe farão o fit são muito bons. Os aparelhos são realmente eficazes. Você se senta sobre uma plataforma que capta o calor e ali terá o ponto de apoio de seus ísquios, e terá o tamanho do seu selim adequado, e também você pisa nesta plataforma, uma própria para os pés, e terá a sapatilha adequada, inclusive com a inclinação e forma das palmilhas, a depender do formato de seus pés. Levando a sua bicicleta, além das medidas tradicionais, você pedala e é analisado na prática, observando todos os detalhes, como grau de inclinação de seus cotovelos, joelhos, quadril, essas coisas.
http://www.specialized.com/br/pt-br/bodygeometry/fit" target="_blank
Veja o site. Se respeitarem o que estão a dizer em seu site, como se respeita lá na Pedal Urbano na Vila Madalena, em São Paulo, pode confiar que a coisa é boa. E acho que nem é tudo isso o preço, digo, não era tão caro assim quando me informei há uns dois anos.


Teu amigo pagou 300 paus e teve o selim corrigido. Isso pode ser bom, ele poderia ter uma lesão no joelho ou alguma tendinite que o incapacitasse para o pedal.
Particularmente, sou eu quem faz o meu fit. Talvez por isso que as pessoas olham pra mim e me acham esquisito sobre a bicicleta. Brincadeira. Mas costumo reparar muito nestas coisas. Tudo depende também do estilo de pedalada do cara, se o cara tem um alongamento bom e gosta de uma postura mais agressiva, se o cara é daqueles que faz o treino numa média de 25km/h e fica um dia todo sobre a bike, ou seja, tudo depende do ciclista também. Por isso a primeira etapa de um bom bike fit começa com uma entrevista.
Eu vi que o Ed, por exemplo, é um escalador, e em geral estes pedalam com o joelho bem esticado. Mas reparei que estava demais. Ele corrigiu e foi a primeira coisa que notei logo que fui pedalar com ele. A Thaís que pedalou com a galera e faz 400km de uma vez só, por exemplo, tem o guidão muito grande e a postura muito alongada (vejamos, ela usa guidão 44 e deve ter 1,55m, eu uso guidão 42, acho que fica melhor!), então imagine se ela fizer um fit direitinho o quanto ela não economizaria de energia num pedal de 400km? Outras posturas, por exemplo, sobre uma bicicleta de contrarrelógio... eu vejo aberrações, eu vejo o cara em posições que parecem estar sobre um triciclo em posições nada agressivas, mas oras... o contrarrelógio é um tiro rápido e violento, não é um pedal de horas ou num pelotão, a estratégia do contrarrelógio e a força e a agressividade. Então tudo depende, Luciano, de seus objetivos. Penso que se você estudar um pouco sobre isso, você mesmo faz teu bikefit. Mas só quem pode dizer isso é você mesmo. Um profissional poderá te ajudar muito com isso... se for escolher, escolha este da Specialized.
دفاعا عن فلسطين
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Bike Fit

Post by luciano_oz »

elgleidson wrote: Pensa que pagou R$ 300 pra ver que o restante do fit estava correto e não precisou de ajustes!

Essas coisas são como aquela piada em que o cara resolve o problema em 10 min e o outro, que o pagou, retruca: "mas cobrar tudo isso para apenas 10 min de trabalho?" e o cara responde "tudo isso por tudo que eu estudei para conseguir resolver o teu problema em 10 min!"
Bom, eu não ligo quando a isso, todo trabalho tem seu valor, mas achei estranho nem ter mexido na distancia do selim em relação ao pedivela.
Isso porque, meu amigo havia acabado de comprar a bike e nem tinha mexido em nada, acho dificil ser tanta coincidência.
Marcelo Marino wrote:
Olha, desse eu já desconfiaria.

Não existe um único bikefit correto. Se você for em dois bons profissionais cada um vai fazer do seu jeito.
No caso, seu amigo fez tudo exatamente igual ao que o cara faria, só a altura do selim que não?

Todas as medidas estão interligadas, mexeu uma coisa, muda outra.
Então, eu estou igual paraguaio, estou "deconfiado" :wigo1
Ele disse que as medidas estavam todas corretas, só teria que subir o selim em 2cm.
Não conheço informações sobre esse fisioterapeuta.
romanetto wrote: Se for como na Pedal Urbano, loja conceito da Specialized, os estudiosos que lhe farão o fit são muito bons. Os aparelhos são realmente eficazes. Você se senta sobre uma plataforma que capta o calor e ali terá o ponto de apoio de seus ísquios, e terá o tamanho do seu selim adequado, e também você pisa nesta plataforma, uma própria para os pés, e terá a sapatilha adequada, inclusive com a inclinação e forma das palmilhas, a depender do formato de seus pés. Levando a sua bicicleta, além das medidas tradicionais, você pedala e é analisado na prática, observando todos os detalhes, como grau de inclinação de seus cotovelos, joelhos, quadril, essas coisas.
http://www.specialized.com/br/pt-br/bodygeometry/fit" target="_blank
Veja o site. Se respeitarem o que estão a dizer em seu site, como se respeita lá na Pedal Urbano na Vila Madalena, em São Paulo, pode confiar que a coisa é boa. E acho que nem é tudo isso o preço, digo, não era tão caro assim quando me informei há uns dois anos.


Teu amigo pagou 300 paus e teve o selim corrigido. Isso pode ser bom, ele poderia ter uma lesão no joelho ou alguma tendinite que o incapacitasse para o pedal.
Particularmente, sou eu quem faz o meu fit. Talvez por isso que as pessoas olham pra mim e me acham esquisito sobre a bicicleta. Brincadeira. Mas costumo reparar muito nestas coisas. Tudo depende também do estilo de pedalada do cara, se o cara tem um alongamento bom e gosta de uma postura mais agressiva, se o cara é daqueles que faz o treino numa média de 25km/h e fica um dia todo sobre a bike, ou seja, tudo depende do ciclista também. Por isso a primeira etapa de um bom bike fit começa com uma entrevista.
Eu vi que o Ed, por exemplo, é um escalador, e em geral estes pedalam com o joelho bem esticado. Mas reparei que estava demais. Ele corrigiu e foi a primeira coisa que notei logo que fui pedalar com ele. A Thaís que pedalou com a galera e faz 400km de uma vez só, por exemplo, tem o guidão muito grande e a postura muito alongada (vejamos, ela usa guidão 44 e deve ter 1,55m, eu uso guidão 42, acho que fica melhor!), então imagine se ela fizer um fit direitinho o quanto ela não economizaria de energia num pedal de 400km? Outras posturas, por exemplo, sobre uma bicicleta de contrarrelógio... eu vejo aberrações, eu vejo o cara em posições que parecem estar sobre um triciclo em posições nada agressivas, mas oras... o contrarrelógio é um tiro rápido e violento, não é um pedal de horas ou num pelotão, a estratégia do contrarrelógio e a força e a agressividade. Então tudo depende, Luciano, de seus objetivos. Penso que se você estudar um pouco sobre isso, você mesmo faz teu bikefit. Mas só quem pode dizer isso é você mesmo. Um profissional poderá te ajudar muito com isso... se for escolher, escolha este da Specialized.
Então Roma, vou resumir a novela mais ou menos hehe
Eu to querendo fazer um bike fit profissional, pois fiz um com meu mecânico (nada de curso, seguiu a experiência de 30 anos de pedal na gringa e um livro que trouxe de lá).
Logo após eu ter feito com ele, melhorou 60% as dores eu sentia e, como eu andava pouco (no max 2 hrs por pedal), não sentia dores, ou pelo menos não se manifestava no pedal ou logo após.
Quando eu comecei a fazer uns pedais mais fortes, ou depois de três ou quatro horas de pedal, meu joelho direito começou a reclamar na parte de trás.
Feito isso, eu li que era a respeito da distância do selim em relação ao pedivela, recuei o banco em 1cm e a dor realmente diminuiu.
Ocorre que, troquei de sapatilha, eu mesmo instalei os tacos e depois de 4hrs de pedal, meu pé esquerdo começou a doer.
A postura acho que está boa, a mão as vezes fica doendo. Outra coisa, tenho uma boa elasticidade e estou malhando bastante lombar/abdomen e o tal do core.
Não sei, reparando as outras pessoas no giro de sábado aqui da minha cidade, percebi que eu ficava muito mais com o braço esticado que todo mundo, tanto que um dos caras me falou para fazer o Body geometry fit motherfuckin SPZ, pois como falei, estava com o braço muito esticado.

Quanto a loja SPZ aqui da minha cidade, ela é tipo a pedal urbano, é uma loja conceitual, só vende SPZ, tanto que o filho do dono da loja foi trabalhar na Pedal urbano fazendo fit e dando cursos no SBCU.
Acho que alguem do forum pode conhece-lo, ele se chama Jesus Brenno.

Enfim, acho que vou torrar 350 pratas la pra fazer isso, estou preocupado com meu joelho. :lance2
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Bike Fit

Post by romanetto »

Vale a pena, bicho. Isso vai ajudar muitíssimo em sua ergonomia e lhe trará segurança no pedal. O corpo é o bem mais precioso que você tem, é a carcaça que te leva pela jornada da vida. Vale a pena.
دفاعا عن فلسطين
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Bike Fit

Post by joaojuliomello »

Vi essa matéria no facebook esses dias e achei válido postar por aqui:

http://bikeretrogrouch.blogspot.ca/2013 ... s.html?m=1" target="_blank
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

Pra quem tem problemas com pisada e até quer entender a posiçào dos joelhos, tem um teste da Mizuno que embora seja para escolher calçados, serve para entender a dinâmica da pedalada

http://www.myprecisionfit.com/test/welcome?lang=pt_BR" target="_blank
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Bike Fit

Post by romanetto »

Papito, a pedal urbano tem este teste do arco do pé para escolher a sapatilha e sua palmilha mais adequada. O meu é de arco grande.
دفاعا عن فلسطين
Post Reply